Apareceu antigo dono

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jdavidvvaz
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta fev 20, 2014 10:37 am

quinta fev 20, 2014 10:48 am

Fiquei com um cão abandonado, que estava um pouco magro e com frio. Levei o ao veterinário onde vimos que tinha chip mas não estava registado. Fiz o registo em meu nome, dando lhe as vacinas necessárias. Hoje quando a minha esposa o passeava apareceu o antigo dono e ela entregou lho sem me informar. Que direitos tenho eu sobre o cão? Vou oferecer dinheiro ao senhor pelo cão, mas se ele nao aceitar que maneiras legais tenho para poder ficar com ele? O cão na altura nao tinha coleira, e segundo o senhor normalmente andava sempre solto todo o dia e voltava para casa a maioria das noites.
alexandra_m
Membro Veterano
Mensagens: 1455
Registado: quarta fev 20, 2002 12:09 am
Localização: cadela, peixe
Contacto:

quinta fev 20, 2014 10:56 am

Olá. Para além do que diz tem o problema de o cão estar registado em seu nome. Qualquer coisa que aconteça contactam-no a si. Será mesmo assim?
Quanto tempo ficou com o cão consigo? Sabe onde o dono reside?
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta fev 20, 2014 10:59 am

Deixar o cão solto na rua pode ser considerado abandono.
A nível legal, seria o antigo "dono" que deveria pagar uma multa por abandono e por não ter o cão registado, como indica a lei.

Se não estava registado, não sei se legalmente ele seria o "dono" do cão.
Neste momento, como o cão está registado em teu nome, acho que legalmente tu é que serias o atual "dono".
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 20, 2014 11:02 am

jdavidvvaz Escreveu:Fiquei com um cão abandonado, que estava um pouco magro e com frio. Levei o ao veterinário onde vimos que tinha chip mas não estava registado. Fiz o registo em meu nome, dando lhe as vacinas necessárias. Hoje quando a minha esposa o passeava apareceu o antigo dono e ela entregou lho sem me informar. Que direitos tenho eu sobre o cão? Vou oferecer dinheiro ao senhor pelo cão, mas se ele nao aceitar que maneiras legais tenho para poder ficar com ele? O cão na altura nao tinha coleira, e segundo o senhor normalmente andava sempre solto todo o dia e voltava para casa a maioria das noites.
Boas...

Como é que a sua esposa soube que era o antigo dono do cão?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
jdavidvvaz
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta fev 20, 2014 10:37 am

quinta fev 20, 2014 11:10 am

fontedasbicas Escreveu:
jdavidvvaz Escreveu:Fiquei com um cão abandonado, que estava um pouco magro e com frio. Levei o ao veterinário onde vimos que tinha chip mas não estava registado. Fiz o registo em meu nome, dando lhe as vacinas necessárias. Hoje quando a minha esposa o passeava apareceu o antigo dono e ela entregou lho sem me informar. Que direitos tenho eu sobre o cão? Vou oferecer dinheiro ao senhor pelo cão, mas se ele nao aceitar que maneiras legais tenho para poder ficar com ele? O cão na altura nao tinha coleira, e segundo o senhor normalmente andava sempre solto todo o dia e voltava para casa a maioria das noites.
Boas...

Como é que a sua esposa soube que era o antigo dono do cão?
Desde ja obrigado pelas respostas. Vivo numa pequena cidade e as pessoas são de confiança. O dono é uma pessoa muito conhecida e respeitada da cidade
fontedasbicas
Membro Veterano
Mensagens: 1323
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta fev 20, 2014 11:11 am

jdavidvvaz Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
jdavidvvaz Escreveu:Fiquei com um cão abandonado, que estava um pouco magro e com frio. Levei o ao veterinário onde vimos que tinha chip mas não estava registado. Fiz o registo em meu nome, dando lhe as vacinas necessárias. Hoje quando a minha esposa o passeava apareceu o antigo dono e ela entregou lho sem me informar. Que direitos tenho eu sobre o cão? Vou oferecer dinheiro ao senhor pelo cão, mas se ele nao aceitar que maneiras legais tenho para poder ficar com ele? O cão na altura nao tinha coleira, e segundo o senhor normalmente andava sempre solto todo o dia e voltava para casa a maioria das noites.
Boas...

Como é que a sua esposa soube que era o antigo dono do cão?
Desde ja obrigado pelas respostas. Vivo numa pequena cidade e as pessoas são de confiança. O dono é uma pessoa muito conhecida e respeitada da cidade
Boas...

Até podia ser o "Presidente" lá do sítio... como fez prova de que o cão era seu?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
jdavidvvaz
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta fev 20, 2014 10:37 am

quinta fev 20, 2014 11:12 am

alexandra_m Escreveu:Olá. Para além do que diz tem o problema de o cão estar registado em seu nome. Qualquer coisa que aconteça contactam-no a si. Será mesmo assim?
Quanto tempo ficou com o cão consigo? Sabe onde o dono reside?
Sim, eu conheço o dono e sei onde é a casa. O que é estranho é que nas nossas caminhadas passamos as vezes a cerca de 500m da casa e ele nunca tentou ir nessa direção.
jdavidvvaz
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta fev 20, 2014 10:37 am

quinta fev 20, 2014 12:04 pm

fontedasbicas Escreveu:
jdavidvvaz Escreveu:
fontedasbicas Escreveu:
jdavidvvaz Escreveu:Fiquei com um cão abandonado, que estava um pouco magro e com frio. Levei o ao veterinário onde vimos que tinha chip mas não estava registado. Fiz o registo em meu nome, dando lhe as vacinas necessárias. Hoje quando a minha esposa o passeava apareceu o antigo dono e ela entregou lho sem me informar. Que direitos tenho eu sobre o cão? Vou oferecer dinheiro ao senhor pelo cão, mas se ele nao aceitar que maneiras legais tenho para poder ficar com ele? O cão na altura nao tinha coleira, e segundo o senhor normalmente andava sempre solto todo o dia e voltava para casa a maioria das noites.
Boas...

Como é que a sua esposa soube que era o antigo dono do cão?

Desde ja obrigado pelas respostas. Vivo numa pequena cidade e as pessoas são de confiança. O dono é uma pessoa muito conhecida e respeitada da cidade
Boas...

Até podia ser o "Presidente" lá do sítio... como fez prova de que o cão era seu?
A minha esposa confiou nele. Mas já obtive agora a confirmação que o cão era mesmo dele. Vou tentar reaver o cão a bem, nem que tenha que lhe pagar pelo cão. Se nao aceitar, vou falar com um advogado pra ver se há alguma maneira legal de ficar com ele.
0Janita0
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta fev 20, 2014 12:05 pm

Ressa Escreveu:Deixar o cão solto na rua pode ser considerado abandono.
A nível legal, seria o antigo "dono" que deveria pagar uma multa por abandono e por não ter o cão registado, como indica a lei.

Se não estava registado, não sei se legalmente ele seria o "dono" do cão.
Neste momento, como o cão está registado em teu nome, acho que legalmente tu é que serias o atual "dono".
x2

Legalmente você é o dono do cão, logo pode exigir que lhe dêem o cão de volta. O melhor seria não criar conflitos, claro, mas se for caso disso pode mesmo ir à polícia resolver o assunto.

Se o cão tem chip com os seus dados, aos olhos da lei, é seu. Se o outro senhor não tiver comprovativos de que é o dono original do animal, não há nada a fazer da parte dele a não ser entregar-lhe o cão.
jdavidvvaz
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta fev 20, 2014 10:37 am

quinta fev 20, 2014 12:10 pm

0Janita0 Escreveu:
Ressa Escreveu:Deixar o cão solto na rua pode ser considerado abandono.
A nível legal, seria o antigo "dono" que deveria pagar uma multa por abandono e por não ter o cão registado, como indica a lei.

Se não estava registado, não sei se legalmente ele seria o "dono" do cão.
Neste momento, como o cão está registado em teu nome, acho que legalmente tu é que serias o atual "dono".
x2

Legalmente você é o dono do cão, logo pode exigir que lhe dêem o cão de volta. O melhor seria não criar conflitos, claro, mas se for caso disso pode mesmo ir à polícia resolver o assunto.

Se o cão tem chip com os seus dados, aos olhos da lei, é seu. Se o outro senhor não tiver comprovativos de que é o dono original do animal, não há nada a fazer da parte dele a não ser entregar-lhe o cão.
Claro que queria evitar conflitos e por isso estou disposto a pagar pelo cão. Mas fico mais descansado sabendo que caso as coisas tomem outros contornos, tenho a possibilidade de ficar com ele.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta fev 20, 2014 12:47 pm

jdavidvvaz Escreveu:Fiquei com um cão abandonado, que estava um pouco magro e com frio. Levei o ao veterinário onde vimos que tinha chip mas não estava registado. Fiz o registo em meu nome, dando lhe as vacinas necessárias. Hoje quando a minha esposa o passeava apareceu o antigo dono e ela entregou lho sem me informar. Que direitos tenho eu sobre o cão? Vou oferecer dinheiro ao senhor pelo cão, mas se ele nao aceitar que maneiras legais tenho para poder ficar com ele? O cão na altura nao tinha coleira, e segundo o senhor normalmente andava sempre solto todo o dia e voltava para casa a maioria das noites.
Fez?? Como assim?? E o que é que as vacinas têm a ver com o chip?? E como é que o registou no seu nome sem o código de barras que acompanha o chip?? Quem é que autorizou o registo??

E quanto à sua esposa.... enfim... nem que viesse o Papa eu ou o meu marido entregávamos assim o nosso cão... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
jdavidvvaz
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: quinta fev 20, 2014 10:37 am

quinta fev 20, 2014 1:29 pm

TheOne Escreveu:
jdavidvvaz Escreveu:Fiquei com um cão abandonado, que estava um pouco magro e com frio. Levei o ao veterinário onde vimos que tinha chip mas não estava registado. Fiz o registo em meu nome, dando lhe as vacinas necessárias. Hoje quando a minha esposa o passeava apareceu o antigo dono e ela entregou lho sem me informar. Que direitos tenho eu sobre o cão? Vou oferecer dinheiro ao senhor pelo cão, mas se ele nao aceitar que maneiras legais tenho para poder ficar com ele? O cão na altura nao tinha coleira, e segundo o senhor normalmente andava sempre solto todo o dia e voltava para casa a maioria das noites.
Fez?? Como assim?? E o que é que as vacinas têm a ver com o chip?? E como é que o registou no seu nome sem o código de barras que acompanha o chip?? Quem é que autorizou o registo??

E quanto à sua esposa.... enfim... nem que viesse o Papa eu ou o meu marido entregávamos assim o nosso cão... :roll:
O veterinário fez o registo do cão no meu nome com o número de chip que o cão ja possuía. As vacinas não têm nada a ver com isso, simplesmente disse que o cão tomou as vacinas como que fosse um cão "novo".
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta fev 20, 2014 2:00 pm

jdavidvvaz Escreveu: O veterinário fez o registo do cão no meu nome com o número de chip que o cão ja possuía.
Pois... acho estranho essa simplicidade toda, é que já tive um caso assim em mãos, e não foi fácil registar o animal em meu nome sem uma série de requisitos...

Imagine que o chip não tinha dados registados AINDA, porque os papéis ainda não teriam chegado ao SIRA e/ou inseridos no sistema, como é?? Regista-se o cão em seu nome e depois chega o dono com os papéis daquele cão e daquele chip, como era?!?....

É tudo facilidades.... :roll:

E já lhe ocorreu se o dono do cão é assim tão conhecido e respeitado, que ele pura e simplesmente não lhe dê o cão?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
safira92
Membro
Mensagens: 168
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

quinta fev 20, 2014 2:13 pm

para mim ele ate podia ser o papa é muito respeitado e entao isso é sinonimo de algo? para mim nao
Lourenca
Membro Veterano
Mensagens: 782
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta fev 20, 2014 2:34 pm

Que grande confusao... E voce teve o cao consigo durante quanto tempo? E que tal o primeiro dono pagar-lhe a si a estadia, veterinário, alimentacao e todos os gastos que teve quando tirou o cao dele da rua? E ele tem provas que procurou o cao, se é que procurou?
Responder

Voltar para “Cães”