Esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mliza
Membro Júnior
Registado: sexta mai 29, 2009 10:53 am
Localização: Pipa (Golden Retriever), Faísca (Europeu Comum) e a Coelha Maria

quinta abr 10, 2014 12:26 pm

Specops Escreveu: E engraçado, que quem pede opinião, nunca mais mete aqui os pés para tirar uma conclusão. Vai-se lá saber porquê... :wink:

:D :D :D

Pois, eu não meto os pés, só umas palavras de vez em quando 8)

A minha conclusão chegará quando eu a tiver, até lá absorvo as v/opinões, a do veterinário, e como disse ontem (embora aches que eu não ponha aqui os pés na conversa) para poder pesar prós e contras para tomar decisões conscientes e bem informadas.

A sério... pelo menos veja se voltei a escrever antes de atirar isso para o ar.
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta abr 10, 2014 1:16 pm

mliza Escreveu:
Specops Escreveu: E engraçado, que quem pede opinião, nunca mais mete aqui os pés para tirar uma conclusão. Vai-se lá saber porquê... :wink:

:D :D :D

Pois, eu não meto os pés, só umas palavras de vez em quando 8)

A minha conclusão chegará quando eu a tiver, até lá absorvo as v/opinões, a do veterinário, e como disse ontem (embora aches que eu não ponha aqui os pés na conversa) para poder pesar prós e contras para tomar decisões conscientes e bem informadas.

A sério... pelo menos veja se voltei a escrever antes de atirar isso para o ar.
E faz você muito bem. Vá tirando as suas conclusões com tudo o que se escreve aqui.
Mas a maioria dos que abrem tópicos não metem mais os pés nem as palavras aqui :wink:
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

quinta abr 10, 2014 2:40 pm

Specops Escreveu:
Na minha opinião, a castração reduz a agressividade
Se teoricamente é verdade, então não sei porque é que o meu cão continua o mesmo, quanto à agressividade com os outros cães. E atenção, não lhe estou a tirar a razão. Mas sempre fui muito do género "cada caso é um caso".
Como tinha dito "não se pode é esperar milagres e que reduza a 0%, pois depende do metabolismo de cada ser vivo e os motivos que levam à agressividade".

Como dizes "cada caso é um caso" e pode acontecer a castração reduzir a agressividade mas, se o motivo não for testosterona a mais, não vale a pena castrar. Talvez o fator seja outro e sem o devido treino e educação, a agressividade não vai reduzir significativamente ou pelos menos até às expectativas que tínhamos. Alias esse é o problema, tem-se a expectativa que a castração resolve tudo e depois ficamos desiludidos quando o milagre não acontece.
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

quinta abr 10, 2014 2:50 pm

kitttten Escreveu:Não, não me esqueci, nas potencialmente perigosas e desde que não tenham LOP é obrigatória a castração, logo essa está fora da questão, ou não?
Então sem LOP ou arraçado de PP castra-se....logo está fora de questão? Porque? Já não é cão? Porque não castrar tudo o que não tenha LOP? Só ficar a raça pura...! Há uns anos aconteceu algo semelhante nos seres humanos...chamou-se Holocausto!!!
Specops
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2013 2:43 pm

quinta abr 10, 2014 3:01 pm

Como tinha dito "não se pode é esperar milagres e que reduza a 0%, pois depende do metabolismo de cada ser vivo e os motivos que levam à agressividade".

Como dizes "cada caso é um caso" e pode acontecer a castração reduzir a agressividade mas, se o motivo não for testosterona a mais, não vale a pena castrar. Talvez o fator seja outro e sem o devido treino e educação, a agressividade não vai reduzir significativamente ou pelos menos até às expectativas que tínhamos. Alias esse é o problema, tem-se a expectativa que a castração resolve tudo e depois ficamos desiludidos quando o milagre não acontece.
Mas o meu motivo, de castrar o meu cão, nem foi pela agressividade dele.
Foi simplesmente, por obrigação devido à lei que temos no país, acerca dos PP.
Embora, só me deixavam abrir seguro e registar o cão na junta de freguesia, com a declaração médica da castração.

Por acaso, nunca esperei que ele ficasse mais calmo, depois da castração.
Ele é muito dominante perante os outros cães na rua.
rpoeiras
Membro

quinta abr 10, 2014 3:28 pm

Specops Escreveu:

Mas o meu motivo, de castrar o meu cão, nem foi pela agressividade dele.
Foi simplesmente, por obrigação devido à lei que temos no país, acerca dos PP.
Embora, só me deixavam abrir seguro e registar o cão na junta de freguesia, com a declaração médica da castração.

Por acaso, nunca esperei que ele ficasse mais calmo, depois da castração.
Ele é muito dominante perante os outros cães na rua.
Na maioria dos casos de agressividade canina, não está directamente associada á testosterona, mas a problemas comportamentais, logo a castração não tem efeito notório.
Dominância sobre outros cães, tem a ver com duas coisas (retirando o factor sociabilização), uma a personalidade do animal, a outra a relação que tem com o "dono" ou "handler"! :wink:

Cumprimentos,

Ricardo
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta abr 10, 2014 4:17 pm

rpoeiras Escreveu:
kitttten Escreveu:Não, não me esqueci, nas potencialmente perigosas e desde que não tenham LOP é obrigatória a castração, logo essa está fora da questão, ou não?
Então sem LOP ou arraçado de PP castra-se....logo está fora de questão? Porque? Já não é cão? Porque não castrar tudo o que não tenha LOP? Só ficar a raça pura...! Há uns anos aconteceu algo semelhante nos seres humanos...chamou-se Holocausto!!!
já cá faltava esta comparação... :roll:
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta abr 10, 2014 4:53 pm

rpoeiras Escreveu:
rpoeiras, eu não disse que concordava com a Lei pois não? O que é um facto é que a partir do momento em que eu ou alguém adquire um PP sem LOP, tem consciência que quer concorde quer não, a Lei manda que seja castrado!

Não ponha na minha boca palavras que eu não digo nem disse nunca, aliás acho que os users habituais da arca de noé conhecem sobejamente a minha opinião em relação à Lista do Potencialmente Perigosos, não tente, porque não consegue, dar a ideia que eu concordo com o absurdo da Portaria.

Ah! e não compare o holocausto com nada disto, é ofensivo sabe!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

quinta abr 10, 2014 6:36 pm

A favor ou contra a esterilização? Hum pois ainda não sei bem o que vos diga... se sou a favor ou contra...
Mas sei de uma coisa, com tanto dono desinformado e desinteressado que por aí anda não me opunha nada a que a esterilização/castração se torna-se obrigatória, talvez se conseguissem reduzir o nº de animais abandonados... talvez não, o que é certo é que muitos cachorros deixariam de morrer afogados, asfixiados em sacos de plástico, etc. :(

São donos responsáveis e conseguem controlar a situação? Ok optem pelo que acharem melhor. Por alguma razão não é possível controlar todas as variáveis? Esterilizem. cada caso é um caso, verdade seja dita.

A minha cadela não foi esterilizada depois do 1ºcio por "oposição" da minha mãe, no 2º cio foi mãe "por acidente", logo no 1ºcio fez uma ecografia que tinha revelou uma "gravidez psicológica", aconteceu o tal acidente (chamado Simba :) ) e ela ficou com "restos de placenta", sabem o que realmente tinha a minha cadela? Um tumor (felizmente benigno) com 3cm! O meu cão (acidental) também tem de ser castrado porque tem criptoquidismo, ainda não foi porque não fica maluco com cadelas (ou não ficava até agora) e principalmente porque temos tido algumas emergências veterinárias, mas "já lhe disse" que os respectivos tinrins não vão passar o ano 2015 com ele! :twisted:

Toda esta "lengalenga" para explicar que mesmo com exames regulares existem problemas que conseguem escapar aos donos mais atentos e desenvolvem-se causando depois grande sofrimento aos animais.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
rpoeiras
Membro

quinta abr 10, 2014 6:51 pm

Boa tarde,
kitttten Escreveu: rpoeiras, eu não disse que concordava com a Lei pois não? O que é um facto é que a partir do momento em que eu ou alguém adquire um PP sem LOP, tem consciência que quer concorde quer não, a Lei manda que seja castrado!
A mim nao me interessa que esteja ou não de acordo com a lei, interessa-me que em relação ao tópico "Esterilização", você referiu:
kitttten Escreveu: logo essa está fora da questão, ou não?
Porque haveria de estar fora de questão? Porque está na lei? E que estando na lei, deverá ser a mais injusta de todas as justificações que você ou qualquer outra pessoa pode referir neste tópico sobre esterilização!
kitttten Escreveu: Não ponha na minha boca palavras que eu não digo nem disse nunca, aliás acho que os users habituais da arca de noé conhecem sobejamente a minha opinião em relação à Lista do Potencialmente Perigosos, não tente, porque não consegue, dar a ideia que eu concordo com o absurdo da Portaria.
Eu não pus nada na sua boca....que eu saiba, escreve-se num forum...!
Eu não tentei nada, não há nada para "tentar"! Não imagine coisas!
kitttten Escreveu: Ah! e não compare o holocausto com nada disto, é ofensivo sabe!
Ofensivo é como se fez e faz em muitos países e no nosso não está muito longe disso, exterminar uma raça por preconceito! Só as raças são diferentes, os preconceitos são os mesmos...! Ofensivo é não se ter realidade disso, e continuar a tapar-se os olhos....!
Cumprimentos,

Ricardo
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta abr 10, 2014 7:42 pm

olhe rpoeiras, quer ter razão? Acha que comparar a tentativa de extinção de um povo é igual à obrigatoriedade de castração de animais então força continue, por mim fica a falar sozinho, sabe, eu estou-me pura e simplesmente borrifando para a sua opinião a meu respeito

Fique bem.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Charlie2
Membro Veterano

sexta abr 11, 2014 12:28 pm

kitttten Escreveu:olhe rpoeiras, quer ter razão? Acha que comparar a tentativa de extinção de um povo é igual à obrigatoriedade de castração de animais então força continue, por mim fica a falar sozinho, sabe, eu estou-me pura e simplesmente borrifando para a sua opinião a meu respeito

Fique bem.
:roll: a sério, eu estava mesmo a ver quando ia cair essa comparação.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta abr 11, 2014 1:47 pm

A comparação para alguns pode ser exagerada mas, na prática o efeito é o mesmo. Acho que foi isso que o rpoeiras tentou mostrar.

Se num determinado país for obrigatório a castração e a esterilização de determinadas raças, o que é que vai acontecer a essas raças?

Avaliando em termos morais, para mim é reprovável, como é reprovável outras situações. Sem dar um exemplo de extermínio de "raças" humanas, dou o exemplo do extermínio de predadores em zonas de caça.
rpoeiras
Membro

sexta abr 11, 2014 2:04 pm

Ressa Escreveu:A comparação para alguns pode ser exagerada mas, na prática o efeito é o mesmo. Acho que foi isso que o rpoeiras tentou mostrar.

Se num determinado país for obrigatório a castração e a esterilização de determinadas raças, o que é que vai acontecer a essas raças?

Avaliando em termos morais, para mim é reprovável, como é reprovável outras situações. Sem dar um exemplo de extermínio de "raças" humanas, dou o exemplo do extermínio de predadores em zonas de caça.
Obrigado Ressa! :wink:

Cumprimentos,

Ricardo
Charlie2
Membro Veterano

sexta abr 11, 2014 2:13 pm

até porque a extinção de raças e espécies esteve sempre ligada a proibições da reprodução das mesmas!
A partir do momento em que se proibiu, PUFF, desapareceram!
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Cães”