Tenho notado que a minha chinchila femea tem andado um pouco sem reação desde ontem à noite... hoje comeu, mas de resto passou o dia dentro da casinha. Deita-se de forma pouco normal, deita-se de lado, quase de patinhas para cima... Já verifiquei os olhos, orelhas, as patinhas e o corpo e parece tar tudo bem, por isso não faço ideia do que se possa passar...
Será que é um comportamento normal numa chinchila? está cá há quase um ano e não tinha feito nada parecido...
Já procurei no vet da minha labrador, que é no cimo da minha rua, mas ele não trata exóticos, o segundo vet mais próximo também não :/ dizem que em évora possa haver possibilidade de haver, mas não tenho carro -.-"
Ela teve bebés a 5 de Dezembro, depois teve separada do macho 1 mes e quase 10 dias, penso que ainda não deu tempo de tar de bebé outra vez :/ não quero de alguma maneira que a Pandora esteja a sofrer de desgaste, se assim, e se for possivel terei de mandar castrar o macho, até pq não quero fazer criação (as duas crias que teve dei-as a amigos)
Alguém que tenha chinchilas, sabe o que possa estar a causar isto?
Obrigado =)
Ajuda Chinchila
-
- Membro
- Registado: quarta jan 02, 2013 12:39 pm
Se els nao tivesse tido crias a 5 de dezembro eu diria que ela estava quase a parir. Ainda assim nao é de descartar que ela esteja grávida de novo. Basta que nos momentos seguintes ao parto o macho tenhs conseguido cobri-la. Sendo assim deverá estar com cerca de 2,5 meses de gestaçao. O que para uma femea nova duas gravidezes consecutivas causam um grande desgaste e daí ela estar mais apatica.SorayaF Escreveu:Tenho notado que a minha chinchila femea tem andado um pouco sem reação desde ontem à noite... hoje comeu, mas de resto passou o dia dentro da casinha. Deita-se de forma pouco normal, deita-se de lado, quase de patinhas para cima... Já verifiquei os olhos, orelhas, as patinhas e o corpo e parece tar tudo bem, por isso não faço ideia do que se possa passar...
Será que é um comportamento normal numa chinchila? está cá há quase um ano e não tinha feito nada parecido...
Já procurei no vet da minha labrador, que é no cimo da minha rua, mas ele não trata exóticos, o segundo vet mais próximo também não :/ dizem que em évora possa haver possibilidade de haver, mas não tenho carro -.-"
Ela teve bebés a 5 de Dezembro, depois teve separada do macho 1 mes e quase 10 dias, penso que ainda não deu tempo de tar de bebé outra vez :/ não quero de alguma maneira que a Pandora esteja a sofrer de desgaste, se assim, e se for possivel terei de mandar castrar o macho, até pq não quero fazer criação (as duas crias que teve dei-as a amigos)
Alguém que tenha chinchilas, sabe o que possa estar a causar isto?
Obrigado =)
Pese-a e veja se ela numa semana tem um aumento de peso superior a 10g. Se tiver, está mesmo gravida.
Ou entao eu posso estar completamente enganado e pode ser outra a causa para tal comportamento. Os cocós dela sao abundantes e normais? Poderá estar com obstipaçao e estar mais parada devido à dor intestinal. Caso ela nao faça cocós. Ou os faça muito pequeninos, é melhor agir rapido dando, excepcionalmente, duas ou tres passas e deixá-la passear um pouco. Se conseguir faça antes uma massagem na zona abdominal com e ponta dos dedos em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relogio. Se ainda assin continuar sem fazer nada deve leva-la ao veterinario o quanto antes.
Antes de fazer seja o que for deve avaliar bem a situaçao primeiro.
Esteja atenta a mais opinioes. Pois ha aqui gente mais qualificada que eu.
Boa sorte.
sergiofrpe Escreveu:Se els nao tivesse tido crias a 5 de dezembro eu diria que ela estava quase a parir. Ainda assim nao é de descartar que ela esteja grávida de novo. Basta que nos momentos seguintes ao parto o macho tenhs conseguido cobri-la. Sendo assim deverá estar com cerca de 2,5 meses de gestaçao. O que para uma femea nova duas gravidezes consecutivas causam um grande desgaste e daí ela estar mais apatica.SorayaF Escreveu:
Pese-a e veja se ela numa semana tem um aumento de peso superior a 10g. Se tiver, está mesmo gravida.
Ou entao eu posso estar completamente enganado e pode ser outra a causa para tal comportamento. Os cocós dela sao abundantes e normais? Poderá estar com obstipaçao e estar mais parada devido à dor intestinal. Caso ela nao faça cocós. Ou os faça muito pequeninos, é melhor agir rapido dando, excepcionalmente, duas ou tres passas e deixá-la passear um pouco. Se conseguir faça antes uma massagem na zona abdominal com e ponta dos dedos em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relogio. Se ainda assin continuar sem fazer nada deve leva-la ao veterinario o quanto antes.
Antes de fazer seja o que for deve avaliar bem a situaçao primeiro.
Esteja atenta a mais opinioes. Pois ha aqui gente mais qualificada que eu.
Boa sorte.
Muito Obrigado, espero bem que melhore =)... pois poderá ser possivel, pois entre o tempo em que acordei e, o que tive a preparar a outra gaiola, o macho poderá ter conseguido cobri-la :/ espero bem que não tenha conseguido, só de imaginar o desgaste dela... se bem que é melhor do que estar doente...
Tenho reparado até nos cocós, tem feito regularmente e estão normais.
Os olhos estão brilhantes, tomou o seu banho normalmente...
Não parece ter problemas nas patas...
O problema é que parece que só está bem deitada daquela forma, que é bastante estranha, quase que se contorce toda :/
Caso continue e não seja um comportamento normal, terei de alguma maneira arranjar um carro para levá-la ao vet...
Mais uma vez obrigado pela sua resposta!!
acha mesmo que poderá tar de bebe?acorchins Escreveu:Pois, pelo sim e pelo não é melhor separar já o macho, pois esses sintomas...
já agora uma dúvida... é possivel castrar uma chinchila?
não faço, nem quero fazer criação, muito menos que a minha femea continue a desgastar-se :/
Obrigado