Esterilização
Moderador: mcerqueira
Acho um disparate comparar-se a extinção de espécies e o Holocausto com a esterilização de cães domésticos, não é a mesma liga, é que nem sequer é o mesmo desporto, nem num caso nem no outro!
E não devem falar em raças humanas... raça implica selecção artificial pela mão humana e que eu saiba os tipos étnicos humanos que existem não foram "engenheirados" por nós.
Quanto à "extinção" de raças caninas por via das leis de PP, tenham dó! Existem muito mais raças caninas em vias de desaparecerem por não terem procura pois se uma raça não continua a ser seleccionada artificialmente (leia-se, criada) extingue-se, e quem diz de cães, diz de porcos e de outros animais domésticos.
De mais a mais a lista de PP não é igual em todos os países que adoptaram legislação parecida, todos os cães com pedigree não são obrigados a ser esterilizados e mais tarde ou mais cedo essas leis vão acabar por desaparecer de tão mentecaptas que são, alguns países europeus já começaram a fazê-lo.
No nosso país, a única "raça" condenada ao extermínio é o pitbull, e nem sequer é considerada como tal, a não ser na Lei! A maioria dos cães a que chamam pitbulls são cães rafeiros ou cruzados disto com aquilo que apresentam apenas um tipo e não uma conformação com uma padrão.
Descansem que enquanto existir uma cadela e um cão férteis a espécie nunca se extinguirá. Eu até acho que existem cães a mais... cães a mais, muitos mais cães dos que os conseguem ter um dono capaz! E todos eles merecem ter um dono capaz e não sofrer o horror do abandono, do viver num abrigo sem condições, do não ter o que comer ou assistência médica...
E não devem falar em raças humanas... raça implica selecção artificial pela mão humana e que eu saiba os tipos étnicos humanos que existem não foram "engenheirados" por nós.
Quanto à "extinção" de raças caninas por via das leis de PP, tenham dó! Existem muito mais raças caninas em vias de desaparecerem por não terem procura pois se uma raça não continua a ser seleccionada artificialmente (leia-se, criada) extingue-se, e quem diz de cães, diz de porcos e de outros animais domésticos.
De mais a mais a lista de PP não é igual em todos os países que adoptaram legislação parecida, todos os cães com pedigree não são obrigados a ser esterilizados e mais tarde ou mais cedo essas leis vão acabar por desaparecer de tão mentecaptas que são, alguns países europeus já começaram a fazê-lo.
No nosso país, a única "raça" condenada ao extermínio é o pitbull, e nem sequer é considerada como tal, a não ser na Lei! A maioria dos cães a que chamam pitbulls são cães rafeiros ou cruzados disto com aquilo que apresentam apenas um tipo e não uma conformação com uma padrão.
Descansem que enquanto existir uma cadela e um cão férteis a espécie nunca se extinguirá. Eu até acho que existem cães a mais... cães a mais, muitos mais cães dos que os conseguem ter um dono capaz! E todos eles merecem ter um dono capaz e não sofrer o horror do abandono, do viver num abrigo sem condições, do não ter o que comer ou assistência médica...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
- Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
"Raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suas características físicas; é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.dinodane Escreveu: E não devem falar em raças humanas... raça implica selecção artificial pela mão humana e que eu saiba os tipos étnicos humanos que existem não foram "engenheirados" por nós.
Na antropologia, eram utilizadas várias classificações de grupos humanos, conhecidos como "raças humanas", mas desde que começou-se a usar os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de raças humanas deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política."
"Os zoólogos geralmente consideram a raça um sinónimo das subespécies, caracterizada pela comprovada existência de linhagens distintas dentro das espécies, portanto, para a delimitação de subespécies ou raças a diferenciação genética é uma condição essencial, ainda que não suficiente."
"Para alguns biólogos, a raça é um grupo distinto constituindo toda ou parte duma espécie. Uma espécie monotípica não tem raças, ou melhor a "Para alguns biólogos, a raça é um grupo distinto constituindo toda ou parte duma espécie. Uma espécie monotípica não tem raças, ou melhor a "raça" é toda a espécie. As espécies monotípicas podem apresentar-se de várias maneiras:
- Todos os membros da espécie são semelhantes e então a espécie não pode ser dividida em subcategorias com significado biológico.
- Os membros da espécie mostram considerável variação, mas esta ocorre aleatoriamente e também não tem significado biológico uma vez que a transmissão genética destas variações não é constante; é o que acontece com muitas plantas e é por isso que os horticulturistas interessados em preservar uma determinada característica evitam a propagação por sementes e usam métodos vegetativos.
- A variação dentro de uma espécie é evidente e segue um padrão, mas não há divisões claras entre os diferentes grupos, mas apenas um gradiente de tamanhos, formas ou cores. Este tipo de variação clinal significa que existe um fluxo de genes substancial entre os grupos a aparentemente separados que formam a(s) população(s) e é normal nas espécies monotípicas – e é o caso da espécie humana.
- Uma espécie politípica tem raças distintas, que são grupos separados que normalmente não se cruzam geneticamente (embora possa haver zonas relativamente estreitas de "hibridização"), mas que poderiam cruzar-se e produzir descendentes com características mistas (ou iguais a cada um dos progenitores) se as condições ambientais o permitissem – normalmente isto passa-se entre populações geograficamente isoladas da mesma espécie, que podem ser consideradas subespécies ou variedades."

Cumprimentos,
Ricardo
x2.dinodane Escreveu:Acho um disparate comparar-se a extinção de espécies e o Holocausto com a esterilização de cães domésticos, não é a mesma liga, é que nem sequer é o mesmo desporto, nem num caso nem no outro!
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
http://www.significados.com.br/raca/ Rpoeiras, ir pescar o que aparece no primeiro link para pesquisa de «significado de raça» que encontra....rpoeiras Escreveu:"Raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suas características físicas; é comum falar-se das raças de cães ou de outros animais.dinodane Escreveu: E não devem falar em raças humanas... raça implica selecção artificial pela mão humana e que eu saiba os tipos étnicos humanos que existem não foram "engenheirados" por nós.
Na antropologia, eram utilizadas várias classificações de grupos humanos, conhecidos como "raças humanas", mas desde que começou-se a usar os métodos genéticos para estudar populações humanas, essas classificações e o próprio conceito de raças humanas deixaram de ser utilizados, persistindo o uso do termo apenas na política."
"Os zoólogos geralmente consideram a raça um sinónimo das subespécies, caracterizada pela comprovada existência de linhagens distintas dentro das espécies, portanto, para a delimitação de subespécies ou raças a diferenciação genética é uma condição essencial, ainda que não suficiente."
"Para alguns biólogos, a raça é um grupo distinto constituindo toda ou parte duma espécie. Uma espécie monotípica não tem raças, ou melhor a "Para alguns biólogos, a raça é um grupo distinto constituindo toda ou parte duma espécie. Uma espécie monotípica não tem raças, ou melhor a "raça" é toda a espécie. As espécies monotípicas podem apresentar-se de várias maneiras:
- Todos os membros da espécie são semelhantes e então a espécie não pode ser dividida em subcategorias com significado biológico.
- Os membros da espécie mostram considerável variação, mas esta ocorre aleatoriamente e também não tem significado biológico uma vez que a transmissão genética destas variações não é constante; é o que acontece com muitas plantas e é por isso que os horticulturistas interessados em preservar uma determinada característica evitam a propagação por sementes e usam métodos vegetativos.
- A variação dentro de uma espécie é evidente e segue um padrão, mas não há divisões claras entre os diferentes grupos, mas apenas um gradiente de tamanhos, formas ou cores. Este tipo de variação clinal significa que existe um fluxo de genes substancial entre os grupos a aparentemente separados que formam a(s) população(s) e é normal nas espécies monotípicas – e é o caso da espécie humana.
- Uma espécie politípica tem raças distintas, que são grupos separados que normalmente não se cruzam geneticamente (embora possa haver zonas relativamente estreitas de "hibridização"), mas que poderiam cruzar-se e produzir descendentes com características mistas (ou iguais a cada um dos progenitores) se as condições ambientais o permitissem – normalmente isto passa-se entre populações geograficamente isoladas da mesma espécie, que podem ser consideradas subespécies ou variedades."![]()
Cumprimentos,
Ricardo
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
mais uma razão para a comparação de raças de cães e o Holocausto ser, no mínimo, insultuosa.-Tambor- Escreveu:De qualquer forma, mostra que não há raças humanas ...
-
- Membro
Minhas senhoras não se exaltem...por favor...
Eu publiquei os excertos sobre raças, NÃO foi por causa da "Raça Humana", foi por causa do pequeno excerto do dinodane:
Ricardo
Eu publiquei os excertos sobre raças, NÃO foi por causa da "Raça Humana", foi por causa do pequeno excerto do dinodane:
Cumprimentos, minhas senhoras...dinodane Escreveu: E não devem falar em raças humanas... raça implica selecção artificial pela mão humana e que eu saiba os tipos étnicos humanos que existem não foram "engenheirados" por nós.
Ricardo
Por isso é que coloquei o termo "raça" entre "".
Atualmente, mesmo na biologia o termo "raça" começa a não ser utilizada.
A questão da "raça humana", deixou-se de utilizar devido a questões políticas e a necessidade de todos os seres humanos serem tratados como iguais como consequência dos diversos conflitos raciais que existiram e existem. Para além de haver quem considere que a nível biológico não existem diferenças significativas entre humanos para existir a diferenciação de "raças".
Tendo em conta o fim e tendo em conta que este foi um dos meios para o atingir, não percebo o porquê de não se comparar as duas coisas.
Talvez por não se colocar no mesmo patamar um ser humano e as outras espécies. E porque não? Se pensarmos bem, está mais relacionado com a proximidade que temos com a espécie. Perguntem-se porque é que não comemos cães e gatos como comemos porcos e vacas?
Atualmente, mesmo na biologia o termo "raça" começa a não ser utilizada.
A questão da "raça humana", deixou-se de utilizar devido a questões políticas e a necessidade de todos os seres humanos serem tratados como iguais como consequência dos diversos conflitos raciais que existiram e existem. Para além de haver quem considere que a nível biológico não existem diferenças significativas entre humanos para existir a diferenciação de "raças".
Tendo em conta o fim e tendo em conta que este foi um dos meios para o atingir, não percebo o porquê de não se comparar as duas coisas.
Talvez por não se colocar no mesmo patamar um ser humano e as outras espécies. E porque não? Se pensarmos bem, está mais relacionado com a proximidade que temos com a espécie. Perguntem-se porque é que não comemos cães e gatos como comemos porcos e vacas?
Só os animais domésticos apresentam raças e todas as raças foram obtidas por selecção humana. Da mesma forma que um papagaio ou uma tartaruga não têm raça, também os humanos não a têm. Essa é a definição literal de raça, em inglês breed, não estou a falar de significados liberais ou figurados:
"noun
noun: breed; plural noun: breeds
1.
a stock of animals or plants within a species having a distinctive appearance and typically having been developed by deliberate selection. "
Sub-espécie é uma coisa, raça é outra completamente diferente!
Há 60 anos atrás, os antropologistas usavam o termo raça para designar etnias humanas, raça caucasiana, raça negróide, raça mongoloide, raça australóide, mas felizmente a ciência não é estática e evolui!
"noun
noun: breed; plural noun: breeds
1.
a stock of animals or plants within a species having a distinctive appearance and typically having been developed by deliberate selection. "
Sub-espécie é uma coisa, raça é outra completamente diferente!
Há 60 anos atrás, os antropologistas usavam o termo raça para designar etnias humanas, raça caucasiana, raça negróide, raça mongoloide, raça australóide, mas felizmente a ciência não é estática e evolui!
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Só para relembrar o início deste tópico...mliza Escreveu:Boas,
Neste momento a minha Golden tem 5 meses, e visto que fazer criação está totalmente fora de hipótese, tenho procurado saber as vantagens e desvantagens da esterilização.
Ela está num espaço a que nenhum outro cão terá acesso, mas o receio de que eventualmente possa sair á rua com um dos meus filhos que não tenha mão nela, e noutros que vagueiam sem trela na rua (há muitos na minha zona) aconteça aquilo que não se quer.
Sei que não sair com ela nesse período é uma solução, mas procuro saber todas as que existem para tomar uma decisão em consciência.
Assim de repente, a esterilização parece-me comodismo humano. Sem cios, sem nada sujo, sem cães à porta. Mas é uma operação. Vou sujeitá-la a uma operação por comodismo? Ou as vantagens das inúmeras doenças que dizem prevenir valem a pena tudo isto...?
E o pós-cirúrgico não traz também complicações?
Porque devo esterilizar e porque não devo esterilizar?
Conseguem me dar a vossa opinião pessoal sem se matarem uns aos outros por terem opiniões diferentes?![]()
![]()
![]()
![]()
-
- Membro
Atenção que não sou eu que digo isto, está escrito em "“Código Internacional de Nomenclatura Zoológica” (4ª edição, 2000)"dinodane Escreveu:Só os animais domésticos apresentam raças e todas as raças foram obtidas por selecção humana.
"Em taxonomia, uma subespécie ou raça é uma subdivisão da espécie. Normalmente isso ocorre quando duas ou mais populações de uma mesma espécie se separam indo viver em regiões diferentes e por ficarem separados por barreiras geográficas por muitas e muitas gerações e não existindo trocas de genes entre essas populações isoladas umas das outras os grupos isolados uns dos outros sofrem mutações com o tempo e assim aparecendo diferenciações genéticas e surgimento de novas subespécies ou raças nessa mesma espécie.
As populações evoluem de maneiras distintas, dando origem à raças ou subespécies diferentes.
Se indivíduos da mesma espécie mas de raças diferentes forem cruzados entre si, produzem descendentes férteis, com características intermediárias entre as raças ou subespécies que os geraram, produzindo os mestiços.
Qualquer espécie pode possuir diversas raças ou subespécies mas nem sempre isso acontece.
Em zoologia, o nome científico de uma espécie é obrigatoriamente escrito em latim e em negrito ou itálico sublinhado. Primeiro se escreve o nome do género em letra maiúscula seguido imediatamente pelo nome da espécie em letra minúscula, por exemplo Pinus nigra.
Os zoólogos consideram a raça como um sinónimo de subespécie, sendo que no “Código Internacional de Nomenclatura Zoológica” (4ª edição, 2000) não existe nenhuma norma para considerar categorias sistemáticas abaixo da espécie."
Cumprimentos,
Ricardo
Este é um forum publico em um tópico sobre esterilização se fala do holocausto e do conceito zoológico de raça...Charlie2 Escreveu:alguém está ferido? não pois não? Estamos todos inteiros? Parece-me que sim. Siga a marinha então
Marquem um almoço, um jantar e um café e discutam isso, agora não encham é o fórum com páginas e páginas desta treta. Amanhã se alguém pesquisar sobre esterilização vai deparar-se com esta treta e não com as questões que verdadeiramente interessam neste tema.