pedrofuturo Escreveu:
Quanto às raças, se alguém me pudesse fazer um comparativo (por experiência própria) destes 3 agradecia, que por aquilo que tenho visto são muito parecidos, pelo menos em termos de imagem:
- Pug
- Bulldog Francês
- Boston Terrier
Obrigado!
Não lhe faço um comparativo mas sim um "semelhante".
São raças braquicefálicas e duas delas estão completamente estragadas em Portugal. É o caso do Pug e do Bouledogue Francês.
Os Bostons estão menos mal pois ainda não são muito conhecidos e ainda há poucos que os criem em Portugal. (
MUITA atenção ao criador que escolher. Fuja dos que criam todas e mais alguma raça)
Ainda têm um pouco de comprimento no focinho e ainda vi uns poucos que tinham narinas minimamente abertas.
As restantes raças... enfim.
A síndrome braquicefálica (
que afeta todas as raças que mencionou) é das piores coisas que existe. Os cães praticamente não têm narinas, ou seja, o ar não passa com facilidade nas vias aéreas e para agravar a situação muitos têm também o palato mole alongado. Podem também ter problemas na traqueia, que ainda agravam mais a sua respiração.
Sem correção cirúrgica, estes cães passam vidas de sofrimento, e no entanto continuo a conhecer pessoas que acham engraçado ver um cão a tentar respirar! Dizem que acham piada aos roncos, aos sons que fazem e ao ressonar. Eu acho isso completamente sádico, pois são sinais óbvios de que os animais não conseguem oxigenar-se devidamente.
Em suma: não optaria por nenhuma raça das que mencionou, mas se tivesse mesmo de escolher, optaria pelo Boston, pois ao menos "sofrem menos" que os outros. No entanto, recomendaria ainda assim que fizesse a cirurgia das narinas e do palato mole ao cão (
se este precisasse) para melhorar a sua qualidade de vida.
Em baixo deixo-lhes links
muito importantes para se informar melhor. Para se adquirir um cão com responsabilidade, tem de se saber o máximo possível sobre o mesmo (
fez bem em vir aqui fazer estas questões antes de adquirir o seu cão!)

Estenose de narinas

Palato Mole Alongado

Predisposição do Bouledogue Francês à dermatite atópica

Problemas com a cauda nos Bouldogues Franceses

Problemas de hermivertebra nos Pugs (artigo em inglês, não consigo encontrar em português)

Problemas de olhos em Pugs (em inglês)
Pode (
e deve!) pesquisar mais sobre os potenciais problemas nestas raças ou noutras que pondere adquirir.