Alerto para a Processionária

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cdmafra
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2013 11:26 pm

Sasha - rafeira fêmea com alguns meses. Filha de pastora alemã

quinta jan 30, 2014 1:19 am

Já há muitos posts por aí sobre o tema, por isso não me alongo muito. É apenas para relembrar para o perigo da malvada lagarta do pinheiro/processionária.

Por cá por casa, depois de no ano passado a minha Sasha ter ido parar ao veterinário escapando ilesa, este ano a situação voltou a repetir-se. Apesar de todos os meios possíveis, incluindo destruição de ninhos, os bichos rastejantes "trocaram-nos as voltas" indo para um lado que habitualmente não ocupam. Paredes-meias com as casotas das minhas cadelas! Portanto, em plena altura de processionária, aviso para o problema! A minha Sasha ficou sem a ponta da língua, felizmente sem mais nenhuma consequência... mas como as lagartas "brotam" sabe-se lá vindas de onde - não conseguimos detectá-las antes de aqui chegarem - nunca se sabe o que dirá o futuro próximo :(
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta jan 30, 2014 10:14 pm

Também já vi uma e perguntei-me se não seria cedo de mais!
E é num sítio estranho, mas no mesmo sítio onde vi uma no ano passado, na fachada de um prédio. É estranho pq há pinheiros sim, mas nas traseiras. E na zona do jardim nunca as vi!

Eu sei que elas se movem, mas acho distante a zona. Ainda para mais vê-la a meio metro de onde vi uma, única, no ano passado. Se calhar é a mesma e mora lá!!! :D
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta fev 13, 2014 6:23 pm

Só para chamar a atenção que no meu comentário acima, as que vi... eram distraídas!!! Hoje encontrei o resto da vasta família!!

Acabei agora de apanhar tantas que até estou meio enojada! É aquela situação de "urgh!! Isto pode fazer-me mal a mim também". Mas como protectora mãe de cão que sou, também pensei "isto pode fazer-lhe mal a ela e aos outros. Vou apanhar!"..

Não sei se por causa do tempo estão mais moles, mas apanhei muitas juntas, como se viessem de um ninho, todas juntas ao molho e pouco activas. Reparei numa que estava destacada na parede e depois vi 2 "ajuntamentos" em baixo. Apanhei umas 3 mãos cheias!!

Para quem sabe as zonas onde elas estão, se servir de indicação, aqui era na fachada norte e mesmo na junção do edifício com o chão. Estejam atentos a isto, nas vossas zonas.

Meti tudo dentro dos saquinhos do cocó (foi assim que apanhei) fechei e dei um nó forte. Voltei a meter dentro de outro e dar outro nó e não fossem as gajas serem danadas para a brincadeira, repeti o procedimento uma 3ª vez e meti no lixo. Ainda pedi lixívia num estabelecimento para meter no 1º saco, mas n tinham. É assim que morrem? Com lixívia?

E pronto, agora estou aqui com a minha "hipocondriase" ao rubro, a coçar o pulso com que as apanhei...

Edit - Afinal era mesmo uma reacção alérgica! É! Está a ser ! Só pele, mas uma mão e alguns "spots" na cara! grrrr
:evil: :evil: :evil:
Última edição por srYuki em sexta fev 14, 2014 5:54 pm, editado 1 vez no total.
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta fev 13, 2014 7:47 pm

Álcool em cima e fósforo acesso para evitar tê-las outra vez no próximo ano (e fugir do fumo da "queimada").
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado nov 15, 2014 9:36 pm

Puxei o tópico para cima porque encontrei 3, no últimos 2 dias.

Estranhíssimo para a época, mas com os 15 dias de muito calor de outubro, depois das chuvadas acho que a bicharada anda toda meio enganada!

Também têm visto?
Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

sábado nov 15, 2014 11:35 pm

srYuki Escreveu:Puxei o tópico para cima porque encontrei 3, no últimos 2 dias.

Estranhíssimo para a época, mas com os 15 dias de muito calor de outubro, depois das chuvadas acho que a bicharada anda toda meio enganada!

Também têm visto?
Não é só a bicharada que anda enganada, até as plantas. Há árvores que julgam que já estamos na Primavera.
Eu cá em casa todos os anos vejo dessas lagartas, seja no jardim, pátio exterior, paredes exteriores... mas por acaso ainda não vi nenhuma por esta altura.
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”