-Tambor- Escreveu:0Janita0 Escreveu:
No caso dos Chihuahuas é a preferência pela criação de appleheads em vez de deerheads.
Isso deve ser nomenclatura de canicheiro, não? São sempre muito imaginativos a enganar tótós e a explicar os cães fora de estalão que gostam de criar:
Skull : Well rounded apple head (a characteristic of the breed).
SEVERE FAULTS :
• Narrow skull
• Long muzzle.
Não faço ideia, ouvi isso pela primeira vez numa expo junto ao ringue dos Chihuahuas, antes nunca tinha ouvido falar disso. Até porque nem me interesso particularmente por esta raça.
Fui pesquisar e verifiquei que realmente há pequenas variações morfológicas em certas linhagens de Chihuahuas.
Mas ao olhar para a foto eu não considero o focinho do "deerhead" que coloquei aqui "longo". Não deixa de ser um focinho curto, e a cabeça é arredondada, não é estreita, simplesmente não é tão exagerada como no outro cão. Ambos se parecem com Chihuahuas. A interpretação de qualquer estalão é muito relativa. :p
Há sempre diferenças morfológicas em todos os cães de raça (
há os que seguem melhor o estalão atual, outros nem por isso). Em expo parecem preferir a versão mais exagerada das cabeças super arredondadas. Eu pessoalmente não tenho preferência por nenhum dos "tipos".
Deixo aqui umas fotos de vários canitos desta raça de diferentes épocas. Há tanto dos tais de cabeça muito arredondada e outros menos exagerados
http://smg.photobucket.com/user/Pietoro ... t=9&page=1
Se eu vir um cão destes na rua obviamente que não lhe vou chamar "deerhead" ou "applehead", chamo-lhe micro cão
EDIT: Esqueci-me de mencionar que os estalões vão sendo revistos ao longo dos anos, como é óbvio, logo é normal que já tenham havido Chihuahuas com morfologia ligeiramente diferente (
e que ainda se vejam hoje em dia, resultantes desses cães, digo eu, tal como se vê naquelas fotos).
EDIT2: Eu não sei para que me ponho a pesquisar sobre cães de certas raças. Andava a pesquisar estalões antigos e deparo-me com esta página.
https://www.facebook.com/SayNoTyoUcAndF ... ahuaMolera
Querem manter o raio duma moleira num cão para quê? "Porque sempre foi característica da raça"? Enfim, acho que nunca hei-de entender certas coisas.
Peço desculpa ao user que abriu o tópico pelo off-topic que gerei aqui, não volto a postar neste tópico para não continuar fora do contexto original. Já dei a minha resposta no outro comentário