ATENÇÃO REGIÃO DE MAFRA!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mar 23, 2014 6:59 pm

Imagem

Um hospital veterinário da zona de Mafra alertou através da sua página do Facebook sobre um surto de leptospirose que parece estar a ocorrer na região de Mafra:

AVISO IMPORTANTE!!!!- Temos detectado um número estranhamente elevado de animais infetados com leptospirose, particularmente agressiva, na zona de Mafra e arredores. Esta doença é potencialmente fatal e transmissível aos humanos. Confirme se o seu animal tem esta vacina em dia (normalmente faz parte da vacina anual de rotina, mas idealmente deverá ser reforçada a cada 6 meses).Partilhe esta informação com todos os seus amigos que tenham cães!
Destaque a negrito meu.

A leptospirose é uma doença terrível que mata com enorme rapidez e é altamente contagiosa ao ser humano.

Por favor, tenham cuidado e verifiquem as vacinas dos vossos cães, quer residam em Mafra, quer noutras zonas rurais, semi-rurais ou onde exista um população de ratos considerável!

Para mais informação, ver aqui https://www.facebook.com/hvatlantico/ph ... =1&theater

ou aqui:

http://hvatlantico.pt/leptospirose/
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 24, 2014 1:33 am

Suspeita-se que foi o que matou o Jimmynho da Watermonitor, apesar de estar vacinado. :(

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Iniciante
Membro
Registado: quarta mai 16, 2012 12:19 pm

segunda mar 24, 2014 11:05 am

O Jimmy da Watermonitor morreu?
Opááaaaaa tadinho!
:cry:

Eu vivo na zona de Mafra... Obrigada pelo alerta!
SilverPigeon
Membro Júnior
Registado: terça fev 25, 2014 5:36 pm

segunda mar 24, 2014 12:45 pm

Atenção que as vacinas que se utilizam na revacinação anual, relativamente à leptospirose, apenas dão imunidade durante 6 meses e não os 12 como acontece em relação ás restantes doenças. Há apenas uma vacina mais recente em que o animal fica imune à leptospirose durante um ano. Mas o mais estranho é não haver vacina para as pessoas, pois é uma doença que pode ser letal para nós. Se tiverem um animal doente numa zona de risco, em que notem que está "triste", com febre e as mucosas (os olhos, boca, vulva, e mesmo a pele se abrirem o pelo) amarelas, devem levá-lo com urgência ao veterinário e tomar as devidas precauções, como evitar o contato com crianças e usarem luvas se tiverem cortes ou feridas nas mãos.
Floripes3
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 2:33 pm

SilverPigeon Escreveu:Atenção que as vacinas que se utilizam na revacinação anual, relativamente à leptospirose, apenas dão imunidade durante 6 meses e não os 12 como acontece em relação ás restantes doenças. Há apenas uma vacina mais recente em que o animal fica imune à leptospirose durante um ano. Mas o mais estranho é não haver vacina para as pessoas, pois é uma doença que pode ser letal para nós. Se tiverem um animal doente numa zona de risco, em que notem que está "triste", com febre e as mucosas (os olhos, boca, vulva, e mesmo a pele se abrirem o pelo) amarelas, devem levá-lo com urgência ao veterinário e tomar as devidas precauções, como evitar o contato com crianças e usarem luvas se tiverem cortes ou feridas nas mãos.
x2

A leptospirose é terrível, quase não dá tempo a tratar. Aos animais, quando chegam ao ponto de apresentar a descoloração característica da doença, já só restam algumas horas de vida e os tratamentos são vãos. Sei-o porque já me passaram alguns pelas mãos e nenhum se salvou, apesar de todos os esforços. E o sofrimento por que passam é horrível.

Por favor, NÃO DESCUREM ESTA VACINA!
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda mar 24, 2014 5:45 pm

O Jimmy morreu e o diagnóstico foi Leptospira sim.

Tentámos tudo e ele esteve internado quase duas semanas. O fígado recuperou para valores quase normais, mas os rins não recuperaram. Durante este período ele não conseguia manter absolutamente nada, incluindo o Ulcermin, no estômago.

Por fim as dores já eram muitas e tomámos a decisão. Não vou sequer referir o que nos custou, mas digo que a vet que cuidou dele nestes dias todos chorou comigo. Ele era um cão fantástico e ela, que o conhecia há anos, apaixonou-se por ele nestes dias em que o teve.

Na zona onde moro todos os anos são internadas pessoas com a doença e há uns anos um senhor faleceu.

O que me foi recomendado, e atenção que não cobre todos os tipos da bactéria (ou coisa do género) foi vacinar de 6 em 6 meses que é o que estou a fazer aos Dogues.
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 5:52 pm

Ainda sobre o meu Jimmy, antes de partir ainda passou um excelente fim-de-semana na sua casa, na sua cama e com a Josepha.

Foi mais por ela do que por ele, que ao fim de um par de horas já estava muito cansado e outra vez em baixo.

Sem tretas nem dramas, digo que a cadela passou os dois dias sentada no chão, coisa que ela não faz por norma, ao lado da cama dele.

Se já era lindo fazê-la comer, agora ainda é melhor porque passado este tempo a Josepha continua à espera que ele apareça. :(
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda mar 24, 2014 6:02 pm

desconhecia esta doença. Muito obrigada pela informação, e lamento a sua perda Watermonitor.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Floripes3
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 7:39 pm

WaterMonitor Escreveu:O Jimmy morreu e o diagnóstico foi Leptospira sim.

Tentámos tudo e ele esteve internado quase duas semanas. O fígado recuperou para valores quase normais, mas os rins não recuperaram. Durante este período ele não conseguia manter absolutamente nada, incluindo o Ulcermin, no estômago.

Por fim as dores já eram muitas e tomámos a decisão. Não vou sequer referir o que nos custou, mas digo que a vet que cuidou dele nestes dias todos chorou comigo. Ele era um cão fantástico e ela, que o conhecia há anos, apaixonou-se por ele nestes dias em que o teve.

Na zona onde moro todos os anos são internadas pessoas com a doença e há uns anos um senhor faleceu.

O que me foi recomendado, e atenção que não cobre todos os tipos da bactéria (ou coisa do género) foi vacinar de 6 em 6 meses que é o que estou a fazer aos Dogues.
WaterMonitor Escreveu:Ainda sobre o meu Jimmy, antes de partir ainda passou um excelente fim-de-semana na sua casa, na sua cama e com a Josepha.

Foi mais por ela do que por ele, que ao fim de um par de horas já estava muito cansado e outra vez em baixo.

Sem tretas nem dramas, digo que a cadela passou os dois dias sentada no chão, coisa que ela não faz por norma, ao lado da cama dele.

Se já era lindo fazê-la comer, agora ainda é melhor porque passado este tempo a Josepha continua à espera que ele apareça. :(
Um abraço, Water. Sei bem o que é isso... :cry: :cry: :cry:
WaterMonitor
Membro Veterano

terça mar 25, 2014 6:01 pm

Obrigada! Confesso que esperava tudo menos Leptospira. Na minha ideia, errada, ele estava vacinado.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça mar 25, 2014 6:14 pm

um abraço water...
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta mar 26, 2014 1:34 pm

Já sabia do teu Jimmy pelo face, mas não sabia que era isto :(
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
WaterMonitor
Membro Veterano

quarta mar 26, 2014 1:42 pm

Pois é LFGomes, vê bem o que lhe foi acontecer! :(

O meu minorcas tinha problemas cardíacos tão graves e vai-me morrer desta porcaria.

Ele já estava na fase de meter a boca a tudo, estava mesmo muito gagá. Nem sabemos se não terá mesmo apanhado um musaranho morto ou entontecido porque muitos vizinhos colocam aquelas pastilhas vermelhas. :(
Responder

Voltar para “Cães”