Yorkshire teimoso! HELP!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jessytreci
Membro Júnior
Registado: terça nov 29, 2011 10:03 pm

segunda abr 07, 2014 12:28 am

Boa noite. Comprei uma cadela yorkshire terrier que tem neste momento quase 5 meses. To à 2 meses a ensina la a fazer as necessidades na rua, mas está a ser tarefa impossível. Sempre que saio nem seja por 10min, tenho sempre xixi em casa ou mesmo coco -.-' e o pior é que é sempre em cima do sofá que não é meu.

Ela faz as necessidades na mesma quando vai a rua, mas faz muuuito dentro de casa, e eu moro com mais gente, e é um bocado aborrecido. Mas isso não é o pior. O pior é que to numa casa alugada e ela n para de roer os móveis. Os pés da mesa estão todos estragados e o já me fez dois buracos no sofa (que tb não é meu!!!)

Fui ao veterinário ver o que me aconselhava, e vim de lá com um acaime. Sempre que saia, metia lho. E quando a apanhava a roer ou a fazer xixi dentro de casa. Mas já cheguei à conclusão que não faz nada, pq sai no outro dia 5min e tinha o sofá mais roido. E já comprei daqueles sprays anti mordedura, mas tb n resulta.

Tenho uma cadela mais velha (2 anos e uns meses). Ela é x Golden retriever, mas nunca tive tantos problemas.. uns sapatos roidos, mas nada de especial. Mas esta é demais. Ela estraga tudo o que vê e tenho medo que tenha de acabar por da la..

Ajudem por favor!!!!
Beijinhos ***
Cumprimentos, Jessica :)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda abr 07, 2014 7:58 am

Olá,
O melhor, se tiver possibilidades, será aconselhar-se junto de um bom treinador.

A sua cadela não está a ser "teimosa", apenas não tem noção que não é aquilo que a dona pretende...

Quanto as necessidades, recompense quando ela faz na rua e ignore quando ela faz fora de sítio, se der atenção (e isto pode incluir o ralhar) estará a reforçar esse comportamento.
Quanto ao roer é estimula-lá a roer brinquedks próprios. Arranje brinquedos tipo Kong para rechear, ossks para roer etc e vá deixando à disposição tentando alterar todos os dias. Canse a cadela antes de sair de casa, para que ela não fique com tanta energia para andar a fazer asneiras.
Eu pensava no crate training, mas isto tem de ser bem feito. Arranjar uma crate grande, ir habituando aos poucos e sempre com associações positivas o cachorro a estar lá dentro.
Dentro da crate deve deixar uma cama, brinquedos e água. O cachorro deve ter algum espaço para se mover lá dentro mas não precisa de ser exagerado. O cão não deve lá ser deixado demasiado tempo fechado. Assim que o cachorro sai deve ser conduzido ao sítio onde deve fazer as suas necessidades.
Não avance para o crate training sem antes estudar bem a técnica para não prejudicar o cachorro e arranjar mais problemas
Acoselho que leia o livro do Dr Ian Dunbar - After Young Get your puppy.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
jessytreci
Membro Júnior

segunda abr 07, 2014 2:43 pm

pois de facto, nao tenho possibilidades para um treinador, com muita pena minha.
tenho 21 anos, to na universidade, moro fora de casa e so trabalho em part time.. em relaçao aos brinquedos ja comprei varios, mas ela nao liga.. so os roi quando estou em casa, e eu elogio-a.. a minha outra cadela fui eu que lhe ensinei tudo.. nao faz nada dentro de casa, n roi nada, faz tudo o que eu digo é super bem treinada. esta está a ser mesmo chato :s e durante a noite agora deu-lhe para roer o meu saco cama que eu ja tenho à 20 anos!! é uma reliquia para mim :(
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 07, 2014 2:51 pm

o melhor era mesmo não ter adquirido a cadela. Com tantas limitações é uma responsabilidade que não está apta a suportar.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
jessytreci
Membro Júnior

segunda abr 07, 2014 2:54 pm

Eu to bem apta! Nunca lhes faltou nada, tem as vacinas todas em dia, nunca passaram fome, e tem sempre snacks para os dentes. E têm brinquedos! Uns 7! Portanto não é por aí.Acho qUE não é por não ter dinheiro para pagar um treinador que não fico apta para as ter!
Charlie2
Membro Veterano

segunda abr 07, 2014 3:17 pm

jessytreci Escreveu:Eu to bem apta! Nunca lhes faltou nada, tem as vacinas todas em dia, nunca passaram fome, e tem sempre snacks para os dentes. E têm brinquedos! Uns 7! Portanto não é por aí.Acho qUE não é por não ter dinheiro para pagar um treinador que não fico apta para as ter!
também não é por tudo o que mencionou que se vê que está apta a ter um animal. Aliás essa costuma ser a lenga lenga de muita gente que vai largar o Bidu no canil. Ás vezes até lhes deixam a trelinha e um osso para não se sentirem muito mal.
O não ter dinheiro é sim uma grande entrave. Porque pelo seu discurso o que eu entendo é que a cadelinha nunca recebeu educação apropriada e o ideal seria uma escola de treino que a user claramente não pode pagar.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
jessytreci
Membro Júnior

segunda abr 07, 2014 3:50 pm

então os pobres nao podem ter caes, porque nao podem ser impecavelmente treinados nem comer royal canin?? e claro que nao a vou largar num canil, nao tenho nem tao pouca noçao nem um coraçao tao pequeno para o fazer!! posso nao ter muito dinheiro, mas nunca ia deixar sequer as minhas cadelas sozinhas ou atreladas! elas nem na rua estão! e dormem em cima da cama. mais bem tratadas nao podem ser! e nao admito que ninguem me diga que nao to apta a ter um cão so porque nao tenho dinheiro para pagar um treinador. por amor de deus! prefiro passar eu fome a deixa las a elas sem comida! se tiver algum concelho que me possa dar, ou se conheça algum método que possa acabar com esta mania dela sem ser o treinador, tudo bem, senao obrigado e adeus!
Charlie2
Membro Veterano

segunda abr 07, 2014 3:54 pm

se eu não estivesse já tão habituada a estes discursos até lhe explicava em maior profundidade o que queria dizer, mas fico-me por aqui, e boa sorte ás duas :wink:
jessytreci
Membro Júnior

segunda abr 07, 2014 3:55 pm

muito obrigado
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda abr 07, 2014 5:58 pm

Eu se fosse ao seu senhorio das duas uma, ou a punha na rua ou cobrava-lhe uma indemnização pelos danos patrimoniais e proibia-a de ter animais... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

segunda abr 07, 2014 6:09 pm

Pela descrição que deu do seu caso, o que me ocorre primeiramente é mesmo falta de regras e treino consistente.

Se não tem disponibilidade de tempo para a treinar, o melhor seria mesmo um treinador. Não tendo disponibilidade financeira para tal, terá de fazer sacrifícios, e gastar menos tempo noutras atividades e passar mais tempo a educar a cadelinha, para evitar mais destruição e educá-la relativamente às necessidades.

Sendo uma cadela de porte muito pequeno é normal que não aguente as necessidades durante muitas horas, pelo que deveria tentar levá-la à rua com bastante frequência, especialmente enquanto cachorra.

Levará tempo, e será frustrante, como a maioria do cachorros é, mas no fim irá compensar ;)
jessytreci
Membro Júnior

segunda abr 07, 2014 7:21 pm

Mas eu tenho tempo! Tenho feito tudo o que li. Ela faz no sítio errado, eu ralho com ela e levo a la fora. Quando a apanho a roer, ralho e dou lhe o brinquedo. E sempre que ela faz uma coisa boa, recompenso-a! Elas estão sozinhas no máximo 2h por dia. Só preciso de algumas sugestões. E à outra utilizadora que se meteu a mandar bitaites sobre o meu senhorio, adeus e boa tarde.
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

segunda abr 07, 2014 7:38 pm

Olá Jéssica,

Se não tem possibilidades de pagar um treinador tente procurar/comprar livros sobre adestramento de animais, existem por aí imensos na net, que dão varios tipos de dicas vá tentando até que resulte. Quanto a casa e roer os moveis e etc acho que é pela mesma linha de pensamento, tente ver novas tecnicas, mas já passei exactamente pelo mesmo, tentei de tudo mas de certa forma foi inevitavel, quando saí da casa tive que pagar os arranjos tal como me competia.

Quanto aos "bitaites" e etc não vale a pena, se tiver a curiosidade de pesquisar um pouco verá que em varios posts acontecem as pessoas irem deixar comentários apenas para criticar/rebaixar/ridicularizar os outros e os posts acabam por se desviar do assunto e tornando-se inuteis por serem nada mais que trocas de ofensas. Já tentei lutar contra isso e dizer que não somos todos iguais nem pensamos todos da mesma forma. Eu proprio já cometi o seu erro e se fosse hoje não o faria pois compreendo que foi errado, mas em vez de vir aqui apenas criticar deixei o melhor conselho que tenho para deixar.

Pondo um ponto final no off-topic, espero que consiga dar a volta a situação e se algo resultar indique-nos como, talvez seja util para outro user ;)

Boa sorte
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
jessytreci
Membro Júnior

segunda abr 07, 2014 7:41 pm

Muito obrigado pelo conselho uma senhora acima já me deixou um exemplo de um livro,já tive a investigar. Vou comprar um online ou algo do genero. Era mesmo isso que eu queria.. saber mais dicas e concelhos que eu possa usar com ela.
O melhor é mesmo ignorar essas pessoas, que não compreendem que há mentalidades diferentes. Eu sei que as minhas cadelas são felizes, e isso é o suficiente para me deixar feliz.
Obrigado mesmo :) já agora em relação aos sprays anti mordedura acha que eles n resultam mesmo ou depende de marca para marca?
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

segunda abr 07, 2014 7:44 pm

Não tenho muita experiencia com os sprays, tentei com o meu novo cachorro e ao inicio resultou, agora acho que faz o efeito contrario, mas de forma geral acho que não existe um feedback consensual quanto a eles, mas não há como tentar ;)
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Responder

Voltar para “Cães”