Grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 2:58 pm

Sortinguista, comparando o antes e depois está muito muito bom!
O bichinho estava mesmo cheio de nós, fez um bom trabalho.

A única coisa que não recomendaria, para o tipo de pelo dele, é usar o furminator.
Optaria por uma cardadeira, uma escova de pinos (sem bolinhas nas pontas) e um pente. Mas a Dani poderá dar informação muito mais detalhada e precisa sobre o assunto! Espere pelo comentário dela :)

Tudo o que os donos puderem usar para que ele não ganhe tantos nós é o melhor para o canito, até porque se ele anda solto e no reboliço é normal que fique completamente despenteado ;) Relativamente à tosquia... diga-lhes para não rapar todo, para deixar o pelo a um certo comprimento pelo corpo todo, por exemplo, pois assim ainda lhe protege a pele do sol, enquanto se estiver completamente rapado não fica tão protegido.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 3:15 pm

sportinguista UAU!! Que espetáculo!! :D Admiro ainda mais por ter usado ferramentas que não são específicas para o trabalho e ainda assim conseguiu um resultado muito bom!! :)

E nem preciso de ver o Antes Antes, porque eu imagino como estaria, esse tipo de pêlo "agarra" muita porcaria e emaranha-se com facilidade!

Pode e deve continuar! Por favor :mrgreen:

Aliás, eu também sou da opinião de não o tosquiar, por 2 razões:

- Alteração da textura do pêlo (ao tosquiar o pêlo vai ter tendência a encaracolar cada vez mais, e vai aumentar a quantidade de subpêlo. Além de lhe mudar o aspecto e torna-lo com um look ainda mais despenteado quando o pêlo voltar a crescer, vai emaranhar-se com muito mais facilidade e agarrar coisas ao pêlo, no seu dia-a-dia de cão)

- Retiram-lhe a protecção (ao tosquiar ele vai sofrer imenso com o calor, porque a densidade de pêlo vai permanecer a mesma, apenas mais curta, o que fará com que fique com a pele mais exposta ao sol e às altas temperaturas)

O ideal é fazerem-lhe o que a/o sportinguista fez, que é basicamente um desbaste, e uma boa escovadela para remover o pêlo velho. Dessa forma vao alivia-lo do calor, uma vez que ao retirar subpêlo vai permitir um melhor arejamento da pele, e ao mesmo tempo o corpo fica melhor protegido dos raios solares.

No máximo, para ser mais higiénico, poderão tirar algum comprimento com um corte de tesoura.

Agora, quanto ao resto, eu agradeço imenso pela contribuição ao tópico :D É uma mais valia podermos ver bons trabalhos (profissionais ou caseiros) de mais pessoas! =) Obrigada!! ♥

E fico muito lisonjeada e feliz por ter lido o tópico todo e por ter gostado! :D

É engraçado que ainda antes de ontem estive a fazer a manutenção dele do inicio ao fim (sim, tenho de fazer regularmente a redimensão das imagens, que teimam em aumentar para o tamanho original de tempos a tempos, não sei porquê que isto acontece) Mas sempre vale a pena o trabalhão que tenho! :wink:
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo fev 16, 2014 3:20 pm

2 meninas:


Imagem
"A Pituxa foi adoptada num canil e como estava muito suja e cheia de nós, veio à CãoQMia para se refrescar e ficar bonita antes de ir para o seu novo lar! És um doce e muito meiga, desejamos que sejas muito feliz!"

Imagem
"A Lulu, uma spitz alemã anã, veio à CãoQMia pois decidiu fazer uma mudança de visual para o Natal!
O que acham do resultado? "
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 3:25 pm

Ah pois, esqueci-me de referir as ferramentas ideais.

Para ele uma cardadeira e um pente de metal como escovagem regular é o essencial e não há necessidade para mais.

Uma vez por mês podem-lhe tirar algum sub-pêlo. A furminator não sei até que ponto resulta nesse pêlo, porque como o pêlo é muito comprido, vai arrancar muito pêlo bom que se prende na lamina. Eu optaria talvez por um super coat para esse efeito.

Imagem
antipragas
Membro
Mensagens: 94
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

domingo fev 16, 2014 3:26 pm

__dani__ Escreveu:Dia de schnauzers :D Todos minis é certo, mas enormes em carácter ♥

Piki, Peter, Lua

Imagem


Lua:
Imagem





Piki:
Imagem


Peter antes (é o único que tirei antes sozinho e só tenho da cabeça, pescoço e peito):

Imagem

Peter depois:
Imagem

Os 3 moscãoshnauzers! :P

Imagem

No dia seguinte conheci o bebé Brie :D ♥

Tenho pena de não ter tirado uma foto antes, parecia uma bolinha de pêlo gordita Imagem


Imagem

Imagem


Técnicas:

- Stripping e rolling na cabeça, pescoço, cauda e em todo o lombo até ao cotovelo e maior parte da coxa.

- Corte com tesoura na saia, nos braços, saia da coxa, jarretes, patas, sobrancelhas, barbas e peito.

- Clipping (máquina) na face e garganta até ao esterno, orelhas, interior das coxas e região anal e genital.


Produtos Usados por ordem:

- Ice on Ice para desembaraçar

- Crown Royale Grooming Powder para facilitar o stripping

- Shampoo Artero Vitalizante para a Piki e Artero Blanc para o Peter, Lua e Brie

- Pure Paws Volumizing Foam nas patas, braços, jarretes, saias, peito, barbas e sobrancelhas

- Pure Paws Terrier Touch Kholesterol e Crown Royale Grooming Powder para o peito, patas, braços, jarretes e saia das pernas da Piki e do Brie

- Texturizador Bio-Groom para o peito, patas, braços, jarretes e saia das pernas do Peter e Lua

- Um pouco de Flash só para dar mais brilho no dorso

- Fixador Super Hold da Chris Christensen para as barbas, sobrancelhas, patas, braços, jarretes, saia das pernas, peito e saia ventral.

- Perfume Artero Tierra para o Peter; Perfume Artero Violet para a Lua e Piki; Perfume Artero Baby para o Brie



A Piki e a Lua são "manas por afinidade" embora venham de diferentes criadores. A Piki já é uma jovem senhora enquanto que a Lua ainda é uma jovem moça :wink: Todos os meses recebo a sua visita para lhes fazer o arrajo da raça. O Peter é um rapaz mais tímido, mas muito meiguinho, e vem a cada dois meses (daí as peladas no pêlo - para um resultado ideal, o stripping deve ser feito pelo menos mensalmente).
Neste dia decidi arrancar-lhes bastantes pêlos das sobrancelhas, para engrossarem e se manterem mais firmes, daí terem ficado curtinhas.
O Brie ainda é um cachorro, embora muito robusto, e veio pela primeira vez ontem. Quando atingir a maturidade, julgo que vá ser um macho lindíssimo e possante! Estou ansiosa para ver e nas próximas sessões acompanharei o seu crescimento e estou super empolgada! Eu entusiasmo-me imenso, mesmo não sendo meu o cão, dá-me um gozo tremendo arranjar um cão bonito, com boa morfologia. :D


Feedback dos todos: Muito positivo em todos
Desculpe estar a meter-me mas o que voçê chama stripping na verdade é trimming que são coisas diferentes ...
E pode aguentar 2meses em vez de 1 ... E claro tendo em conta também a qualidade do pêlo.
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 3:29 pm

ReginaVieira Escreveu:2 meninas:


Imagem
"A Pituxa foi adoptada num canil e como estava muito suja e cheia de nós, veio à CãoQMia para se refrescar e ficar bonita antes de ir para o seu novo lar! És um doce e muito meiga, desejamos que sejas muito feliz!"

Imagem
"A Lulu, uma spitz alemã anã, veio à CãoQMia pois decidiu fazer uma mudança de visual para o Natal!
O que acham do resultado? "
Não aguento a fofura ♥
O corte do Spitz está o máximo, mas eu apaixonei-me pela menina acima, que linda!!! ♥
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo fev 16, 2014 3:33 pm

Por acaso achei que a Pituxa fazia mesmo o teu género :P
Também faz o meu :wink:
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 3:35 pm

ReginaVieira Escreveu:Por acaso achei que a Pituxa fazia mesmo o teu género :P
Também faz o meu :wink:
Faz completamente o meu género, heheh :D
Adoro canitos pequeninos com esse pelo, já sabes ♥
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo fev 16, 2014 3:36 pm

Nunca cheguei a mostrar aqui no forum, apenas no face: Imagem[/url]
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 3:38 pm

freitaspedro Escreveu:Ola gostaria de saber se consegue fazer o corte ao cao de raça spitz alemao , como o cao da mesma raça chamado boo
Ola freitaspedro :)

Sim eu consigo, e até tenho uma foto de um desses cortes que já fiz, mas antes vou só deixar uma nota como curiosidade, o corte do famoso Boo não é o corte de raça do lulu da pomerânia / spitz alemão anão.

Antes:
Imagem

Depois
Imagem

A ideia era mesmo ser o corte igual ao do Boo, aliás, até fui eu que sugeri este corte aos donos, que estavam habituados no groomer anterior a ser tudo rapado, mas o Bolinhas (nome deste cão), não tem o mesmo volume de pêlo que o Boo (por exemplo nas patas e na cabeça/orelhas/face), daí que não consegui que ficasse aquele aspecto mesmo ursinho que o Boo tem. Foi feito à tesoura todo, porque não uso máquina em cães com este tipo de pêlo, é extremamente prejudicial. Penso que o corte que o boo tem no corpo também será feito com tesoura, ou então com uma lâmina que deixe o comprimento suficiente para não prejudicar o cão.
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 3:45 pm

ReginaVieira Escreveu:Nunca cheguei a mostrar aqui no forum, apenas no face: Imagem
Que loiraça linda :D
E sai-lhe esse tufinho de pelo depois de toda escovada? Quem me dera que assim fosse com a cadela dos meus pais :'| Saem-lhe montanhas de pelos pequenos que se espetam em tudo, é terrível.
__dani__ Escreveu:
Sim eu consigo, e até tenho uma foto de um desses cortes que já fiz, mas antes vou só deixar uma nota como curiosidade, o corte do famoso Boo não é o corte de raça do lulu da pomerânia / spitz alemão anão.

Antes:
Imagem

Depois
Imagem
Com o tipo de pelo que o canito tem é mesmo o mais aproximado que poderia fazer do corte do Boo. Está lindo :D e muito melhor que ser simplesmente rapado, como era dantes!
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 3:49 pm

antipragas Escreveu:
Desculpe estar a meter-me mas o que voçê chama stripping na verdade é trimming que são coisas diferentes ...
E pode aguentar 2meses em vez de 1 ... E claro tendo em conta também a qualidade do pêlo.
Não tem problema, é assim que se trocam ideias!

Trimming significa aparar. Stripping significa arrancar :wink: E não fui eu que chamei, é a demoninação correcta, embora muiitas pessoas confundam e chamem trimming a stripping.

O stripping (mais específicamente rolling) nos schnauzeres deve ser feito a cada mes. E a cada semana, deve se tirar subpêlo com uma furminator ou navalha japonesa de stripping. Isto para obter um bom resultado a nível estético e a nível de textura do pêlo.

Qualquer um aguenta dois meses ou mais. O cão não morre, o resultado final é que fica completamente diferente. Um cão com dois meses por arrancar, não tem pêlo duro interior do tamanho desejado para um efeito final ideal. Se arrancar um pêlo com dois meses, por dentro o que encontro é subpêlo. E nesses casos o ideal é fazer stripping total, coisa que não é nada bonito de se ver (que é basicamente tirar tudo mesmo).

Eu tenho cães mensais e cães bimestrais, o que falo é de experiencia ;)

Mas concordo consigo, a qualidade do pêlo conta muito!
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo fev 16, 2014 3:50 pm

Ei já não me lembro :P
Com o pente e escova sai um pouco mais do que isso, mas usando o coat king se for pelo corpo todo sai muito mais :P
Mas mal lhe sai pelo naturalmente, por isso tem que sair durante a escovagem, mas ainda assim não acho que saia muito na minha opinião :wink:
antipragas
Membro
Mensagens: 94
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

domingo fev 16, 2014 3:51 pm

Diferente ... Stripping é arrancar totalmente o pêlo. Deixar a pele à vista, não aconselhável fazer, no entanto há quem o faça para tentar obter pelo duro mais rapidamente.
O trimming é tratar e manter.
Arrancar o pelo em raças de pêlo duro não se faz só para fins estéticos, ficam também com o corte típico da raça, um pêlo mais brilhante e saudável com benefícios claros para a saúde do animal.


Parece ser que stripping en su definición más precisa, significa arrancar totalmente el pelo y el subpelo del perro hasta desnudarlo.
Hay profesionales que reservan estrictamente el término stripping sólo para el arrancado total.
Utilizan el término trimming para englobar el arrancado no integral, por tanto todo el arrancado de mantenimiento, y también los trabajos de máquina y tijera que se practican especialmente en los perros de pelo duro.
Al vulgarizarse, se tiende a utilizar el término stripping para referirse al arrancado del pelo y subpelo sin precisión de grado o medida. Comparte así con el trimming su contenido substancial: mantener el pelo arrancándolo.
Cuando ocurren estas cosas, cuando los términos se vulgarizan y pierden precisión, o incluso cuando, como en este caso, se solapan, debemos ser tolerantes, porque lo único que interesa es entenderse. Lo importante es saber a qué se está refiriendo nuestro interlocutor cuando emplea cualquiera de estos términos.
Y ante la menor duda, utilizar el castellano. Así por ejemplo si decimos arrancado total o arrancado de mantenimiento nos entenderemos todos.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 3:55 pm

ReginaVieira Escreveu:2 meninas:


Imagem
"A Pituxa foi adoptada num canil e como estava muito suja e cheia de nós, veio à CãoQMia para se refrescar e ficar bonita antes de ir para o seu novo lar! És um doce e muito meiga, desejamos que sejas muito feliz!"

Imagem
"A Lulu, uma spitz alemã anã, veio à CãoQMia pois decidiu fazer uma mudança de visual para o Natal!
O que acham do resultado? "
Que Lindas!!! A Lulu ficou muito gira!! :D
Responder

Voltar para “Cães”