Dicas para compreender o comportamento do meu cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sarisha
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quinta nov 17, 2011 9:24 pm

quarta fev 05, 2014 8:04 pm

Boas noites,

Raramente posto neste forum, postei apenas algumas coisas sobre a minha labradora. Tenho então uma Labradora que fez em Setembro dois anos, está esterelizada e tem um excelente comportamento, mostra-se sempre calma e obediente.

Ha uns tempos decidimos arranjar um companheiro para ela, ao inicio estava a pensar noutro labrador, mas estavam a dar uma ninhada de cães de raça indefinida numa das lojas de animais onde costumo ir, pelo que me apaixonei pelo Marley e o trouxe para casa.

O Marley faz 1 ano em Abril, mas tem apresentado comportamentos com os quais não sei lidar e que começam a perturbar a malta cá de casa.
O Marley tornou-se um cão muito nervoso, sem motivo aparente, esta sempre muito irrequieto. Todos os dias ele arranja maneira de tirar roupa da corda (uma corda ainda alta) e mija para cima dela, sempre. Todos os convidados que recebo cá em casa ele mija para o pés, pelo que já me causou algumas situação menos engraçadas (mijou nos pés de um médico ao domicilio por exemplo), mija a sua própria cama toda, pelo que quase todos os dias tenho que a lavar e dar banhos regulares, pois a cama está sempre toda mijada. É quase impossível passea-lo na rua, pois puxa, ladra, chora, tudo ao mesmo tempo, sinto que fica mesmo muito nervoso e não consigo controla-lo, pois qualquer tentativa que faço para repreende lo tudo o que ele faz é deitar no chao, e mal se levanta volta ao mesmo. Outra coisa que faz é mal vê o portão rua aberto (tenho um quintal) a primeira reação é correr como se não houvesse amanha pelo que ja me fugiu algumas vezes e pos a família inteira louca na rua a correr atrás do cão.

Em suma, sempre adorei cães, sempre tive cães, uns mais calmos, uns mais agitados, mas nunca tinha lidado com um cão com este tipo de comportamento. Só mesmo quem o vê consegue perceber que o cão está constantemente nervoso, e sinto que é tudo menos um cão feliz e balançado. Já tentei tudo o que sei para o tentar acalmar e fazer obdecer-me mas em vão. Talvez alguém já aqui tenha mais conhecimento que eu e me possa ajudar.

Desde já, o meu obrigada :)
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta fev 06, 2014 2:51 pm

Isso realmente não é um comportamento nada normal.
Eu não sou especialista em comportamento canino nem treinadora, mas posso-lhe dar umas sugestões/ideias sobre como tentar contornar dois dos problemas dele.

Relativamente ao saltar para a corda, é evitar que ele esteja no local onde a corda está. Não sei se é cão de estar lá fora ou dentro de casa nem onde a corda que mencionou se encontra, mas se não o consegue corrigir durante o dia, evite que ele esteja no mesmo local onde se encontra a roupa a secar.

Se isso não for possível, e se tiver um quintal com espaço, pondere construir um canil (área onde ficaria o cão durante o dia), por exemplo. Se esta opção for invável... não sei que mais possa sugerir, a não ser tentar educá-lo quando estiver em casa ao fim de semana, e sempre que ele for até à corda, reprimi-lo ou redirecionar a sua atenção para um brinquedo.

Relativamente à marcação de território (que é o que parece que ele está a fazer) não faço ideia de como se desincentiva esse comportamento (sei que este é evitável se se castrar o animal muito cedo, mas depois de já ter marcado umas vezes, castrar não costuma resolver nada).
No entanto, para evitar momentos embaraçosos, pode comprar uma banda para machos (belly band em inglês) como a da foto:
Imagem
Isto apenas evita que o cão urine dentro de casa, mas não deve acabar com o comportamento de querer marcar...

Sugiro que encontre um bom profissional especialista em comportamento canino que a possa ajudar mais aprofundadamente a descobrir e resolver o que está a despoletar estes comportamentos, tanto em casa como na rua.
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta fev 06, 2014 3:29 pm

Pelas dificuldades que encontrou, deixou de o passear ou continua a passeá-lo?
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
sarisha
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quinta nov 17, 2011 9:24 pm

quinta fev 06, 2014 6:32 pm

0Janita0, desde já obrigada pelas dicas. Secalhar vou ter mesmo de recorrer a ajuda de um profissional, apesar de não conhecer nenhum, se me poderem indicar algum que posso ajudar, agradeço :)

Relativamente as idas à rua, confesso, que já não são tão regulares, mas continuo a passea-lo, e por falar nisso, lembrei-me de outro comportamento peculiar do meu cão. Devido ao facto de ser tão trapalhão na rua não os consigo passear aos dois ao mesmo tempo, a minha labradora e a ele, pelo que levo um de cada vez. Quando a levo apenas a ela, ele fica em casa a chorar e nervoso de tal maneira que as vezes chega a vomitar.
sarisha
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quinta nov 17, 2011 9:24 pm

quinta fev 06, 2014 6:46 pm

Já agora partilho aqui um foto deles os dois :p o único momento em que ele está calmo



Imagem
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta fev 06, 2014 6:53 pm

Definitivamente não é um comportamento normal para um cão.

O cachorro está com que idade?

Se disser em que zona do país se encontra, posso indicar-lhe escolas de treino que podem ajudar. Podem enviar pm, se preferir.

Antes de tudo convinha despistar qualquer problema médico do cachorro. Confirmar que está realmente tudo a funcionar correctamente com o tracto urinário para que só depois se possa focar inteiramente na resolução comportamental.

Até lá recompense todo e qualquer xixi que ele faça no local certo (seja no quintal ou na rua), ignore todos os outros xixis (se ralhar com o cão quando ele faz xixi no local errado ele vai perceber que é castigado quando faz xixi à frente do dono, pelo que vai deixar de fazer xixi nos passeios :wink: ) Se o apanhar no local errado é agarrar nele em silêncio e levá-lo para o local certo.
E não se esqueça de deixar brinquedos apelativos para ele se entreter quando fica sozinho. Bolas ou garrafas de água com ração, esconder a comida dele pela casa para procurar, etc. Existem na net inúmeras opções de manter um cão entretido enquanto o dono está fora de casa e assim ele entretém-se com o que deve e ignora o que não deve mexer
sarisha
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: quinta nov 17, 2011 9:24 pm

quinta fev 06, 2014 7:05 pm

O cachorro está com 10 meses.
Encontro-me na margem sul, mais propriamente Quinta Do Conde.
O que mais me preocupa nem é o facto de ele tirar a roupa da corda ou estragar as coisas, pois sei que nestas idades é normal, o que acho mais estranho é ele tirar a roupa para urinar em cima dela de seguida.
Eu já falei deste problema com o meu veterinário, e penso que em termos de saúde está tudo bem com ele.
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

quinta fev 06, 2014 8:42 pm

sarisha Escreveu:O cachorro está com 10 meses.
Encontro-me na margem sul, mais propriamente Quinta Do Conde.
O que mais me preocupa nem é o facto de ele tirar a roupa da corda ou estragar as coisas, pois sei que nestas idades é normal, o que acho mais estranho é ele tirar a roupa para urinar em cima dela de seguida.
Eu já falei deste problema com o meu veterinário, e penso que em termos de saúde está tudo bem com ele.
Se realmente está tudo bem com ele a nível físico, é partir para o treino.

Envei pm :wink:
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta fev 06, 2014 10:44 pm

Suponho que já esteja encaminhada relativamente a treinadores :)
Na sua zona realmente não a poderia ajudar, pois moro no Norte do país.

Espero muito sinceramente que o seu canito consiga melhorar! Se assim acontecer, não se esqueça de partilhar! Nunca se sabe se algum dia alguém tem um caso do mesmo género.
ACRR
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: sexta fev 07, 2014 9:04 am

sexta fev 07, 2014 9:08 am

Bom dia, sou de Fernão Ferro, por isso muito perto da QC e há uma escola na "estrada de Sesimbra", a Quinta da Alcateia
Responder

Voltar para “Cães”