Boa noite.
Antes do mais desculpem-me a ignorância e esquecimento, mas muito pouco percebo de gataria.
Mas gostaria de esclarecer algumas coisas.
Primeira questão.
Será que o fiv e o felv é contagioso para cães e/ou pessoas?
Com que idade se inicia o plano de vacinas? É igual ao dos cães?
A partir de quando se pode fazer o despiste do fiv e do felv?
A partir de quando o gato é desmamado e muda a dieta? É igual ao cão?
Obrigado.
Dúvidas
Moderador: mcerqueira
1) Não, o FIV e o Felv não são transmissiveis nem a humanos nem a canideos
2) O plano de vacinação inicia-se, salvo erro, pelos 2 meses - mas não garanto porque os meus vieram todos da rua, muitos com idade indeterminada, mas recordo que as primeiras vacinas dos que vieram bebes foram por essa idade.
3) A idade mais aconselhavel para despiste de FIV e Felv, pelo que tenho lido, é após os 6 meses, para já não ter anticorpos da mãe. Mas é coisa que não faço.
4) O desmame anda por volta dos 2 mesitos, mas convém ficarem com a mãe até aos 3, para aprenderem algumas coisitas mais
Não lhe consigo responder se "é igual ao cão" porque desse não percebo eu

2) O plano de vacinação inicia-se, salvo erro, pelos 2 meses - mas não garanto porque os meus vieram todos da rua, muitos com idade indeterminada, mas recordo que as primeiras vacinas dos que vieram bebes foram por essa idade.
3) A idade mais aconselhavel para despiste de FIV e Felv, pelo que tenho lido, é após os 6 meses, para já não ter anticorpos da mãe. Mas é coisa que não faço.
4) O desmame anda por volta dos 2 mesitos, mas convém ficarem com a mãe até aos 3, para aprenderem algumas coisitas mais

Não lhe consigo responder se "é igual ao cão" porque desse não percebo eu

- Não são transmitidos a outros animais ou humanos, apenas entre gatos.
- O plano de vacinação de gatos tem início após as 8 semanas,e o 2º reforço é dado 3 a 4 semanas depois do 1º. As vacinas essenciais protegem contra: rinotraqueite felina, calicivírus e panleucopénia. Tendo depois outras vacinações opcionais.
- O despiste para felv penso que pode ser feito antes da primeira dose de vacinação, para no caso de dar negativo, poder optar pela vacinação.
No caso da fiv não há vacinação de prevenção em Portugal.
- A lactação dura, penso eu, até às 5-7 semanas.
- O plano de vacinação de gatos tem início após as 8 semanas,e o 2º reforço é dado 3 a 4 semanas depois do 1º. As vacinas essenciais protegem contra: rinotraqueite felina, calicivírus e panleucopénia. Tendo depois outras vacinações opcionais.
- O despiste para felv penso que pode ser feito antes da primeira dose de vacinação, para no caso de dar negativo, poder optar pela vacinação.
No caso da fiv não há vacinação de prevenção em Portugal.
- A lactação dura, penso eu, até às 5-7 semanas.
"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer