Olá amigos!
Vou contar a minha experiência (pouca ainda) sobre os encontros felinos.
Vivo no Algarve e adotei o Diego faz um ano em Dezembro, já ele tinha quatro meses. Os meus pais vivem no Alentejo e adotaram há uns meses uma gata, a Nina, já adulta que apareceu por lá. A Nina apareceu a primeira vez em Janeiro 2014. No início como não sabíamos se a gata teria dono, pois ela sempre foi mto meiguinha e até estava bem tratada, os meus pais iam-lhe dando uns petiscos mas não entrava em casa, ficava apenas no quintal. Colocámos vários anúncios nas redes sociais procurando os donos da gatita, perguntámos na vizinhança e nada... nunca ninguém se acusou. Resultado, a gata passou a ter ordem para andar em casa, dormir em casa, etc. Como já tínhamos tido gatos, já havia no portão da garagem uma portinhola para os bichanos entrarem e sairem, coisa que a Nina aprendeu a fazer em 2 minutos.
Desde que tenho o Diego que o levo sempre que vou passar o fim de semana a casa dos meus pais (1 a 2 vezes por mês) e a questão do contacto entre os dois colocou-se logo que a adoção da Nina foi oficial. As primeiras vezes, deixávamos a Nina entrar apenas na garagem e o Diego ficava em casa (pois cá no Algarve ele não tem acesso à rua) e fizemos a apresentação dos dois com supervisão, mas depois cada um ia para seu sítio. O Diego sempre exibiu muito mais curiosidade pela Nina do que ela por ele. Ela ficava muitas vezes no parapeito da janela do lado de fora e ele do lado de dentro, encantado a olhar para ela e a menina pouco ou nada lhe ligava
Até que, recentemente, eu viajei e deixei obviamente o Diego aos cuidados dos meus pais (e da Nina), durante 5 dias. Começaram a deixa-los frequentar os mesmo espaços, as caixas da areia ficaram ao pé uma da outra, etc... Houve bufadelas e algumas patadas da Nina mas o Diego nunca desistiu!!

Andava sempre atrás dela, a cheirar tudo, a tentar brincar com ela e agora convivem perfeitamente bem no mesmo espaço! Não brincam um com o outro nem dormem juntos mas o Diego aprendeu que o lugar dele na casa dos "avós" não passa pelo sofá nem pela cama dos meus pais, esse é o território sagrado da Nina e aí é que ela não o deixa pôr nem uma pata! Mas não lhe faz mal, apenas o manda embora dali e continua a sua vidinha.
No fim de semana passado, saímos para jantar e arriscámos a deixá-los aos dois sozinhos... Confesso que estava com um bocado de receio mas quando chegámos cada um dormia onde lhe pertence

ele na minha cama e ela na dos meus pais!
Se calhar tive sorte porque os dois, especialmente o Diego, têm um bom feitio

Refiro também que estão os dois esterilizados.
Isto tudo para dizer o quê?
Que penso que (pelo que tenho observado) os gatos têm uma "consciência" social apurada, que sabem se relacionar mediante uma hierarquia que eles próprios estabelecem, e que depressa aprendem qual é o seu lugar num espaço partilhado com outros gatos.
Boa sorte para todos/as e para os vossos bichanos