Cão com medo de transportes públicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça mar 11, 2014 8:10 am

Olá a todos,

A minha cadela tem medo de andar de transportes públicos. Adoptei-a já adulta e no primeiro ano raramente andamos de transportes. Há cerca de ano e meio começamos a andar com regularidade e ela vai a viagem toda a tremer. No início tentei dar-lhe salsichas durante a viagem para ela associar com uma coisa boa, mas o medo era tanto que ela não comia. Pensei que o problema se resolvesse com o tempo, quando ela visse que ninguém lhe fazia mal e que íamos passear. Continua na mesma. Assim que chegamos à paragem começa a tremer e a puxar. Nos transportes esconde-se num canto ou debaixo de um banco e treme. Se continua assim ainda tem um ataque de coração... Como é que a posso ajudar a deixar de ter tanto medo? Ela é assustadiça e desconfiada com muitas coisas, mas com os transportes é pior.

Obrigada!
donuts
Membro Júnior
Registado: quinta out 24, 2013 5:48 pm

terça mar 11, 2014 9:56 am

Se ela não aceita comida é porque está demasiado nervosa e, quando se encontram nesse estado, os cães não são capazes de interiorizar nada nem fazer associações positivas. Acho que seria melhor começar do princípio, ou seja, a uma distância em que ela ainda se sinta capaz de "racionalizar" a coisa. Tenta ir com ela à paragem, mas sem qualquer intenção de entrar num transporte (autocarro?). Fica por lá, deixa os autocarros passar, dá-lhe salsichas. Se ela parecer demasiado agitada, afasta-te um pouco da paragem e tenta de novo. Para começar, faz isto durante pouco tempo, e depois afastem-se da paragem para fazer qualquer coisa divertida para ela - passeio, brincadeira, etc.

Vai aumentando gradualmente o tempo e, quando ela se sentir confortável na paragem, podes tentar entrar no autocarro. Só uma curta distância, no início! Infelizmente, quando eles já estabeleceram associações negativas a uma certa coisa, tem de se fazer tudo muito devagar e com muita calma :(
Lourenca
Membro Veterano

terça mar 11, 2014 10:46 am

Boa idéia. Eu já me tinha lembrado de ir para a paragem ver o autocarro passar, mas não estava a funcionar. Tenho de me afastar mais. E talvez passar pela paragem em todos os passeios e dar-lhe uma guloseima quando passarmos. Como há várias paragens perto de casa não custa nada. Imagino que demore bastante, ela não gosta de autocarro, eléctrico, metro, comboio...
donuts
Membro Júnior

terça mar 11, 2014 12:18 pm

O teu plano é óptimo :) A regra é mesmo: quando eles não aceitam a comida pela qual normalmente ficam loucos, é porque estão demasiado próximos da coisa que lhes mete medo. É só deixá-los ditar a distância a que devemos começar, e ir encurtando quando já se sentem confortáveis. Pode demorar, mas vão lá chegar! :)

Se depois de algum tempo sentires que não estás a progredir só com a comida, pesquisa BAT - Behavior Adjustment Training. Isto, se bem feito, deixa ao próprio cão a gestão da distância e, com o tempo, ensina-os a acalmarem-se por si sós quando em presença das coisas que os assustam/fazem reagir mal. Mas neste caso deve ser suficiente o condicionamento clássico que a ensinará que transportes públicos = coisas saborosas :)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça mar 11, 2014 1:00 pm

Olá,

Não gostar de determinadas ou coisas, ou ter uma fobia, é completamente diferente.

Se se tratar de uma fobia é preciso ter muita atenção na forma como vai lidar com isso.

As fobias são de difícil resolução e convém serem acompanhadas por alguém qualificado, ou pode sair daí uma grande asneira.

Boa sorte
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
donuts
Membro Júnior

terça mar 11, 2014 1:46 pm

Parece bastante claro que, mais do que não gostar de transportes públicos, a cadela da Lourença tem medo destes. A palavra "fobia" parece-me, aqui, demasiado forte ou mal aplicada, já que é um distúrbio de ansiedade com critérios de diagnóstico específicos aplicados a humanos, não a animais. De qualquer forma, o tratamento das fobias em humanos e o tratamento dos medos em cães passam pela mesma coisa - dessensitizar (ugh, nem me parece que esta palavra exista em Português...) ao estímulo negativo. Nos humanos pode-se usar a racionalização (não há razões para ter medo disto, etc.), entre outras coisas; nos cães tal é impossível, por isso tenta-se mudar o estado emotivo associado ao estímulo. E a comida é uma óptima forma de o fazer.

Mesmo que o método não ajude, também não fará mal nenhum e não piorará as coisas. O que pode fazer piorar a situação é o uso de correcções e a excessiva exposição ao estímulo antes de ela estar preparada. Por essa razão não aconselho fazê-la andar de transportes enquanto estiveres a lidar com o problema, Lourença.
Lourenca
Membro Veterano

terça mar 11, 2014 2:53 pm

Também me parece que dar comida perto da paragem do autocarro mal não faz. E provavelmente tem razão, não devia andar de transportes enquanto o problema não estiver resolvido... Mas isso não posso evitar, uma vez ou outra tem mesmo de ser... Posso tentar a aproximação à paragem do autocarro com comida 2 ou 3 vezes por dia mas de vez em quando (1 ou 2 vezes por semana?) temos de entrar... Não a corrijo, deixo-a deitar-se fora do alcance de outras pessoas e ignoro-a. Espero que aos poucos funcione.

Quando a adoptei ela entrava em pânico na ponte pedonal sobre a linha de comboio. Mas como tinha de passar na ponte todos os dias quando a ia passear, felizmente em poucas semanas já passava sem sintomas de stress (ainda ficamos algumas vezes em cima da ponte a ver passar os comboios, e na altura funcionou). Só 1 ano mais tarde, já a morar noutro sítio, é que começamos a andar de transportes - aqui é medo, não o pânico que tinha no início. Mas este medo está mais difícil de resolver.
LFGomes
Membro Veterano

terça mar 11, 2014 3:06 pm

donuts Escreveu: A palavra "fobia" parece-me, aqui, demasiado forte ou mal aplicada, já que é um distúrbio de ansiedade com critérios de diagnóstico específicos aplicados a humanos, não a animais.
Parece-lhe mal, faz parte dos desvios comportamentais no âmbito da psicologia canina e existem protocolos de tratamento para estas situações.
donuts Escreveu: De qualquer forma, o tratamento das fobias em humanos e o tratamento dos medos em cães passam pela mesma coisa - dessensitizar (ugh, nem me parece que esta palavra exista em Português...) ao estímulo negativo
Talvez queira dizer "dessensibilizar"? Passa por dessensibilização e não só.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
donuts
Membro Júnior

terça mar 11, 2014 3:17 pm

LFGomes Escreveu:
donuts Escreveu: A palavra "fobia" parece-me, aqui, demasiado forte ou mal aplicada, já que é um distúrbio de ansiedade com critérios de diagnóstico específicos aplicados a humanos, não a animais.
Parece-lhe mal, faz parte dos desvios comportamentais no âmbito da psicologia canina e existem protocolos de tratamento para estas situações.
Pois tem toda a razão, fui verificar e vi que realmente o termo é aplicável a cães. Contudo, continua a parecer-me mal utilizado, já que pela descrição que a Lourença fez do problema, os sintomas exibidos pela cadela são relativamente ligeiros.

Lourença, nesse caso posso sugerir que vejas se podes experimentar ou adquirir uma Thundershirt ou algo similar? Pode ser que seja o suficiente para a confortar um pouco nessas viagens que não podes evitar, enquanto trabalhas activamente no problema.
LFGomes
Membro Veterano

terça mar 11, 2014 3:29 pm

donuts Escreveu:
LFGomes Escreveu:
Pois tem toda a razão, fui verificar e vi que realmente o termo é aplicável a cães. Contudo, continua a parecer-me mal utilizado, já que pela descrição que a Lourença fez do problema, os sintomas exibidos pela cadela são relativamente ligeiros.

Lourença, nesse caso posso sugerir que vejas se podes experimentar ou adquirir uma Thundershirt ou algo similar? Pode ser que seja o suficiente para a confortar um pouco nessas viagens que não podes evitar, enquanto trabalhas activamente no problema.
Lourenca Escreveu:No início tentei dar-lhe salsichas durante a viagem para ela associar com uma coisa boa, mas o medo era tanto que ela não comia.
Lourenca Escreveu: Assim que chegamos à paragem começa a tremer e a puxar. Nos transportes esconde-se num canto ou debaixo de um banco e treme. Se continua assim ainda tem um ataque de coração"

sintomas ligeiros? ok
:)
donuts
Membro Júnior

terça mar 11, 2014 3:38 pm

LFGomes Escreveu:

sintomas ligeiros? ok
:)
Eh pá, sim, parece-me. Tremer e esconder-se parecem-me sintomas de medo relativamente ligeiros, não soam a pânico e descontrolo. Também durante as minhas pesquisas encontrei essa informação. Exemplo:

•Mild fears: signs may include trembling, tail tucked, withdrawal, hiding, reduced activity, and passive escape behaviors

Fonte: http://www.petmd.com/dog/conditions/beh ... ia_anxiety

Mas sinceramente não me parece produtivo estar aqui a discutir se tremer é sintoma de simples medo ou de fobia, porque suponho que não exista um DSM para distúrbios mentais em cães como há para humanos, para podermos dizer com certeza: "Ah pois, este indivíduo tem estes quatro sintomas por isso sofre de tal distúrbio, se só apresentasse três não sofria disto". Continuo a achar que as sugestões que fiz à Lourença podem muito bem ser eficazes e, caso não o sejam, também não piorarão o problema.
LFGomes
Membro Veterano

terça mar 11, 2014 3:47 pm

Engraçado, questiono-me quais serão para si os sintomas de um cão em pânico, mas, não se dê ao trabalho de responder por favor porque não vale a pena :)

donuts, para clarificar, vou apenas dizer o seguinte:

A minha 1ª resposta foi dirigida à pessoa que abriu o tópico, apenas.

Você corrigiu-me e continua a bater na mesma tecla. Pelo que percebo com ideias baseadas de coisas que lê na net.

Está tudo dito.

Felicidades.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

terça mar 11, 2014 4:09 pm

Lourenca Escreveu: Quando a adoptei ela entrava em pânico na ponte pedonal sobre a linha de comboio.
Já que mencionas, o meu tb tem algum medo em passar pontes ou passagens aéreas, pontões e muros/caminhos ao pé do mar. Mas, apenas de um dos lados.
Quando vai do lado direito da ponte ele recusa-se a avançar e vai para o lado esquerdo. Ai já passa à vontade e sem qualquer stress.
Eu tenho uma possível explicação mas, gostaria de saber quais são as vossas opiniões.

A questão dos transportes públicos é algo que me preocupa. Ele tem receio de andar de autocarro e elevador, apesar de alicia-lo com comida. No entanto, de carro não há qq problema. O pior é que em alguns autocarros obrigam que o cão vá no porta bagagens.

Como é que funciona em aviões? Já alguém teve essa experiência? O que sugerem que se faça para minimizar o impacto que poderá ter nos canideos?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça mar 11, 2014 5:21 pm

donuts Escreveu:...dessensitizar (ugh, nem me parece que esta palavra exista em Português...) ...
Não existe, mesmo. :wink: Em português diz-se e escreve-se dessensibilizar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

terça mar 11, 2014 5:57 pm

LFGomes Escreveu:Engraçado, questiono-me quais serão para si os sintomas de um cão em pânico, mas, não se dê ao trabalho de responder por favor porque não vale a pena :)

donuts, para clarificar, vou apenas dizer o seguinte:

A minha 1ª resposta foi dirigida à pessoa que abriu o tópico, apenas.

Você corrigiu-me e continua a bater na mesma tecla. Pelo que percebo com ideias baseadas de coisas que lê na net.

Está tudo dito.

Felicidades.

Em relação a apenas ao que se lê sobre o cão, é efectivamente um estado de pânico associado com alguma fobia.
Mesmo sendo um estado de pânico o que o donuts disse não está de qualquer forma errada e dependendo da reacção do animal é um método funcional mas demorado e pode ser aplicado no cão em questão.
De qualquer forma se tiver oportunidade (de tempo e financeira) contrate um profissional para a ajudar nos primeiros tempos e ensina-la a si consoante o que ele/a veja que o seu cão necessita para ultrapassar essa fobia.
cumprimentos,

P.S.: As minhas ideias não são baseadas no que leio na net! :wink:

Ricardo
Responder

Voltar para “Cães”