Como engordar saudavelmente?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Maitika
Membro
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

sexta abr 11, 2014 3:47 pm

Ola a todos,

Tenho um problema e não sei como o resolver...
Tenho um cão de Castro Laboreiro com 18meses e alimento-o com Acana Large Breed desde os 13 sempre com dose para os 45kg (460g/dia). Porém, o "desgraçado" não passa dos 35kg. Sim, tem os flancos um bocado proeminentes e as costelas flutuantes um pouco sacientes. Também se nota (ao agarrar) que tem uma camada de +-2cm de gordura no tórax. Tem uma actividade normal, os seus passeios diários (por vezes corridas no campo). Tem uma boa estrutura óssea e muscular. Será do metabolismo?

Apesar de no estalão estar que o peso máximo dos machos deve ser 40kg, os CCL machos que vão às expos passam largamente esse peso (45, 50, 55kg)... A última expo que fomos o juiz disse que o cão estava magro. E o criador também teceu o mesmo comentário...

Levamos ao vet na semana passada e ele disse para aumentar a ração... Aumentamos para 500g/dia, mas acho que é desperdício pois as fezes aumentaram de quantidade e ele continua na mesma.

Mantemos a "dieta"? Mudamos de ração (estava a pensar TOTW)? Acrescentamos algum alimento (iogurte natural, ovo, óleo de milho)?

Se alguém pudesse dar a sua opinião, agradecia...
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
-Tambor-
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta abr 11, 2014 3:50 pm

Mude para uma ração com mais gordura
Maitika
Membro
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

sexta abr 11, 2014 4:04 pm

Tendo em conta que é um cão de grande porte, temos em consideração as quantidades de glucosamina e condroitina existentes nas rações.

A Acana Adult Large Breed tem 14% de gordura e condroprotetores.
A Taste Of The Wild High Prairie tem 18% de gordura, mas não fala de condroprotetores...

Qual é a sua opinião?
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
safira92
Membro
Mensagens: 168
Registado: segunda jan 27, 2014 1:28 pm

sexta abr 11, 2014 4:04 pm

as vezes as rações não são as indicadas para o animal
rpoeiras
Membro
Mensagens: 167
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Localização: Max (Rottweiler), Nina (SRD) e Mia (Amstaff)

sexta abr 11, 2014 4:16 pm

-Tambor- Escreveu:Mude para uma ração com mais gordura
X2 :wink:
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta abr 11, 2014 4:24 pm

e que tal uns arrozinhos com frango e cenoura, batata com carne de vaca e ervilhas etc.
eu trocava-lhe metade da dose por comida caseira e metade da dose de ração dividia novamente em duas partes e dava misturado com uma parte de comida caseira.
claro que td isto cozinhado sem sal e a propria carne ja tem gordura.
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta abr 11, 2014 4:31 pm

O conselho de pô-lo a comer comida mais gordurosa está a fazer-me confusão.

1º é preciso ter atenção ao tipo de gordura.

2º excesso de gordura poderá trazer problemas de saúde, tal e qual como nas pessoas. Ou pelo menos, que se faça analises de uma forma regular para avaliara se nada foge dos índices, principalmente em termos de colesterol.

3º deve-se aumentar a quantidade de alimento em conjunto com o aumento de exercício. Quanto mais exercício ele fizer e se a comida for de qualidade, mais o organismo vai absorver os nutrientes e nesse caso deve-se reforçar a quantidade de hidratos de carbono e proteína. Principalmente um reforço proteico.

4º O próprio metabolismo dele pode ser assim e por muito que coma vai continuar magro, com exceto na barriga devido à dilatação do estômago.

5º Acho normal que quanto mais ele comer, mais porcaria vá fazer.
-Tambor-
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta abr 11, 2014 5:11 pm

Maitika Escreveu:Tendo em conta que é um cão de grande porte, temos em consideração as quantidades de glucosamina e condroitina existentes nas rações.

A Acana Adult Large Breed tem 14% de gordura e condroprotetores.
A Taste Of The Wild High Prairie tem 18% de gordura, mas não fala de condroprotetores...

Qual é a sua opinião?
A minha opinião é que a porcaria dos condroprotectores já enjoa :roll: Se a sua escolha é entre essas duas, sem dúvida a High Prairie
-Tambor-
Membro Veterano
Mensagens: 499
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta abr 11, 2014 5:12 pm

Ressa Escreveu:O conselho de pô-lo a comer comida mais gordurosa está a fazer-me confusão.

1º é preciso ter atenção ao tipo de gordura.

2º excesso de gordura poderá trazer problemas de saúde, tal e qual como nas pessoas. Ou pelo menos, que se faça analises de uma forma regular para avaliara se nada foge dos índices, principalmente em termos de colesterol.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A de reforçar os hidratos de carbono também é boa mas vem atrasada, o 1º de Abril já passou há uns tempos :lol: :lol: :lol: :lol:
Maitika
Membro
Mensagens: 117
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

sexta abr 11, 2014 5:14 pm

Infelizmente não tenho muito tempo para cozinhar para mim, quanto mais para o cão... Daí ter pesquisado que ração seria melhor para ele.
A Acana é uma das melhores rações (na minha opinião) ao nível de ingredientes e nutrientes. O cão adaptou-se bem a ela e está lindo. Mas apesar de atlético, ele tem corpo para ter mais peso. Ele está desparasitado e não tem problemas de saúde. Deve ser mesmo do metabolismo...

Li em sites brasileiros e até aqui (2003) que poderia juntar 1/2 c.sopa de óleo de milho... É uma gordura... O que acham? Junto à ração?

Ainda tenho 13kg de Acana... Compro outra e misturo?

Como perceberam, eu quero que ele cresça saudável. Muitos dos cães que vejo nas expo têm excesso de peso (não só os CCL). Falei sobre alimentação, mas as rações faladas deixam muito a desejar...
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta abr 11, 2014 5:37 pm

-Tambor- Escreveu:
Ressa Escreveu:O conselho de pô-lo a comer comida mais gordurosa está a fazer-me confusão.

1º é preciso ter atenção ao tipo de gordura.

2º excesso de gordura poderá trazer problemas de saúde, tal e qual como nas pessoas. Ou pelo menos, que se faça analises de uma forma regular para avaliara se nada foge dos índices, principalmente em termos de colesterol.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A de reforçar os hidratos de carbono também é boa mas vem atrasada, o 1º de Abril já passou há uns tempos :lol: :lol: :lol: :lol:
Não percebi, esclarece-me. :roll:
sensonite
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta jan 11, 2013 5:35 pm

sexta abr 11, 2014 5:54 pm

A Acana é uma das melhores rações (na minha opinião) ao nível de ingredientes e nutrientes. O cão adaptou-se bem a ela e está lindo.


A opinião é a mesma por aqui.
Por acaso já olhou para a Acana sport & agility?!
Podia ser que ajudasse :)
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sexta abr 11, 2014 6:01 pm

Maitika Escreveu:Infelizmente não tenho muito tempo para cozinhar para mim, quanto mais para o cão... Daí ter pesquisado que ração seria melhor para ele.
A Acana é uma das melhores rações (na minha opinião) ao nível de ingredientes e nutrientes. O cão adaptou-se bem a ela e está lindo. Mas apesar de atlético, ele tem corpo para ter mais peso. Ele está desparasitado e não tem problemas de saúde. Deve ser mesmo do metabolismo...

Li em sites brasileiros e até aqui (2003) que poderia juntar 1/2 c.sopa de óleo de milho... É uma gordura... O que acham? Junto à ração?

Ainda tenho 13kg de Acana... Compro outra e misturo?

Como perceberam, eu quero que ele cresça saudável. Muitos dos cães que vejo nas expo têm excesso de peso (não só os CCL). Falei sobre alimentação, mas as rações faladas deixam muito a desejar...
se puser td numa panela de pressão não custa nada.
enquanto esta a fazer outra coisa em casa ou mesmo quando vai passear o cão pode deixar a cozer que em 30 a 45min ta cozido.
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
rpoeiras
Membro
Mensagens: 167
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Localização: Max (Rottweiler), Nina (SRD) e Mia (Amstaff)

sexta abr 11, 2014 6:17 pm

sensonite Escreveu: A opinião é a mesma por aqui.
Por acaso já olhou para a Acana sport & agility?!
Podia ser que ajudasse :)
De acordo! ;-)
rpoeiras
Membro
Mensagens: 167
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm
Localização: Max (Rottweiler), Nina (SRD) e Mia (Amstaff)

sexta abr 11, 2014 6:25 pm

Maitika Escreveu:I
Li em sites brasileiros e até aqui (2003) que poderia juntar 1/2 c.sopa de óleo de milho... É uma gordura... O que acham? Junto à ração?

Ainda tenho 13kg de Acana... Compro outra e misturo?
Boas Maitika!
Não misture o óleo de milho. Continue a dar a ração que tem até ao fim.
Depois pense por exemplo em adquirir a Acana Sport Agility e ver o desenvolvimento.
Além do mais o estalão da raça fala em que os machos podem ter entre 30 e 40kg e o seu está exactamente no meio, o que me parece "perfeito", mas só vendo o animal é que se pode realmente "avaliar".
Cumprimentos,

Ricardo
Responder

Voltar para “Cães”