Para as memórias de um criador...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta mar 11, 2004 4:11 am

Boas,
Não me intitulo de criador. Para mim um criador é quem já criou algo visível e reconhecido pela raça que cria. Considero-me um reprodutor / aprendiz de criador, pois não criei ainda o meu 1º campeão (e provavelmente estou ainda muito longe disso).
No entanto já fiz algumas ninhadas, cujos cachorros foram vendidos ou dados.

Vários têm sido o tipo de donos dos meus cachorros.
Há aqueles que nunca mais dão cavaco. Há aqueles que acabam por se tornar amigos íntimos de verdade. Aqueles que “assim assim” e infelizmente um ou outro com quem fico “piurso” por não tratar convenientemente os cães (que criei).
Chegando a extremos, há aqueles que gastaram 600 contos para safar um cão de uma doença e aqueles que deixam as moscas comer-lhe as orelhas.

Na ninhada do ano passado tive algumas dificuldades em vender as fêmeas que estavam em maioria. Três dessas cachorras estiveram expostas para venda na “mostra de ninhadas da Batalha” em paralelo com a Expo Nacional Canina.

Fui abordado por várias pessoas sobretudo no domingo, mas com todo o stress da expo em si, nem consegui fixar todas as pessoas que me abordaram. No entanto retive um comentário: - Estes são huskys com hormonas!
Perante tal comentário, esclareci que não se tratavam de huskys mas sim de malamutes e fiz um breve historial da raça, bem como se tratavam de raças diferentes, explicando as diferenças.

Passado duas semanas, telefonou-me uma pessoa que tinha estado na Batalha (da qual já não me lembrava) para saber se ainda tinha alguma das cachorras, dizendo que era aquele que pensava que os malamutes eram huskys com hormonas.

Veio cá a casa no mesmo dia com a namorada e a cunhada de 11 anos.
Para espanto meu a miúda de 11 anos tinha fobia a cães mesmo pequenos.
Disse para comigo: Isto está bonito!

Depois de alguns “avanços e recuos”, não é que a pequena já andava agarrada ao meu fang?
Pensei: - Bem, este pessoal não conhece a raça, mas pelo menos já ganhei o dia. Alguém já perdeu a fobia de cães!!

Com a conversa, fui-me apercebendo de que se tratavam de pessoas algo tímidas. Ele de 22 anos a trabalhar numa pedreira e ela de 17 a estudar, com namoro controlado” ao segundo” pelos pais.
No entanto, tratavam-se de pessoas que mostravam muita curiosidade em conhecer a raça (que reconheciam nunca ter ouvido falar), embora sem grandes efusões.

Tivemos 3 horas de conversa que não deu para mais, pois o “namoro controlado” estava a findar.
No dia seguinte voltaram. Mais conversa e contacto com os cães e cachorros.
Timidamente, ele disse se poderia pagar uma das cachorras em duas vezes.
Concordei, e escolhi uma das melhores da ninhada. Como residiam relativamente perto, tinha oportunidade de acompanhar a cachorra. Obtive imediatamente o acordo de esta poder a vir ser exposta em ring, caso se justificasse.

Cedi cassetes vhs e publicações sobre a raça como apoio.

Lá foram todos contentes com a cachorra.

Na 1ª visita a casa para observar o desenvolvimento do animal, verifiquei que o alojamento onde estava durante o dia era um pouco reduzido. Também constatei não serem pessoas com muitas posses.

No fim de semana seguinte já tinha um canil com o triplo do tamanho.

Muito antes do combinado, pagaram o restante da cachorra. A namorada “estudante” fez um pé de meia da mesada e fizeram questão de liquidar a dívida.

Mais uma visita e mais alguns acertos sobre trelas e controle do animal. A curiosidade, embora tímida, estava lá.

Das rações que recomendei após aquela que a cachorra estava a comer, optaram pela 2ª mais cara do mercado.

Todas as anotações que fiz em relação á supervisão veterinária (alem do ultimo reforço de vacinas), foi cumprido á risca.

Na exposição de VFX, fizeram questão de estar presentes com a cachorra para ver o pai em concurso (mesmo sob pena de levarem “raspanete” por causa do tal “namoro controlado”).


>> Hoje fiz mais uma visita durante a tarde.
Está tudo a correr bem. Estivemos a analisar a cadela morfologicamente e fizemos uns treinositos de trote e stay.

Enquanto me “extravasava” com pormenores técnicos, fui-me apercebendo que o dono da cachorra ia olhando para o relógio.
A certo ponto, ele pede-me desculpa e diz:
- Está a ficar tarde e ela tem que ir dar o passeio dela, os 4 Km pela serra a que se está a habituar.

Engoli em seco, passei com a mão pelo canto do olho direito que começou a ficar húmido, despedi-me um pouco á pressa e entrei no carro.
Disse para comigo:
- Toma lá que já levaste!

A porra da humidade no olho direito tornou-se lágrima teimosa.
Ao fim de 500 m parei o carro, dei uma palmada no volante, abri os braços enquanto a sacana da lágrima teimava em cair do olho direito e disse:
- fo**-*e! ( Com todas as letras porque sou do campo!!) Assim vale a pena!!!! Mesmo que esta cadela não vá ser uma show dog, pelo menos tem um DONO preocupado com ela enquanto cão que é!!!

Pelos 30 km até a casa e enquanto brigava com a porra da lágrima (porque até sou alérgico a lamechices), fui meditando nalgumas coisas:
- Será o nivel económico, social e cultural do dono o mais importante para o bem estar de um cão?
- Será que o nível de conhecimentos á partida do novo dono em relação a cães é assim tão importante? Ou será a vontade de aprender?
- Será que se deve preferir experts insensíveis ou sensíveis inexperientes mas com vontade como futuros donos dos nossos cães?
- E mais uma série de coisas que me ocorreram... sem importância...


Mas o mais curioso disto tudo é porque é que a porra da lágrima só atacava o olho direito (eu até nem sou do PP). Acho que tenho que ver o que se passa com o olho esquerdo...

PS: Isto das lágrimas não é frequente.
Devo andar carente... ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mar 11, 2004 8:40 am

É incrivel, não é ? Com todas as caracteristicas de um comprador de risco e vejam lá....
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
dougat
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quarta fev 18, 2004 10:12 am

quinta mar 11, 2004 8:51 am

Só há dois tipos de pessoas.
As que fazem as coisas com paixão...e as outras.
Neste caso juntaram-se duas paixões (pelos animais) que só podia dar certo.
Parabens!!
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

quinta mar 11, 2004 8:59 am

Bem fang,

De todas as coisas que me ocorrem dizer, e para não cair em lamechice.... tenho inveja sua, porque um dia que criasse cães, gostava muitos que os donos dos meus futuros cães fossem assim. é preciso ter muita sorte, mas acho que uma pessoa se deve sentir super bem mesmo por ver um cão bem entregue.

:)
casadofarol
Membro Veterano
Mensagens: 476
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Localização: Golden Retriever

quinta mar 11, 2004 9:21 am

POis é, eu já tive uma experiência do género, mas ao contrário. Um cachorro vendido para um casal com formação, crianças que adoravam cães, espaço, dinheiro, passados 2 anos separam-se e vim a dar com o cão preso com uma corrente e a passar fome. Uma pessoa tenta seleccionar, mas nem sempre se consegue. Em caso de haver problemas, muita gente nem dos filhs quer saber, quanto mais do cão!!!
Em relação à sua observação sobre ser criador, não me parece que fazer campeões seja definição. Pode-se ser criador, e excelente, sem nunca meter os pés numa exposição. Há muito negócio à volta das exposições, e muita subjectividade, não creio que seja importante.
angie_bcl
Membro Veterano
Mensagens: 506
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am
Localização: 2 cadelas e um cão

quinta mar 11, 2004 9:21 am

Olá fang,

a cadelinha teve mesmo sorte. De facto não é o nivel socio-económico que determina se um animal vai ser bem ou mal tratado. Mesmo que o fang tenha todos os cuidados, nem sempre pode garantir o sucesso como neste caso.

Eu tenho um amigo criador que não tem preço fixo. Os preço é em função das posses do comprador e das condições que ele oferece ao animal. Pede também para visitar o animal e acompanhar e ajudar no seu desenvolvimento. Ajuda que é preciosa no meu ponto de vista. Prefere não ter lucro mas ter o tal sucesso.

Isso é o que distingue os bons dos maus criadores. Alguns vêm a criação como um negócio, outros como uma paixão em que com cada animal vai um pedacinho do seu coração. O amor incondicional faz com que o mais importante seja o facto de estarem bem entregues e não o dinheiro facturado com a venda do animal.

Continue assim ;)
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta mar 11, 2004 10:28 am

fang Escreveu: Não me intitulo de criador. Para mim um criador é quem já criou algo visível e reconhecido pela raça que cria. Considero-me um reprodutor / aprendiz de criador, pois não criei ainda o meu 1º campeão (e provavelmente estou ainda muito longe disso).
Viva, Francisco.

O que distingue um "criador" de um "produtor" de cães é o objectivo com que se cria. Pelo que eu vejo em si, o Francisco é sem duvida um Criador, está nos cães por gosto à raça, não se limita a criar para ganhar uns cobrezitos e tem o objectivo de criar cães de qualidade (tanto que os apresenta em exposições). O facto de já ter criado ou não Campeões, no seu caso, acredito, que seja só uma questão de tempo e no máximo pode avaliar o seu sucesso como criador, mas nunca pôr em questão o facto de ser Criador.

Quanto ao caso por si descrito, a sua satisfação pelo facto da cadela estar tão bem entregue, só é mais uma carecteristica de um Criador. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta mar 11, 2004 10:41 am

casadofarol Escreveu: Pode-se ser criador, e excelente, sem nunca meter os pés numa exposição.
Eu só vejo duas razões para criar cães.

A primeira é trabalhar em prol da raça, seja para a morfologia ou para o trabalho, e diga-se o que se disser quem faz este tipo de trabalho tem gosto e vontade em mostrá-lo, por isso ou apresenta os seus cães em exposições, ou vai a provas de trabalho.

A segunda é ganhar uns cobrezitos, aqui de facto as exposições são um impecilho, custam dinheiro, e aínda por cima servem para avaliar os reprodutores (o que pode ser uma chatice).
casadofarol Escreveu: Há muito negócio à volta das exposições, e muita subjectividade, não creio que seja importante.
Mas que negócio ?

Acha que realmente não é importante avaliar a qualidade morfológica dos seus reprodutores ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SarahKay
Membro Veterano
Mensagens: 991
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta mar 11, 2004 10:44 am

Finalmente o comprovativo do que eu já tenho andado a tentar dizer à muito tempo.... Os cães não são apenas para Elites ou para ricos!

Esse senhor é a prova viva disso!

Fang a sua história foi realmente tocante! ;)

Felicidades e que todos os cãezinhos tenham a felicidade de encontrar um lar como esse.
AndLemos
Membro Veterano
Mensagens: 1060
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm
Localização: Dogue Bordéus, Husky Siberiano, Siamesa

quinta mar 11, 2004 10:52 am

Concordo com a SarahKay acima de tudo o mais importante é o amor e dedicação. Embora a parte financeira também pese, senão eu tinha muitos mais.
Mas há muito boa gente que tem dinheiro e não liga nenhuma aos seus cães, morreu, acabou.
casadofarol
Membro Veterano
Mensagens: 476
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Localização: Golden Retriever

quinta mar 11, 2004 11:20 am

Diamantino

Gosto em mostrá-los tenho, mas não tenho muita paciência! Já me aconteceu com uma cadela, em exposições seguidas, na 1ª foi o melhor cachorro da raça, com MB em tudo e com observações como "ossatura soberba", na 2ª ficou em último, com B e os comentários do juiz são de arrasar!!! tenho os papéis para comprovar. É evidente que é engraçado aparecer, mas, pelo menos no grupo 8, acontece tudo, até entrar em ringue com cães trocados. Não é conversa de perdedora, pq. já ganhei um BIS, mas não acho fundamental. Respeitar o estalão, cuidar dos cães, ter os cuidados todos necessários é muito mais importante do que ter campeões e andar a fazer as maiores tropelias com os bichos.
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta mar 11, 2004 11:37 am

casadofarol Escreveu: Já me aconteceu com uma cadela, em exposições seguidas, na 1ª foi o melhor cachorro da raça, com MB em tudo e com observações como "ossatura soberba", na 2ª ficou em último, com B e os comentários do juiz são de arrasar!!! tenho os papéis para comprovar.
Era interessante, seguir o resto da carreira da cachorra, de modo a podermos ver mais relatórios, é que existem muitos Juizes que não sabem o que andam a fazer, mas felizmente não são a maioria.
casadofarol Escreveu: É evidente que é engraçado aparecer, mas, pelo menos no grupo 8, acontece tudo, até entrar em ringue com cães trocados.
Isto, a ser verdade é muito grave, se tem a certeza e observar uma situação destas é fazer queixa imediatamente.
casadofarol Escreveu: Não é conversa de perdedora, pq. já ganhei um BIS, mas não acho fundamental. Respeitar o estalão, cuidar dos cães, ter os cuidados todos necessários é muito mais importante do que ter campeões e andar a fazer as maiores tropelias com os bichos.
Eu penso que é fundamental provar que se respeita o estalão.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quinta mar 11, 2004 11:43 am

Pois eu, no dia em que decidir deixar de ir a exposições, deixo de criar cães. Não vejo qualquer sentido em criar cães que ninguém sabe que existem.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
casadofarol
Membro Veterano
Mensagens: 476
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am
Localização: Golden Retriever

quinta mar 11, 2004 12:41 pm

Diamantino
A situaçaõ que eu relatei fiu pq. assisti. Quem despoletou tudo foi o próprio criador que, quando perdeu, se pôs a gritar com os empregados dele por lhe terem trocado os cães. Toda a gente ouviu, mesmo os juízes e comissários. Tanto quanto eu sei não houve consequências.

Sealord
Cada um pensa à sua maneira. Eu gosto muito dos meus cães para me fazerem companhia. São da família. Ir ou não ir são opções que se fazem, normalmente para vender os cachorros com mais facilidade. Como tenho muito poucas ninhadas e grande facilidade em arranjar donos, não preciso. Neste momento até tenho 2 cães a competir, mas com uma handler, mas estive parada 3 anos, e não veio daí mal ao mundo, nem os cães pioraram. Mas entendo que goste de ir, aquilo é viciante!!!
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quinta mar 11, 2004 12:55 pm

casadofarol Escreveu: Diamantino
A situaçaõ que eu relatei fiu pq. assisti. Quem despoletou tudo foi o próprio criador que, quando perdeu, se pôs a gritar com os empregados dele por lhe terem trocado os cães. Toda a gente ouviu, mesmo os juízes e comissários. Tanto quanto eu sei não houve consequências.
Por acaso até perdeu, mas se ganhasse era de reclamar.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”