Documentos LOP - Compra de cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

sábado fev 08, 2014 5:42 pm

Boa tarde a todos,

Sei que ja foram criados tópicos e tópicos sobre o assunto mas ainda assim não me sinto esclarecido o suficiente.

Sei que um dos principais passos é pedir ao CPC a lista de criadores da raça. Em seguida ver a copia do registo da ninhada aquando do nascimento através deste documento (http://www.cpc.pt/cpc/impressos/modelo-a.pdf) também poderá ser uma boa opção.

Para alem disso sabemos que existem mais documentos que os criadores devem entregar, o que vos peço é se alguem me saberá mostrar quais, quando digo mostrar não é só indicar quais e o que devem conter mas se possivel ilustrar com uma imagem, pois nunca vi tais documentos na vida e se me apresentarem um papel impresso ali na reprografia da esquina eu como não sei identificar os papeis que devo receber poderei cair no engano.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado fev 08, 2014 5:45 pm

Penso que seria o LOP(pode ver no google).
E depois será mais ao nível de exames de saúde, para descartar doenças que costumam ser comuns em raça x ou y, mas levando a um veterinário com certeza que lhe conseguirá indicar a veracidade do documento :wink:
JBranquinho
Membro Veterano

sábado fev 08, 2014 6:01 pm

Imaginemos então que a ninhada ja nasceu e o proprietario preencheu o dito impresso:
http://www.cpc.pt/cpc/impressos/modelo-a.pdf

Em seguida basta preencher este para o cachorro ter o LOP?
http://www.cpc.pt/cpc/impressos/modelo-d.pdf

ou o criador terá que ter preenchido primeiro este?
http://www.cpc.pt/cpc/impressos/modelo-b.pdf

Sinto-me confuso sobre o que exigir ao criador no acto da compra, neste momento se ele me apresentasse meia duzia de papeis e um discurso coerente eu sinto que seria facilmente enganado.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 08, 2014 6:18 pm

Não é nada disso... ou melhor é, mas o criador não tem que lhe mostrar esses documentos que não se destinam ao novo proprietário do cachorro, destinam-se ao CPC para emitir os registos. O segundo impresso que menciona é para cães importados, nem tem nada a ver com o registo de uma ninhada.

O que o cão tem de trazer é o registo no LOP provisório... depois o JBranquinho mete os pés a caminho do veterinário para chipar o animal (e continuar o plano de vacinas e desparasitação), preenche os seus dados como novo PROPRIETÁRIO e coloca a vinheta com o nº do chip no tal documento, mete tudo num envelope com um cheque que dantes era de 18.50, agora já não sei, ligue para o CPC para confirmar, e aguarda o envio do registo definitivo que já apresenta a genealogia completa do cão.

Também se pode dar o caso do cão já estar chipado e já ter LOP definitivo, aí só tem de tratar da mudança de proprietário.

Neste tópico tem imagem do provisório e do definitivo:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63056
Neste tem do provisório e mostra onde o veterinário deve autenticar a vinheta do chip.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=1066989

Se fizer uma pesquisa nas imagens do Google, tem mais exemplos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 08, 2014 6:22 pm

Também deve pedir para ver os exames de despiste das doenças genéticas mais comuns à raça que escolheu... e estes exames são dos pais, não da cachorrada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

domingo fev 09, 2014 6:58 pm

Ora, é só um dos muitos milhares que quer cães de pseudo-raça a 100 euros. Daqui a muito pouco tempo haverá mais 200 animais para salvar do meio da porcaria.
JBranquinho
Membro Veterano

domingo fev 09, 2014 7:59 pm

Sem querer faltar ao respeito a ninguem, o que eu faço com os meus cães apenas a mim me diz respeito apenas fiz uma questão.

Efectivamente abri um post sobre a minha cadela que me foi dada e não tinha LOP etc etc porque tinha duvidas quanto a esse assunto e foi esclarecido. Agora abri outro post pois pretendo oferecer um cachorro a minha namorada e quero estar informado, pois já que irei pagar que seja por algo que valha a pena, portanto o facto da minha cadela me ter sido oferecida e agora pretender informação sobre o que ter em atenção ao comprar um cachorro, são dois assuntos completamente diferentes, não percebo qual a intenção dos seus comentarios que na minha opinião roçam o ofensivo, tanto a mim com a outros utilizadores, e que são completamente despropositados.

Já dizia o meu avô, "a opinião é como o cu, cada um tem o seu e só o dá se quiser" o Sr. obviamente tem direito a sua, só não tem direito a julgar os outros, se não tem duvidas nem nenhuma contribuição positiva para esta comunidade não entendo o que vem cá fazer.

De qualquer forma exceptuando esses comentários desagradáveis, mais uma vez agradeço a ajuda e a informação dados por todos esta comunidade é uma optima ajuda no que toca a animais.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo fev 09, 2014 9:21 pm

sinceramente se for verdade o que diz (nunca se sabe quem esta do outro lado) mas acho que faz bem informar-se agora para n fazer asneira.
uma coisa é um cão oferecido outra é ir pagar por algo que n é o que quer e andar a sustentar certos tipos de negocio :roll:
JBranquinho
Membro Veterano

segunda fev 10, 2014 11:07 am

Ola novamente a todos, tenho uma outra questão, contactei varios criadores dos anuncios em 3 dos que me responderam não aparecem na lista que o CPC me forneceu. Nesse caso devo "fugir" desses criadores ou isso é situação recorrente (existir erros/falhas na lista)?
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda fev 10, 2014 12:09 pm

JBranquinho Escreveu:Ola novamente a todos, tenho uma outra questão, contactei varios criadores dos anuncios em 3 dos que me responderam não aparecem na lista que o CPC me forneceu. Nesse caso devo "fugir" desses criadores ou isso é situação recorrente (existir erros/falhas na lista)?
Só aparecem na lista os seguintes criadores:

- Criadores Sócios do CPC (com ninhadas registadas nascidas há menos de 3 anos);
- Criadores Não Sócios do CPC com Afixo Registado (com ninhadas registadas nascidas há menos de 3 anos);
- Aqueles que tenham ninhadas recentes, nascidas há menos de 5 meses quer o processo esteja completo (registadas) ou ainda incompleto (apenas está declarada).

Se não está na lista não significa que deve fugir dele, não é grande presságio, mas pode significar muita coisa, nomeadamente pode ser um criador que não é sócio do CPC, não tem afixo registado e que não tem uma ninhada há mais de 3 anos.

O mais importante no processo de escolha do criador, na minha opinião, é conhecer o criador, conhecer os seus cães, falar sobre a raça, conhecer as condições em que tem os cães.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
-Tambor-
Membro Veterano

segunda fev 10, 2014 12:41 pm

Se contactou criadores "dos anúncios" e não estão na lista do CPC isso só quer dizer uma coisa: os cachorros não têm LOP.
JBranquinho
Membro Veterano

segunda fev 10, 2014 1:01 pm

Neste caso a ninhada já nasceu a 27-10-2013, isto é há mais de 3 meses, será por isso que não aparece? Pois na lista apenas aparecem aquelas nascidas ha menos de 3 meses.

A informação que tenho do criador é que efectuou a 1ª fase do registo mas ainda não a segunda porque tem até dia 28 de Fevereiro para o fazer.
-Tambor-
Membro Veterano

segunda fev 10, 2014 1:06 pm

E porque é que ele espera até ao fim do prazo? É dos que adopta a estratégia do com LOP/sem LOP? :roll:
JBranquinho
Membro Veterano

segunda fev 10, 2014 1:08 pm

É uma pergunta que faz muito bem em perguntar na medida em que não lhe sei responder :?

Se eu ligar para o CPC eles podem informar quanto a uma ninhada em especifico caso eu transmita a data de nascimento e o nome do criador?
-Tambor-
Membro Veterano

segunda fev 10, 2014 1:13 pm

Eu não comprava cão nenhum a quem não tem afixo (não que ter afixo queira dizer muita coisa, mas não ter afixo quer) e sem o LOP na mão. Pode telefonar para o CPC e com esse dados eles dizem-lhe se tem o registo de ninhada feito, o que eles não lhe podem dizer é se o criador fará alguma vez a 2ª fase do registo ...
Responder

Voltar para “Cães”