Cão saltar pode ser considerado agressão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta abr 18, 2014 9:17 am

rpoeiras Escreveu:Boa tarde,
Já disseram praticamente tudo, mas vou contar três casos que tive conhecimento à uns anos:

1.º caso passou-se com um labrador que andava solto num parque e ao ver uma criança com os seus 6 ou 7 anos lhe saltou para cima na brincadeira, a criança partiu o braço com a queda, o dono do cão teve de pagar todos os custos inerentes ao acidente (nunca chegou a ir a tribunal nem nada semelhante, foi logo por mutuo acordo)

2.º caso com um pastor alemão, solto, viu um senhor, atirou-se a ele para brincar, rasgou-lhe o casaco que trazia vestido, o dono foi processado e obrigado a pagar o casaco.

3.º caso foi com um labrador, não saltou, mas foi persistente em relação ao cão que a outra pessoa trazia á trela, que a fez cair e magoar-se num braço e cabeça, mais uma vez foi processado e obrigado a pagar os custos hospitalares e judiciais e pagou coima por andar com o cão solto.

Não sei valores que foram atribuídos, estas pessoas passaram a ter aulas de obediência comigo, e contaram-me estas histórias para explicar o sucedido.

Cumprimentos,

Ricardo
Elemento comum, andavam soltos e pelos vistos sem o dono ao pé. Ou estou errado?

Aqui a questão, se fosse a tribunal, não seria a possível agressão mas, negligência por parte dos donos.
Para ser agressão, teria que haver "intenção de" caso contrário, é considerado negligência ou seja "acidente".

Exemplo, se estiver a conduzir e se bater por trás é um "acidente" é o resultado da minha negligência. Se eu tiver a intenção de bater é considerado agressão. Conforme a "intenção" pode ser considerado tentativa de homicídio. Se causar a morte sem intenção é homicida involuntário.

Algum advogado ou juiz para ajudar na discussão?
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

sexta abr 18, 2014 9:13 pm

Não sei se me podem ajudar...

Eu vivo numa praceta com um parque e por norma as pessoas soltam os seus cães no parque. O problema é que há dias a minha mãe foi derrubada por um pastor belga enquanto passeava a nossa cadela. E a nossa cadela reagiu e mordiscou o cão. A Lana é super meiga tanto com as pessoas como com os animais. Nunca reagiu de forma violenta e foi a primeira vez que mordiscou um cão. Nós nunca soltamos a Lana, por isso, quando isto aconteceu a Lana estava com a trela posta. Como a minha mãe estava no chão não conseguiu prever nem controlar a atitude da pequena.

A minha mãe ficou com a cara e com as costas marcadas e ainda ficou sem os óculos de sol. Ela tentou falar com o dono do cão que estava no local, mas, o senhor ainda se riu e intimidou a minha mãe com a reação da nossa cadela. A minha mãe acabou por vir para casa e não entrou em contacto com as autoridades competentes. O problema é que o cão continua andar sem trela e sempre que me cruzo com o mesmo a minha cadela reage.

Será que eu posso alertar as autoridades para o facto do cão andar sem trela? É que nós já temos receio do cão e de nos cruzarmos com o mesmo enquanto passeamos a Lana. Tendo em conta o tipo de reação da minha cadela, o dono do pastor belga poderá apresentar queixa contra nós? Foi neste sentido que ele intimidou a minha mãe. E haverá algum tipo de atitude que nós poderemos tomar em relação ao comportamento da Lana? Já tentei o "não", já afastei-me com ela, já tentei distrair a mesma com uma bola e até com o cheiro de um biscoito mas não funcionou. De relembrar que ela só reage ao pastor belga.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 18, 2014 9:35 pm

Agora, ou evita os locais onde se pode cruzar com ele ou toma a atitude de chamar a policia para identificar e autuar o senhor por ter o cão solto.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado abr 19, 2014 10:13 am

Evitar locais quando os outros é que estão a ter comportamentos errados não me parece a melhor atitude.

Qual foi a atitude do dono do pastor? Ele ao menos pediu desculpa? Tentou ajudar?

Se não gostaste do comportamento dele e tendo em conta que ele é que cometeu uma ilegalidade, acho que devias chamar a autoridade.
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

sábado abr 19, 2014 3:53 pm

Ressa Escreveu: Algum advogado ou juiz para ajudar na discussão?
É ler a página anterior do tópico.
E sim, em termos simples, a sua diferenciação entre agressão (dolo) e negligência está certa.
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

sábado abr 19, 2014 3:56 pm

sarinhasc Escreveu: A minha mãe ficou com a cara e com as costas marcadas e ainda ficou sem os óculos de sol. Ela tentou falar com o dono do cão que estava no local, mas, o senhor ainda se riu e intimidou a minha mãe com a reação da nossa cadela. A minha mãe acabou por vir para casa e não entrou em contacto com as autoridades competentes. O problema é que o cão continua andar sem trela e sempre que me cruzo com o mesmo a minha cadela reage.
Faça-o rir em tribunal e desembolsar uns milhares de euros...

É a forma mais fácil de um dono aprender a ter o cão com trela. Aprende logo, acredite :wink:
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sábado abr 19, 2014 6:32 pm

krug Escreveu:
sarinhasc Escreveu: A minha mãe ficou com a cara e com as costas marcadas e ainda ficou sem os óculos de sol. Ela tentou falar com o dono do cão que estava no local, mas, o senhor ainda se riu e intimidou a minha mãe com a reação da nossa cadela. A minha mãe acabou por vir para casa e não entrou em contacto com as autoridades competentes. O problema é que o cão continua andar sem trela e sempre que me cruzo com o mesmo a minha cadela reage.

É a forma mais fácil de um dono aprender a ter o cão com trela. Aprende logo, acredite :wink:
Concordo.

O senhor não tem de intimidar a sua mãe por a sua cadela ter mordiscado o cão dele, pois esse senhor errou duas vezes: o cão estava solto (ilegal) e derrubou a sua mãe, que, pelo que entendi, ficou com lesões.

A sua cadela estava de trela, por isso não sei até que ponto podem implicar com ela por ter mordiscado um cão que estava solto e que ainda por cima atirou a sua mãe ao chão :wink:
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo abr 20, 2014 5:10 pm

sportinguista Escreveu:
krug Escreveu:

Concordo.

O senhor não tem de intimidar a sua mãe por a sua cadela ter mordiscado o cão dele, pois esse senhor errou duas vezes: o cão estava solto (ilegal) e derrubou a sua mãe, que, pelo que entendi, ficou com lesões.

A sua cadela estava de trela, por isso não sei até que ponto podem implicar com ela por ter mordiscado um cão que estava solto e que ainda por cima atirou a sua mãe ao chão :wink:
esse caso em tribunal estava mais que ganho para o seu lado!
na minha opinião continuava a ir a esse sitio para que voltasse a acontecer algo e chamar as autoridades!
ja aconteceu uma parecida a minha mãe mas felizmente ela esta a par das leis é o que da ter trabalhado num gabinete jurídico :lol:
na praia a noite um gajo vinha com o lab a solta e o cão dele veio ter com a minha que instintivamente se pôs em duas patas e arranhou o outro todo e o dono ficou furiosos e disse que ia chamar a policia (sim pq os labradores podem andar a solta sem trela nem açaime mas os rotts nem a rua podem vir pelo que o homem estava a insinuar) resultado a minha mãe disse chame lá então que a minha ta de trela, açaime, tem registo, seguro e tudo em dia.
a ver se ele chamou :wink:
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
sportinguista
Membro Veterano

domingo abr 20, 2014 7:31 pm

Sasha99 Escreveu:
sportinguista Escreveu:
krug Escreveu:

Concordo.

na minha opinião continuava a ir a esse sitio para que voltasse a acontecer algo e chamar as autoridades!
ja aconteceu uma parecida a minha mãe mas felizmente ela esta a par das leis é o que da ter trabalhado num gabinete jurídico :lol:
na praia a noite um gajo vinha com o lab a solta e o cão dele veio ter com a minha que instintivamente se pôs em duas patas e arranhou o outro todo e o dono ficou furiosos e disse que ia chamar a policia (sim pq os labradores podem andar a solta sem trela nem açaime mas os rotts nem a rua podem vir pelo que o homem estava a insinuar) resultado a minha mãe disse chame lá então que a minha ta de trela, açaime, tem registo, seguro e tudo em dia.
Atenção a isto... Segurança acima de tudo, daquela vez teve sorte que o cão apenas atirou a senhora para o chão e a cadela "mordiscou-o", numa próxima podem não ter tanta sorte :wink: Não vale a pena correr riscos, não sei como funciona a questão de fazer queixa, mas se quiser avançar é avançar com o que já aconteceu e não ficar à espera que aconteça o mesmo, ou pior ainda!

Quanto à situação na praia, segundo aprendi num trabalho de voluntariado nas praias da linha, os cães são interditos ao areal (com ou sem trela) mas podem andar soltos na zona entre praias e areal não consessionado :wink:
Dependendo da altura do ano, não sei até que ponto nessa altura não estariam ambos os cães a transgredir a lei, caso estivessem no areal :wink:

Pessoalmente não levo para a praia cães à trela ou pouco sociáveis, porque sei que é dos poucos sítios onde os cães podem andar à vontade (fora da época balnear, como é óbvio) e um cão à trela ou pouco sociável só iria destabilizar e ser destabilizado pelos que andam soltos :wink: Já no paredão ai do cão que venha ter com os meus sem trela, aí não perdoo nada e não foi nem nem dois a quem tive de mandar um berro aos donos para controlarem o cão :roll:
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

domingo abr 20, 2014 9:20 pm

sportinguista Escreveu:
Sasha99 Escreveu:
sportinguista Escreveu:
krug Escreveu:

Concordo.

Atenção a isto... Segurança acima de tudo, daquela vez teve sorte que o cão apenas atirou a senhora para o chão e a cadela "mordiscou-o", numa próxima podem não ter tanta sorte :wink: Não vale a pena correr riscos, não sei como funciona a questão de fazer queixa, mas se quiser avançar é avançar com o que já aconteceu e não ficar à espera que aconteça o mesmo, ou pior ainda!

Quanto à situação na praia, segundo aprendi num trabalho de voluntariado nas praias da linha, os cães são interditos ao areal (com ou sem trela) mas podem andar soltos na zona entre praias e areal não consessionado :wink:
Dependendo da altura do ano, não sei até que ponto nessa altura não estariam ambos os cães a transgredir a lei, caso estivessem no areal :wink:

Pessoalmente não levo para a praia cães à trela ou pouco sociáveis, porque sei que é dos poucos sítios onde os cães podem andar à vontade (fora da época balnear, como é óbvio) e um cão à trela ou pouco sociável só iria destabilizar e ser destabilizado pelos que andam soltos :wink: Já no paredão ai do cão que venha ter com os meus sem trela, aí não perdoo nada e não foi nem nem dois a quem tive de mandar um berro aos donos para controlarem o cão :roll:
pois eu n deixaria de ir a um sitio só pq vai la outro que n cumpre as leis.

quanto a situação da minha cadela foi a noite e fora da epoca balnear. não é que o cão fosse mau mas n tinha nada de vir a correr e a minha cadela protectora como é defendeu a minha mae pondo-se a frente em pé. o pobre cão é que teve azar que saiu magoado por estupidez do dono!
não se deve ter os cães soltos se n se tiver controlo neles para o BEM DELES!
é o msm que eu digo aos donos de gatos que acham que é mt bom o gatinho andar a passear que é mais feliz, quero ver dizerem que o gato é mais feliz quando ficar de baixo de um carro que infelizmente acontece imensas vezes todos os dias!
Falar de boca cheia é má educação mas falar de cabeça vazia é muito pior! ;)
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

segunda abr 21, 2014 8:40 am

Ressa Escreveu:
Elemento comum, andavam soltos e pelos vistos sem o dono ao pé. Ou estou errado?
Só respondendo a esta pergunta Ressa, os donos andavam com eles soltos a passear, em todos os casos que descrevi. Não eram cães que andavam sozinhos, mas sim que "passeavam" com os seus donos! :wink:
Cumprimentos,

Ricardo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 21, 2014 12:17 pm

Ressa Escreveu:Evitar locais quando os outros é que estão a ter comportamentos errados não me parece a melhor atitude.
Talvez possa ser se não estamos dispostos a tomar atitudes radicais. Nestas situações que envolvem cães e pessoas se não houverem consequências de maior sou pelo bom senso e por tentar chamar as pessoas à razão porque na esmagadora maioria das vezes quem se lixa é o cão e não o seu dono... não é o dono que corre o risco de ser encafuado num canil ou de ser abatido.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sportinguista
Membro Veterano

segunda abr 21, 2014 3:44 pm

Sasha99 Escreveu: pois eu n deixaria de ir a um sitio só pq vai la outro que n cumpre as leis.

quanto a situação da minha cadela foi a noite e fora da epoca balnear. não é que o cão fosse mau mas n tinha nada de vir a correr e a minha cadela protectora como é defendeu a minha mae pondo-se a frente em pé. o pobre cão é que teve azar que saiu magoado por estupidez do dono!
não se deve ter os cães soltos se n se tiver controlo neles para o BEM DELES!
é o msm que eu digo aos donos de gatos que acham que é mt bom o gatinho andar a passear que é mais feliz, quero ver dizerem que o gato é mais feliz quando ficar de baixo de um carro que infelizmente acontece imensas vezes todos os dias!
Eu não disse que se devia evitar o local, eu apenas frisei que não é seguro ir para o mesmo sítio e ficar à espera que aconteça a mesma coisa para se fazer queixa a seguir, são coisas completamente diferentes :wink:

Eu, como dona de um cão reactivo a outros cães que se aproximem demasiado depressa, estou sempre atenta a cães que estejam soltos e actuo antes do meu cão. Ainda no outro dia mandei um berro a um Jack Russel que ia ter com o meu cão com más intenções. O meu dever é proteger o meu cão, que já tem 13 anos e não está de todo em condições de reagir perante um confronto directo.

Eu não vou evitar aquele local só porque tem cães soltos, vou andar atenta e afastá-los antes que se cheguem ao pé do meu cão.

Se seguisse esta linha de pensamento que eu sublinhei como sendo perigosa:
Então ia para ali, esperava que o Jack se atirasse ao meu cão e depois chamava a polícia para fazer queixa que o cão estava solto e se atirou ao meu cão ou a mim, que me pus entre os dois.

E quem diz o Jack diz outro qualquer, que cães soltos é o que não faltam ali, uns mais controlados do que outros. Mas a atitude é completamente diferente e acho que não tenho de dizer qual é que é mais segura, tanto para o cão como para os donos :wink:
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

segunda abr 21, 2014 6:15 pm

Obrigada por todas as sugestões e opiniões.
Sei que a minha mãe apenas alertou o dono do cão para o facto do cão andar sem trela e que se tivesse sido uma criança ou um idoso a cair seria pior. O dito senhor, rapaz, não fez nada quando a minha mãe caiu, ela é que se dirigiu a ele, e, a atitude do mesmo foi de gozo e intimidação. Nós não estamos muito por dentro da lei, é o nosso primeiro cão, e, a minha mãe ficou assustada com a intimidação. Mas vamos avançar com a queixa. Não era preciso chegar a tanto se o dono do cão tivesse entendido as palavras da minha mãe.
Talvez por um dono irresponsável os outros levem por tabela.
Por agora decidimos frequentar outro parque mesmo que fique longe da nossa casa. É bem maior e pelo que vi a grande maioria dos cães andam com trela.
Mais uma vez, muito obrigada.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 21, 2014 8:00 pm

Não tem que ter problemas morais. Um dono que ande com o cão solto está a infringir a lei e sim, é irresponsável.
Responder

Voltar para “Cães”