Leões da Rodésia GIGANTES

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

domingo mai 12, 2013 7:20 pm

WaterMonitor Escreveu:Sempre a aprender. Não fazia ideia que eram malta dada ao excesso de peso. Sempre os vi todos elegantes, pensava que não fossem gulosos.
o meu júlio, da primeira vez que foi á quinta comeu a comida toda do pastor alemão e do rafeiro alentejano que la temos.. aí uns 5kgs de uma acentada.. é inacreditável... mete medo.. enquanto houver, comem sempre. Uma das regras para ter um leão da rodésia, é NUNCA alimentar a discrição. ha quem diga que eles ganham habitos, mas a verdade é que aqueles que eu conheço e que são assim alimentados, uns batoques.

No grupo do facebook, veem-se imensos com excesso de peso com uma silhueta tipo labrador.. as pessoas acham que é músculo mas é mentira.. eles têm que ter aquela barriga bem subida.
ficam ai duas fotos do mesmo cão com 48 e 40 kilos... antes gordo, agora em forma..

GORDO
Imagem

SAUDAVEL
Imagem

fica aí também o artigo de onde as magens foram tiradas...
http://rrcus.org/rhodesianridgebackheal ... torFat.pdf
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo mai 12, 2013 7:26 pm

Não sabia mesmo.

A mim se me perguntassem raças com queda para a comida, mesmo sôfregos, dizia logo Basset, Cocker, Labrador.
diogosvp
Membro Veterano

domingo mai 12, 2013 8:09 pm

WaterMonitor Escreveu:Não sabia mesmo.

A mim se me perguntassem raças com queda para a comida, mesmo sôfregos, dizia logo Basset, Cocker, Labrador.
sim.. eles parecem elegantes, mas é dificil mante-los assim. se não se tem cuidado incham logo! o meu esta sempre a procura de qqr coisa para trincar. Tenho que ter mil cuidados com o lixo, restos de comida nos pratos ao arrumar a mesa, maquina de lavar loiça sempre fechada, onde se arrumam os sacos da ração.. qualquer oportunidade e pumba! ainda ha tempos o apanhei com a cabeça toda enfiada num saco de ração.. nãofaço ideia de quanta comeu, mas desconfio de uns quilos.. e garanto que o meu bicho não passa fome!
tomcp
Registado: sábado mai 11, 2013 3:48 am

segunda mai 13, 2013 5:05 pm

diogosvp Escreveu:
tomcp Escreveu:Eu tenho 4 amigos que têm leões da rodésia, todos eles com mais de 50kg. 3 deles tem mais de anos, e um deles que comprou um há 9 meses, o cão já tem á volta dos 55kg. Todos eles são extremamente musculados, sem excesso de peso.

Os estalões estão desactualizados penso eu, daí nenhum juíz ligar às supostas referências. No entanto eu penso que em Portugal, os criadores tentam sempre que os cães sejam cada vez maiores, o que leva a que um animal que é suposto ser ágil e musculado e elegante, fique um tarolo como o King (sem ofensa claro). Acho que quando tentam que um leão da rodésia tenha as dimensões dum qualquer mastiff, acho que é estragar o cão.
não sei se é bem isso.. uma leão da rodésia com 9 meses e 55kgs, desculpa que lhe diga, mas n e uma cão musculado. é seguramente um cão obeso! ou então não é um leão da rodésia.. pode ser uma mistura qualquer. As pessoas têm tendência a achar que um leão é um cão corpolento, mas na verdade apesar de terem um peito largo e de serem robustos, são animais muito elegantes, e e assim que devem ser mantidos. alem disso sao cães com um apetite estupido e como tal tem uma tendencia inacreditavel para ganhar peso. O meu júlio, esta com 7 meses, 59cm e 32kg de peso.. e é filho desse king. Acho que o problema, acima de tudo é a sua manutenção..
O cão tem 9 meses, tem á volta dos 69/70 cm de altura, e é todo bem musculado. Não tem excesso de peso porque inclusivamente consegues ver as costelas muito ao de leve, e sim é um leão da rodésia. Por e simplesmente é um cão anormalmente grande. Pelo que ele me disse, porque eu não vi os pais, ambos eram estupidamente grandes, inclusivé a mãe era maior que o pai. Mas sinceramente, não gosto deles tão grandes. Pelo que vi das fotografias que puseste, este cão é o dobro desse (referindo-me ao cachorro claro).
diogosvp
Membro Veterano

segunda mai 13, 2013 9:30 pm

tenho muita dificuldade em em acreditar nisso.. o maior leão que vi foi o pai do júlio que é mesmo gigante e pesa 53kgs. Entrei tambem em contacto com o Rhodesian Ridgeback Clube de Portugal e disseram-me que o estalão esta desactualizado e que a media dos machos andará não nos 38 mas nos 45kgs. Um cachorro com 55 tem que ter algum problema. Ou esta gordo, ou sofre de gigantismo, ou é arraçado de outra coisa qqr grande, caso contrario acho muito estranho. Se puder postar umas fotos para se avaliar, agradecia.

Quando as costelas elas devem ser perfeitamente visiveis, pelo menos 3 delas e não ao de leve.. esse gordão aí em cima tb se veêm ao de leve... :P
tomcp
Registado: sábado mai 11, 2013 3:48 am

terça mai 14, 2013 3:01 am

diogosvp Escreveu:tenho muita dificuldade em em acreditar nisso.. o maior leão que vi foi o pai do júlio que é mesmo gigante e pesa 53kgs. Entrei tambem em contacto com o Rhodesian Ridgeback Clube de Portugal e disseram-me que o estalão esta desactualizado e que a media dos machos andará não nos 38 mas nos 45kgs. Um cachorro com 55 tem que ter algum problema. Ou esta gordo, ou sofre de gigantismo, ou é arraçado de outra coisa qqr grande, caso contrario acho muito estranho. Se puder postar umas fotos para se avaliar, agradecia.

Quando as costelas elas devem ser perfeitamente visiveis, pelo menos 3 delas e não ao de leve.. esse gordão aí em cima tb se veêm ao de leve... :P
Vou tentar pôr aqui uma fotografia do cão. Ainda hoje lhe voltei a perguntar, há um mês pesava 48kg, agora anda nos 50's. Ele não é gordo, de todo, provavelmente sofre de gigantismo. Os ossos dele são gigantes, a cabeça é a maior que já vi, e ele nem sequer é adulto, as patas são grossissimas, e tem praticamente 70cm. Inclusivamente, ele levou o cão a um gathering de leões da rodésia em monsanto, e o cão dele era o maior de todos, havia de todas as idades. Quando arranjar ponho aqui.
antoniowb
Membro Júnior
Registado: quinta mai 22, 2014 9:29 am

quinta mai 22, 2014 10:04 am

Segundo o estalão, o LR não deverá ultrapassar os 38 kg macho/ 35 fêmea.
A realidade é que os criadores, há vários anos e em todo o mundo, tem vindo a seleccionar cães cada vez maiores para cruzamentos, o que fez com que das ninhadas resultantes tenham nascido cachorros que, por genética vão ser maiores do que o estalão da raça indica. Darwin explicou a evolução das espécies pela a selecção natural. Apesar disto não ser uma selecção natural a verdade é que o processo é semelhante. Segundo a genética, no que toca a cães se, imaginemos, o pai tem mais 4 cm de altura do que a média do estalão e a mãe mais 2 cm, os filhotes terão em média mais 3 cm do que a média do estalão ( sendo os 3 cm a média da soma de 4+2). Ora, ao saírem cachorros maiores, estes serão naturalmente mais pesados do que descreve o estalão. Apesar disto parecer estranho, acontece o mesmo em muitas outras raças e podemos inclusive discutir a ética de tal comportamento por parte dos criadores, mas pensemos que hoje em dia, em Portugal, os jovens das últimas gerações tem tendência a serem mais altos do que as dos seus progenitores, sem necessariamente haver algum risco associado. Digamos que é uma questão de gosto. Agora que não restem dúvidas, o propósito que está na gênese da raça, a caça de Leões, deixa de ser conseguido por cães com mais de 50 Kg, necessariamente menos ágeis e com reflexos mais lentos.
Mais informação em www.nyangani.blogspot.com
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta mai 22, 2014 6:14 pm

A resposta é simples, os criadores criam o "tipo" de morfologia que está "na moda" nas exposições.

No caso dos LR a moda parece ser criar cães maiores e mais pesados.

No caso dos Chihuahuas é a preferência pela criação de appleheads em vez de deerheads.
ImagemImagem
(Applehead Chihuahua)..................................(Deerhead Chihuahua)

Nos Basset Hounds é o excesso de peles (quase) a roçar o chão em vez de cães moderados e funcionais.
ImagemImagem
(Foto de Nabhira Bassets).................................................................(Foto de fonte desconhecida)

Etc.
-Tambor-
Membro Veterano
Registado: quinta set 11, 2003 4:13 pm

quinta mai 22, 2014 8:32 pm

0Janita0 Escreveu: No caso dos Chihuahuas é a preferência pela criação de appleheads em vez de deerheads.
Isso deve ser nomenclatura de canicheiro, não? São sempre muito imaginativos a enganar tótós e a explicar os cães fora de estalão que gostam de criar:
Skull : Well rounded apple head (a characteristic of the breed).

SEVERE FAULTS :
• Narrow skull
• Long muzzle.
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

quinta mai 22, 2014 9:46 pm

-Tambor- Escreveu:
0Janita0 Escreveu: No caso dos Chihuahuas é a preferência pela criação de appleheads em vez de deerheads.
Isso deve ser nomenclatura de canicheiro, não? São sempre muito imaginativos a enganar tótós e a explicar os cães fora de estalão que gostam de criar:
Skull : Well rounded apple head (a characteristic of the breed).

SEVERE FAULTS :
• Narrow skull
• Long muzzle.
Não faço ideia, ouvi isso pela primeira vez numa expo junto ao ringue dos Chihuahuas, antes nunca tinha ouvido falar disso. Até porque nem me interesso particularmente por esta raça.
Fui pesquisar e verifiquei que realmente há pequenas variações morfológicas em certas linhagens de Chihuahuas.

Mas ao olhar para a foto eu não considero o focinho do "deerhead" que coloquei aqui "longo". Não deixa de ser um focinho curto, e a cabeça é arredondada, não é estreita, simplesmente não é tão exagerada como no outro cão. Ambos se parecem com Chihuahuas. A interpretação de qualquer estalão é muito relativa. :p

Há sempre diferenças morfológicas em todos os cães de raça (há os que seguem melhor o estalão atual, outros nem por isso). Em expo parecem preferir a versão mais exagerada das cabeças super arredondadas. Eu pessoalmente não tenho preferência por nenhum dos "tipos".
Deixo aqui umas fotos de vários canitos desta raça de diferentes épocas. Há tanto dos tais de cabeça muito arredondada e outros menos exagerados :)
http://smg.photobucket.com/user/Pietoro ... t=9&page=1

Se eu vir um cão destes na rua obviamente que não lhe vou chamar "deerhead" ou "applehead", chamo-lhe micro cão :lol:

EDIT: Esqueci-me de mencionar que os estalões vão sendo revistos ao longo dos anos, como é óbvio, logo é normal que já tenham havido Chihuahuas com morfologia ligeiramente diferente (e que ainda se vejam hoje em dia, resultantes desses cães, digo eu, tal como se vê naquelas fotos).

EDIT2: Eu não sei para que me ponho a pesquisar sobre cães de certas raças. Andava a pesquisar estalões antigos e deparo-me com esta página. https://www.facebook.com/SayNoTyoUcAndF ... ahuaMolera
Querem manter o raio duma moleira num cão para quê? "Porque sempre foi característica da raça"? Enfim, acho que nunca hei-de entender certas coisas.

Peço desculpa ao user que abriu o tópico pelo off-topic que gerei aqui, não volto a postar neste tópico para não continuar fora do contexto original. Já dei a minha resposta no outro comentário :)
Maitika
Membro
Registado: sexta nov 01, 2013 2:02 pm

quinta mai 22, 2014 11:33 pm

Eu tenho 1 cão de Castro Laboreiro, que tem o peso dentro do estalão (min 30kg, max 40kg), e na expo das caldas da rainha disseram que estava magro (35kg).
A verdade é que a maioria dos CCL que vejo nas expo ultrapassam os 40kg... chegando mesmo aos 55kg!

Como já disse noutro tópico, até as raças evoluem. Se fazem menos exercício, ganham peso facilmente.
Pode haver desvios genéticos (gigantismo), aí os criadores têm de actuar e impedir a replicação desses genes, por forma a não alterar a morfologia ou as características da raça.
Esta é a minha opinião e vale o que vale!

Carpe Diem,

V. A. Santos
Responder

Voltar para “Cães”