Pastora alemã no cio - Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tsilva14
Registado: quinta mar 27, 2014 3:13 pm

quinta mar 27, 2014 3:19 pm

Boa tarde
Tenho uma pastora alemão prestes a fazer 2 anos e entrou agora no 4º cio, detetei hoje manchas de sangue em casa.
Gostava de saber a melhor forma e dia para cruzar visto que queria mais um cão.
O meu tio tem um cão com quem a cadela costuma sair ao fim de semana e tava a pensar juntar a cadela com esse cão.
Devo- juntar todo o dia e apartir de hoje já? Devo-a levar a casa do macho ou não? Alguém pode ajudar?
Cumprimentos e obrigado
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 27, 2014 3:42 pm

E o que é que vai fazer depois a 8, 10 ou 12 cães, se só quer um?

Teste displasia da anca? Já fizeram a ambos os cães? Sabe o que é? O outro cão também é PA?

Tem noção da despesa e trabalheira que os cachorros vão dar até poderem sair de casa às 8 semanas? Comida, vacinas, desparasitar?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

tsilva14

quinta mar 27, 2014 3:51 pm

Sim eu tenho. Não nunca fiz esse teste, tenho mais pessoas interessadas em ficar com outros.
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

quinta mar 27, 2014 3:57 pm

tsilva14 Escreveu:Boa tarde
Tenho uma pastora alemão prestes a fazer 2 anos e entrou agora no 4º cio, detetei hoje manchas de sangue em casa.
Gostava de saber a melhor forma e dia para cruzar visto que queria mais um cão.
O meu tio tem um cão com quem a cadela costuma sair ao fim de semana e tava a pensar juntar a cadela com esse cão.
Devo- juntar todo o dia e apartir de hoje já? Devo-a levar a casa do macho ou não? Alguém pode ajudar?
Cumprimentos e obrigado
Se quer so mais um cão o meu conselho vai mais no sentido de que tente adoptar um ou até mesmo comprar um, sai-lhe muito mais barato do que a despeza que irão dar todos os outros que irão nascer, se tiverem todos os cuidados necessários.

Quanto à sua pergunta propriamente dita, não tenho a certeza, mas julgo que na semana seguinte a elas pararem de perder sangue é quando estão na fase de "aceitar" cães machos. Mas se deseja mesmo levar isso avante consulte o seu veterinário e pesquise mais um pouco sobre o assunto para que saiba bem todos os promenores, cuidados a ter, encargos e possiveis consequencias.

Boa sorte :wink:
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
FranciscaF
Registado: quinta mar 27, 2014 10:46 am

quinta mar 27, 2014 4:48 pm

Olá boa tarde,

Sei que "criar uma ninhada" é algo muito sério e é necessário analisar todo o panorama e não só a chegada de um cachorrinho..
Se a sua cadelinha é pura então deverá procurar um cão puro (LOP) para não "estragar" a raça e depois ter complicações na ninhada.
Depois terá que analisar se tem possibilidades financeiras para as consultas no vet que a cadelinha irá precisar, e depois, para manter a ninhada consigo até aos 3 meses de idade (se não me engano).
Falo até aos 3 meses porque penso que é quando os cães estão aptos para viver sem a mãe, mas terá que pensar que poderá ficar mais tempo com eles se não encontrar possíveis donos. Depois terá que pagar o LOP, e muito antes disto, todos os exames necessários para averiguar se esta tudo ok (antes de tentar ter a ninhada).
Se quer um novo cachorrinho diriga se a um canil ;) á tantos pequeninos a precisar de um lar.. e já viu o trabalho e o € que poupa para além de ajudar um ser vivo que foi abandonado e rejeitado? :)
Alguém que me corriga se disse alguma barbaridade, sou nova nesta andanças!
Bos sorte e pondere bem :)
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quinta mar 27, 2014 5:57 pm

Se quer um cão porque não compra/adopta um? Dá muito menos trabalho e despesa e ainda faz um favor à sua menina.
tsilva14

quinta mar 27, 2014 7:19 pm

Sim eu percebo. mas tenho todas as condições para ter a ninhada, só preciso de ajuda para saber ao certo o que fazer pois por a cadela já conhecer o macho, se a devo manter junto dele todo o dia ou não, procurava alguém com experiência que me ajudasse. A minha decisão cruzar a cadela já está tomada e não está em causa.
joana_boris
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 7:40 pm

Se tem tanta convicção na decisão de cruzar o animal, devia ter um mínimo conhecimento na área da reprodução entre outros temas... também toma decisões assim de forma desinformada nas outras áreas da sua vida?
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta mar 27, 2014 7:42 pm

Boas...

Bem, enquanto não há resposta do outro...

Fazemos assim...

A sua cadela tem LOP?
O cão com que a pretende acasalar, tem LOP?
Já fez os testes à sua cadela e ao outro cão, da displasia da anca e do cotovêlo?
Conhece o carácter do macho do acasalamento?
Tem condições para ter uma ninhada?
Tem disponibilidades económicas e de tempo para a ninhada?
Percebe alguma coisa de partos de cães?
Tem onde colocar todos os nascidos dessa ninhada?
Sabe até quando deve ter os cachorros junto da mãe?

No fim de responder e ponderar sobre isto tudo eu ajudo-a na pergunta que fez...
Já que não consigo que mude de ideias quanto à sua vontade de acasalar a sua cadela...
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
JBranquinho
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 7:45 pm

Não vale a pena estar a entrar por aí, ataques pessoais e etc ou isto ira tornar-se mais um post de troca de ofensas.
O/a utilizador/a já foi alertado para as possiveis consequencias e já varias pessoas deram a sua opinião acerca do assunto. Tendo em conta que já tomou a decisão aconselho vivamente a ir ao veterinario fazer um check up com ela, se ele der so uma vista de olhos e estiver tudo bem, pode ser que nem lhe cobre nada e terá oportunidade de lhe perguntar tudo o que precisa saber. Certamente ele até lhe fará uma lista.
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta mar 27, 2014 7:53 pm

JBranquinho Escreveu:Não vale a pena estar a entrar por aí, ataques pessoais e etc ou isto ira tornar-se mais um post de troca de ofensas.
O/a utilizador/a já foi alertado para as possiveis consequencias e já varias pessoas deram a sua opinião acerca do assunto. Tendo em conta que já tomou a decisão aconselho vivamente a ir ao veterinario fazer um check up com ela, se ele der so uma vista de olhos e estiver tudo bem, pode ser que nem lhe cobre nada e terá oportunidade de lhe perguntar tudo o que precisa saber. Certamente ele até lhe fará uma lista.
Está a escrever para mim?
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
joana_boris
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 7:59 pm

Não sei se será para mim.

Não é um ataque pessoal. Mas tenho mesmo curiosidade em saber se quando as pessoas decidem comprar um carro, escolhem um hotel, um médico, etc. etc. também tomam essa decisão sem se informarem primeiro. Se não, porque é que o fazem com aquele que é o seu companheiro e amigo mais fiel?
JBranquinho
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 8:05 pm

fontedasbicas Escreveu: Está a escrever para mim?
Quando escrevi o meu comentario ainda não tinha visto o seu era relativamente ao anterior, de qualquer forma essas questões também não me parece que adiantem de muito tendo em conta que o user como disse, já se decidiu.

Mais discussões LOP vs s/ LOP, melhoramentos da raça etc etc, existem aí a montes só não está informado quem nao quer...apesar de concordar consigo, não creio que resulte naquilo que pretende mas que vá resultar em mais uma discussao igual a tantas outras :cry:
JBranquinho
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 8:14 pm

joana_boris Escreveu:Não sei se será para mim.

Não é um ataque pessoal. Mas tenho mesmo curiosidade em saber se quando as pessoas decidem comprar um carro, escolhem um hotel, um médico, etc. etc. também tomam essa decisão sem se informarem primeiro. Se não, porque é que o fazem com aquele que é o seu companheiro e amigo mais fiel?
Apesar de concordar consigo, a vida pessoal de cada um não nos diz respeito nem devemos comenta-la pois cada um faz o que quer com ela...e infelizmente em muitos casos com os animais acaba por ser exactamente o mesmo...por muita razao que tenha vamos acabar por ver isto transformado em mais um post de trocas de palavras pouco amigaveis...
joana_boris
Membro Veterano

quinta mar 27, 2014 8:34 pm

A via pessoal do user não me interessa, JBranquinho, mas percebo o que quer dizer.

Mas se o propósito do fórum é só eu chegar aqui e dizer:

Nos primeiros dias em que se verifica um corrimento sanguinolento o macho ainda não é aceite pela cadela (normalmente), este período pode durar entre 2 a 15 dias(normalmente 9, apesar de bastante variável de animal para animal e de cio para cio), chama-se pró-estro. Esta não é a altura indicad apara a monta. Depois a vulva diminui de tamanho e o corrimento pode ou não estar presente, sendo mais claro (rosado) num período que dura cerca de 3 a 12 dias (9 dias em média) e é nesta altura que a fêmea permite a monta pelo macho. Este período chama-se estro. É nesta altura que se dá a ovulação.

Informa-se com o seu veterinário acerca das técnicas de monitorização da cio, para determinar melhor a data para a monta.

Então não haverá espaço para a discussão nem para tentar fazer entender ao user que está a tomar uma decisão precipitada e desinformada, o que é péssimo para o animal e até para ele, que depois se vai ver a trabalhos, caso haja problemas.
Responder

Voltar para “Cães”