Vacina/Banho/Desparasitação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LilyLeah
Membro
Mensagens: 81
Registado: segunda mai 06, 2013 4:01 pm

domingo mai 04, 2014 7:01 pm

Olá a todos! A minha princesa no sábado foi levar a vacina anual e hoje domingo fomos passear e o que ela resolveu fazer, rebolar-se na relva e terra com outro cão na brincadeira conclusão esta toda suja e melhor ainda cheguei a casa muita coçadela passei-lhe o pente das pulgas pronto, já está! Portanto queria lhe dar banho e depois meter a pipeta mas sei que tenho de esperar uns dias entre isto tudo. Mas não sei exatamente o tempo certo podem dar as dicas dos intervalos? Obrigada
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo mai 04, 2014 7:38 pm

Depois de uma vacinação, o prazo para o banho é de pelo menos oito dias.

Mas pode limpá-la com toalhetes de bebé ou mesmo uma toalha turca molhada e bem espremida. Banho-banho é que não lhe deve dar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mai 04, 2014 8:28 pm

Ah é? então e porquê? lava a vacina?


Se der banho hoje só pode pôr a pipeta daqui a 2 dias. Se for vacinar pode perfeitamente dar banho, desde que seque bem o cão e não o deixe apanhar correntes de ar.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 04, 2014 8:57 pm

Pensei que já tínhamos cá desmistificado essa história do banho depois das vacinas... evidentemente que o banho não lava a vacina nem é por si só prejudicial! O que é mesmo necessário é secar bem o animal e resguardá-lo de correntes de ar, como disse a Kitten.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

domingo mai 04, 2014 9:39 pm

Floripes3 Escreveu:Depois de uma vacinação, o prazo para o banho é de pelo menos oito dias.
.
Lamento informar que não é tal...em sua casa devia ser um cheiro tremendo nos outo dias depois das vacinas.. :lol:

Como foi dito, o banho não lava as vacinas... agulha, seringa...diz alguma coisa ? :lol: :lol: :lol: :lol:
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda mai 05, 2014 8:39 am

A justificação que os veterinários sempre me deram foi a de que o banho baixa momentaneamente as defesas, o que pode trazer problemas num momento em estas estão a ser convocadas pelas vacinas.

E eu prefiro levar em conta a opinião de um médico a considerar as opiniões de uns "entendidos" quaisquer num fórum qualquer.

Passem bem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
micaelfilipe
Membro
Mensagens: 148
Registado: segunda mar 12, 2012 12:08 pm

segunda mai 05, 2014 9:17 am

Eu sempre dei banho aos meus cães depois das vacinas e nunca tive problema nenhum...você quando leva vacinas não ta 8 dias sem tomar banho
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda mai 05, 2014 10:01 am

A questão do banho a seguir às vacinas parece-me ser mais uma prevenção do que outra coisa e parece-me que faz sentido, apesar do meu veterinário nunca me ter dito nada parecido.

Claro que também deve depender do tipo de vacina mas, em termos gerais, tendo em conta o modo de funcionamento de uma vacina, fica-se sempre mais vulnerável.

Em relação à pipeta a seguir ao banho, em média seria 2 ou 3 dias mas, depende do tamanho do pelo. O que interessa é que ele deve estar bem seco e não apenas à superfície.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda mai 05, 2014 1:26 pm

Pois eu também sigo as indicações do médico veterinário que me diz que não tem mal absolutamente nenhum dar banho a seguir às vacinas DESDE QUE seque bem o cão e o resguarde de correntes de ar.

Também há médicos veterinários que dizem que os cães só devem tomar banho 1 vez por ano e há outros que acham que o cão deve tomar banho sempre que dele necessita ...

Assim como há médicos veterinários que defendem que uma cadela deve parir pelo menos 1 vez ...

Felizmente a medicina veterinária evoluiu muito nos ultimos anos, infelizmente nem todos os profissionais de medicina veterinária acompanharam essa evolução.

Ressa o dar banho 2 ou 3 dias não tem nada a ver com o comprimento do pelo já que a pipeta é colocada na pele e não no pelo
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda mai 05, 2014 5:39 pm

kitttten Escreveu: Ressa o dar banho 2 ou 3 dias não tem nada a ver com o comprimento do pelo já que a pipeta é colocada na pele e não no pelo
Sim. O que eu quis mencionar é que o tamanho do pelo e o tipo de pelo vai influenciar o tempo de secagem quer do pelo como da pele.

Tendo em conta que a pele deve estar bem seca quando se aplica a pipeta ou espera-se ou tem-se que ter paciência e secá-lo mais um tempinho com o secador.
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda mai 05, 2014 8:21 pm

Por isso se aplica 2 dias depois do banho ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

segunda mai 05, 2014 9:17 pm

Floripes3 Escreveu:
E eu prefiro levar em conta a opinião de um médico a considerar as opiniões de uns "entendidos" quaisquer num fórum qualquer.

Passem bem.
Eu também...mas tem piada que você é a rainha dos entendidos deste fórum.Nunca se leu tanta tanga amalgamada com cuspo por mais ninguém..ah a não ser aquela outra que desapareceu daqui. e que lia tudo ao contrário...

Piu Piu
__dani__
Membro Veterano
Mensagens: 1785
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda mai 05, 2014 10:32 pm

Nem imaginam a quantidade de donos que aproveitam o facto de ir fazer a vacina para também fazer a tosquia (sempre com banho) ou apenas o banho. Nas clinicas onde trabalho é o pao de cada dia, às vezes, inclusive, quando demoro mais tempo e o médico (ou os médicos, porque são vários que fazem isso) tem de se ir embora, vai ter a sala de grooming de vacina na mão, examina o cão e voilá, vai mesmo ali, na mesa da tosquia! :lol:

A água não é um quebra-cabeças, a água é apenas água, que hidrata e molha por dentro (quando o animal bebe), e molha por fora (quando é lavado). Um bem essencial e vital, para qualquer ser vivo! A questão não está na água, está exactamente, como muitos disseram, na temperatura corporal que implica molhar um animal e deixa-lo a secar sozinho, ou nas correntes de ar...

Se o cão não apanhar frio e for mantida a sua temperatura corporal estável durante todo o processo, o cão não precisa de defesas para proteger "o nada", portanto "o nada", não irá afectar a eficácia seja de que vacina for.

Já a porcalhice, os pós, as secreções e feses dos parasitas, e todas as agressões externas a que pode sofrer a pele de um animal sujo, são factores mais provaveis de activar o sistema imunitário em sua defesa, deixando para trás a produção de anti-corpos contra a vacina.

Quanto à aplicação da pipeta, 2 dias é o que diz na bula da maioria dos desparasitantes, embora haja quem recomende 3, por precaução.

Resumindo: Lavar com água morna e secar bem o cão; Aplicar o desparasitante após 2 dias no mínimo.
Responder

Voltar para “Cães”