Juma - o meu primeiro cão da serra da estrela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sábado mai 17, 2014 1:04 pm

Desde há alguns dias que sou a proprietária de uma cachorra da serra da estrela. Depois de muito escolher e reservar um cão lindo de morrer, acabei por ficar com uma cachorra que até nem acho particularmente bonita mas ... amor à 1ª vista. Desde que me viu não me largou os pés e as pernas, sempre a convidar-me para brincar e com uma expressão de olhos e modos muito semelhantes ao meu falecido pastor alemão (quando era da idade dela) e pronto, não consegui resistir e fiquei com ela.

O que eu estou a gostar mais é mesmo do temperamento dela. Em meia dúzia de dias já se senta e fica. Só faz xixi em casa durante a noite. Durante o dia sai para fora e faz, quase sempre, no sítio indicado. Nada independente; gosta muito de brincar com os outros cães, tolera muito bem os gatos mas passa a vida a espreitar pelas janelas (os vidros vão até ao chão) para ver onde estou. Já sabe a que horas come e a que horas vai ao jardim. Ou seja, parece mesmo um pastor alemão. Só agora, com ela, é que me apercebo como já tinha saudades de ter um sr. cão.

Deixo aqui um vídeo que mostra uma das "gracinha dela".

https://www.youtube.com/watch?v=IL7XBBY2XGI
Maria João
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado mai 17, 2014 10:45 pm

Parabéns pela cachorrinha M. João!
An ye harm none, do what ye will
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado mai 17, 2014 11:00 pm

São fantásticos os serras não são Maria João?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo mai 18, 2014 7:52 pm

kitttten Escreveu:São fantásticos os serras não são Maria João?
Eu estou a adorar a experiência. Confesso que estava muito receosa. Sempre tive cães pastor alemão super fáceis de ensinar, sempre desejosos de agradar o dono, muito inteligentes e muito, muito obedientes. O estalão do cão da serra da estrela refere que esta raça é quase o oposto, independentes, dominantes e teimosos. Mas esta, seja por lhe darmos a atenção que achamos que devemos, seja porque não está de acordo com o estalão, tem-me surpreendido muito pela positiva, É incrivelmente fácil de ensinar. Ontém comecei com o deitado e hoje ela não falhou um único. De tal modo que há pouco comecei o "dá a pata" e ela ao fim de poucas vezes já está a dar. :P . A continuar assim, acho que tem capacidade para se fazer alguma actividade útil com ela.
Maria João
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

domingo mai 18, 2014 10:23 pm

É lindíssima a cachorra, parabéns Mª João :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo mai 18, 2014 10:28 pm

Quem é o criador da Juma Maria João?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

domingo mai 25, 2014 12:18 am

Obrigada TheOne e Netherwing.

Kitttten, o nome do criador segue por pm. Já vi a sua nova aquisição. Uma ternura.
Maria João
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda mai 26, 2014 7:11 pm

Ai Maria João já me puseste aqui a vertere liquido dos olhos mulher!

Os meus Terranova, nessa idade, eram assim com o raio da água. Que ursinha mais linda tu foste arranjar. :D
kitttten
Membro Veterano
Mensagens: 1434
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda mai 26, 2014 9:08 pm

mjoaomarques Escreveu:Obrigada TheOne e Netherwing.

Kitttten, o nome do criador segue por pm. Já vi a sua nova aquisição. Uma ternura.
Um doce, e completamente louca também, :)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MarisaE
Mensagens: 6
Registado: sexta dez 03, 2010 3:10 pm

terça jun 03, 2014 12:06 pm

Tão gira :)
Espero que o meu também seja assim bonzinho!
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta jun 06, 2014 1:10 am

WaterMonitor Escreveu:Ai Maria João já me puseste aqui a vertere liquido dos olhos mulher!

Os meus Terranova, nessa idade, eram assim com o raio da água. Que ursinha mais linda tu foste arranjar. :D
Ela é completamente louca por água. Tenho um tanque pequeno, mas bastante fundo e tivemos que o despejar para evitar acidentes. Em substituição deixo-lhe um alguidar com água e assim ela vai brincando e deixando a água da tigela limpa para os outros.
https://www.youtube.com/watch?v=863t6m3pJ-U

É que estávamos constantemente a mudar a água e passado um bocado lá os gatos miavam ou porque não tinham água ou porque a água estava suja.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

segunda ago 11, 2014 6:48 pm

Mais notícias da Juma.

Continuo uma dona babada; muito contente por esta raça superar todas as minhas expectativas. A Juma continua obediente e com uma facilidade enorme em aprender novos comandos. Além de que, antecipa muitas vezes, aquilo que eu pretendo dela. Por enquanto, não faz diferença em comparação com os PA.

Faz amanhã 6 meses e já se nota que tem um instinto de protecção e de defesa do território grande. Quando estou com ela, deixa as pessoas entrar sem problemas mas põe-se sempre entre mim e o visitante até eu a mandar embora. Se estou dentro de casa, o caso muda de figura; as pessoas dizem que ela rosna e fica com o pelo levantado até que me vê chegar para abrir o portão.

Entretanto apanhei um susto. É que um dia cheguei a casa e da escova dela faltava todo o cabo, com anilhas de metal e tudo. Depois notei que a cama dela tinha, literalmente, desaparecido. A Juma além da escova tinha comido quase todo o tecido da almofada. Resultado: Ficou internada 3 dias, a dieta e medicação até o intestino ficar livre de todo o material ingerido. Coitada da vet (e da minha carteira) que passou horas a fazer-lhe massagens na barriga e a livrá-la do excesso de flatulência. Isto para se evitar a cirurgia.

Continua doida por água e quando tem calor dorme com a cabeça dentro da tigela da água. Deixo uma fotografia com uma orelha de molho. :)

Imagem
Última edição por mjoaomarques em sexta jan 02, 2015 10:05 am, editado 1 vez no total.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

sexta set 26, 2014 8:34 pm

A Juma continua a encantar-me. Neste momento está com 7 meses e embora muito brincalhona continua muito atenta ao que se pretende dela e é bem obediente. Já se nota o espírito independente e o resolver situações por ela própria, assim, têm surgido habilidades que nunca lhe ensinamos como:
- ir buscar a trela quando é hora do passeio,
- abrir as torneiras dos aspersores,
- abrir portas.

É também uma óptima caçadora e em conjunto com a Minorca têm dado cabo das toupeiras que me assaltam o jardim e recentemente, apanhou um coelho.

Como é muito meiga e está habituada a ir para todo o lado comigo, é um sucesso sempre que saio com ela para sítios mais movimentados pois muitas pessoas não resistem a dar-lhe uns bons amassos que ela adora.

Fica uma fotografia de ontem em que se nota bem como cresceu. :wink:

Imagem
Maria João
PauloSantos1
Membro Veterano
Mensagens: 768
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sexta set 26, 2014 9:35 pm

Está linda.

De noite, fica em casa ou no exterior ?
<strong>Paulo Santos</strong>
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo set 28, 2014 1:27 pm

Pois que o Paulo Santos colocou uma boa pergunta.

Maria João, em Novembro vem o meu bebé (estou muito emocionada porque não tenho um bebé há anos) e apesar de ser de outra raça também é cão de pastor.

Gostava de saber se à noite deixas a tua no exterior.
Responder

Voltar para “Cães”