Estudar e adotar um cão - Yorkshire Terrier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Minnie1234
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 14, 2014 3:58 pm

sexta mar 14, 2014 4:13 pm

Olá a todos!
Sou estudante responsável e juntamente com o meu namorado com o qual já vivo há muitos anos, decidimos adotar um cão. Muitos apoiam outros nem tanto. A raça dos meus sonhos é Yorkshire Terrier (e pelo pequeno porte facilita o convívio onde vivemos).
Depois de muitos meses a pensar sobre o assunto surgiram algumas dúvidas para as quais estamos sem resposta.

Eu praticamente todos os dias saio da faculdade pelas 14h; o meu namorado como também trabalha, só chega a casa pelas 20h nos dias de semana. Ou seja, eu estudo sozinha em casa até por volta das 18h.

Como é um cão pequenino vou ensiná-lo a fazer as necessidades num jornal e só passea-lo e brincar com ele para que nos divertamos juntos depois das 18h. Contudo, eu preciso muito de estudar até a essa hora e receio que o cão vá estar sempre a pedir a minha atenção e me distraia.
--> Os cães não deixam o dono em paz? Há possibilidade de eu estudar com ele calmamente ao meu lado?
---> Quando chegar a casa às 14h, estava a pensar em 20/30min de brincadeira para que ele se acalme. Será pior?

Tendo em conta os comentários abaixo dos problemas em encontrar um yorkie, dêm-me uma luz para qualquer tipo de cão, de preferência de pequeno porte, sobre as minhas dúvidas. Obrigada
Última edição por Minnie1234 em sexta mar 14, 2014 5:34 pm, editado 1 vez no total.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta mar 14, 2014 4:18 pm

Olhe que encontrar um yorkshire não será fácil. Encontrará já adulto e muito provavelmente em mau estado psicológico e/ou físico... Cachorro não encontrará sequer.
Minnie1234
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 14, 2014 3:58 pm

sexta mar 14, 2014 4:21 pm

ReginaVieira Escreveu:Olhe que encontrar um yorkshire não será fácil. Encontrará já adulto e muito provavelmente em mau estado psicológico e/ou físico... Cachorro não encontrará sequer.
Porque diz isso, Regina?
obrigada
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta mar 14, 2014 4:22 pm

Minnie1234 Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Olhe que encontrar um yorkshire não será fácil. Encontrará já adulto e muito provavelmente em mau estado psicológico e/ou físico... Cachorro não encontrará sequer.
Porque diz isso, Regina?
obrigada
É um cão de raça :wink:
Ainda por cima super super procurado.
Agora pode é encontrar cães peludos pequenos com características semelhantes :wink:
Minnie1234
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 14, 2014 3:58 pm

sexta mar 14, 2014 4:27 pm

ReginaVieira Escreveu:
Minnie1234 Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Olhe que encontrar um yorkshire não será fácil. Encontrará já adulto e muito provavelmente em mau estado psicológico e/ou físico... Cachorro não encontrará sequer.
Porque diz isso, Regina?
obrigada
É um cão de raça :wink:
Ainda por cima super super procurado.
Agora pode é encontrar cães peludos pequenos com características semelhantes :wink:
Oh :( e esses pequenos semelhantes são tão pequenos quanto os yorkie? O mais importante é sejam bem pequeninos. Mas é uma pena :/
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta mar 14, 2014 4:29 pm

Minnie1234 Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:
Minnie1234 Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Olhe que encontrar um yorkshire não será fácil. Encontrará já adulto e muito provavelmente em mau estado psicológico e/ou físico... Cachorro não encontrará sequer.
Porque diz isso, Regina?
obrigada
É um cão de raça :wink:
Ainda por cima super super procurado.
Agora pode é encontrar cães peludos pequenos com características semelhantes :wink:
Oh :( e esses pequenos semelhantes são tão pequenos quanto os yorkie? O mais importante é sejam bem pequeninos. Mas é uma pena :/

O ser pequeno às vezes não indica que seja melhor para apartamento :wink:

Há cães minis muito mais ativos que os maiores.

Vou mandar mp
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 14, 2014 5:23 pm

Yorkie cachorro só comprando e COM MUITO CUIDADO que o que há aí mais é barretes e aldrabões.
Leia os tópicos inamovíveis da Aldaa no sub-fórum da raça aqui na Arca...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Minnie1234
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 14, 2014 3:58 pm

sexta mar 14, 2014 5:32 pm

dinodane Escreveu:Yorkie cachorro só comprando e COM MUITO CUIDADO que o que há aí mais é barretes e aldrabões.
Leia os tópicos inamovíveis da Aldaa no sub-fórum da raça aqui na Arca...
Já li tudo :) obrigada.

Peço-vos que tentem esclarecer-me as dúvidas supondo qualquer tipo de cão, porque enquanto não tiver uma luz sobre o assunto fico mesmo perdida quanto à decisão a tomar.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 14, 2014 5:33 pm

Ocorreu-me que talvez o animal mais adequado no vosso caso até nem seja um cão, já ponderou ter um gato?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Minnie1234
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 14, 2014 3:58 pm

sexta mar 14, 2014 5:36 pm

dinodane Escreveu:Ocorreu-me que talvez o animal mais adequado no vosso caso até nem seja um cão, já ponderou ter um gato?
Sim já, só que lá de vez a vez visitamos os nossos pais na terra natal e já tive a experiência de viajar com um gato e foi muito complicado, tanto na viagem quanto na adaptação temporária à casa dos nossos pais. Por isso deixámos essa hipótese de lado.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 14, 2014 6:23 pm

Sim, os gatos não gostam de sair do seu território, quando se vai para fora o melhor é deixá-los em casa e pedir a alguém que os vá alimentar e tratar.

Quanto ao resto que pergunta, sim, normalmente os cães ficam sossegados perto dos donos mas de grande, médio ou pequeno porte precisam de passear, de exercício ou de brincadeira sob pena de se tornarem destruidores por tédio ou de desenvolverem ansiedade quando os donos não estão presentes.
O Yorkie é um cão muito activo e energético, apesar de ser pequeno. O tamanho não deve ser a única coisa a pesar na escolha de um cão, o nível de actividade é importante. Dou-lhe um exemplo, eu tenho um dogue alemão que pesa 70 kgs e ele passa o dia a dormir ou sossegado ao pé de nós, o meu irmão tem um yorkie que aterroriza os gatos, passa o dia a buscar e a trazer brinquedos, sapatos e coisas várias, ladra imenso quando quer atenção, enfim, o tamanho não é tudo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta mar 14, 2014 9:43 pm

só uma coisa, não vá na cantiga dos york mini mini mini ou de bolso ou 0 ou la as porcarias que lhe queiram chamar.
o york apesar de pequeno é um cão robusto!
a minha tia quis um mini mini dps o cao saltou do sofa e teve de ser operado a anca -.-'
alem disso tem um pelo pessimo e dupla fileira de dentes que teve de ser toda removida.
não é fazer publicidade mas se for ver os cães da alda...aqueles sim valem a galinha inteira :lol:
e digo isto não sendo apreciadora de raças pequenas mas aqueles minorcas derretem qualquer um.
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Minnie1234
Mensagens: 7
Registado: sexta mar 14, 2014 3:58 pm

sexta mar 14, 2014 9:47 pm

Muito obrigada dinodane.
Sasha, é verdade. já me informei o máximo que consegui sobre todos os pormenores. Investiguei durante muito tempo tudo para ter a certeza que não ia cometer algum erro e a minha grande dúvida é realmente a organização do tempo, não estou a dizer que não vou ter tempo para o animal, mas o estudo é uma tarefa onde a concentração é o fundamental e tenho de assegurar isso para alcançar o meu objetivo. E muito obrigada pela recomendação da Alda.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta mar 14, 2014 9:55 pm

Os Yorkies, apesar de pequenos, são Terriers, têm bastante genica. Pode haver quem tenha opiniões diferentes mas, na minha, um único passeio por dia é pouco.

É certo que depende de quanto tempo é que vai durar e que outro tipo de brincadeiras faz com ele em casa. Mas era muito mais fácil, até para si, fazer o passeio higiénico da manhã para os xixis e cocos. Vai poupar-lhe a chatice de andar a limpar jornais ensopados de xixis todos os dias e de não ter o cheiro às necessidades dentro de casa.

Sugeria um passeio matinal curto, de 10 - 15 minutos (implica levantar-se 10 - 15 minutos mais cedo), depois o tal passeio às 18, maior, para brincar. Por fim, um passeio curto à noite de 10 - 15 minutos, de caracter higiénico.

Penso que dispensar mais estes 20 - 30 minutos por dia, para os passeios higiénicos compensam por não ter que andar a trocar jornais ensopados, passar a esfregona com produto no chão onde estava o jornal e mais o cheiro que, para narizes mais sensíveis, não é agradável.
IsabelFS
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda mar 03, 2014 2:11 am

sexta mar 14, 2014 10:48 pm

dinodane Escreveu:O Yorkie é um cão muito activo e energético, apesar de ser pequeno. O tamanho não deve ser a única coisa a pesar na escolha de um cão, o nível de actividade é importante. Dou-lhe um exemplo, eu tenho um dogue alemão que pesa 70 kgs e ele passa o dia a dormir ou sossegado ao pé de nós, o meu irmão tem um yorkie que aterroriza os gatos, passa o dia a buscar e a trazer brinquedos, sapatos e coisas várias, ladra imenso quando quer atenção, enfim, o tamanho não é tudo.
Dinodane, tento imaginar o seu cão ao pé do cão do seu irmão e só me dá vontade de rir! :lol: A sorte grande e a terminação :lol:





Minnie1234 , partilho a sua paixão pelos Yorkie. Eu andei anos a desejar ter um e esta semana finalmente trouxe um para casa :D

Também eu andei a ver canis, e etc mas este tipo de cães nao surgem no canil. Há algumas pessoas que se fartam deles mas acabam por vende.Los mesmo adultos.


Acabei por comprar um, foi a primeira vez que o fiz, pois a minha prioridade é sempre tirá.los dos canis... Mas enfim, a vontade de ter um Yorkie desta vez falou muito mais alto..


No entanto dou.lhe um concelho , espere por uma altura em que tenha mais disponibilidade..

Eu quando andava a estudar, ainda morava na casa da minha mãe, a minha professora deu-me uma gata bebé. Ela ainda existe, já tem 16 anos :D Mas foi muito difícil, a gata só queria brincar, mordia-me os dedos dos pés, miava, enfim. Eu queria concentrar-me a estudar e nao conseguia e eu ainda por cima era daquelas que tiram as pilhas aos relógios para nao fazer tic-tac, lol Por várias vezes tive que ir pôr a gata na casa da minha avó , que morava por cima, para poder estudar... Nao me imagino conseguir estudar e ter que treinar um cão bebé..

Por isso aconselho a adoptar por exemplo nas férias grandes ou quando tiver mais tempo :D


Se quiser comprar, tem que ter muita atenção. Se nao se importar que nao tenha raça, então aí sim, há cães bonitos e pequenos e com muito pelo, no canil.


Boa escolha :wink:
Responder

Voltar para “Cães”