Grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 4:00 pm

ReginaVieira Escreveu:Ei já não me lembro :P
Com o pente e escova sai um pouco mais do que isso, mas usando o coat king se for pelo corpo todo sai muito mais :P
Mas mal lhe sai pelo naturalmente, por isso tem que sair durante a escovagem, mas ainda assim não acho que saia muito na minha opinião :wink:
Comparado com a cadela dos meus pais esse tufinho não é nada xD
Se eu a escovar com o furminator consigo tirar-lhe milhentos tufos, e ainda assim há mais por tirar. Só costumo usar o furminator uma vez por semana para lhe tirar pelo do pescoço, das costas e das coxas, que é donde sai mais.
Só o uso uns 5-10min de cada vez, umas 3 vezes ao dia, para ter a certeza que não a magoo sem querer (aquilo arranha e não é pouco se for usado sempre na mesma zona, o que eu evito fazer continuamente).

Também a escovo com uma luva com de borracha diariamente para ir retirando os pelos mortos, mas é uma batalha perdida. Cães com pelo curto... nunca mais :?

Daqui para a frente só quero cães frufrus! :twisted:
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 4:21 pm

antipragas Escreveu:Diferente ... Stripping é arrancar totalmente o pêlo. Deixar a pele à vista, não aconselhável fazer, no entanto há quem o faça para tentar obter pelo duro mais rapidamente.
O trimming é tratar e manter.
Arrancar o pelo em raças de pêlo duro não se faz só para fins estéticos, ficam também com o corte típico da raça, um pêlo mais brilhante e saudável com benefícios claros para a saúde do animal.


Parece ser que stripping en su definición más precisa, significa arrancar totalmente el pelo y el subpelo del perro hasta desnudarlo.
Hay profesionales que reservan estrictamente el término stripping sólo para el arrancado total.
Utilizan el término trimming para englobar el arrancado no integral, por tanto todo el arrancado de mantenimiento, y también los trabajos de máquina y tijera que se practican especialmente en los perros de pelo duro.
Al vulgarizarse, se tiende a utilizar el término stripping para referirse al arrancado del pelo y subpelo sin precisión de grado o medida. Comparte así con el trimming su contenido substancial: mantener el pelo arrancándolo.
Cuando ocurren estas cosas, cuando los términos se vulgarizan y pierden precisión, o incluso cuando, como en este caso, se solapan, debemos ser tolerantes, porque lo único que interesa es entenderse. Lo importante es saber a qué se está refiriendo nuestro interlocutor cuando emplea cualquiera de estos términos.
Y ante la menor duda, utilizar el castellano. Así por ejemplo si decimos arrancado total o arrancado de mantenimiento nos entenderemos todos.
Não Antipragas. Stripping não significa arrancar todo. E o proprio texto refere "arrancado total o arrancado de mantenimiento".

Trimming significa aparar, basta ir a um dicionário de inglês - portugues.. mas pode ser considerado como a definiçaõ de todo o conjunto do arranjo digamos. Exemplo "trimming do schnauzer " como "arranjo do schnauzer", assim como se diz vulgarmente "tosquia do schnauzer" apesar de ser feito por maioria stripping.

Stripping é o acto de arrancar. Também basta para isso consultar o dicionário.. são tudo palavras simples, não é nenhum bicho de sete cabeças nem significam mais do que aquilo para que foram criadas. Se eu quero dizer stripping até à pele, digo stripping total, e explico.

Esse texto refere o trimming como rolling (não é invulgar trocarem estes termos), Rolling é um técnica de stripping, usada para esculpir e arrancar o pêlo necessário para dar a forma correcta e harmonizar... talvez isso esteja a ser confundido com o trimming.

Em relaçao à citação, eu também posso encontrar inumeras citações e coloca-las aqui, no entanto penso que não necessito, a não ser para complementar algo, porque eu só falo com certeza do que sei, e do que sei, consigo explicar por mim. Mas caso coloque uma citação, coloco-a com a devida fonte, porque sem fonte, para mim não passam de palavras, estejas correctas ou erradas.
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 4:25 pm

Já que mencionei anteriormente o Furminator (que é a mesma coisa que um Foolee e outras "escovas" semelhantes), pensei em incluir estas imagens que demonstram o que pode acontecer se esta ferramenta for usada em demasia.

Assim se alguém vier ler posteriormente estes posts pode achar esta informação relevante, caso esteja a ponderar usar uma destas ferramentas :)

Imagem
Imagem

Ou seja, enquanto o Furminator é bom para retirar subpelo/pelo morto, não deve ser usado em demasia nem com demasiada força para que não aconteça o retratado acima, que é ausência completa de subpelo, no caso do gato, e quebra/estrago do pelo superior e perda de muito subpelo no caso do cão.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 4:33 pm

0Janita0 Escreveu:Já que mencionei anteriormente o Furminator (que é a mesma coisa que um Foolee e outras "escovas" semelhantes), pensei em incluir estas imagens que demonstram o que pode acontecer se esta ferramenta for usada em demasia.

Assim se alguém vier ler posteriormente estes posts pode achar esta informação relevante, caso esteja a ponderar usar uma destas ferramentas :)

Imagem
Imagem

Ou seja, enquanto o Furminator é bom para retirar subpelo/pelo morto, não deve ser usado em demasia nem com demasiada força para que não aconteça o retratado acima, que é ausência completa de subpelo, no caso do gato, e quebra/estrago do pelo superior e perda de muito subpelo no caso do cão.
Exatamente! Só se deve usar até um certo ponto. Uma forma fácil de ver quando parar é a seguinte:

Enquanto a ferramente "encravar" digamos assim, é porque ainda há pêlo morto para sair. Quando deslizar no pêlo com facilidade e sem prender é o momento de parar.

Isto pressupondo que estamos a falar de raças ou tipos de pêlo em que se pode usar.
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 4:41 pm

__dani__ Escreveu:
Exatamente! Só se deve usar até um certo ponto. Uma forma fácil de ver quando parar é a seguinte:

Enquanto a ferramente "encravar" digamos assim, é porque ainda há pêlo morto para sair. Quando deslizar no pêlo com facilidade e sem prender é o momento de parar.

Isto pressupondo que estamos a falar de raças ou tipos de pêlo em que se pode usar.
Precisamente. Quando corre bem demais é porque já se fez asneira :P

Claro, não se vai usar esta ferramenta em caniches, por exemplo.
Para quem está a ler não souber, esta ferramenta funciona melhor em cães de pelo curto ou denso, como Pastores Alemães, Dálmatas, Podengos lisos, Labradores, São Bernardos, Samoiedos, ChowChows, Rottweilers, etc ;)
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 4:53 pm

0Janita0 Escreveu:
Claro, não se vai usar esta ferramenta em caniches, por exemplo.
Para quem está a ler não souber, esta ferramenta funciona melhor em cães de pelo curto ou denso, como Pastores Alemães, Dálmatas, Podengos lisos, Labradores, São Bernardos, Samoiedos, ChowChows, Rottweilers, etc ;)
Não concordo com o Dalmata, porque não tem subpêlo

Nem com o Samoiedo e o Chow Chow, porque têm demasiada densidade (a pelagem é constituida sobetudo por subpêlo), e se conseguissemos tirar alguma coisa com a furminator, quando a mesma conseguisse deslizar, significava que o cão estava quase careca. Mas simplesmente a furminator não consegue "chegar la".. é como cortar um bife com uma faca de borracha... :P

O São bernardo, só se for de pêlo curto, porque no de pêlo longo acontece quase a mesma coisa do que acontece com os samies e os chows, por causa da densidade.

Os que estão a negrito são os que a furminator resulta melhor
Última edição por __dani__ em domingo fev 16, 2014 5:01 pm, editado 2 vezes no total.
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 4:55 pm

Janita obrigada pelo comentario ao Bolinhas! Só agora é que vi :)
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

domingo fev 16, 2014 5:00 pm

__dani__ Escreveu:
0Janita0 Escreveu:
Claro, não se vai usar esta ferramenta em caniches, por exemplo.
Para quem está a ler não souber, esta ferramenta funciona melhor em cães de pelo curto ou denso, como Pastores Alemães, Dálmatas, Podengos lisos, Labradores, São Bernardos, Samoiedos, ChowChows, Rottweilers, etc ;)
Não concordo com o Dalmata, porque não tem subpêlo

Nem com o Samoiedo e o Chow Chow, porque têm demasiada densidade (a pelagem é constituida sobetudo por subpêlo), e se conseguissemos tirar alguma coisa com a furminator, quando a mesma conseguisse deslizar, significava que o cão estava quase careca. Mas simplesmente a furminator não consegue "chegar la".. é como cortar um bife com uma faca de borracha... :P

O São bernardo, só se for de pêlo curto, porque no de pêlo longo acontece quase a mesma coisa do que acontece com os samies e os chows, por causa da densidade.

Os que estão a negrito são os que a furminator resulta melhor
Ups :oops: Lá está, por favor users, não olhem ao meu post, leiam antes os posts da Dani, é mais certo! Eu vou parar de dar dicas, porque engano-me sempre! xD

Mas ao menos estou a aprender :D
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 5:12 pm

0Janita0 Escreveu:
__dani__ Escreveu:
0Janita0 Escreveu:
Claro, não se vai usar esta ferramenta em caniches, por exemplo.
Para quem está a ler não souber, esta ferramenta funciona melhor em cães de pelo curto ou denso, como Pastores Alemães, Dálmatas, Podengos lisos, Labradores, São Bernardos, Samoiedos, ChowChows, Rottweilers, etc ;)
Os que estão a negrito são os que a furminator resulta melhor
Ups :oops: Lá está, por favor users, não olhem ao meu post, leiam antes os posts da Dani, é mais certo! Eu vou parar de dar dicas, porque engano-me sempre! xD

Mas ao menos estou a aprender :D
É isso mesmo! :D

Em relação ao resto... eu também não sou o suprasumo da batata (é assim que se diz? :lol: ) Simplesmente já experimentei em Samies e nao deu lá muito resultado, não tira nada :lol: Nunca fiz em chow chows, mas como o tipo de pêlo é muito parecido, suponho que seja a mesma coisa.

Em São bernardos, também já tentei, e embora saia mais do que em Samoiedos, há ferramentas muito melhores para o efeito (atenção, são bernardos de pêlo longo. Em curtos nunca usei (também nunca tratei de nenhum de pêlo curto) mas acredito que funcione)

E em dalmatas simplesmente não faz sentido porque o furminator serve para tirar subpêlo, coisa que não se encontra em dalmatas :P assim como não se encontra em boxers por exemplo.
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

domingo fev 16, 2014 5:42 pm

sportinguista UAU!! Que espetáculo!! :D Admiro ainda mais por ter usado ferramentas que não são específicas para o trabalho e ainda assim conseguiu um resultado muito bom!! :)

E nem preciso de ver o Antes Antes, porque eu imagino como estaria, esse tipo de pêlo "agarra" muita porcaria e emaranha-se com facilidade!

Pode e deve continuar! Por favor :mrgreen:
Obrigada! Foi algo que até gostei imenso de fazer, já o cão teve de ser convencido com um osso e acabou deitado enquanto eu o torturava :P
Aliás, eu também sou da opinião de não o tosquiar, por 2 razões:

- Alteração da textura do pêlo (ao tosquiar o pêlo vai ter tendência a encaracolar cada vez mais, e vai aumentar a quantidade de subpêlo. Além de lhe mudar o aspecto e torna-lo com um look ainda mais despenteado quando o pêlo voltar a crescer, vai emaranhar-se com muito mais facilidade e agarrar coisas ao pêlo, no seu dia-a-dia de cão)

- Retiram-lhe a protecção (ao tosquiar ele vai sofrer imenso com o calor, porque a densidade de pêlo vai permanecer a mesma, apenas mais curta, o que fará com que fique com a pele mais exposta ao sol e às altas temperaturas)

O ideal é fazerem-lhe o que a/o sportinguista fez, que é basicamente um desbaste, e uma boa escovadela para remover o pêlo velho. Dessa forma vao alivia-lo do calor, uma vez que ao retirar subpêlo vai permitir um melhor arejamento da pele, e ao mesmo tempo o corpo fica melhor protegido dos raios solares.

No máximo, para ser mais higiénico, poderão tirar algum comprimento com um corte de tesoura.
A sportinguista :P agradece imenso a explicação, assim já posso convencer os donos a não cortar para não piorar ainda mais a situação.

Em relação ao corte com a tesoura, com que comprimento mínimo deve ficar o pêlo para que não altere a textura?

Então recapitulando os materiais que se pode usar nele:
Uma destas para retirar o pêlo morto:
Imagem

Um pente de metal para pentear e

E este faz mesmo o quê? Confesso que tenho visto disto à venda, mas tem um ar tão assustador com os dentes afiados que nunca me senti minimamente tentada a comprar :?
Imagem

Vou dizer então aos donos a melhor maneira de tomarem conta do pelinho do meu afilhado.

Eu tenho o furminator porque meus, tenho um serra da estrela de pêlo curto e uma labradora. Ao serra sempre consegui tirar os pêlos com as mais diversas escovas, mas a labradora levou-me ao desespero porque largava pêlo por todo o lado mas quando lhe passava a escova, esta saía quase limpa! A furminator foi a única que resultou com ela e também resulta com o serra, o sub-pêlo sai muito bem. Como eles têm uma dona preguiçosa não há o perigo de serem escovados demais, mesmo na muda do pêlo só os escovo no máximo uma vez por semana :oops:
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 5:48 pm

sportinguista Escreveu: E este faz mesmo o quê? Confesso que tenho visto disto à venda, mas tem um ar tão assustador com os dentes afiados que nunca me senti minimamente tentada a comprar :?
Imagem
Esse é para arrancar subpêlo (basicamente a finalidade é a mesma que a furminator, mas é mais adequado para o tipo de pêlo dele)

A Regina até fez uma mini reportagem fotográfica do efeito dessa ferramenta :P
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

domingo fev 16, 2014 5:54 pm

Eu a usar isso só tenho receio de magoar a pele do cão.

Sei que o furminator também arranha bastante, mas dá ideia que é mais fácil de controlar que isso.

A cardadeira não retira nenhum sub-pêlo? É que com esse pente se calhar prefiro usar eu do que deixar nas mãos dos donos, mas eu só estou com o cão umas duas ou três vezes por ano :?
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 5:59 pm

sportinguista Escreveu:Eu a usar isso só tenho receio de magoar a pele do cão.

Sei que o furminator também arranha bastante, mas dá ideia que é mais fácil de controlar que isso.

A cardadeira não retira nenhum sub-pêlo? É que com esse pente se calhar prefiro usar eu do que deixar nas mãos dos donos, mas eu só estou com o cão umas duas ou três vezes por ano :?
Parece, mas não, a furminator arranha mais :P

Parece que tem garras esta não é? Mas são "garras" grossas, não arranham nem magoam, a não ser que se exerça demasiada pressão, mas isso é como tudo! :wink:
antipragas
Membro
Mensagens: 94
Registado: quinta mai 24, 2012 9:40 am

domingo fev 16, 2014 6:52 pm

__dani__ Escreveu:
antipragas Escreveu:Diferente ... Stripping é arrancar totalmente o pêlo. Deixar a pele à vista, não aconselhável fazer, no entanto há quem o faça para tentar obter pelo duro mais rapidamente.
O trimming é tratar e manter.
Arrancar o pelo em raças de pêlo duro não se faz só para fins estéticos, ficam também com o corte típico da raça, um pêlo mais brilhante e saudável com benefícios claros para a saúde do animal.


Parece ser que stripping en su definición más precisa, significa arrancar totalmente el pelo y el subpelo del perro hasta desnudarlo.
Hay profesionales que reservan estrictamente el término stripping sólo para el arrancado total.
Utilizan el término trimming para englobar el arrancado no integral, por tanto todo el arrancado de mantenimiento, y también los trabajos de máquina y tijera que se practican especialmente en los perros de pelo duro.
Al vulgarizarse, se tiende a utilizar el término stripping para referirse al arrancado del pelo y subpelo sin precisión de grado o medida. Comparte así con el trimming su contenido substancial: mantener el pelo arrancándolo.
Cuando ocurren estas cosas, cuando los términos se vulgarizan y pierden precisión, o incluso cuando, como en este caso, se solapan, debemos ser tolerantes, porque lo único que interesa es entenderse. Lo importante es saber a qué se está refiriendo nuestro interlocutor cuando emplea cualquiera de estos términos.
Y ante la menor duda, utilizar el castellano. Así por ejemplo si decimos arrancado total o arrancado de mantenimiento nos entenderemos todos.
Não Antipragas. Stripping não significa arrancar todo. E o proprio texto refere "arrancado total o arrancado de mantenimiento".

Trimming significa aparar, basta ir a um dicionário de inglês - portugues.. mas pode ser considerado como a definiçaõ de todo o conjunto do arranjo digamos. Exemplo "trimming do schnauzer " como "arranjo do schnauzer", assim como se diz vulgarmente "tosquia do schnauzer" apesar de ser feito por maioria stripping.

Stripping é o acto de arrancar. Também basta para isso consultar o dicionário.. são tudo palavras simples, não é nenhum bicho de sete cabeças nem significam mais do que aquilo para que foram criadas. Se eu quero dizer stripping até à pele, digo stripping total, e explico.

Esse texto refere o trimming como rolling (não é invulgar trocarem estes termos), Rolling é um técnica de stripping, usada para esculpir e arrancar o pêlo necessário para dar a forma correcta e harmonizar... talvez isso esteja a ser confundido com o trimming.

Em relaçao à citação, eu também posso encontrar inumeras citações e coloca-las aqui, no entanto penso que não necessito, a não ser para complementar algo, porque eu só falo com certeza do que sei, e do que sei, consigo explicar por mim. Mas caso coloque uma citação, coloco-a com a devida fonte, porque sem fonte, para mim não passam de palavras, estejas correctas ou erradas.

A fonte é a Setter Bakio ... Conhece ???
Não lhe quero estragar o negócio, mas em mim está muito presente o conceito, pois estou a acabar de dar um curso nesta área, Trimming ... Seria bom para voçê passar pelo site e dar uma vista de olhos, pois para a sua profissão será de grande utilidade!
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

domingo fev 16, 2014 7:59 pm

antipragas Escreveu:
__dani__ Escreveu:
antipragas Escreveu:Diferente ... Stripping é arrancar totalmente o pêlo. Deixar a pele à vista, não aconselhável fazer, no entanto há quem o faça para tentar obter pelo duro mais rapidamente.
O trimming é tratar e manter.
Arrancar o pelo em raças de pêlo duro não se faz só para fins estéticos, ficam também com o corte típico da raça, um pêlo mais brilhante e saudável com benefícios claros para a saúde do animal.


Parece ser que stripping en su definición más precisa, significa arrancar totalmente el pelo y el subpelo del perro hasta desnudarlo.
Hay profesionales que reservan estrictamente el término stripping sólo para el arrancado total.
Utilizan el término trimming para englobar el arrancado no integral, por tanto todo el arrancado de mantenimiento, y también los trabajos de máquina y tijera que se practican especialmente en los perros de pelo duro.
Al vulgarizarse, se tiende a utilizar el término stripping para referirse al arrancado del pelo y subpelo sin precisión de grado o medida. Comparte así con el trimming su contenido substancial: mantener el pelo arrancándolo.
Cuando ocurren estas cosas, cuando los términos se vulgarizan y pierden precisión, o incluso cuando, como en este caso, se solapan, debemos ser tolerantes, porque lo único que interesa es entenderse. Lo importante es saber a qué se está refiriendo nuestro interlocutor cuando emplea cualquiera de estos términos.
Y ante la menor duda, utilizar el castellano. Así por ejemplo si decimos arrancado total o arrancado de mantenimiento nos entenderemos todos.
Não Antipragas. Stripping não significa arrancar todo. E o proprio texto refere "arrancado total o arrancado de mantenimiento".

Trimming significa aparar, basta ir a um dicionário de inglês - portugues.. mas pode ser considerado como a definiçaõ de todo o conjunto do arranjo digamos. Exemplo "trimming do schnauzer " como "arranjo do schnauzer", assim como se diz vulgarmente "tosquia do schnauzer" apesar de ser feito por maioria stripping.

Stripping é o acto de arrancar. Também basta para isso consultar o dicionário.. são tudo palavras simples, não é nenhum bicho de sete cabeças nem significam mais do que aquilo para que foram criadas. Se eu quero dizer stripping até à pele, digo stripping total, e explico.

Esse texto refere o trimming como rolling (não é invulgar trocarem estes termos), Rolling é um técnica de stripping, usada para esculpir e arrancar o pêlo necessário para dar a forma correcta e harmonizar... talvez isso esteja a ser confundido com o trimming.

Em relaçao à citação, eu também posso encontrar inumeras citações e coloca-las aqui, no entanto penso que não necessito, a não ser para complementar algo, porque eu só falo com certeza do que sei, e do que sei, consigo explicar por mim. Mas caso coloque uma citação, coloco-a com a devida fonte, porque sem fonte, para mim não passam de palavras, estejas correctas ou erradas.

A fonte é a Setter Bakio ... Conhece ???
Não lhe quero estragar o negócio, mas em mim está muito presente o conceito, pois estou a acabar de dar um curso nesta área, Trimming ... Seria bom para voçê passar pelo site e dar uma vista de olhos, pois para a sua profissão será de grande utilidade!
Agradeço o convite mas não, desconfio sempre do rigor de formações que trocam os nomes!

Então o Antipragas é groomer?

Desculpe se lhe pareço arrogante ou sabichona, eu não sou de todo, apenas falo somente do que sei. Não sei se em si está muito presente o conceito como diz, mas em mim está :wink:


E não me estraga negócio nenhum, que eu não ando aqui para negociar com ninguém.
Responder

Voltar para “Cães”