Adoptei um persa...Como tratar dele?? ele tem Fiv e Felv Positivos :'( Fotos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quinta fev 19, 2004 11:10 pm

Olá! 8)

Hoje o Samid presenteou-me com umas tentativas de brincadeiras :D Ele já tem 3 anos e nunca pensei que fosse de brincar... Começou com correrias do sofá para a cozinha e a princípio assustei-me porque pensei que tinha acontecido alguma coisa. Depois tentei brincar com ele com a mão e uma folha e ele correspondeu :D

Este gato só me surpreende ;)

O Vet, diz que não é normal um persa ser assim...este deixa fazer tudo e parece uma rola a fazer ronsrons

Em relação a isto tenho sorte com os meus bichanos...será da dona??? 8)
loba_lua
Membro Veterano
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

quarta mar 03, 2004 1:45 am

O Samid já está muito melhor de saúde mas de aspecto... :roll: andei-lhe a cortar o pelo com a tesoura :o , mas na quinta já vai à tosquia ;)

Só que agora o lacrimejar dele deixa o pelinho junto dos olhos muito negro :| e antes não era assim :o Será que o no more tears irá fazer com que não aconteça isso?

Mesmo com as gotinhas nos olhos ficou assim...
loba_lua
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 11:43 pm

Hoje estou ainda um pouco em baixo pela triste notícia que o Vet me deu...o Samid tem Fiv e Felv positivos :cry:

E agora????

Ainda bem que não os juntei com os outros 4 gatos, mas nem estes sei se têm ou não também positivo, já que foram adoptados :?

Este sábado adoptei uma das gatinhas de uma senhora que tinha ido para o lar e coloquei-a aqui com o Samid...pois, talvez também ela fique ou tenha FiV e Felv positivos.

O resto dos resultados das analises estão bem. O vet diz que isso é bom, mas ele teve estes testes positivos e...

Ele é tão fofinho e talvez não dure muito tempo, não é??

Nunca lidei com uma situação destas e tenho receio que algum dos outros também tenha.

Já não sei que dizer, estou muito triste com a notícia :(
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mar 10, 2004 12:07 am

Já não sei que dizer, estou muito triste com a notícia
pois :cry: mas há vários tópicos sobre o assunto. pelo que percebi, pode-se controlar e o gato ainda durar bastante.
mas como é possível deixar um animal chegar a tanto? :o
uma vez a cinderela, que tem pelo comprido e branco, encheu-se de uma cola castanha. ainda estou para saber como. sou muito esperta e dei-lhe banho. que resultadão :oops: cortei-lhe o pelo quase rente. ficou uma lástima, mas lá foi crescendo. se o problema fosse só o pelo. :cry:
loba_lua
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 12:13 am

Nunca pensei quando o adoptei que ele poderia ter estes testes positivos. Mais pelos outros gatos que tenho, se soubesse não tinha juntado a outra gata com ele.

Parece que o bichinho não era muito bem tratado e foi quase que retirado á ex. dona. Andava sempre de casa em casa a empranhar gatas...acho que só o tinha para reprodução. E por lá ficava mais que um mês sabe-se lá em que condiçoes...

Ele quando nveio estava um pouco mal tratado, pouco é favor...

Mas ele é o gato mais meigo e fofinho que já vi.

Vou procurar os tópicos para ter uma ideia e prolongar o mais possível a vida deste fofinho
anjaazul
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 12:16 am

Andava sempre de casa em casa a empranhar gatas...acho que só o tinha para reprodução
:o :o :o um gato tão doente para reprodução :o :o a dona devia ir presa.
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta mar 10, 2004 9:49 am

PARABÉNS. Revelou, a meu ver, uma coragem muito grande em adoptar um gato FIV/FELV positivo (cm a Loba_Lua disse). Eu não sei se teria essa coragem pois tenho outros gatos, que eu saiba transmite-se(?)

Faça-lhe os testes, dê-lhe a medicação e muito carinho. Mas acima de tudo aconselhe-se com um Vet de confiança. "Ouça" os conselhos de quem no Forum tem gatos persas.
anjaazul
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 11:10 am

"Ouça" os conselhos de quem no Forum tem gatos persas.
e de quem tem gatos com fiv e felv. não me consegue sair da cabeça um gatão lindo e manso que está na uz e sofre de fiv. coisa mais mansa. não merecia isso. :cry:
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mar 10, 2004 12:19 pm

Olá Lobinha,

Embora esperasse que o resultado das análise do Samid fossem positivas para FIV foi com muita pena que soube do resultado. E fiquei danada com a falta de amor e respeito que o anterior dono tinha por ele. Mas ele agora está consigo e mesmo que não viva muitos anos pelo menos tem os cuidados e carinhos que merece.
Agora as questões mais práticas. Como os persas necessitam de cuidados diários, não será difícil a Lobinha ir controlando o seu estado de saúde. As maleitas mais frequentes serão as tais úlceras na boca, aparecimento de tumores e anemia que se vê pelo branqueamento das mucosas. E claro terá que ter acompanhamento vet. mais frequente do que o normal mas isso com certeza que o vet. lhe dirá.

E, quanto a mim, deverá mantê-lo separado dos seus outros gatos. Embora ele seja muito manso há sempre o risco de contágio.
anjaazul Escreveu:
Andava sempre de casa em casa a empranhar gatas...acho que só o tinha para reprodução
um gato tão doente para reprodução a dona devia ir presa.
Já repararam na quantidade de pessoas que terão comprado filhotes contaminados e que, provavelmente a deixar, por sua vez, a procriarem sem saberem que os seus gatos estão infectados?
Seria óptimo poder saber quem eram os anteriores donos do Samid e com que gatas cruzou.
Maria João
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta mar 10, 2004 2:38 pm

anjaazul Escreveu:
"Ouça" os conselhos de quem no Forum tem gatos persas.
e de quem tem gatos com fiv e felv. não me consegue sair da cabeça um gatão lindo e manso que está na uz e sofre de fiv. coisa mais mansa. não merecia isso. :cry:
Claro Anjaazul
Eu corrijo... "ouça" os conselhos de quem no Forum tem gatos persas e de quem tem gatos FIV/FELV"

Eu fico mt comovido c a doença tal cm nos humanos
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta mar 10, 2004 3:43 pm

loba_lua tens de ter calma agora, o Fiv não é nada de outro mundo e pode ser controlado, apenas tens de ter cuidados redobrados com as correntes de ar, não deixar andar na rua, se possível castrá-lo, etc.
Não é fácil transmitir o Fiv aos outros gatos quando o animal está castrado, por isso é importante que o faças, ainda para mais a natureza do gato é calma. Agora se eu fosse a ti fazia os testes aos gatos todos, têm de ter mais de 6meses e, porque pode haver probabilidade de contágio embora não seja ela muito grande em animais esterelizados, separar os gatinhos com Fiv dos que não têm, mas nisto há pessoas que defendem a convivência normal com os outros.

Se achares impossível mantê-los separados o melhor a fazer é castrar e esterelizar todos, para que a probabilidade de contágio desça bastante.

Quanto ao Felv, a leucemia felina, pelo que sei é uma doença que afecta os tecidos e órgãos do sistema imunitário e pode provocar cancro, na forma de tumores. No fundo ele ataca o sistema imune do gato, tal como o Fiv, mas isto não é o fim do mundo e nem deves pensar em dar para adopção estes gatinhos, apesar de seres livre para o fazer, são animais que já sofrem muita discriminação e embora eu ache que quando se adopta um animal se deva fazer esses testes antes, agora já está e o melhor que podes fazer é ajudá-los.
Eles não vão morrer de um dia para o outro, provavelmente, ainda terão dias sãos pela vida fora, tens é de ir vigiando o pêlo, os olhos, a boca, as orelhas, etc para ver se encontras alguma coisa fora do comum e nesse caso levar logo ao vet.

Faz uma pesquisa pelo tema para teres uma ideia ;) boa sorte!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 10, 2004 9:51 pm

Olá

Lamento muito os resultados dos exames. Acho que deve falar com o vet sobre a melhor forma de actuação. Do que sei tanto para uma doença como para a outra existem reforços que podem ser dados aos gatos para eviatr que eles adoeçam mais.
Deve ter cuidado para que ele não se constipe e cuidado com a alimentação.
Os cuidados do persa são o escovar o pêlo, limpar os olhos, dar pasta para que não se formem bolas de pêlo.

A antiga dona desse gato devia ser processada, tratar assim o animal... nem quero pensar o que ele deve ter passado, há mesmo gente que só olha ao dinheiro :evil:
E imagino os filhos que ele já deve ter tido...

Beijokas
kathleen
loba_lua
Membro Veterano

quinta mar 11, 2004 12:11 am

Obrigado pelos vosso conselhos :) e apoio.

O Samid está castrado, adoptei-o à associação Catus e paguei a castração. Nunca pensei foi que ele tivesse estes resultados positivos. Sempre pensei que eles já eram dados, os adultos, com a despistagem feita :roll: nem perguntei...

Ele não está junto com os outros gatos, nem nunca entrou em contacto com eles, felizmente..mas a gata que adoptei no sábado ficou aqui com ele :? E também não sei se os outros que adoptei são positivos ou não. Já disse ao Vet que tenho que fazer os testes a todos. 2 a 2 em cada mês porque as despezas já são muitas :roll:

O Veterinário assutou-me logo dizendo que tinha que separar tudo...liteira e gatos incluidos. Eles comem em tacinhas separadas, visto a ração ser diferente, mas bebiam água da mesma taça e usam a mesma liteira (o Samid e a Sasha) Mas separar o Samid da Sasha não vou poder fazer...

E dá-lo para adopção nem me passou pela cabeça Last_Kiss ;) , só quero é proporcionar-lhe muitos anos de vida.

E quando for de férias tenho que encontrar alguém de confiança para tratar dele e dos outros. Se entretanto alguém conhecer alguém de confiança que faça estes serviços de Pet Sitting, agradecia que me informa-se.
Kathleen Escreveu: Olá

Lamento muito os resultados dos exames. Acho que deve falar com o vet sobre a melhor forma de actuação. Do que sei tanto para uma doença como para a outra existem reforços que podem ser dados aos gatos para eviatr que eles adoeçam mais.
Deve ter cuidado para que ele não se constipe e cuidado com a alimentação.
Os cuidados do persa são o escovar o pêlo, limpar os olhos, dar pasta para que não se formem bolas de pêlo.

Beijokas
kathleen

Kahtlen por incrível que pareça ouvi aqui muitos mais conselhos que no Vet...ele nem me falou nos reforços :roll:

Quantos aos cuidados já estavam a ser feitos. Graças à Maria João comecei logo a tratar dele muito bem, assim como a alimentação é apropriada para persas.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sábado mar 13, 2004 10:51 pm

Só agora vim ler de novo o tópico ;)

Penso que a forista Phil faz petsitting juntamente com duas colegas, se não estou em erro.

Podes tentar mandar uma pm :)

Como está o Samid?
loba_lua
Membro Veterano

domingo mar 14, 2004 12:16 am

_Last_kiss_ Escreveu: Só agora vim ler de novo o tópico ;)

Penso que a forista Phil faz petsitting juntamente com duas colegas, se não estou em erro.

Podes tentar mandar uma pm :)

Como está o Samid?
Obrigada, vou enviar sim.

O Samid está bem mas com ciumes da nova amiguinha, porque ela gosta de se aninhar perto de mim e ele já nem se aproxima quando ela está comigo, sentiu muito a vinda dela.

Agora só falta a limpeza dos dentinhos, para o mês que vem.

Ela veio constipada e ele até agora está bem.

Só não sei porque é que o Vet não me falou no Interferon e no select para aumentar um pouco as defesas do organismo dele. Ainda não perguntei, mas se eles não tiverem lá, onde poderei comprar aqui perto (Zona de Almada) ?
Responder

Voltar para “Gatos”