_Last_kiss_ Escreveu:
A primeira coisa a fazer é arranjar um caixotinho, pode ser de papelão, ponha algo fofinho(de preferência velho porque é para ter os gatinhos). A caixa terá de ter uma entrada a 15cm mais ou menos do chão, para os gatinhos não saírem nos primeiros tempos, com a altura e largura mais ou menos da gata, tem de ser fácil para ela entrar lá e ter ainda algum espaço para ela se movimentar (coisa que vai fazer muito quando estiver a parir).
Quando ela quiser ter os bebés em princípio o comportamento dela mudará, poderá deitar algumas gotinhas de sangue antes, vai andar irrequieta, procurando um local bom, deixe ser ela a escolher onde quer, pois será onde se sente mais protegida, se ela não quiser ter no caixote terá de a deixar ter onde ela se sentir segura. Se ela confiar em si fique do lado dela, fale com ela, esteja atenta ao seu comportamento e principalmente esteja atenta ao parto, pois se começar a demorar muito terá de chamar um veterinário para a assistir. Os partos costumam correr bem, mas podem haver complicações...
É importante não mexer nos bebés nos 3 primeiros dias, pode espreitar, mas nada de mexer, ao fim desses três dias retire a manta e ponha uma limpa. Não mude os gatinhos de sítio nos primeiros dias, a gata pode rejeitá-los, esteja atenta ao comportamento dela, há gatas que se podem tornar agressivas ou descuidar os gatinhos;
se eles estiverem sempre a miar a gata pode não estar a alimentá-los devidamente e aí deve dar-lhes em conjunto com a mama da mãe leite para gatinho com um biberon para gatinhos recém-nascidos.
Por último deixe-me dar-lhe um conselho, não é para levar a mal...
Os gatos machos quando pressentem os recém nascidos e estes não são seus filhos têm tendência a matá-los, o que pode acontecer até quando for ao trabalho ou a fazer o jantar em casa, uma questão de minutos é fatal. Há gatas que não suportam outras grávidas e podem tornar-se agressivas para a gata mãe e filhotes...
De qualquer maneira, mesmo que fique com a gatinha mãe deve isolar a gata mãe e os filhotes de todos os outros gatos, até porque a mãe pode ter doenças e contaminar os outros que já possui. Se fosse eu pediria a alguém de confiança para albergar a gatinha mãe e os filhotes até estes poderem ser adoptados, é lindo ter gatinhos bebés e acompanhar a experiência da gata mãe, mas torna-se complicado para ela e stressante, pois mesmo que ela esteja numa divisão diferente ela iria pressentir os outros gatos e entrar em angústia para poder proteger os gatinhos dela, lembre-se que ela não convive há bastante tempo com os seus, além disso já deve estar mesmo para parir, pois já sente os gatinhos mexerem e a barriga grande, coisa que acontece nas últimas 2 semanas antes do parto. Por isso pense bem antes...
bem as coisas que você sabem
Last_Kiss muito obrigada acredita que não sabia algumas coisas que aqui referis-te, e vou seguir os conselhos.
Pois ela ter os bébés na minha cama não dava muito jeito

hoje mesmo ponho o caixotinho de cartão e compro comida para bébés.
a menina está isolada num quarto sozinha penso que como já disseram é melhor para ela se sentir mais calma sem o stress dos meus outros gatos.
e já percebi que tenho que lhe dar mais atenção ela pede muitas festinhas.
Só espero que o parto corra bem, fico com receio de que possa correr mal
Ela é tão meiguinha que vai ser uma mãe maravilhosa
kiss
Luisa