Apitos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta mai 16, 2014 11:43 am

Incrível algumas respostas. :o

O apito tem várias vantagens, para mim as principais são as seguintes:
- O comando funciona com qualquer pessoa, independentemente do tom de voz, língua e alterações que existem com a idade;

- Permite dar comandos a longas distâncias sem estarmos aos gritos e andarmos a fazer gestos feitos doidos, à espera de captar alguma atenção;

- Os cães conseguem distinguir melhor os diferentes sons que são emitidos pelos apitos;

- Se for utilizado um apito silencioso não incomodamos quem está ao nosso lado.

Em relação ao número de comandos, depende da necessidade de cada um e a importância, não é necessário serem todos através do apito.
Os códigos que são utilizados têm que ser tipo código morse, para não haver confusões e por ser mais fácil distinguir.

Não nos podemos esquecer que muitos comandos que utilizamos, ao terminarem da mesma forma, podem levar a dúvidas de quem ouve.
Por exemplo, deita, senta e levanta.
Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

sexta mai 16, 2014 12:07 pm

rpoeiras Escreveu:
Ressa Escreveu:Eu utilizo um apito para dar comandos ao meu cão.
A mim parece-me ser bastante eficaz, tendo em conta que o som capta mais rapidamente a atenção e permite que ele distinga mais facilmente os comandos.

Neste momento utilizo 4 códigos:
- sentar: 1 apito curto
- deitar: 2 apitos curtos
- junto: 1 apito longo
- aqui: 2 apitos curtos e 1 apito longo

Alguém utiliza?
Um audível ou silencioso?
Qual a vossa opinião sobre eles?
Que códigos é que utilizam?
Boas Ressa,
Há muitos anos utilizei esse método com um apito audível, se não me falha a memória utilizei em apenas 3 cães (Rottweiler's), um deles adaptou-se muitíssimo bem ao método, de tal maneira utilizava uma série de códigos (cerca de 20 diferentes) que eu próprio me esquecia e tinha que andar com uma folha comigo, mas o cão aprendeu com muita facilidade. Os outros 2 cães aprenderam 4 ou 5 com razoável facilidade mas comecei a encontrar dificuldades no treino depois que quis aumentar o numero de códigos.
Isto tudo para te dizer que pela minha experiência (que como podes ver não foi muita), depende do cão! Na altura vi e li alguns trabalhos de alguns treinadores bem sucedidos com esse método, cheguei a ver um que fazia estalidos com a boca em vez de apitos com códigos extremamente complexos.
Para mim a maior dificuldade encontra-se em eu próprio decorar o código! :lol:
Cumprimentos,

Ricardo

Boas Ricardo, como já tem experiência vou dirigir a questão a si.
Acho esse método dos apitos interessante, pois tenho um labrador super energético, e torna-se muito difícil chamar a atenção dele seja para o que for.. No labrador acho que seria interessante usar o apito, nem que fosse os quatro que a Ressa mencionou.. Como posso começar a treinar com ele esses quatro códigos? Obrigado
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta mai 16, 2014 1:52 pm

Jeca20 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Utiliza o alfabeto Morse em apitadelas?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: estou literalmente em lágrimas d eme rir com esta. muito bom :lol: :lol: :lol:
Com lágrimas de rir fiquei eu agora, claro que é possível utilizar o código de Morse, através do Condicionamento Operante.. Sabe o que é isso?? Não.. É extremamente difícil é, mas impossível não..
Um "burro" a chamar "burro" ao outro.. Demais...

Pedagogia dos membros veteranos no auge... Fantástico!
Sabe o que é ironia? Afinal quem é o burro???
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mai 16, 2014 1:57 pm

Queiram ou não a resposta da Floripes teve muita piada.

E sim, a maioria de nós aqui sabe que há cães especialmente em trabalho de pastoreio que obedecem a comandos através de apito ou assobio.

Mas teve piada e pronto!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta mai 16, 2014 4:46 pm

Ressa Escreveu:...

Os códigos que são utilizados têm que ser tipo código morse, para não haver confusões e por ser mais fácil distinguir.

...
Como se vê, não fui tão burra assim.

Porque eu também já utilizei o apito "mudo", a que chamam de ultrassons, mas apenas para chamar os cães que se afastavam quando soltos e faziam ouvidos de mercador às ordens de voz.

Para outras ordens, teria mesmo de utilizar um sistema semelhante ao código Morse, para o que me faltava o tempo e a paciência, e nem sequer necessitava. E nestes casos não vejo outra maneira de criar um sistema de sinais-padrão para um conjunto alargado de comandos.

A pergunta que fiz pode ter piada para quem a lê porque não acrescentei mais nada que a colocasse noutro plano, mas não foi efectivamente uma piada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta mai 16, 2014 7:11 pm

Costumo ver esta técnica dos apitos aplicada mas é nos cães de pastoreio. Parece funcionar muito bem para comandos à distância porque assim não temos que andar a gritar, o que se torna muito cansativo e impraticável em certas situações.

Para os comandos habituais, prefiro a voz por me ser mais prático.

Acho que cada técnica tem as suas vantagens e desvantagens consoante a situação a que pretendemos aplicar.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta mai 16, 2014 7:18 pm

WaterMonitor Escreveu:Queiram ou não a resposta da Floripes teve muita piada.

E sim, a maioria de nós aqui sabe que há cães especialmente em trabalho de pastoreio que obedecem a comandos através de apito ou assobio.

Mas teve piada e pronto!
Desde o tempo do meu falecido avô que se usam apitos e assobios, pela santa, eu cresci com isso. Simplesmente achei brutal a tirada da Floripes e decidi acrescentar, se há malta que não possui sentido de humor temos pena, agora achar que se desconhece um método mais antigo que eu sei lá... :roll:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Jeca20
Membro

sexta mai 16, 2014 8:01 pm

kitttten Escreveu:
Jeca20 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: estou literalmente em lágrimas d eme rir com esta. muito bom :lol: :lol: :lol:
Com lágrimas de rir fiquei eu agora, claro que é possível utilizar o código de Morse, através do Condicionamento Operante.. Sabe o que é isso?? Não.. É extremamente difícil é, mas impossível não..

Em primeiro lugar não vejo necessidade da parte de membros experientes em usar ironia, em segundo se tem alguma coisa a dizer ao membro diga sem ironia, pois este forum não é destinado a concursos de piadas ou ironias... Secalhar você não está no sitio certo..

Olhe a frase é citada por si, mas eu vou usar: "Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices."
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
Jeca20
Membro

sexta mai 16, 2014 8:16 pm

Charlie2 Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Queiram ou não a resposta da Floripes teve muita piada.

Mas teve piada e pronto!
Desde o tempo do meu falecido avô que se usam apitos e assobios, pela santa, eu cresci com isso. Simplesmente achei brutal a tirada da Floripes e decidi acrescentar, se há malta que não possui sentido de humor temos pena, agora achar que se desconhece um método mais antigo que eu sei lá... :roll:
Desculpe lá mas não me conhece de lado nenhum para pôr em causa o meu sentido de humor.. Se teve piada ou não isso é um problema seu, agora "entupir" o tópico com aqueles tipos de comentários, já é um problema meu, porque sou membro deste forum.. Já que você tem tanta experiência e é tão sábio, porque não respondeu a questão que eu pôs sobre como começar a usar um apito?! Você não sabe, não quer saber e não deixa os outros aprenderem.. Olhe a partir de agora pode até meter 1001 comentários abaixo do meu, apenas lhe dou o prazer de dirigir comentários a si, quando eu tiver alguma coisa para aprender consigo, agora estar aqui a "discutir" não tenho pachorra e muito menos contribui para a minha felicidade..
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sexta mai 16, 2014 8:17 pm

Jeca20 Escreveu:
kitttten Escreveu:
Jeca20 Escreveu:
Charlie2 Escreveu:

Em primeiro lugar não vejo necessidade da parte de membros experientes em usar ironia, em segundo se tem alguma coisa a dizer ao membro diga sem ironia, pois este forum não é destinado a concursos de piadas ou ironias... Secalhar você não está no sitio certo..

Olhe a frase é citada por si, mas eu vou usar: "Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices."
Exactamente por isso é que eu nem me vou dar ao trabalho de lhe responder ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Jeca20
Membro

sexta mai 16, 2014 8:20 pm

Mas acabou de responder :roll: e juro que não estou a usar ironia ...
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta mai 16, 2014 8:20 pm

Um dia gostava de perceber porque é que esta gentinha acha que "veterano" é um título honorífico :roll:
Jeca20
Membro

sexta mai 16, 2014 8:24 pm

-Tambor- Escreveu:Um dia gostava de perceber porque é que esta gentinha acha que "veterano" é um título honorífico :roll:
Gentinha? Não moro no seu bairro.. Honorífico não é, porém, espera-se que sejam membros com uma maior responsabilidade.. Citado nas regras de utilização do forum: "Aos membros mais experientes recomenda-se sempre que possível uma atitude pedagógica para com os novos membros. Conhecem bem o espirito da comunidade e o funcionamento do fórum pelo que a sua ajuda é preciosa para quem acaba de chegar. "
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

sexta mai 16, 2014 8:29 pm

De facto, felizmente não mora no meu bairro :roll: Membros mais experientes não é sinónimo de membros veteranos :roll: Aos novos membros também compete ver como é que o fórum funciona antes de começar a espingardar.
Jeca20
Membro

sexta mai 16, 2014 8:33 pm

Ai sim? Tão veterano é sinonimo de que? Burrice? Olhe não sabia.. Já aprendi uma coisa consigo, muito obrigado! Quanto aos membros novos, olhe então vou apagar a minha conta, pois quando li as regras de utilização, devo ter saltado a parte que refere que os membros devem de ser irónicos e dizer piadas, acerca de um assunto serio, pelo menos para alguns... :roll:
Responder

Voltar para “Cães”