Coleira

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tyger5
Membro Júnior
Registado: domingo fev 16, 2014 11:37 am

segunda fev 17, 2014 6:51 pm

Olá a todos!
Este é o meu 1º tópico, e venho esclarecer ( ou tentar) esclarecer uma dúvida e pedir opiniões:

Tenho um Bosques, de 6 anos, e embora seja um gato de interior, às vezes deixo-o vir ao jardim (sempre vigiado e seguido, até porque tenho um cão).
Agora a questão é: já em mais de uma vez, ponderei comprar-lhe uma coleira com chapa de identificação, só no caso de se dar uma fuga, mas com a coleira, imaginemos que ele salta e fica preso num ramo, pela coleira?

Já vi coleiras que se soltam se puxadas, mas resultam mesmo?

Agradeço todas as opiniões, e espero aprender muito no fórum.

Obrigada!!! :D
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda fev 17, 2014 9:00 pm

Procure por uma coleira com fecho de segurança. As que tive com esse ripo de fecho abriam sem problemas quando se puxava um pouco.
É uma questão de exprobrar em casa e ver quanta pressão é necessária para a abrir.

Pense em colocar microchip no gato :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda fev 17, 2014 9:23 pm

Em vez da coleira, coloque-lhe chip de identificação. Não confio em coleiras, sejam com ou sem fecho de segurança. Mesmo com esse tipo de fecho, após a torcerem 2 vezes, a partir da 2ª volta, a força exercida, pela "lei da física" já nada fará com que o fecho abra...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

segunda fev 17, 2014 9:36 pm

Dos meus felinos, só a Inês é que usa coleira, (os outros 2 como teem o pelo comprido, não gosto de ver coleiras) mas é só para eu saber onde ela esta, como é uma pestinha, gosto de saber :wink: ...no entanto deixo a coleira sempre larga, de modo a que lhe saia pela cabeça, mesmo sem abrir...a pala disso já perdeu algumas no terraço e no quintal, mas não me importo, desde que ela esteja segura.
Tyger5
Membro Júnior

terça fev 18, 2014 6:30 pm

Obrigada por todas a respostas.
Considerando as vossas opiniões, acho que é mesmo melhor optar pelo chip.
Acho que vou sempre ter medo que a coleira não se abra.

Obrigada pela ajuda!!!
:D
gata7b
Membro
Registado: quarta ago 29, 2012 12:04 am
Localização: Gatas: *Princess Tomy*, The Dutchess Silvie Marissa de Gutemberg & Damsel Safira Bijou de La Fontain

quinta fev 20, 2014 2:55 am

Cá em casa usam todas coleira quase o ano todo. Não é por necessidade, é só mesmo por vaidade minha. Elas não se sentem incomodadas, que é o que importa. Temos vários tipos de coleiras, as favoritas são as que se abrem quando eles estão "presos". Cá em casa, na brincadeira, às vezes as unhas cravam-se na coleira da outra, e essas coleiras abrem-se logo, sem problemas. Deixo as coleiras largas na mesma, just in case. Além disso, estas coleiras são fáceis de tirar e colocar.

O chip é óptimo e concordo com o seu uso, mas uma coleira com número por vezes é mais imediato. Então nos gatos, muita gente esquece-se do chip, pois a verdade é que a maioria não o possui. E há muita gente que ainda pensa que se paga para ir ver se tem chip. Por isso eu usaria os dois (chip+coleira). Chip para o caso da coleira desaparecer e como prova de "propriedade" (legalmente, nada como um chip para resolver problemas de posse) e a coleira para chamar mais a atenção e para permitir que se alguém o encontre possa logo ligar a informar os donos.

Outra coisa é que o chip implica pegar no gato e ir ao veterinário. Dá "trabalho" e, pior que isso, se o gato não tiver chip, onde o colocar (caso não o possam acolher)? Este é o pensamento de muitas pessoas, que têm medo de ficar com um "problema" em mãos, pois é claro que depois se sentem mal em ir soltar o gato outra vez no local...

Isto é apenas o que eu acho sobre o assunto...
Tyger5
Membro Júnior

sexta fev 21, 2014 4:08 pm

Depois de ouvir algumas opiniões, decidi que o melhor era utilizar os dois. Realmente como a user gata7b referiu, não conheço muitos gatos que saiba terem chip.
Mas agora já ando mais descansada; o gato já está "chipado" e ando a investigar umas coleiras, mais vale prevenir que remediar.
Mais uma vez obrigada!
franjinhas1
Membro
Registado: segunda jan 28, 2008 6:33 pm

segunda fev 24, 2014 6:39 pm

Eu sou totalmente contra o uso de coleiras...
No inicio a Baixinha usou uma coleira e um dia se eu não tivesse em casa morria sufocada...é uma gata muito activ e com as brincadeiras loucas...
Depois coleira com guizo é abominável :x imaginem o que seria se andassemos cm um guizo junto dos ouvidos o dia todo!! Seria de ficar louca...o barulho constantemente na nossa cabeça.
São animais mas não custa nada colocarmo-nos no lugar deles e imaginar alguns dos disparates que fazemos...
Espero que tenha ajudado.
Tyger5
Membro Júnior

terça fev 25, 2014 6:29 pm

franjinhas1, eu também não sou muito pelos guizos, mas a que devo optar á uma sem guizo, só mesmo com chapinha de identificação.

Quanto há possibilidade de ficar preso, acho que sendo uma das que têm fecho de segurança, não haverá problema.

Talvez peça a opinião ao veterinário...Vou pensar nisso, não sei.

Obrigada pela sua opinião! :
Responder

Voltar para “Gatos”