Recolhi gata prestes a parir bébés :)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kiki_Cat
Membro Veterano
Registado: quinta fev 12, 2004 3:39 pm

quarta mar 10, 2004 3:48 pm

Boas :)

Ontem à noite recolhi uma linda gatinha tartaruga prestes a ser mamã :)
achei melhor que ela tivesse os bébés num sítio abrigado e protegido.

Não imaginam a felicidade da menina, juro-vos que isto é verdade, penso por isso que ela tenha sido abandonado por estar grávida :(
ela entrou para a transportadora e deitou-se dentro dela e ao chegar a casa parecia que sabia bem o que era !

Ronrona de felicidade penso que ela entendeu que eu a recolhi para ela ter os bébés abrigadinha :)

dá a barriguinha que está enorme e sinto os bébés a mexer e espernear :) desculpem mas para mim é fascinante isto :)

Já sei que vou ser criticada por a ter recolhido, mas eu fiz o que achei que devia fazer.

Os bébés vou arranjar dono para eles :)

agora e porque já à muito tempo que não tenho uma gata grávida não sei bem se lhe prepare alguma coisa para ela ter os seus bébés ?

Ela é mesmo muito doce.

Kiss

Luisa
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quarta mar 10, 2004 3:57 pm

realmente ha gente sem coração... deixam a pobre gatinha engravidar e ainda por cima abandonam-na :evil: :evil: :evil:

eu nao sei bem que cuidados ha-de ter com gatinho que vao nascer :oops: nunca estive numa situação semelhante

quando vai ao vet com a gatinha?

depois dê noticias ta bem?
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta mar 10, 2004 4:05 pm

Kiki Kat, devias de arranjar uma caixinha de cartão, do tamanho que aches que a mãe gata caiba mais os filhotes, cubri-la com mantas quentinhas e velhas, pois terão que ir fora, pois ficarão sujas de sangue. Deves colocar a caixinha num local calmo e com poucos barulhos ou mesmo nenhuns, se fôr possivel. Ela de certeza que gostará do seu novo ninho :)

Deves-lhe dar comida para gatinhos bébés.

Quando é que a levarás ao vet? Ele de certeza que te dirá se o parto estará para breve ou não e o que deverás fazer ;)

Boa sorte ;)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta mar 10, 2004 4:14 pm

A primeira coisa a fazer é arranjar um caixotinho, pode ser de papelão, ponha algo fofinho(de preferência velho porque é para ter os gatinhos). A caixa terá de ter uma entrada a 15cm mais ou menos do chão, para os gatinhos não saírem nos primeiros tempos, com a altura e largura mais ou menos da gata, tem de ser fácil para ela entrar lá e ter ainda algum espaço para ela se movimentar (coisa que vai fazer muito quando estiver a parir).

Quando ela quiser ter os bebés em princípio o comportamento dela mudará, poderá deitar algumas gotinhas de sangue antes, vai andar irrequieta, procurando um local bom, deixe ser ela a escolher onde quer, pois será onde se sente mais protegida, se ela não quiser ter no caixote terá de a deixar ter onde ela se sentir segura. Se ela confiar em si fique do lado dela, fale com ela, esteja atenta ao seu comportamento e principalmente esteja atenta ao parto, pois se começar a demorar muito terá de chamar um veterinário para a assistir. Os partos costumam correr bem, mas podem haver complicações...

É importante não mexer nos bebés nos 3 primeiros dias, pode espreitar, mas nada de mexer, ao fim desses três dias retire a manta e ponha uma limpa. Não mude os gatinhos de sítio nos primeiros dias, a gata pode rejeitá-los, esteja atenta ao comportamento dela, há gatas que se podem tornar agressivas ou descuidar os gatinhos;
se eles estiverem sempre a miar a gata pode não estar a alimentá-los devidamente e aí deve dar-lhes em conjunto com a mama da mãe leite para gatinho com um biberon para gatinhos recém-nascidos.

Por último deixe-me dar-lhe um conselho, não é para levar a mal...
Os gatos machos quando pressentem os recém nascidos e estes não são seus filhos têm tendência a matá-los, o que pode acontecer até quando for ao trabalho ou a fazer o jantar em casa, uma questão de minutos é fatal. Há gatas que não suportam outras grávidas e podem tornar-se agressivas para a gata mãe e filhotes...

De qualquer maneira, mesmo que fique com a gatinha mãe deve isolar a gata mãe e os filhotes de todos os outros gatos, até porque a mãe pode ter doenças e contaminar os outros que já possui. Se fosse eu pediria a alguém de confiança para albergar a gatinha mãe e os filhotes até estes poderem ser adoptados, é lindo ter gatinhos bebés e acompanhar a experiência da gata mãe, mas torna-se complicado para ela e stressante, pois mesmo que ela esteja numa divisão diferente ela iria pressentir os outros gatos e entrar em angústia para poder proteger os gatinhos dela, lembre-se que ela não convive há bastante tempo com os seus, além disso já deve estar mesmo para parir, pois já sente os gatinhos mexerem e a barriga grande, coisa que acontece nas últimas 2 semanas antes do parto. Por isso pense bem antes...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 10, 2004 4:15 pm

Olá

A gata deve estar agradecida sim.
Deve levar a gata ao vet para ele tentar determinar quando nascem os bébes e ver se está tudo bem. Ás vezes as gatas precisam de ajuda no parto.

Quanto aos cuidados não consigo ajudar. Tente falar com a Mai-Mai, eu sei que ela tem imensos cuidados com as gatas dela nos partos e tem muitas coisas preparadas quando é a altura do parto de alguma das gatas dela.

Espero que tudo corra bem.

Beijokas
kathleen
Kiki_Cat
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 4:19 pm

Tchinho Escreveu: Kiki Kat, devias de arranjar uma caixinha de cartão, do tamanho que aches que a mãe gata caiba mais os filhotes, cubri-la com mantas quentinhas e velhas, pois terão que ir fora, pois ficarão sujas de sangue. Deves colocar a caixinha num local calmo e com poucos barulhos ou mesmo nenhuns, se fôr possivel. Ela de certeza que gostará do seu novo ninho )

Deves-lhe dar comida para gatinhos bébés.

Quando é que a levarás ao vet? Ele de certeza que te dirá se o parto estará para breve ou não e o que deverás fazer ;)

Boa sorte ;)

Serene, tens toda a razão foi exactamente isso que eu pensei, mas o que se há-de fazer à pessoas assim :(

Uma gata que nunca me viu mais gorda entra para a transportadora e deita-se não é normal ! e via-se que sabia bem o que era uma casa, vocês podem pensar que estou a exagerar mas acreditem que não, ela não estranhou mesmo nada.

Tchinho, muito obrigada pelas dicas, estás a ver nem sabia que se devia dar comida de bébés :) e hoje mesmo vou arranjar o caixotinho de cartão e mantinhas.

Mas ela é tão doce e vê-se que está agradecida por ser recolhida pois ronrona muito esta menina :)

E os bébés a mexer, até fiquei comovida :)

Bom depois preciso de arranjar donos para estas criaturas que vão nascer pois eu já tenho muitos :) mas penso que bébés não é dificil.

Quanto ao Vet, provávelmente ela vai lá hoje, mas julgo pelo tamanho da barriga que está para breve :)

torçam por ela e pelos bébés.

kiss

Luisa
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

quarta mar 10, 2004 4:30 pm

Tchinho Escreveu: Kiki Kat, devias de arranjar uma caixinha de cartão, do tamanho que aches que a mãe gata caiba mais os filhotes, cubri-la com mantas quentinhas e velhas, pois terão que ir fora, pois ficarão sujas de sangue. Deves colocar a caixinha num local calmo e com poucos barulhos ou mesmo nenhuns, se fôr possivel. Ela de certeza que gostará do seu novo ninho )
Olá Kiki_Kat, é muito importante o que a Tchinho diz porque se não conseguir providenciar esse tal lugarzinho para a gatinha ficar, ela depois poderá escolher algum sítio impróprio, dentro de um armário onde não se consiga alcançar ou então pode usar a sua cama, etc
Tchinho Escreveu: Deves-lhe dar comida para gatinhos bébés.
Exactamente, aliás deve mesmo consultar o Vet, porque tal como nós humanos, também esta gatinha deve precisar de algum suplemento vitamínico, penso eu de que ;)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta mar 10, 2004 4:36 pm

Esqueci-me de acrescentar que a gatinha deve tomar cálcio, pelo menos é o que o vet. daqui recomenda...
Kiki_Cat
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 4:45 pm

_Last_kiss_ Escreveu: A primeira coisa a fazer é arranjar um caixotinho, pode ser de papelão, ponha algo fofinho(de preferência velho porque é para ter os gatinhos). A caixa terá de ter uma entrada a 15cm mais ou menos do chão, para os gatinhos não saírem nos primeiros tempos, com a altura e largura mais ou menos da gata, tem de ser fácil para ela entrar lá e ter ainda algum espaço para ela se movimentar (coisa que vai fazer muito quando estiver a parir).

Quando ela quiser ter os bebés em princípio o comportamento dela mudará, poderá deitar algumas gotinhas de sangue antes, vai andar irrequieta, procurando um local bom, deixe ser ela a escolher onde quer, pois será onde se sente mais protegida, se ela não quiser ter no caixote terá de a deixar ter onde ela se sentir segura. Se ela confiar em si fique do lado dela, fale com ela, esteja atenta ao seu comportamento e principalmente esteja atenta ao parto, pois se começar a demorar muito terá de chamar um veterinário para a assistir. Os partos costumam correr bem, mas podem haver complicações...

É importante não mexer nos bebés nos 3 primeiros dias, pode espreitar, mas nada de mexer, ao fim desses três dias retire a manta e ponha uma limpa. Não mude os gatinhos de sítio nos primeiros dias, a gata pode rejeitá-los, esteja atenta ao comportamento dela, há gatas que se podem tornar agressivas ou descuidar os gatinhos;
se eles estiverem sempre a miar a gata pode não estar a alimentá-los devidamente e aí deve dar-lhes em conjunto com a mama da mãe leite para gatinho com um biberon para gatinhos recém-nascidos.

Por último deixe-me dar-lhe um conselho, não é para levar a mal...
Os gatos machos quando pressentem os recém nascidos e estes não são seus filhos têm tendência a matá-los, o que pode acontecer até quando for ao trabalho ou a fazer o jantar em casa, uma questão de minutos é fatal. Há gatas que não suportam outras grávidas e podem tornar-se agressivas para a gata mãe e filhotes...

De qualquer maneira, mesmo que fique com a gatinha mãe deve isolar a gata mãe e os filhotes de todos os outros gatos, até porque a mãe pode ter doenças e contaminar os outros que já possui. Se fosse eu pediria a alguém de confiança para albergar a gatinha mãe e os filhotes até estes poderem ser adoptados, é lindo ter gatinhos bebés e acompanhar a experiência da gata mãe, mas torna-se complicado para ela e stressante, pois mesmo que ela esteja numa divisão diferente ela iria pressentir os outros gatos e entrar em angústia para poder proteger os gatinhos dela, lembre-se que ela não convive há bastante tempo com os seus, além disso já deve estar mesmo para parir, pois já sente os gatinhos mexerem e a barriga grande, coisa que acontece nas últimas 2 semanas antes do parto. Por isso pense bem antes...
bem as coisas que você sabem :)

Last_Kiss muito obrigada acredita que não sabia algumas coisas que aqui referis-te, e vou seguir os conselhos.

Pois ela ter os bébés na minha cama não dava muito jeito :)
hoje mesmo ponho o caixotinho de cartão e compro comida para bébés.

a menina está isolada num quarto sozinha penso que como já disseram é melhor para ela se sentir mais calma sem o stress dos meus outros gatos.

e já percebi que tenho que lhe dar mais atenção ela pede muitas festinhas.

Só espero que o parto corra bem, fico com receio de que possa correr mal :(

Ela é tão meiguinha que vai ser uma mãe maravilhosa :)

kiss

Luisa
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

quarta mar 10, 2004 4:54 pm

Olá,

Desculpa Kiki_Cat mas talvez não seria de por totalmente de parte a hipótese de falar com o veterinário para esterilizar a gata. Tenho consciencia que isso mataria os gatinhos mas já existem tantos para adoptar!!!

Se reparares há um forista chamado TOBIA que colocou um tópico que é qq coisa como "anúncio 18590" que procura uma gata trigrada. Se calhar ficaria com esta gatinha já que dizes que é muito meiga e evitavas o trabalho de ter que procurar donos para os gatinhos. A sério! Eu não sou má mas sou um pouco prática. Mais gatos para o Mundo????
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta mar 10, 2004 4:56 pm

Depois dos bebes dados, podemos procurar dono(a) para a mamã, certo?
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta mar 10, 2004 4:57 pm

Eu acho que devias ajudar os gatinhos a nascer e a ser adoptados, para os gatinhos é mais fácil adopção.

A nível de cuidados já tens bastantes conselhos.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mar 10, 2004 5:01 pm

Olá

Atenção a mais umas coisas. A gata mãe deve comer ração diferente, sei que normalmente voltam a comer ração de gatinhos, pois as gatas grávidas têm necessidade de mais nutrientes.
A comida para gatinhos bébes não é para dar logo pois não? Pode é comprar leite de substituição, a Royal Cannin tem leite próprio que pode dar aos gatinhos caso o da mãe não seja suficiente.
Outra coisa que se pode dar quando eles estiverem a deixar de mamar, é uma papa Nestum de arroz (sem gluten) misturado com o leite para gatinho da Royal cannin, eles adoram e ajuda ao crescimento.

Beijokas
kathleen
Kiki_Cat
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 5:05 pm

angie_bcl Escreveu: Olá,

Desculpa Kiki_Cat mas talvez não seria de por totalmente de parte a hipótese de falar com o veterinário para esterilizar a gata. Tenho consciencia que isso mataria os gatinhos mas já existem tantos para adoptar!!!

Se reparares há um forista chamado TOBIA que colocou um tópico que é qq coisa como "anúncio 18590" que procura uma gata trigrada. Se calhar ficaria com esta gatinha já que dizes que é muito meiga e evitavas o trabalho de ter que procurar donos para os gatinhos. A sério! Eu não sou má mas sou um pouco prática. Mais gatos para o Mundo????

Angie_bcl :) não precisas de pedir descula eu entendo o que dizes eu mesma pensei logo nisso mas o meu coração ficou apertado pois os bébés parecem já estar completamente formados, como eu disse sente-se eles a espernear :) dai me custar muito matar esses bébés :( não sei se dormiria em paz comigo mesma .....

Ainda outro dia o meu Vet telefonou-me a pedir um gato bébé, penso que não será dificil arranjar donos....

Mas dem-me mais opiniões sobre isto por favor.

JCNogueira sabe gostava de o conhecer, aceita um café em minha casa e aproveita e vê os meus gatos ?

Dono para a mãmã gata quem me dera :) mas ela é adulta, é uma linda tartaruga.

Será que o Tobias a quererá ?

obrigada a todos

kiss

Luisa
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quarta mar 10, 2004 5:10 pm

depois de os gatinhos nascerem e amamentarem o tempo que for necessário, concerteza sera facil arranjar donos para eles... a maioria das pessoas aind aprefere os gatos bebés ao invés de adultos :roll:

esperemos é que agora tudo corra pelo melhor
Responder

Voltar para “Gatos”