Gata adotada (ajuda).

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

terça mar 09, 2004 6:30 pm

uote=carlapinheiro]
Ah, só agora reparei numa coisa...

Se está a deitar a gatinha na cama da cadela, é lógico que a cadela quer "atacar" a gata, ainda por cima, ao deitar a cadela junto à comida da gata, isso deve parecer uma provocação para a gata, não acha? :roll:

Tente lavar as camas (se forem lavaveis) e dar uma à gata e outra à cadela... e comida em sitios distintos... pode ser que resulte :)
[/quote]

Primeiramente, o quintal é cercado, a gata poderia fugir ?
Se ela quise-se, sim, mas pelo comportamento e por só solta-la depois de 3 dias da chegada duvido muito.
O siamês ficou com a mulher que me ofereceu a gata adulta; já a cadela eu a tinha pego filhote da suipa (sociedade internacional protetora dos animais) a uns 3 anos.
Deixo o pano com o cheiro de um com o outro para que ambos se familiarizem (dica que peguei em sites como o petsite) um com o outro, assim como a dica de brincar com um e depois com o outro sem lavar as mãos para que assimilem o cheiro a algo divertido.
Me parecem que a questão da ração é de procedência?
Em lojas veterinárias que vendem a Wiskas posso comprar?
Eukanuba, Hills, Eucanuba, Iams, Purina Proplan são encontrada por aqui, mas a preços exorbitantes (afinal são importadas), mas repito minha opinião sobre rações caninas: devemos ter cuidado ao comparar as rações hoje com as da década de 90, 80,70 quando a composição (e o conhecimento a respeito de nutrição) eram outros e vermos o resultado nutricional das rações no animal e não no status.
Uma ótima ração pode ser um problema para um gato e uma maravilha para o seu vizinho, e uma ração "muldana" pode ser ótima para o persa do presidente e ruim para o gato do seu serviçal.
Agradeço a todos.
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

terça mar 09, 2004 6:35 pm

Só gostava de acrescentar uma coisita que às vezes não é tomada em linha de conta e que tb tem mta importância...

Normalmente, por falta de dinheiro opta-se por comidas mais baratas, com corantes etc que podem provocar toda uma série de problemas no futuro e nas quais está incluída a insuficiência renal, uma das principais causas de morte nos gatinhos...

As contas no vet serão decerto superiores ao que se paga ao longo dos anos pela ração melhor... Isto para já não falar do sofrimento pelo qual passam os bichinhos quando adoecem...

Pensem que não é um gasto que cai em saco roto, é antes de mais UM INVESTIMENTO na saúde do gato ;)
Kiki_Cat
Membro Veterano
Registado: quinta fev 12, 2004 3:39 pm

terça mar 09, 2004 6:42 pm

fafareis Escreveu: pois é...

Luisa eu a si vou-lhe dizer a ultima coisa.....de certeza absoluta.....os gatos podem comer de tudo e se os seus só comem comida da mais cara (pois para si ultimamente é só os custos que importam...parece que tem necessidade de mostrar ao mundo que tem muito dinheiro para os seus gatos.....ainda bem para si)....os meus comem da melhor e do supermercado também ou melhor wiskas e coisas afins...e estão bem saudáveis...provavelmente tanto como os seus..pois não é nestas "pintelhices"...que eles mostram os bem estar......quanto á sua reação com tudo o que tem menos que 4 patas.....começa a ser lamentável....pois eu pelo menos acho que nunca a tratei mal....muito antes pelo contrário...mas a Luisa tem memória curta e parece aqueles animaizinhos que levaram muita porradinha e tem muito medo de todas as pessoas com medo que lhe batam novamente.......e só com muita paciencia e festinhas é que voltam a confiar...................pois é Luisa mas eu para si não tenho nem paciencia...nem vontade de lhe passar a mão pelo.....pêlo!!!!!!!!!!!!!!......passe muito bem

fiquem bem e desculpem o desabafo num tópico que não tem nada a ver...mas tudo o que é demais cheira mal!!!!

Desculpe vitor......e muito boa sorte com os seus bichinhos e co conselho da Carla é bom quanto ás caminhas...............

:o :o :o olhem que esta :o então agora sou criticada por dar do melhor aos meus gatos ? então se posso porque não dou ?

Vou lá entender-vos :evil:
é o que eu digo um dia estão de um lado no outro já se passaram para outro lado :o

se calhar a Fafareis está aborrecida porque não tenho tempo para responder a PMs !

Mas olhem eu estou super bem disposta e fiquem vocês com os arrufos :)

é-se preso por ter e por não ter :)

kiss

Luisa
fafareis
Membro Veterano
Registado: domingo dez 21, 2003 5:52 pm
Localização: 14 gatos; 5 cães; 120 peixes; 1 iguana; 2 ratinhos sírios

terça mar 09, 2004 6:55 pm

ola noggy..

mas pelo que eu entendi e até fui ler para trás...ninguem aqui disse que era melhor os animais comerem comida reles pois não????

o que eu penso e perdoem-me é que não podemos ser tão radicais e "não comprar comida no supermercado"....já agora diga-me porque??? eu compro lá e pode ir ao meu album ver os gatos!!! e contas no vet..só mesmo as vacinas....diarreias não temos obrigada!!!! agora também comem Iamms....e lá volto eu á Purina..eles gostam e acho que seja optima para o pelo também.....o que eu quero aqui também frisar é que quem não tem dinheiro para comprar as marcas carissimas que aqui são faladas...não desespere......pois um pouquinho menos de dinheiro compensa-se sempre com muito mais de amor......é que um arrozinho com pescada é uma maravilha e vemde-se no supermercado.....

fiquem bem
fafareis
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 7:09 pm

sou eu novamente.....

Vitor,

não contei esta situaçao aqui visto não ter achado necessidade mas agora com a sua semelhante, aqui vai....

Adoptei há umas semanas....uma gatinha que me disseram teria uns 3 anos (o que vim a colocar em duvida mais tarde quando verifiquei que já lhe faltam dentinhos... :o )..mostrou-se muito tímida ao ínicio durante dias esteve debaixo da cama só saindo para comer e fazer as necessidades.....estes animais mais velhos só precisam de tempo..nunca forçe nada!!!.....é uma gata com as suas manias já..isso tem sempre que ter em conta...não lhe de o excesso de miminhos e colinhos.....que se dá a um bebe...só porque, para além de adulta não sabe se ela gosta........ ;) dê-lhe espaço sem andar sempre atrás dela...e acima de tudo não misture as cheiros com os da cadelinha..(como a Carla tão bem sugeriu... ;) )..porque ela vai acalmar...ela vai procurá-los...mas quando se sentir confiante...afinal são 6 anos de hábitos que ela deixou para trás e sabe a história dela..de onde veio...quantas casas já teve...era bem tratada??...penso que se calahr ajudei um bocadinho ...não??? espero que sim...pois no final vai ver que ela vai mostrar o que todos acabam por mostrar....que são uns queridinhos!!!

fique bem
Victor
Membro Veterano
Registado: sábado dez 15, 2001 3:29 pm

terça mar 09, 2004 7:47 pm

[quote=fafareis]
sou eu novamente.....

Vitor,

não contei esta situaçao aqui visto não ter achado necessidade mas agora com a sua semelhante, aqui vai....

Adoptei há umas semanas....uma gatinha que me disseram teria uns 3 anos (o que vim a colocar em duvida mais tarde quando verifiquei que já lhe faltam dentinhos... o )..mostrou-se muito tímida ao ínicio durante dias esteve debaixo da cama só saindo para comer e fazer as necessidades.....estes animais mais velhos só precisam de tempo..nunca forçe nada!!!.....é uma gata com as suas manias já..isso tem sempre que ter em conta...não lhe de o excesso de miminhos e colinhos.....que se dá a um bebe...só porque, para além de adulta não sabe se ela gosta........ ;) dê-lhe espaço sem andar sempre atrás dela...e acima de tudo não misture as cheiros com os da cadelinha..(como a Carla tão bem sugeriu... ;) )..porque ela vai acalmar...ela vai procurá-los...mas quando se sentir confiante...afinal são 6 anos de hábitos que ela deixou para trás e sabe a história dela..de onde veio...quantas casas já teve...era bem tratada??...penso que se calahr ajudei um bocadinho ...não??? espero que sim...pois no final vai ver que ela vai mostrar o que todos acabam por mostrar....que são uns queridinhos!!!

fique bem
[/quote]

Por mim tudo bem.
Só que acho que me expressei mal, a gata não está nem aí para a cadela, quando coloco o pano é para fazer a cadela se habituar ao cheiro.
Concordo contigo nas rações, conheço de velho aquela inclinação de "acha que vou dar ao meu bibelô o mesmo que a minha faxineira dá para o animal dela!"
Mas como já coloquei neste tópico a palavra final será do veterinário (espero não levantar a polêmica velha do complô dos veterinário pró ração).
Agradeço, mas tens alguma sugestão sobre o que falta ?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 09, 2004 7:48 pm

Boas tardes a todos.

Dou razão... ao facto de não misturar cheiros, o do cão e da gata.

A aproximção de ambos é feita lentamente e passo a passo... Se vê que nem o cão nem a gata são agressivos, deixe-os à vontade, pois se a gata não quizer a aproximação do cão e uma vez que ainda está desconfiada em relação a ele, concerteza que ela se saberá escapar dessa mesma aproximação, cada vez que se vir em apuros...

Não faça mistura de cheiros porque lhes está a impôr uma algo que eles não entendem...o que é do cão é do cão, o que é da gata, é da gata ! Ao trocar os paninhos deles, é como se cada um esteja a invadir o território do outro.

Quanto a ter vedações altas, só se forem lisas... porque se é tipo gradeamentos ou rede, claro que estará ao alcance de qualquer felino escalar... ;)

Eu sei que aí o clima convida para o exterior ( ai que saudádes... ;) :D ), contudo ponha olho nessa gatinha, não vá ela escapar-se... :?

Quanto às rações, também sou pessoas que dá as de marca, mas tenho razões para tal... é que uma das minhas gatas fazia reacção alérgica às de supermerdado...andava a perder imenso pêlo e a vomitar imenso, mas não pensem que nunca lhes dei... sim dei e por bastante tempo até que tive que alterar, mas se elas se dessem bem com essas rações, claro que era o que ainda comeriam hoje.
Lógico que na altura em que comecei a ter gatos, não sabia rigorosamente nada sobre felinos e já aprendi que realmente algumas rações de super mercado, podem trazer complicações que se não forem a curto prazo, podem surgir a médio ou longo prazo...
Contudo, há quem lhes d~e dessa e por muitos anos e os animais encontram-se bem, só que eu não arrisco...

Boa sorte, Victor.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mar 09, 2004 8:04 pm

Olá

Vitor os meus parabéns pela adopção.

Em relaçãoà adaptação do cão á gata não o consigo ajudar pois só tenho gatos.
Eu sei que as marcas que cá se vendem nas lojas ai são muito mais caras, mas é possível que vocês tenham marcas equivalentes, fale com o vet que ele melhor do que nós o vai conseguir aconselhar. Por exemplo cá há uma ração que dizem ser bastante boa a Nutro e é bastante mais barata do que as outras.

Em relação ao jardim tenha cuidado, os gatos trepam por todo o lado se resolverem que é isso que querem fazer. A gata agora ainda está a conhecer a casa e ainda não se sente muito á vontade por isso é normal que ainda tenha receio do jardim. Mas se lhe ensinar desde já que não pode sair dai é possível que se habitue. Conheço muitos gatos que vivem em casa com jardim e não saem de lá.

Em relação á questão das rações, as rações que foram referidas (Royal Cannin, Hills, Eukanuba, Iams e Purina Pro Plan), são de facto mais caras. Mas, a quantidade que se dá em relação à das rações de supermercado é mais baixa pois são mais concentradas e a diferença que se vê nos animais também compensa. Além disso é como disse a Noggy poupa-se na comida mas mais tarde surgem problemas que nos fazem ter contas de vet mais altas.
Há pouco tempo li um artigo bastante interessante sobre rações de animais, estas rações são estudadas a pensar no bem estar do gato desde que nasce até á sua velhice. Os gatos adquirem uma qualidade de vida superior pois as rações têm todos os nutrientes necessários.
Eu acho que compensa.
mas, claro que entre alimentar um gato com ração de supermercado ou restos de comida, ou nem o ter é preferivel a ração de supermercado.

Beijokas
kathleen
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

terça mar 09, 2004 8:36 pm

Bem, o meu namorado trouxe 1 gato para casa pouco depois de termos começado a viver juntos, eu fiquei muito contente porque adoro gatos.
Entretanto, ele sempre quis ter um cão e sempre adorou cockers.
Por ironia do destino, foi encontrar uma ninhada de cockers abandonados :evil:
Acabamos por ficar com uma das cadelinhas da ninhada :D

No dia em que ela chegou, claro queo gato lhe bufou... mas nada de especial :roll:
O gato tinha uma cama, que nunca usava pois dorme connosco. Essa cama ficou para a cadelinha ;) ele nao se importou

O que nós fizemos foi: quando os "apresentamos" pulverizamos ambos com spray atractivo...
Se deu resultado ou não, nem sei... Sei que se iam pegando de vez em quando, nunca nada de muito grave.
So intervinhamos na briga quando achavamos que era demais porque a cadelinha ainda era pequena e nao se sabia defender la muito bem.

Neste momento, ja passou 1 mês... eles nao vivem 1 sem o outro :lol:
Claro, de vez em quando andam a bulha, mordem-se... mas pelo meio dão umas grandes lambidelas :lol:
E quando saimos com a cadelinha, quando voltamos fazem uma festa... ficam cheios de saudades ;)
topdown
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2003 8:23 pm

terça mar 09, 2004 9:13 pm

Kathleen Escreveu: (...)mas, claro que entre alimentar um gato com ração de supermercado ou restos de comida, ou nem o ter é preferivel a ração de supermercado.

Beijokas
kathleen
Poderia enviar as rações de supermercado e os restos de comida para África... :roll: :roll: :roll: :roll: Eles agradeciam (ou nem tinham tempo para tal), e não são apenas gatos!!!
fafareis
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 9:47 pm

ola ola....Vitor...pois é....

olha eu acho que o que falta mesmo ....é vontade da tua cadelinha em gostar da gatinha né????...pois é assim é dificil....sabes há bichinhos que nunca se dão bem...esperemos que não seja o caso............

;) ;)

não consegues mantê-las separadas......eu ainda tenho a Milady separada dos gatinhos.......ela não os pode ver......eles até que gostavam de a ver melhor......... :p ..mas ela não vai nisso....se calhar era uma boa ideia...há cães que não toleram os gatos.......se calhar há mesmo que matê-las separadas...não???..e quanto á comida....faz o que te ditar a consciência como pessoa responsável que me pareces não vais dar nada pior á gatinha....pois fala com o teu vet. e decidam pelo melhor..pois não sou eu que vou entrar aqui com discussões de marcas...quando ás vezes a mesma marca ..umas sacas dá diarreia e outras não....... ;) (isto nos cães...!!)

fica bem e se precisares pergunta
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

terça mar 09, 2004 10:15 pm

Boa noite Victor
Parabéns pela adopção e espero que tudo corra bem.
Não sou grande exemplo para falar, até porque não sou nenhuma expert em gatos.
Sempre tive gatos desde pequena, e como todos sabem á 40 anos , os gatos comiam o que havia, lá em casa sempre foram alimentados com peixe cozido e arroz. Cresceram todos fortes e saudáveis com o pelo bonito e morreram já muito velhotes (excepto um que morreu atropelado)
Na altura não havia rações nem latinhas de comida nem biscoitos á venda.
Iam ao vet só para serem vacinados.
Ainda hoje o Nico que vive em casa da minha Mãe, só come peixe com arroz, ainda o mês passado lhe comprei ração de dieta e ele recusa. Tem um pelo bonito, só que está muito velhote , já tem 14 anos.
Entretanto agora que tenho o Tigrinho e antes tive a Kikas , sempre comeram ração e uma vez por semana e por mimo comem uma saqueta da Whiskas, que eles simplesmente adoram.
obviamente que a ração é o indicado, e até há bem pouco tempo o tigrinho também comia Iam´s , Purina , Royal Canin, agora mudei para a Husse e ele adora.
O que quero dizer com isto , é que se lhes pudermos dar o melhor é ideal, mas se tiverem que comer um outro tipo de alimentação, pois assim será.
O facto de adoptarmos um animal é para mim o mais importante na questão. Se calhar todos nós conhecemos pessoas que adoptam os animais, compram a melhor comida e depois deixam-nos fechados numa casa ou amarrados a vida inteira. Tudo é importante, desde a comida ao bem estar e á felicidade do animal.
Se calhar ,se lhes perguntarmos se eles preferem andar na rua ou estar em casa com miminhos e abrigados, mas talvez com uma comida de supermercado, não duvido que eles prefeririam esta última opção.
Tudo na vida , tem uma balança.
Sei por experiência propria que nem sempre é fácil, ou está nas nossas mãos ter o melhor que a vida nos proporciona, e então??? nâo continuamos nós a viver??
Cá em casa quando não se pode comer bife do lombo , come-se atum ou salsichas.
Mais uma vez o felicito pela adopção de mais um bichinho.
Força , vai ver que tudo vai correr bem, com ração melhor ou pior

P.S. A todos os que defenderam a comida de gama mais elevada, não me intrepretem mal, eu se pudesse também o faria, e sei que têm toda a razão quando dizem que evita problemas futuros e gastos adicinoas no vet, mas nem toda a gente o consegue fazer.
Não estou contra nada nem ninguem, só quis deixar o meu ponto de vista e não lançar nenhum tipo de polemicas.

Um bem haja para todos os que protegem os animais e que se preocupam
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mar 09, 2004 10:37 pm

o melhor é uma habituação gradual. separá-los nos primeiros tempos, é o melhor. deixar o gato fora de casa , quando não está ainda ambientado, é a melhor maneira de ficar sem ele. dar atenção aos dois, é essencial. a pressa é inimiga da perfeição :)
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

terça mar 09, 2004 11:30 pm

Eu acho que tenho muita sorte com os cães e gatos que tenho...e mesmo com os que abrigo.

Os meus cães, dão-se bem com qualquer gato que trago. Parece que percebem que é de casa 8) Já com os cães que abrigo também...até fico "parva". Gatos com gatos, cães com cães, cães com gatos, dá-se tudo bem. Basta dizer um não aos meus) e eles não se metem com os minhaus. Com os acolhidos, acho que tenho sorte...

Mas há que separar os territorios, onde dormem e onde comem. Depois, como tempo, vão-se habituando uns aos outos.

Quanto à ração...a minha cadela sempre comeu de supermercado e já vai para os quinze anos. Só agora lhe apareceu um caroçozito
:( , mas vai tirar. O resto está tudo bem ;)

Os meus gatos também comem ração do supermercado, menos o Persa (que soube hoje tem felv e Fiv positivos :cry: ) que come Royal Canin para persas. É que com estes animais todos, se fosse só dar ração do Vet, não tinha dinheiro :? E já basta o que gasto no vet com eles e com os que abrigo... Eles estão saudáveis, como pelo bonito, limpinhos, orelhas, olhos, dentes... Espero que estejam...vou começar a fazer os testes de Fiv e Felv a todos...é que foram adoptados
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça mar 09, 2004 11:42 pm

Os meus gatos também comem ração do supermercado, menos o Persa (que soube hoje tem felv e Fiv positivos ) que come Royal Canin para persas.
e porquê a discriminação?
quando os meus gatos comiam peixe ou comida do super, tiveram vários problemas urinários. também é verdade que o pinóquio teve uma, comendo uma boa ração. mas vale mais prevenir. é evidente que aos gatos da rua, ou cãs, não posso dar o mesmo do que dou aos de casa. é por isso que não quero mais animais. quero manter o mínimo de qualidade. mesmo assim, os velhotes começaram a comer ração senior a partir dos 10 anos.
Responder

Voltar para “Gatos”