Escolha primeiro cão + apartamento + viagens de carro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pedrofuturo
Registado: sexta fev 07, 2014 2:23 am

sexta fev 07, 2014 2:30 am

Boa noite.

Sempre quis ter um cão e agora que vou mudar para um apartamento "grande" com condições para ter um cão queria mesmo avançar com a ideia.

Tenho algumas atenuantes em relação à escolha do cão, uma delas é de viver num apartamento e a outra é de que ao fim-de-semana vou para casa dos pais da minha namorada (casa grande com muito jardim e espaço). Acham que estas viagens podem ser impeditivas para ter um cão? Implicaria todas as sextas e domingos fazer 50Km's num carro de 3 portas,

Em caso positivo, quais as raças que aconselham para um apartamento? Partindo do principio que tem de ser raça pequena, visto que vai andar muito de carro. A minha namorada fala muito no Bulldog Alemão ou no Pug (não sei distinguir).

Estou aberto a qualquer sugestão, ideia ou correção.

Obrigado :)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sexta fev 07, 2014 11:42 am

Bom dia,
Será que as raças não são o bouledog francês ou o Pug?

Quanto às viagens de carro penso que o cão se poderá habituar, terá é de ter uma atenção ainda maior nestas raças (ambas braquicefálicas - com o focinho "achatado") quanto ao calor.
Ou seja cuidado com viagens em dias quentes e nunca deixe o cão fechado no carro.

Se só conhece as raças porque a sua namorada gosta do aspecto, antes de adquirir faça uma pesquisa para as conhecer melhor e saber se são as ideais para o que procura :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
pedrofuturo

sexta fev 07, 2014 7:30 pm

Obrigado pela ajuda.

Realmente tens razão, já era tarde e também não percebo muito de cães, o que aconteceu foi que estava a ver o Spitz Alemão daí ter escrito Bulldog Alemão :P

As minhas dúvidas não se prendem tanto pela raça do cão, porque isso somos nós que temos de decidir a que gostamos mais.

Queríamos era saber se o cão poderá ter qualidade de vida, (vivendo num apartamento acho que sim), no que toca às enumeras viagens a que vai estar sujeito e que não tem culpa nenhuma!

Quanto às raças, se alguém me pudesse fazer um comparativo (por experiência própria) destes 3 agradecia, que por aquilo que tenho visto são muito parecidos, pelo menos em termos de imagem:

- Pug
- Bulldog Francês
- Boston Terrier

Obrigado!
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sexta fev 07, 2014 11:22 pm

Eu tenho 2 caes num apartamento grande e eles dao.se lindamente. Antes vivia num apartamento pequeno e tambem se davam. Mas neste maior ha jardins e espaços porque é fora do centro e eles sozinhos ate mudaram a personalidade para melhor. Sao pequenos,é um pinscher e uma spitz alemã. Nao tenho nada a dizer de mau e acho os sptizs super tranquilos, a minha é. E foi resgatada.vinha traumatizada.
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sábado fev 08, 2014 2:00 am

pedrofuturo Escreveu: Quanto às raças, se alguém me pudesse fazer um comparativo (por experiência própria) destes 3 agradecia, que por aquilo que tenho visto são muito parecidos, pelo menos em termos de imagem:

- Pug
- Bulldog Francês
- Boston Terrier

Obrigado!
Não lhe faço um comparativo mas sim um "semelhante".
São raças braquicefálicas e duas delas estão completamente estragadas em Portugal. É o caso do Pug e do Bouledogue Francês.

Os Bostons estão menos mal pois ainda não são muito conhecidos e ainda há poucos que os criem em Portugal. (MUITA atenção ao criador que escolher. Fuja dos que criam todas e mais alguma raça)
Ainda têm um pouco de comprimento no focinho e ainda vi uns poucos que tinham narinas minimamente abertas.

As restantes raças... enfim.
A síndrome braquicefálica (que afeta todas as raças que mencionou) é das piores coisas que existe. Os cães praticamente não têm narinas, ou seja, o ar não passa com facilidade nas vias aéreas e para agravar a situação muitos têm também o palato mole alongado. Podem também ter problemas na traqueia, que ainda agravam mais a sua respiração.

Sem correção cirúrgica, estes cães passam vidas de sofrimento, e no entanto continuo a conhecer pessoas que acham engraçado ver um cão a tentar respirar! Dizem que acham piada aos roncos, aos sons que fazem e ao ressonar. Eu acho isso completamente sádico, pois são sinais óbvios de que os animais não conseguem oxigenar-se devidamente.

Em suma: não optaria por nenhuma raça das que mencionou, mas se tivesse mesmo de escolher, optaria pelo Boston, pois ao menos "sofrem menos" que os outros. No entanto, recomendaria ainda assim que fizesse a cirurgia das narinas e do palato mole ao cão (se este precisasse) para melhorar a sua qualidade de vida.

Em baixo deixo-lhes links muito importantes para se informar melhor. Para se adquirir um cão com responsabilidade, tem de se saber o máximo possível sobre o mesmo (fez bem em vir aqui fazer estas questões antes de adquirir o seu cão!)

Imagem
Estenose de narinas

Imagem
Palato Mole Alongado

Imagem
Predisposição do Bouledogue Francês à dermatite atópica

Imagem
Problemas com a cauda nos Bouldogues Franceses

Imagem
Problemas de hermivertebra nos Pugs (artigo em inglês, não consigo encontrar em português)

Imagem
Problemas de olhos em Pugs (em inglês)

Pode (e deve!) pesquisar mais sobre os potenciais problemas nestas raças ou noutras que pondere adquirir.
safira92
Membro
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

sábado fev 08, 2014 2:40 am

lol da maneira que falas parece as outras raças nao tem problemas menos...
pedrofuturo

sábado fev 08, 2014 3:47 am

Obrigado 0Janita0, agradeço a resposta, no entanto fico a pensar que não devo optar por Pug e Bulldog Francês apenas por eles serem propícios a doenças e para não lhes causar sofrimento, nesse caso ninguém poderia ter um cão desses para eles não virem ao mundo para sofrer. Mas longe de mim querer entrar por esse caminho, aliás por acaso das raças que mencionei o Pug e o Bulldog são as que menos gosto, acho que são muito feínhos, já o Boston acho mais parecido com um cão normal (falando do focinho). Mas a opinião quase final vai ser da minha namorada. Quem tem um filho feio acha-o sempre bonito e gosta sempre dele. 8)

No entanto vou continuar a pesquisar, se calhar mais focado no Boston Terrier, por ser o que considero mais bonito e também por ser menos propício a doenças relativamente aos outros 2.

O Spitz Alemão gosto do Boo, e só de pensar o trabalho que dá manter aquele pêlo todo em condições nem me dá vontade de pesquisar mais sobre a raça, mas é um caso a pensar.

Não vos vou chatear a pedir conselhos para um primeiro cão nem conselhos de como ter um cão no apartamento porque pesquisando acho que vou lá. Quando se quer muito uma coisa dá-se um jeito para tudo correr bem! :P

Ainda para mais quando penso em ter um cão e chego de uns anos em que um amigo teve de prenda um Cocker Spaniel bebe deixou-me ainda com mais vontade de ter um cão!

Quando ao Boston Terrier, em Portugal é fácil de encontrar? Pretendo um cão que seja puro (acho que se diz com lop), onde será mais fácil encontrar e quanto pode custar? Conheço a Ornimundo que penso que dá para encomendar por raças, aconselham outro local?
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado fev 08, 2014 4:54 am

e que tal um Schnauzer Miniatura mas precisa de que tenham cuidados com a pelagem ou um Galgo italiano mas exige exercício.
anacseg
Membro
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

sábado fev 08, 2014 12:44 pm

Não compre cães (ou outro animal) nas lojas de animais. Grande parte dele (senão todos) são importados de puppy mills (faça uma pesquisa no google se nunca ouviu falar). É o pior sítio para comprar um cão.
Além disso, pelo que tenho visto, o preço das lojas de animais não difere muito do preço de um criador, uma vez que as lojas têm lucros enormes na venda dos cães.

O melhor que tem a fazer é pedir a lista de criadores ao cpc (em www.cpc.pt). Depois de lhe enviarem telefone aos criadores e combine uma visita. Faça perguntas, veja as condições onde estão os pais, se os cachorros estão saúdaveis, peça para ver o registo provisório da ninhada no LOP para ter a certeza do registo.

Pense bem na raça do cão, não se deixe levar só pela aparência, investigue o temperamento das raças.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado fev 08, 2014 2:14 pm

até são mais caros muitas vezes!
já para n falar nos problemas que muitas vezes dão depois :roll:
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sábado fev 08, 2014 2:22 pm

Um spitz nao da trabalho nenhum e pode pedir a sua namorada para o pentear. A minha vai pra semana fazer o corte do ursinho outra vez :)
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

sábado fev 08, 2014 4:04 pm

Eu aconselho a entenderem-se os dois com a raça que gostam. Vou dar um exemplo, vou adquirir um cão de raça X daqui a uns meses, é verdade, e o meu namorado gosta do cão mas só em bebe por parecer fofinho, mas não é por causa dele não gostar do cão em adulto que o vou deixar de comprar, é a minha raça de eleição e ponto final, eu é que tenho despesas com o cão e é meu. Por outro lado levei-o a uma exposição internacional de canicultura para ele ver as raças que mais gosta e para ver se lhe metia o bichinho do gosto pelos cães. Quando ele saiu dessa expo parecia um garoto com um brinquedo, estava todo empolgado para ter a raça Y que por acaso é das que mais gosto também, e pronto, temos uma raça que gostamos em comum e que se adequa aos dois, (; pelo que se passou comigo aconselhava-o a fazer o mesmo, vão até a uma expo e assim decidam-se e conversem com os criadores e informem-se sobre a raça, :wink:
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
anacseg
Membro
Registado: quarta mai 08, 2013 3:09 pm

sábado fev 08, 2014 5:50 pm

A propósito de cães comprados em lojas, tem aqui um artigo sobre um estudo que compara cães comprados em lojas com cães vindos de criadores.

http://www.psychologytoday.com/blog/can ... s-breeders

É interessante e pode esclarece-lo melhor porque não deve comprar cachorros em lojas.
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

sábado fev 08, 2014 7:17 pm

safira92 Escreveu:lol da maneira que falas parece as outras raças nao tem problemas menos...
Só mencionei os problemas mais falados das raças que foram enumeradas acima. Sei de muitos mais problemas com diversas outras raças. Infelizmente são os cães que sofrem com isto, e a maiorias das pessoas nem sabe ou quer saber.
pedrofuturo Escreveu:Obrigado 0Janita0, agradeço a resposta, no entanto fico a pensar que não devo optar por Pug e Bulldog Francês apenas por eles serem propícios a doenças e para não lhes causar sofrimento, nesse caso ninguém poderia ter um cão desses para eles não virem ao mundo para sofrer. Mas longe de mim querer entrar por esse caminho, aliás por acaso das raças que mencionei o Pug e o Bulldog são as que menos gosto, acho que são muito feínhos, já o Boston acho mais parecido com um cão normal (falando do focinho). Mas a opinião quase final vai ser da minha namorada. Quem tem um filho feio acha-o sempre bonito e gosta sempre dele. 8)
Os Boston também têm problemas associados, assim como qualquer outra raça de cão. Só enumerei mais sobre Pugs e Boulegogues pois foram as que apareceram em português nas pesquisas, em inglês há oceanos de informação.

Na minha opinião, estes cães não deveriam ser criados como o estão a ser. É simplesmente sádico criar cães com focinhos tão achatados que nem conseguem respirar devidamente.
Os criadores deveriam seguir os estalões antigos, onde os cães ainda tinham focinhos, eram funcionais e conseguiam respirar normalmente.

Felizmente alguém pensa como eu, e na Alemanha isso já está a ser feito com o Pug, estando a criar-se Pugs como os da era Vitoriana, mais saudáveis e sem os problemas respiratórios dos de hoje em dia. O projeto chama-se Retromops, para quem estiver interessado em pesquisar (a maioria da informação está em alemão). Deixo algumas imgens destes lindos cães alemães (obviamente o da primeira foto à direita é o pug de acordo com os estalões atuais).

Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem

Escolha que cão escolher, por favor opte por escolher um criador ético ou então adote, pois há imensos cães de raça para adoção.
https://www.facebook.com/CaesDeRacaParaAdocaoPortugal
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 08, 2014 10:38 pm

safira92 Escreveu:lol da maneira que falas parece as outras raças nao tem problemas menos...
Já parava de dizer disparates.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”