Mau halito em gatos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AndreiaSPA
Membro
Registado: terça jan 28, 2014 10:09 pm

quinta mai 08, 2014 7:39 pm

Ola a todos!
Ando com este na cabe;a ha algum tempo para vos colocar aqui no forum, mas depois passa, so me lembro quando sinto o halito fantastico da minha Noarrinha, a sardinha fora de prazo. :o
Bem sabendo que a alimentacao dela e racao seca e por vezes de lata, e ela fica aflita porque se cola aos dentes.Hoje abri a boca dela para ver e tem um montinho de coisas amarelas coladas aos dentes de tras.
Como e que fazem com os vossos gatinhos, lavam os dentes? Se sim como e com o que?
E algum tipo de doenca?
Obrigada desde ja pelas vossas respostas.
Beijinhos a todos.
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

quinta mai 08, 2014 10:14 pm

AndreiaSPA Escreveu:Ola a todos!
Ando com este na cabe;a ha algum tempo para vos colocar aqui no forum, mas depois passa, so me lembro quando sinto o halito fantastico da minha Noarrinha, a sardinha fora de prazo. :o
Bem sabendo que a alimentacao dela e racao seca e por vezes de lata, e ela fica aflita porque se cola aos dentes.Hoje abri a boca dela para ver e tem um montinho de coisas amarelas coladas aos dentes de tras.
Como e que fazem com os vossos gatinhos, lavam os dentes? Se sim como e com o que?
E algum tipo de doenca?
Obrigada desde ja pelas vossas respostas.
Beijinhos a todos.

pelo que sei pessoalmente o mau hálito não é bom sinal(a não ser quando bufam) e só conheço o tártaro e talvez esse amarelo que se encontra nos dentes seja isso, leve a gatinha ao veterinário para lhe fazer uma limpeza, o meu aconselhou a lavar-lhe os dentes(não é coisa fácil), comprei no vet uma escovinha própria(para cada 1 das minhas gatas) para lavar os dentes e pasta :? esperemos que venha alguém com mais experiência.
que comida lhe está a dar?
as minhas tinham tártaro devido a uma ração que lhe dava, mudei de ração e nunca mais tive esse problema. mas continuo na mesma a fazer-lhes a higiene oral.
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
AndreiaSPA
Membro

sexta mai 09, 2014 7:48 pm

Bem desde ja obrigada pela resposta.
Pois sinceramente tinha essa ideia de que o mau halito em gatos que nao era bo sinal... :(
Mas ela nao tem mau halito sempre...nao percebo nada sinceramente. Ela come racao seca da wiskas junior, e la muito de vez em quando dou-lhe da lata ou friskys ou wiskas. A racao seca tem tambem uns croquetes com carne humida por dentro.
Ja agora onde compras-te a paste e a escova das tuas gatitas?No vet onde vou nunca la vi nada.Ja enviei sms ao vet a perguntar-lhe a opiniao.
Obrigada. Beijinhos
silvanus
Membro
Registado: sexta dez 27, 2013 2:50 pm
Casal de Caturras

sábado mai 10, 2014 9:02 am

a minha Hazel houve um tempo que tinha mau halito mas vim a saber que era da ração que lhe dava porque era de marca branca na altura estava desempregada, após ter mudado de ração para alem de já nao ter gases como tinha antes, também deixou de ter mau halito, poderá ser da ração que não lhe teja a fazer bem aos dentes.
mas em relação á escovinha acho que uma escova comprada em supermecado para crianças deverá ser o suficiente, agora resta saber se ela deixa escovarem os dentes lol, eu com a minha não consigo.
Silvana Martins
cris94
Membro Veterano
Registado: quarta mar 16, 2011 9:21 pm
hamster: douradinho pescanova
cadelinha: nikita a diabrita

sábado mai 10, 2014 12:22 pm

AndreiaSPA Escreveu:Bem desde ja obrigada pela resposta.
Pois sinceramente tinha essa ideia de que o mau halito em gatos que nao era bo sinal... :(
Mas ela nao tem mau halito sempre...nao percebo nada sinceramente. Ela come racao seca da wiskas junior, e la muito de vez em quando dou-lhe da lata ou friskys ou wiskas. A racao seca tem tambem uns croquetes com carne humida por dentro.
Ja agora onde compras-te a paste e a escova das tuas gatitas?No vet onde vou nunca la vi nada.Ja enviei sms ao vet a perguntar-lhe a opiniao.
Obrigada. Beijinhos
pode comprar uma escovinha de criança no super mercado, ou numa farmácia que existem umas bem praticas, a pasta so num vet ou numa loja de animais
<strong>os c&atilde;es s&atilde;o o melhor amigo do homem mas por vezes o inimigo dos c&atilde;es &eacute; o homem... </strong> <strong>porque nos fazemos em grandes se a maior pessoa e aquela que consegue amar e que consegue ver o brilho nos olhos de quem espera ser amado... 'os gatos n&atilde;o s&atilde;o trai&ccedil;oeiros, eles adoram-nos e fazem tudo por nos, s&atilde;o humanos como nos que s&atilde;o trai&ccedil;oeiros e em vez de amor fazem sofrer'-dito por uma crian&ccedil;a de 6 anos</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 12, 2014 12:44 pm

Há rações de fraca gama, especialmente as de supermercado, que fermentam muito no estômago dos animais, causando halitose e até gases...

Atenção que, também, uma halitose forte num gato, pode ser sinal de doença renal. Aconselhe-se com o Veterinário que segue o animal...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AndreiaSPA
Membro

quinta mai 15, 2014 7:11 am

Bem agora pelo menos que eu tenha sentido, não tem tido aquele hálito mais forte. Agora é um hálito normal a gato.
Pois, Leo, eu também já tinha ouvido qualquer coisa sobre isso, mas se ela tivessse problemas nos rins, não teria dificuldade em fazer xixi, ou estar constantemente a fazer?! Ela água sempre bebeu muita desde bébézita, mas a ração também é seca! Não anda queixosa, brinca que se desunha, salta pula, corre... Faz 31 por uma linha! Ela tem é alergias ao pó, quando por exemplo está a brincar na carpete, levanta sempre uns pozitos, é ver ela logo a espirrar, montes de espirros seguidos e quando se levanta. Mais à noite tem um pouco do nariz entupido que às vezes até ressona! O Vet acha que ela tem tipo "sinusite/rinite". Mas ele diz que vamos deixar ver, pode ser que com a idade que passe. O que é certo é que desde que foi lá para casa até agora melhorou bastante. Só muito esporádicamente tem uma crise.

Pronto obrigada a todas. Beijinhos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 15, 2014 10:24 am

Se ela está activa e come bem, provavelmente não será problema renal, mas só mesmo um Vet o pode confirmar. Urinar muito, urinar pouco, vomitar, não vomitar, são sintomas que variam de animal para animal... e há animais cujo organismo "aceita a doença" como parte íntegra do mesmo e então aí as reacções são mínimas... e é nestes casos que só em estado avançado se detecta...!

A própria "sinusite/rinite", pode estar na causa do mau hálito. Até em humanos, a halitose é por vezes desencadeada por sinusites e rinites alérgicas.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ClaudiaLG
Membro Júnior
Registado: segunda fev 17, 2014 1:18 pm

quinta mai 15, 2014 1:23 pm

Já reparou na cor das gengivas da gatinha?
Digo isto porque o meu Diego tem uma estomatite crónica e, volta e meia, tem as gengivas mto vermelhas e tb tem um hálito estranho...
O importante é ir estando atenta à comida e água, se come e bebe bem, à partida não é motivo para preocupações :)
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mai 16, 2014 1:18 pm

O mau hálito pode ter origem numa gengivite. Se ela tiver as gengivas muito encarnadas e um "risco" encarnado perto dos dentes é gengivite.

Seja como for a melhor solução é sempre a mesma: vet.
Responder

Voltar para “Gatos”