Antes de Adoptar

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Eristof
Membro Veterano
Registado: sexta fev 04, 2011 10:39 pm

quinta fev 17, 2011 11:04 am

Muito bom vale a pena ler!!!
By: Eristoff
jucoelho
Registado: terça mar 25, 2014 10:43 pm

quarta mar 26, 2014 10:17 am

Muito obrigada por estas palavras que estão aqui e que certamente ajudam muitas pessoas a decidir-se. Eu não conhecia este site, mas acho excelente principalmente por defender os direitos que os nossos amiguinhos têm e deveriam ter.
Eu tive uma coelhinha, era a minha bebé, a Kiko. Apesar de no inicio se pensar que era um coelho, ao fim de um ano descobrimos, e da pior maneira que era uma menina...
Começou a andar muito estranha e Levámos ao veterinário e afinal era uma gravidez psicológica... O doutor disse k tinha de ser operada senão podia vir a sofrer muito e também a ter cancro, então nós apesar de ser caro fizemos a operação.
Ela recuperou bem, apesar de ter demorado... Ela esteve connosco durante 4anos. Era a minha bebé, eu falava muito com ela, principalmente quando estávamos só as duas...
Pegava no colinho, fazia festinhas... Embora passado um bocado ela já estava pronta a saltar e passear.... Ela passeava por casa, na varanda, vinha para a nossa cama... Era como se fosse uma filha para nós. Entretanto no inicio deste ano houve um dia que ela veio para ao pé de mim mas começou a ficar muito estranha, parecia que não tinha força...
Levamos logo ao veterinário e disseram que ela tinha apanhado um parasita no cérebro e que tinha de ficar internada... Comecei logo a chorar... Coitadinha da minha bebé... Ficou lá 2dias e o doutor dizia que o prognóstico era super reservado... Ao fim de 2 noites veio para casa pois estava melhor mas ainda não fora de perigo. Todos os dias tínhamos de ir com ela ao doutor para levar antibiótico e Tb cortisona... Finalmente acabou o tratamento e o doutor disse que só daí a 15 dias teríamos de voltar. Ela estava com a cabeça de lado e nistagmus, este último acabou por passar, mas a cabecinha dela continuava de lado. Não era mais a mesma... Mas parecia recuperar... Gostava muito de ficar no meu colinho... Começou a andar e até já saltava, apesar de andar sempre encostada às paredes pois o doutor disse que ela não via bem, que devia ver tudo a andar à roda... Coitadinha... Entretanto no dia 24, passada segunda-feira, começou a ficar agitada com respiração muito acelerada... Foi uma coisa tão repentina... Peguei ao colinho, olhou para mim, eu disse Kikinho fica boa bebé da mamã... Ela esticou as pernas, expirou e partiu no meu colinho... Já chorei tanto... Continuo a chamar por ela... Continuo a cortar pera e cenoura e depois é que me lembro da triste realidade... A minha Kikinho não está e não volta...
Desejava muito ter outro coelhinho a quem pudesse amar e mimar... Sei que não vai ser igual a ela mas vai ser um coelhinho muito amado e estimado...
Peço ajuda para adoptar um coelhinho para fazer parte da nossa família. Sou eu e o meu marido e moramos em LIsboa.
Preferia que não fosse já com muita idade, visto que acabei de passar pelo luto da minha Kikinho...
Muito obrigada.
jucoelho
Registado: terça mar 25, 2014 10:43 pm

quarta mar 26, 2014 10:17 am

Muito obrigada por estas palavras que estão aqui e que certamente ajudam muitas pessoas a decidir-se. Eu não conhecia este site, mas acho excelente principalmente por defender os direitos que os nossos amiguinhos têm e deveriam ter.
Eu tive uma coelhinha, era a minha bebé, a Kiko. Apesar de no inicio se pensar que era um coelho, ao fim de um ano descobrimos, e da pior maneira que era uma menina...
Começou a andar muito estranha e Levámos ao veterinário e afinal era uma gravidez psicológica... O doutor disse k tinha de ser operada senão podia vir a sofrer muito e também a ter cancro, então nós apesar de ser caro fizemos a operação.
Ela recuperou bem, apesar de ter demorado... Ela esteve connosco durante 4anos. Era a minha bebé, eu falava muito com ela, principalmente quando estávamos só as duas...
Pegava no colinho, fazia festinhas... Embora passado um bocado ela já estava pronta a saltar e passear.... Ela passeava por casa, na varanda, vinha para a nossa cama... Era como se fosse uma filha para nós. Entretanto no inicio deste ano houve um dia que ela veio para ao pé de mim mas começou a ficar muito estranha, parecia que não tinha força...
Levamos logo ao veterinário e disseram que ela tinha apanhado um parasita no cérebro e que tinha de ficar internada... Comecei logo a chorar... Coitadinha da minha bebé... Ficou lá 2dias e o doutor dizia que o prognóstico era super reservado... Ao fim de 2 noites veio para casa pois estava melhor mas ainda não fora de perigo. Todos os dias tínhamos de ir com ela ao doutor para levar antibiótico e Tb cortisona... Finalmente acabou o tratamento e o doutor disse que só daí a 15 dias teríamos de voltar. Ela estava com a cabeça de lado e nistagmus, este último acabou por passar, mas a cabecinha dela continuava de lado. Não era mais a mesma... Mas parecia recuperar... Gostava muito de ficar no meu colinho... Começou a andar e até já saltava, apesar de andar sempre encostada às paredes pois o doutor disse que ela não via bem, que devia ver tudo a andar à roda... Coitadinha... Entretanto no dia 24, passada segunda-feira, começou a ficar agitada com respiração muito acelerada... Foi uma coisa tão repentina... Peguei ao colinho, olhou para mim, eu disse Kikinho fica boa bebé da mamã... Ela esticou as pernas, expirou e partiu no meu colinho... Já chorei tanto... Continuo a chamar por ela... Continuo a cortar pera e cenoura e depois é que me lembro da triste realidade... A minha Kikinho não está e não volta...
Desejava muito ter outro coelhinho a quem pudesse amar e mimar... Sei que não vai ser igual a ela mas vai ser um coelhinho muito amado e estimado...
Peço ajuda para adoptar um coelhinho para fazer parte da nossa família. Sou eu e o meu marido e moramos em LIsboa.
Preferia que não fosse já com muita idade, visto que acabei de passar pelo luto da minha Kikinho...
Muito obrigada.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta mar 26, 2014 6:39 pm

<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Vitruvia
Membro Júnior
Registado: domingo abr 06, 2014 3:41 pm

terça abr 29, 2014 7:28 pm

Excelente tópico, parabéns. :D

Algumas coisas que tenho a acrescentar:

Já vi pessoas na Internet (não digo aqui, necessariamente :wink:) que perguntam por animais para adopção que são animais que, comprados, custam bastante dinheiro. Compreendo que a vida não esteja fácil, mas se alguém estiver a procurar um cão ou gato de raça ou mesmo um exótico para adoptar só para poupar algum dinheiro, se calhar não é a melhor opção ter um animal. Do mesmo modo que por vezes quando as pessoas perguntam por animais para venda a um preço amigável, o barato pode sair caro porque nem sempre são criadores que se importam com o bem-estar e saúde dos animais. Quem adopta um animal fá-lo porque quer dar um lar a um animal que não tem um, isso é o mais importante. Não se adopta um animal para poupar dinheiro, é como dizer que se vai adoptar uma criança para ter menos trabalho :lol:

Se quiser mesmo adoptar um animal, não se limite a perguntar quem tem animais desses para adopção. Procure anúncios. Muitas associações têm páginas na Internet com anúncios de animais que procuram uma casa, por vezes ajuda simplesmente pesquisar. :wink: Mesmo que não se perceba muito de Internet, basta procurar associações, abrigos, canis, etc. numa determinada localidade e telefonar ou mesmo ir lá em pessoa.

Também recomendo tentar pensar de uma forma mais original quando se trata de adoptar. Um animal adulto para algumas pessoas pode ser uma escolha melhor do que uma cria. Um rafeiro pode ser uma opção melhor do que um cão de raça. Se tiver condições e paciência para cuidar de um animal idoso ou doente, também pode ser boa ideia. Existem mais opções para além de animais jovens. Não digo que toda a gente seja obrigada a fazer isso, mas às vezes é uma excelente experiência e encontramos amigos onde menos esperamos.

Outra coisa que também quero notar: ajuda não ter uma ideia pré-concebida sobre a personalidade do animal. Há animais que são menos sociáveis ou mais independentes, ou que demoram algum tempo a habituar-se às pessoas. É normal, sobretudo em animais que são adoptados. Os animais não são brinquedos, têm uma personalidade tal como as pessoas, portanto de nada vale ficar irritado/a só porque o animal que adoptou tem vontade e personalidade próprias.
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”