Olá Patcris!
O Kopernik também já viajou de avião, quando veio da Polónia para cá.
Engraçado os comentários em relação à Air France, pois foi a companhia em que viajamos, e também fiquei com "a pulga atrás da orelha"...
Na altura já tinha passagem ida e volta pela Afrance, por isso mantive, informei que levaria o Kopernik e pedi todas as informações necessárias.
Já falaram que o animal tem que ir dentro da caixa transportadora com espaço necessária para se levantar e rodar. Como a Loba tam mais de 7 k, tem que ir no porão forçosamente.Quando o animal tem menos de 5/7 kilos (depende da companhia), pode ir junto do passageiro!
O Kopernik já tinha 14k, embora só tivesse "acusado" 10k na balança...

e foi no porão. O Veterinário passou o atestado de saúde bem como o boletim de vacinas, e não tive problemas burocráticos. Desconfio que nem olharam para os papeís!!! Em Paris fiz escala, e avisaram-me que tinha de ser eu a fazer a mudança do cão para o avião para Portugal. Por causa disso e do atraso em me entregarem o Kopernik, perdi o avião, ou melhor, apesar de estar 15min. antes da partida do dito avião, recusaram colocar o Kopernik no porão...só tive que esperar mais 3h

Antes de efectuar a reserva para ele, tinham me informado que os animais iam num compartimento especial para eles, independente das malas, pressurizado e tudo mais...muito seguro não é?... Pois quando cheguei ao Porto(depois da valente seca em Paris), os altifalntes berravam o meu nome...o meu cão estava solto no porão do avião

Tive que o ir buscar. O coitado estava cheio de frio, no mesmo espaço das malas, e só descansou quando aterrou no meu colo. Dormiu até chegar a casa. Depois disso sempre teve medo de entrar em carros, coisa que fazia sem problemas antes da viagem. Hoje em dia já superou esse medo, pois sabe que é para ir à praia ou monte passear!!!
Em relação aos calmantes, já li num site de uma das companhias aéreas, desculpe mas já não me recordo qual, que alguns animais morreram devido aos efeitos dos mesmos. Talvez dessem calmante a mais? Eu dei ao Kopernik e mesmo assim ele vinha assustado

Informe-se com o seu Vet. !
O preço da viagem para animais também não é nada barato. Eu paguei +- €10/k. e não havia desconto por ser ida-volta. Por isso da segunda vez que fui para a Polónia o Kopernik ficou com a "avó". Só aquilo que gastaria na viagem, dava para levar uma vida de lord...A opção do canil pode ser uma solução. Já existem canis muito bons!
Boa Viagem!
Elayne