A discriminação das espécies

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
IsabelFS
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 03, 2014 2:11 am

segunda mar 10, 2014 2:56 am

Marianamar, que fotos lindas!! Obrigada por partilhar! Confesso que não sou muito fã de ratazanas... mas acho as suas lindíssimas, e nunca imaginei ver uma a tomar banho nem muito menos a conviver com um cao! Talvez por isso ela não sejam tao populares como outros animais... Não há tanto o habito de ver fotos assim como as suas, e então como não estamos habituados, acabamos por ficar de pé atras , e as ratazanas acabam por nem sequer ter oportunidade de mostrar as suas qualidades...


Lindissimo! Desejo que concretize tudo o que deseja! :wink: :(
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda mar 10, 2014 7:26 am

De facto, as ratz parecem mais interessantes que os hamsters. Quanto tempo duram em média?
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda mar 10, 2014 9:37 am

Já ganhei o que queria com este tópico, se pus uma ou duas pessoas a questionar como será uma ratazana doméstica a outra a comentar que nem parecem assim tão más :D

A parte triste é precisamente não viverem muito tempo. Uma ratz com dois anos de idade já é velhinha.
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda mar 10, 2014 1:19 pm

marianamar Escreveu:Já ganhei o que queria com este tópico, se pus uma ou duas pessoas a questionar como será uma ratazana doméstica a outra a comentar que nem parecem assim tão más :D

A parte triste é precisamente não viverem muito tempo. Uma ratz com dois anos de idade já é velhinha.
Pois, era a ideia que tinha. Parece emocionalmente desgastante para quem goste muito dos animais, até porque se elas interagem assim tanto com as pessoas é normal ter-se um apego maior do que com hamsters (que chorava baba e ranho quando morriam anyway) :(
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda mar 10, 2014 3:22 pm

É verdade. É terrível. A primeira vez que me morreu um ratz, fiquei tão desolada que pensei que nunca mais ia querer outra. Tenho esse bicho tatuado, comigo para sempre.

E a experiência de algumas pessoas é assim mesmo... depois de terem, fica tão desgostosas ao vê-los partir, tal era o laço, que nunca mais querem ratz.

No entanto eu acho que é uma dor que vale a pena, pois os bons momentos durante o tempo que cá ficam compensam cada lágrima, quando partem.
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda mar 10, 2014 3:45 pm

Tal como as ratazanas, nos Hamsters também depende imenso do tempo e das linhagens de que vem, desculpem, não me consegui calar. :oops:
Depois há temperamentos e temperamentos, há hamsters agressivos, assim como há ratazanas, eu por exemplo nunca fui mordida por um hamster, mas por ratazanas, até agora todas as que tive contacto me morderam com força, tirando as da Daniela Duarte, que até fizeram ninho no meu cabelo (coisas mais fofas, queria roubá-las).
Tive uma Campbell que era o diabo em hamster, enquanto os outros Campbells que tive eram uns doces autênticos.

Todos os meus hamsters, mas principalmente os Sírios, são meigos e também gostam de me seguir e vêm ao nome (salvo a minha mais nova aquisição, que só está há um mês comigo e não tem nada relacionado às minhas linhagens), adoram dormir ao meu lado enquanto estou no computador e alguns já chegaram até a chamar por mim de dentro da gaiola.

Já estive na casa da Daniela Duarte, da Casa do Hamster e os dela eram tal e qual também, depende muito, mas animais burros é que eles não são! :wink:

O problema no hamster é que todos o desvalorizam e fazem-nos viver em gaiolas minúsculas, isso é um stress enorme para eles e depois esperam que eles estejam bem dispostos. :?

Deixo aqui um gif da minha Minerva como exemplo e olhem que ela não foi a mais meiga e dada que tive e está bem longe de o ser:

Imagem
Imagem

Mas também não nos podemos esquecer que são de natureza solitária, enquanto as ratazanas preferem viver em grupos.


Eu adorava adoptar umas 3, tenho gaiola e tudo, mas não posso devido à pessoa que vive comigo sofrer do mesmo complexo que falam neste tópico, por mais que lhe mostre vídeos e explique que as ratazanas são animais sociais e muito inteligentes, ela não aceita e pronto, nada posso fazer... :(


Como ex-criadora de hamster, honestamente não sei bem o que esta senhora queria com as ratazanas, quem já foi ou ainda é criador destes pequenos roedores que infelizmente são tão baratos (não deviam!), sabe bem que o ganho é 0, mesmo que a reprodução seja o mais irresponsável possível.
Eu por ninhada de hamster gastava perto de 300 euros e isto sem ter de comprar gaiolas, quando precisava de gaiolas os preços ficavam loucos, mas pronto, isto é criação responsável, mas mesmo a irresponsável duvido muito que dê lucro, embora as ninhadas das ratazanas costumem ser maiores que as dos hamsters. :?
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

segunda mar 10, 2014 6:45 pm

Eu acredito que os hamsters sejam inteligentes (não gosto de subestimar os animais no geral), mas lá está: na altura era muito ignorante nesta matéria então não proporcionei o melhor ambiente para o animal (gaiola, embora fossem limpa regularmente) e que possivelmente não eram de boa linhagem (eram comprados nas pets shops, só pode dar mau resultado).
Por acaso só houve um sírio que era agressivo com estranhos (comigo até me tolerava) mas de resto eram mansinhos.

Ah, já agora uma questão em relação aos roedores: como controlam as fezes/xixis? É possível educá-los a só fazerem num determinado sitio? Pergunto isto porque vocês têm estes animais soltos pela casa e eu lembro-me dos meus hamsters volta e meia largarem uns presentes enquanto passeavam nos braços :lol:
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

segunda mar 10, 2014 8:14 pm

lsgl Escreveu:Eu acredito que os hamsters sejam inteligentes (não gosto de subestimar os animais no geral), mas lá está: na altura era muito ignorante nesta matéria então não proporcionei o melhor ambiente para o animal (gaiola, embora fossem limpa regularmente) e que possivelmente não eram de boa linhagem (eram comprados nas pets shops, só pode dar mau resultado).
Por acaso só houve um sírio que era agressivo com estranhos (comigo até me tolerava) mas de resto eram mansinhos.

Ah, já agora uma questão em relação aos roedores: como controlam as fezes/xixis? É possível educá-los a só fazerem num determinado sitio? Pergunto isto porque vocês têm estes animais soltos pela casa e eu lembro-me dos meus hamsters volta e meia largarem uns presentes enquanto passeavam nos braços :lol:
É compreensível, as informações à cerca destes pequenos roedores que andam por aí na internet não são as melhores, ainda por cima o Google tem a mania de sugerir blogs em primeiro nas listas de pesquisa, o que é um problema, porque a maioria são realmente muito maus, principalmente os brasileiros sobre hamsters. :?
Também errei um pouco com a minha primeira hamster, felizmente nunca em termos de espaço, mas em termos de acessórios, porque não encontrei informação sobre os mesmos e o perigo do algodão naquela altura ainda era muito pouco conhecido e debatido, o qual foi um dos meus erros, o que interessa é aprender e melhorar. :)

Os meus hamsters sabem fazer num WC próprio, tirando o Russo que tenho.
Acredito que as ratazanas também consigam aprender, talvez até mais facilmente, os meus Sírios sabiam todos usar um WC, mas admito que nunca consegui fazer alguns Anões Russos que tive urinarem no local correcto, reparei que os Anões Russos também urinavam em qualquer sítio, ao contrário dos Sírios que tive, que escolhiam sempre um dos cantos da gaiola para servir de WC.

O único motivo que levava os meus hamsters a fazerem dejectos fora da gaiola era por medo, quando comprava ou adoptava algum, nos primeiros tempos acontecia sempre, mas assim que ocorria voltava a colocá-los dentro da gaiola, pois percebia que não estavam a gostar.

Nunca tive problemas com as ratazanas com as quais convivi em termos de dejectos ou urina fora da gaiola. :wink:

Já agora, as ratazanas da Daniela Duarte no meu cabelo (acredito que uma já não está viva :():

Imagem

E uma delas bem aconchegada ( :lol:) :

Imagem

Adorei-as, a minha vontade era correr dali com elas e não voltar, coitada da Daniela. :lol:
safira92
Membro
Mensagens: 168
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

segunda mar 10, 2014 10:04 pm

Eu tive uma hamster quando tinha 11 anos que andava comigo para todo o lado ,no bolso do casaco a uns anos mexi nesse casaco estava guardado e encontrei cocos dela ate as lágrimas me vieram aos olhos :(
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mar 11, 2014 12:07 am

Já tive essas gordas da Daniela Duarte no colo também! Doçuras :D
Conheceste um rapaz escuro e gordo por lá? Esse era dos meus.

A tua Minerva parece deliciosa ^^

Não querendo discriminar também os outros roedores eheh, hamsters, gerbos, murganhos... mas já tive hamsters e sinceramente... não era bicho que me estimulasse. E os meus mordiam-me bem mais que as ratazanas!!! Posso ter tido azar ou ter feito algo errado, mas não é animal para mim, definitivamente.

Sobre morder:

Tenho ratazanas desde 2009 e até agora fui mordida 3 vezes.
- Uma foi no vet, enquanto segurava o ratz durante um procedimento doloroso. Perfeitamente compreensível. Eu também mordia alguém se me cortassem um dedo -___-
- Outra foi um ratzo que era territorial e muito dominante. Um dos primeiros rex introduzidos em Portugal, más linhagens espanholas... Só me mordeu uma vez e entendi porquê. Quando eu me aproximava com a mão por cima dele sentia-se ameaçado. Passei a agarrá-lo por baixo, em vez de por cima e nunca mais tive problemas com ele.
- Outra foi um ratzo que acolhi já sabendo ser agressivo e "não adoptável", portanto foi por minha conta e risco.

Três mordidelas, em dezenas e dezenas de animais que me passaram pelas mãos (pois também fiz criação e tendo amigos com ratz acabo por interagir com mais além dos meus).

Sobre as fezes:

Vai depender muito de animal para animal, tal como alguns gatos marcam território pela casa e outros não. Uns cães são fáceis de treinar a não fazer xixi no tapete e outros não.

Os ratz, como os gatos, também podem deixar uns pingos "territoriais" nos espaços onde são soltos, mais os machos que as fêmeas. No entanto, sobre cocós, da experiência que tenho, só farão fora da gaiola se forem deixados sem acesso a ela durante demasiado tempo.

Assim, o que faço se passar uma tarde inteira com o meu ratzo solto pelo quarto, é de hora a hora coloca-lo na gaiola (mesmo que deixando a porta aberta para ele voltar a sair sozinho). Normalmente se fizer isto ele vai direitinho fazer as necessidades antes de voltar a sair (:
lsgl
Membro Veterano
Mensagens: 1085
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

terça mar 11, 2014 7:42 am

Esclarecida, obrigada :)
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

terça mar 11, 2014 2:49 pm

Vou dar o meu contributo, tanto nas ratz (que amo) e hamsters (que amo igualmente)

Quanto a ratazanas, bem.. mas que animal maravilhoso, bem dito o dia em que fui prendada (impingida va eheheh :D) com duas maravilhosas bebes! Bebés que cresceram, dormiram, brincaram e passeavam comigo até aos seus ultimos suspiros. :'( ainda hoje choro por elas, como se tivessem morrido ontem. Sofia e Akemi, serão eternas!

Eu ouvia tantas pessoas a dizerem bem das ratz que queria ter duas (não tão cedo como esperava ter), ate que pude viver essa experiencia e digo-vos: tudo o que esta a dizer a MariaMar sobre elas é mentira! É muito mas muito melhor!!!!! :D Não dá para explicar por palavras! Não se explica o que é ter uma ratz, é preciso viver isso para conseguir entender a magnitude da coisa!

Deixo aqui mais uma (da minha Sofia com uma cachorra que tinha em FAT):

Imagem

E um video do Lichie (da Maria):

https://www.facebook.com/photo.php?v=33 ... =3&theater

(Maria o Lichie já não esta entre nós :'( )

Neste momento não tenho nenhuma ratazana. Estive a pensar... a pensar... e a pensar....


Eu não me importo de ficar com um par delas, escolham voces as que achem que vão ter menos saída. Tanto podem ser dois meninos ou duas meninas. Depois falo contigo melhor.


Ao resto das pessoas! Se puderem adoptar duas ratazanas, podem ter a certeza absoluta que não se vão arrepender! É mesmo um cão em miniatura! Um "cão" supercola, chato, melga, sedento de mimos e brincadeira!

Agora quanto aos hamsters...

Já tenho hamsters desde os meus 13 anos, e desde sempre tive uma ligação com eles que pelos vistos não é muito comum, digo isto porque eu ouço muitas vezes pessoas a dizerem que são burros ou que não interagem.

Eu acho que tem tudo a ver com a nossa paciencia, com o espaço (e não me refiro apenas a espaço fisico, mas também) que lhes liberamos, com o respeito pelas carateristicas do animal (há que ter em conta que é uma espécie solitária, o que ainda me deixa mais aficionada, porque apesar desta carateristica, conseguem criar um laço forte com o dono). E claro por ultimo e muito importante - a linhagem e a forma como foi criado! O que mais se vê são hamsters com uma bagagem imensa de traumas que ninguém faz ideia.

E há uma coisa que sempre me fez imensa confusão: indicarem hamsters como primeiro animal de companhia, ou para crianças! Sendo um animal tão complexo acho que deveriam ser dos ultimos animais a serem cuidados por crianças. Acho que este é também um dos principais factores dos adultos que ja tiveram hamsters em criança dizerem que são animais burros.

Os meus hamsters também me perseguem, também sobem para mim, também aprendem com clicker, também nunca me mordem, e ate dormem junto a mim se for preciso.

Cris, desculpa mas vou ter de colocar o video completo! É delicioso ^^

https://www.youtube.com/watch?v=b153yR9SVys

(queria colocar aqui algumas imagens bonitas de interação com os meus, mas o meu disco esterno deu o ultimo grito e tive de ir a uma loja da especialidade recuperar os dados. Já tenho a maioria das coisas, mas a pasta dos hamsters tem tantas fotos (cerca de 15000) que levaria muitas horas para passar para o novo, portanto acabei por deixa-la e passa-la quando tiver tempo de deixar la o disco). :(

Ou seja, não posso contribuir em imagens minhas, para mostrar o fantástico animal que é

Posso dizer que há uma empresa/organização de TAA (terapias assistidas por animais), que tem alem de cães e uma gata, também um hamster que veio de cá, para ajudar pessoas com varias dificuldades fisicas e emocionais.. E o hamster (o Bimbo :) ) é o mais apreciado por muitas, e é bastante interactivo!

Imagem

Imagem


Para mim os hamsters são pequenos guerreiros, cheios de coragem e bravura. Bravura para lutar ate´ao fim com um predador, erguendo as suas patas, e mordendo com vigor enrolando-se... coragem para se atirar de uma altura considerável; bravura para expulsar um inimigo do seu territorio!!! No entanto com uma grandeza de caracter, capaz de reconhecer, amar e interagir com o seu dono! Isto para mim, faz do hamster uma espécie tão única e fascinante!
CristinaFrr
Membro Veterano
Mensagens: 815
Registado: sábado ago 06, 2011 1:01 am

terça mar 11, 2014 7:29 pm

O Lichie só o conheci via fotografias e vídeos, infelizmente, quando fui lá ele ainda não estava por lá, mas adoraria tê-lo conhecido. :(
Lamento muito por ele Daniela. :cry:

Eu só nunca ensinei truques nem tentei usar um clicker porque simplesmente prefiro-os assim, gosto que eles sejam...animais. :P

A mim também me faz confusão o facto do hamster ser visto como um animal para crianças, há até jovens que gozam uns com os outros por um deles ter um hamster naquela idade, não faz sentido nenhum, não sabem mesmo do que falam e não conhecem nada do animal em questão certamente.
No entanto, eu amo a complexidade deles, para mim são roedores únicos.
Honestamente eu não acho nenhum animal adequado a crianças, visto que crianças não devem ter responsabilidade de um animal às costas, mas sim os pais, é bom ensinar responsabilidade às crianças, mas meter a responsabilidade toda nelas é um erro.

Infelizmente já ouvi e li coisas horríveis, coisas que davam autênticos filmes de horror, sobre crianças e hamsters. :cry:

O preço barato deles não ajuda em nada nestes casos, qualquer criança compra um hamster às escondidas dos pais com o dinheiro que os pais dão para o almoço, metem numa caixa de sapatos e depois admiram-se que o hamster apareça morto pela casa, enfim.


Deixo mais uma fotografia da minha menina Minerva, para mostrar como um hamster pode ser um amor se vier de boas linhagens, for bem tratado e ter os donos certos:

Imagem
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mar 11, 2014 8:11 pm

Se este tópico serviu para te "lembrar" de adoptar duas ratz Daniela... ganhei o dia, mais uma vez :D

Que bom! E digo-te, elas ainda fogem um bocadito mas são curiosas e super mansas! Estava à espera de encontrar animais aterrorizados, mas eram ratazanitas super simpáticas ^^


Já suspeitava que o Lichie não se encontraria connosco, pela idade... Gordo <3
marianamar
Membro Veterano
Mensagens: 3632
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quarta mar 12, 2014 12:14 am

Redigimos um pequeno cartaz com os "essenciais" sobre manter uma ratz! Esperemos que possa ser útil ^^

No facebook:
http://on.fb.me/1frbZQ9

Download do cartaz:
http://bit.ly/1i4jLiz

E temos também disponível uma versão de folheto desdobrável, para imprimir em A4, frente e verso: www.scribd.com/doc/211961828/Ratz-Folheto
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”