Já não sei o que fazer!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FBonito
Membro Júnior
Registado: sexta dez 13, 2013 6:51 pm

sábado fev 22, 2014 11:40 am

Bom dia pessoal.

Tenho um Castro Laboreiro com cerca de 6 meses e meio e o problema é que ele na rua vai sempre a fazer uma força enorme a puxar de tal forma que anda sempre de lado.A minha mulher já não o consegue levar a rua pois já não aguenta a força que ele faz na mao e a mim já me vai custando!Já tentei com 2 estranguladoras diferentes e mesmo assim não existe melhorias nenhumas!Alguem me consegue ajudar?Já começa a ser um sacrifico ir com ele a rua!
Elianarags
Membro Veterano
Registado: terça jan 29, 2013 12:02 pm
Alexa,Frederico.

sábado fev 22, 2014 11:56 am

Bom dia.
Com 6 meses esta na altura de aprender, use a estranguladora, dê-lhe algum espaço, não force, quando ele puxar mais, de um puxão forte e diga junto, quando ele obedecer de alguma recompensa, mesmo que seja só "mimo". Tente também treinar a ordem "alto" para ele saber quando tem que parar, caminhe com ele e diga"alto" fazendo com que ele pare, de seguida recompense-o. Não se esqueça de colocar bem a estranguladora, e quando o cão esta em casa retire-a. A estranguladora só deve ser usada quando o cão está a ser treinado.
Se não conseguir que ele obedeça, procure uma escola de treino.
http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/estrang ... ativas/678
RR1990
Membro
Registado: quarta set 25, 2013 9:53 pm

sábado fev 22, 2014 12:26 pm

Eu sou mais apologista deste tipo de coleiras de treino em vez das estranguladoras. Conheço algumas pessoas que usaram esta Canny Collar e resultou muito bem.

http://www.tecnoafia.pt/canny-collar.html
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado fev 22, 2014 7:41 pm

O melhor seria entrar em contacto com um bom treinador para em conjunto resolverem esse problema.
Existem várias "ferramente" que podem facilitar o treino, mas que devem ser usadas com conhecimento das mesmas e em onjunto com treino.
Pesquise pelo halti head collar, halti harness, canny collar, easy walker etc
Leve recompensas, quando o cão puxar pare e incentive-o a vir ter consigo, recompense-o por (mesmo que sejam poucos) dar passos com a trela sem tensão..
Encontra alguns videos com boas dicas.
É um treino que pode demorar, muita paciência e persistência. Boa sorte!
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
FBonito
Membro Júnior
Registado: sexta dez 13, 2013 6:51 pm

sábado fev 22, 2014 7:56 pm

Pois , vai mesmo ter que ser experimentar outro tipo de coleira para ver se o problema fica resolvido até porque para mim já não existe prazer nenhum em levar o cão a rua, esta a tornar-se um sacrifico muito grande.

Obrigado pelas dicas.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado fev 22, 2014 8:29 pm

FBonito Escreveu:Pois , vai mesmo ter que ser experimentar outro tipo de coleira para ver se o problema fica resolvido até porque para mim já não existe prazer nenhum em levar o cão a rua, esta a tornar-se um sacrifico muito grande.

Obrigado pelas dicas.
Não basta mudar de coleira e esperar que o problema se resolva. É preciso saber usar o novo instrumento que escolher e aliá-lo ao treino!
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
fragonc
Registado: quinta fev 20, 2014 2:35 am

domingo fev 23, 2014 12:34 am

FBonito Escreveu:Pois , vai mesmo ter que ser experimentar outro tipo de coleira para ver se o problema fica resolvido até porque para mim já não existe prazer nenhum em levar o cão a rua, esta a tornar-se um sacrifico muito grande.

Obrigado pelas dicas.
Boa noite,
Eu também tive esse problema com a minha Pastora Alemã quando ela era novinha.. comprei-lhe uma coleira daquelas de peito.. e ela deixou de puxar e também quando não puxava e vinha ao meu lado recompensava-lhe sempre..
Se fizer sempre isso que o leva á rua ele aprenderá .
Espero ter-lhe ajudado..
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo fev 23, 2014 11:15 am

Bolas até cair para o lado.

Isso do treino é muito bonito, mas primeiro é cansa-lo, desmoer essa energia em excesso.
Última edição por botas96 em domingo fev 23, 2014 11:18 am, editado 2 vezes no total.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

domingo fev 23, 2014 11:16 am

Não é o tipo de coleira que resolve o problema de passear ou qualquer outro.
É uma forma de auxiliar o dono a aplicar a força necessária para que o cão sinta, no entanto se o treino não for bem feito o cão vai dessensibilizar-se ao puxão e torna-se indiferente à força que se aplica.

Deve ter-se paciência e coerente durante o treino do passeio e tentar recompensar o bom comportamento.
O que funcionou com o meu cão foi, sempre que ele puxava eu parava e esperava que ele desse uma folga na trela, por vezes era necessário esperar 1-2 min e chamava-o qd ele estivesse mais calmo. Qd havia folga dava-lhe um "mimo" e começava a andar. O melhor é ensinar logo o "junto" e progressivamente ir dando mais liberdade, sendo o "junto" só quando realmente se quer o cão junto de nós. Durante este tipo de treino, nos 1ºs passeios praticamente não se andava nada. Se fizesse 500m em 45 min já era muito.

Procura no youtube alguns vídeos de treino e tentar avaliar o que se adequa mais a si e aos seu canídeo.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo fev 23, 2014 1:23 pm

Para mim ensinar um cão a andar junto tem mais a ver com a paciência e capacidade de perseverança do dono do que com trelas ou coleiras.

Concordo que cansá-los ajuda muito mas o apoio de um treinador ajuda muito mais.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda fev 24, 2014 10:54 am

Obrigado pelas dicas.
Para além de todas as dicas convém mudar também a sua atitude. Se já vai tenso para o passeio, o cão vai ficar tenso. Tem de relaxar e ter paciência, o cão só tem 6 meses, tem de pensar que vai conseguir ensiná-lo e não o contrário.

Boa sorte!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

segunda fev 24, 2014 7:51 pm

Eu tenho uma Rafeiro do Alentejo com 10 meses, já pesa quase 50 kg´s, assim que sai de casa, faz força na trela, eu opto pelo seguinte, um minuto a a correr com ela e acabou-se os puxoes :)
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça fev 25, 2014 2:27 pm

WaterMonitor Escreveu:Para mim ensinar um cão a andar junto tem mais a ver com a paciência e capacidade de perseverança do dono do que com trelas ou coleiras.

Concordo que cansá-los ajuda muito mas o apoio de um treinador ajuda muito mais.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

terça fev 25, 2014 4:17 pm

WaterMonitor Escreveu:Para mim ensinar um cão a andar junto tem mais a ver com a paciência e capacidade de perseverança do dono do que com trelas ou coleiras.

x2

Os meus puxam que se fartam até ao jardim. Na volta, depois de terem corrido, brincado com bolas e churros, já vão para casa sem puxar.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça fev 25, 2014 9:16 pm

DoggyLover Escreveu:

x2

Os meus puxam que se fartam até ao jardim. Na volta, depois de terem corrido, brincado com bolas e churros, já vão para casa sem puxar.
o ideal era não puxar. Mas isso requer paciência, empenho e tempo, coisa que a maioria dos portugueses não têm.
E como a maioria (atrevo-me a dizer) ainda compra cães em lojas e «criadeiros», recebem zero informação sobre o que significa ter um cão ea responsabilidade que isso implica.
E depois vão online á procura de ajuda, e neste caso, há os que aceitam, e os que vão entregar o bicho no canil ou largá-lo na berma da estrada.
É o país que temos.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Cães”