Schnauzer miniatura tímida e assustadiça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rcb80
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 07, 2014 3:45 pm

segunda abr 07, 2014 4:29 pm

Olá a todos, queria saber a vossa opinião acerca da melhor forma de lidar e educar uma schnauzer miniatura de 5 meses.

Fui buscá-la a um criador há 3 dias.
No sítio onde vivia, no meio dos outros cães ela não era a mais activa mas também não era a mais submissa. Corria e brincava quanto baste.

Mas desde que está cá em casa, não brinca, não corre, tem medo de tudo, qualquer som a assusta, e faz xixi pelas pernas abaixo quando vê outro cão perto dela. Até do seu próprio reflexo tem medo, ficando sempre espantada quando se vislumbra num vidro.

Mas o facto de ter um medo enorme de outros cães é que me faz confusão, já que no criador ela vivia com os seus irmãos, aparentemente normalmente.

O que posso fazer para lhe dar mais confiança? Torna-se um bocado difícil educar uma cadela constantemente assustada com tudo o que mexe...
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 07, 2014 4:41 pm

o criador não lhe deu dicas sobre estes comportamentos, que são expectáveis?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
rcb80
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 07, 2014 3:45 pm

segunda abr 07, 2014 4:55 pm

Charlie2 Escreveu:o criador não lhe deu dicas sobre estes comportamentos, que são expectáveis?
Não deu.
Mas sei que um período de adaptação é expectável, apenas acho que esta timidez e medo em excesso não são normais, comparando com outros cães nas mesmas situações.
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

segunda abr 07, 2014 5:10 pm

Se ainda não o fez, informe-se sobre os conceitos de Socialização e Sociabilização canina.

Boa sorte com o novo membro da família :D
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 07, 2014 5:20 pm

rcb80 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:o criador não lhe deu dicas sobre estes comportamentos, que são expectáveis?
Não deu.
Mas sei que um período de adaptação é expectável, apenas acho que esta timidez e medo em excesso não são normais, comparando com outros cães nas mesmas situações.
pois mas normalmente os criadores dão dicas sobre isso. Pode sempre contactá-lo e ele poderá aconselhá-la.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda abr 07, 2014 5:52 pm

rcb80 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:o criador não lhe deu dicas sobre estes comportamentos, que são expectáveis?
Não deu.
?!?!?!? como assim "não deu"?? :?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
rcb80
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 07, 2014 3:45 pm

segunda abr 07, 2014 5:57 pm

TheOne Escreveu:
rcb80 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:o criador não lhe deu dicas sobre estes comportamentos, que são expectáveis?
Não deu.
?!?!?!? como assim "não deu"?? :?
O criador foi extremamente prestável, dando-me todo o tipo de conselhos e indicações para o bem estar do animal.

Não previu a personalidade especial desta cadela, medrosa e tímida em excesso.

Postei aqui na esperança que alguém tenha ou tenha tido um animal com estes traços.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda abr 07, 2014 6:00 pm

rcb80 Escreveu:
TheOne Escreveu:
rcb80 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:o criador não lhe deu dicas sobre estes comportamentos, que são expectáveis?
Não deu.
?!?!?!? como assim "não deu"?? :?
O criador foi extremamente prestável, dando-me todo o tipo de conselhos e indicações para o bem estar do animal.

Não previu a personalidade especial desta cadela, medrosa e tímida em excesso.

Postei aqui na esperança que alguém tenha ou tenha tido um animal com estes traços.
Não lha quis prever, é mais assim... O trabalho mal feito nos primeiros meses com o Criador vai dar-lhe imenso trabalho a corrigir, talvez mesmo umas aulas de sociabilização a ajudassem bastante...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

segunda abr 07, 2014 8:32 pm

Procure por treinadores/escolas que tenham aulas de sociabilização (ás vezes chamam-lhe de Aulas Puppy). É um investimento que vai ser muito importante para o desenvolvimento social da cadela e corrigir o que se terá passado de errado na sociabilização dela. Ainda vai mais que a tempo, mas quanto mais cedo melhor!

Pedro
rcb80
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 07, 2014 3:45 pm

segunda abr 07, 2014 10:12 pm

Obrigado pelas respostas.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda abr 07, 2014 11:26 pm

Dê-lhe confiança. Mime-a sem fazer dela especial, embora dedicando-lhe um pouco mais de atenção/tempo. Ignore os comportamentos medrosos e recompense os comportamentos normais. Felicidades.
rcb80
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 07, 2014 3:45 pm

terça abr 08, 2014 9:56 am

srYuki Escreveu:Dê-lhe confiança. Mime-a sem fazer dela especial, embora dedicando-lhe um pouco mais de atenção/tempo. Ignore os comportamentos medrosos e recompense os comportamentos normais. Felicidades.
Obrigado, tenho feito isso.
martaldf
Membro Veterano
Mensagens: 1410
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Localização: 3 porquinhas da india e 1 schnauzer miniatura
Contacto:

terça abr 08, 2014 10:41 am

Nos tambem compramos um schauzer miniatura no ano passado. Neste caso quisemos um adulto, e sobre o comportamento e sociabilizacao o cao é 5 estrelas.

Uma das vantagens de se comprar a um bom criador, é poder recorrer a ele. Se ele se mostrou prestavel, acho que pode e deve colocar-lhe questoes e pedir-lhe ajuda.

No nosso caso, o cao estava numa zona de campo, e assustava-se muito na rua, com os carros, as pessoas, enfim, a confusao em geral.
Nao deixamos de o levar a passear por causa disso (sem o sujeitar a demasiado stress, claro). Com o tempo habituou-se.
Sempre que vemos caes permitimos e encorajamos a interacao.

Concordo que o melhor seria po-la em aulas de sociabilizacao. Eh um investimento, mas que no futuro poupa muitas chatices. E ter um cao equilibrado eh fundamental.

boa sorte,
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
mize2
Mensagens: 4
Registado: sexta mai 09, 2014 12:51 pm

quarta mai 14, 2014 12:46 pm

olá

eu também sou nova aki e vim cá parar exactamente pelas mesmas razões comprei uma schnauzer mini em fevereiro, ela era muito timida e assustada, com o tempo tem vindo a melhorar, é otima com as pessoas de inicio era muito encolhida quando se chegava a nós, punha-se logo de barriga para cima, com o tempo tem vindo a ficar mais confiante e faz festa a toda a gente, acho que é uma questão de tempo e confiança e de ela se sentir segura na nova casa e ambiente, tremia muito no carro ,agora já vai andando melhor e não gostava de ir á rua, agora gosta, tem de a ir apresentando a situações novas para ela se habituar, a minha só ainda não se habituou a outros cães principalmente maiores e não é falta de passeios mas estou a pensar ir a aulas de sociabilização com ela, tenha paciência.... a minha tem agora 7 meses....
Responder

Voltar para “Cães”