Sera a eutanasia a opção?
Moderador: mcerqueira
Boa tarde, estou a tratar de um cãozinho que resgatei de um buraco de saneamento e que esta paralitico, não mexe as patinhas de trás, penso que tera a coluna partida. Ele consegue fazer as suas necessidades mas como não se consegue por de pé, fica um bucado sujo sempre que faz (eu depois limpo-o logo para não ganhar infeções), hoje vou tentar fazer uma cadeira de rodas para ele e tambem estou a procura de donos que possam tratar dele. Um veterinario disse que a melhor opção para ele se tiver a coluna partida é a eutanasia, gostava de saber a vossa opnião acerca disso.
Não o levei ao veterinario porque sou menor e não tenho possibilidades.
Aguardo a vossa opnião.
Não o levei ao veterinario porque sou menor e não tenho possibilidades.
Aguardo a vossa opnião.
Se não tem dinheiro, como vai pagar a eutanásia do cão? Para já não falar da consulta necessária para que isso seja determinado como a última opção.
Por outro lado, é perfeitamente compreensível que sendo dependente dos seus pais não tenha dinheiro para as despesas a que o tratamento do animal obrigarão. Mas será que não consegue arranjar dinheiro por quaisquer meios ao seu alcance? Por exemplo, um trabalho temporário e em part time, fazer rifas de coisas que tenha e de que já não precise, fazendo um peditório entre amigos, conhecidos e familiares, etc?
É que enquanto andar nessa do "sou menor e não tenho possibilidades", sem nada fazer para ultrapassar as dificuldades, o cão fica por tratar e o problema avoluma-se...
Por outro lado, é perfeitamente compreensível que sendo dependente dos seus pais não tenha dinheiro para as despesas a que o tratamento do animal obrigarão. Mas será que não consegue arranjar dinheiro por quaisquer meios ao seu alcance? Por exemplo, um trabalho temporário e em part time, fazer rifas de coisas que tenha e de que já não precise, fazendo um peditório entre amigos, conhecidos e familiares, etc?
É que enquanto andar nessa do "sou menor e não tenho possibilidades", sem nada fazer para ultrapassar as dificuldades, o cão fica por tratar e o problema avoluma-se...
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Na sua idade aparece 18 anos, partindo desse principio não é menor.
No entanto, se o cão já foi avaliado, se a despesa se avizinha grande sem garantias de melhoria na qualidade de vida do animal, eu penso que deverá ponderar a eutanásia.
Os veterinários são sensíveis a estas questões e penso que encontrará um que lhe faça um preço em conta ou que não leve dinheiro nenhum, como já me aconteceu.
No entanto, se o cão já foi avaliado, se a despesa se avizinha grande sem garantias de melhoria na qualidade de vida do animal, eu penso que deverá ponderar a eutanásia.
Os veterinários são sensíveis a estas questões e penso que encontrará um que lhe faça um preço em conta ou que não leve dinheiro nenhum, como já me aconteceu.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Hum...
Eu desde os meus 14anos que levo a minha cadela à veterinária, menor portanto...
Claro que o dinheiro tinha de vir da minha mãe, mas cheguei a ter de pagar coisas aos bocados, e muito do meu dinheiro de aniversários e natais foram para as coisinhas da minha cadela, assim como donativos que fui fazendo desde ração a dinheiro e vinha das minhas poupaças, e nos dias de hoje que vou ganhando algum por dar explicações vai igualmente para a minha pequena ou para os que precisam.
Se realmente o animal não conseguir ter boa qualidade de vida, infelizmente concordo com a opinião do veterinário.
Eu desde os meus 14anos que levo a minha cadela à veterinária, menor portanto...
Claro que o dinheiro tinha de vir da minha mãe, mas cheguei a ter de pagar coisas aos bocados, e muito do meu dinheiro de aniversários e natais foram para as coisinhas da minha cadela, assim como donativos que fui fazendo desde ração a dinheiro e vinha das minhas poupaças, e nos dias de hoje que vou ganhando algum por dar explicações vai igualmente para a minha pequena ou para os que precisam.
Se realmente o animal não conseguir ter boa qualidade de vida, infelizmente concordo com a opinião do veterinário.
Já falaste com alguma associação?
Os que conheço têm veterinários a apoiá-los.
Como foi sugerido, podes sempre tentar alguns veterinários para ver se te podem ajudar.
O mais difícil é a 1ª abordagem quando não se tem experiência nestas coisas mas, ao menos ficas a saber quais as possibilidades e decidir por uma ou mesmo nenhuma.
Já fizeste o que muitos não fariam, sejas menor ou não. Por isso, irás de certeza encontrar a melhor solução para o caso.
Continua a informar-nos do que andaste a fazer e quais os resultados. Pode ser que te consigamos orientar.
Os que conheço têm veterinários a apoiá-los.
Como foi sugerido, podes sempre tentar alguns veterinários para ver se te podem ajudar.
O mais difícil é a 1ª abordagem quando não se tem experiência nestas coisas mas, ao menos ficas a saber quais as possibilidades e decidir por uma ou mesmo nenhuma.
Já fizeste o que muitos não fariam, sejas menor ou não. Por isso, irás de certeza encontrar a melhor solução para o caso.
Continua a informar-nos do que andaste a fazer e quais os resultados. Pode ser que te consigamos orientar.
Imagino que o veterinário saiba que uma coluna "partida" não significa que seja irreversível. Muitas vezes o problema é resolvido com medicação e fisioterapia, por isso não entendo bem o porquê do mesmo achar que a eutanásia é a melhor solução para o cão. Certamente nem o viu. E mesmo que se confirme uma paralisia irreversível há outras soluções.
Já tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
Muitos parabéns pela a sua atitude e não desista do cão
Já tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
Muitos parabéns pela a sua atitude e não desista do cão
A ABRA só tem protocolo com esterilizações e vacinas. Fora isso os cuidados veterinários específicos são dados a animais que dão entrada no canil, que não é o caso.á tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
Mais uma vez repito que se o animal não vai ter qualidade de vida, o dano é irreversível, e a bem feitora não tem meios, mais vale ponderar a eutanasia. cada dia que passa é mais um dia que o animal sofre.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Sendo uma associação certamente têm conhecimento de outras associações na zona de Braga que possam ajudar o cão.Charlie2 Escreveu:A ABRA só tem protocolo com esterilizações e vacinas. Fora isso os cuidados veterinários específicos são dados a animais que dão entrada no canil, que não é o caso.á tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
Mais uma vez repito que se o animal não vai ter qualidade de vida, o dano é irreversível, e a bem feitora não tem meios, mais vale ponderar a eutanasia. cada dia que passa é mais um dia que o animal sofre.
Como disse anteriormente, o facto do mesmo não ter locomoção na zona inferior (neste momento), não significa que seja uma lesão irreversível. É preciso entender qual é o tipo de lesão, as consequências da mesma e só depois tomar uma decisão. Na minha opinião a vida de um animal não deve ser condenada só porque não mexe as patas traseiras. E a qualidade de vida pode ser proporcionada caso o patudo encontre donos dispostos a tal. Há vários exemplos disso. Mas como disse é apenas a minha opinião.
Até pode ter só a bacia partida, o que tem cura. Mas precisa de facto de ser visto por um veterinário, e não de diagnósticos dados por bitaites em fóruns.
E por muito louvável que seja a acção da sua protectora ao recolhê-lo, não se pode recomendar mais do que um MEXA-SE.
Vá à Net procurar associações da sua zona, fale com um veterinário em carne e osso e veja se ao menos ele pode observar o animal sem lhe levar dinheiro. Pode também pedir um orçamento e começar a imaginar e pôr em prática maneiras de angariar o dinheiro necessário. Já tem boa idade para se desenvincilhar.
Ainda há pouco apareceu aqui uma forista com um problema semelhante e em dois dias arranjou ajudas, mas mexeu-se, pôs os neurónios a trabalhar e até acabou por ter surpresas bem agradáveis entre a vizinhança, um dono de um restaurante, etc.
E por muito louvável que seja a acção da sua protectora ao recolhê-lo, não se pode recomendar mais do que um MEXA-SE.
Vá à Net procurar associações da sua zona, fale com um veterinário em carne e osso e veja se ao menos ele pode observar o animal sem lhe levar dinheiro. Pode também pedir um orçamento e começar a imaginar e pôr em prática maneiras de angariar o dinheiro necessário. Já tem boa idade para se desenvincilhar.
Ainda há pouco apareceu aqui uma forista com um problema semelhante e em dois dias arranjou ajudas, mas mexeu-se, pôs os neurónios a trabalhar e até acabou por ter surpresas bem agradáveis entre a vizinhança, um dono de um restaurante, etc.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
Concordo, a saracl já deu o primeiro passo, agora quem se ache capaz e com condições para dar uma vida melhor a este cão, então que dê um passo em frente.Charlie2 Escreveu: Mais uma vez repito que se o animal não vai ter qualidade de vida, o dano é irreversível, e a bem feitora não tem meios, mais vale ponderar a eutanasia. cada dia que passa é mais um dia que o animal sofre.
Caso contrário, a saracl não tem a obrigação de ficar com ele, a não ser que o queira. E por isso, e tendo em conta que o cão não tem a melhor qualidade de vida e se possivelmente estiver com dores, o melhor será a eutanásia.
No entanto, estas questões são morais e concordo que se deva lutar e procurar uma solução mas, devemos ter atenção se não estamos a exigir demasiado dele. O principal é ele e não se ficamos com a consciência tranquila no final do processo.
Entretanto acabei por me lembrar da SOS animal e pedi ajuda por via email, não consegui encontrar um contacto telefónico, expliquei que você tinha salvo um patudo de um buraco de saneamento, referi o suposto problema do cão e que você não tinha maneira de o levar a um veterinário. Perguntei se havia a hipótese da SÓS animal ajudar o patudo ou se conhecia associações e veterinários na zona de Braga que conseguissem ajudar. Espero que não leve a mal, mandei eu o mail para ser mais rápido e assim que obter uma resposta faço com que entrem em contacto consigo e você com a SOS animal.
Este mito de que as associações podem fazer acontecer....sarinhasc Escreveu:Sendo uma associação certamente têm conhecimento de outras associações na zona de Braga que possam ajudar o cão.Charlie2 Escreveu:A ABRA só tem protocolo com esterilizações e vacinas. Fora isso os cuidados veterinários específicos são dados a animais que dão entrada no canil, que não é o caso.á tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
Como disse anteriormente, o facto do mesmo não ter locomoção na zona inferior (neste momento), não significa que seja uma lesão irreversível. É preciso entender qual é o tipo de lesão, as consequências da mesma e só depois tomar uma decisão. Na minha opinião a vida de um animal não deve ser condenada só porque não mexe as patas traseiras. E a qualidade de vida pode ser proporcionada caso o patudo encontre donos dispostos a tal. Há vários exemplos disso. Mas como disse é apenas a minha opinião.
Eu quando vejo um animal na rua, não o recolho a pensar em quem me poderá ajudar, ou bem que assumo a coisa até ao fim, ou deixo o animal na rua. Não me ponho a pensar em quem me vai poder ajudar. Pode parecer frio e cruel, mas é mesmo assim. É por causa disso que andam aí meia dúzia de tolas a recolher cães a torto e a direito e a insultar quem não as ajuda, porque acham que basta recolher o canito e o resto cairá do céu ou de uma associação.
Cada vez mais animais são literalmente desepejados porque toda a gente acha que vão ser salvos, ou que o canil municipal é um hotel de cinco estrelas. Haja racionalidade.
Neste caso louvo a atitude da benfeitora, mas volto a dizer: procure um diagnóstico e se vir que o animal tem a qualidade de vida reduzida, mais vale ponderar a eutanásia.
Acho que estamos a levar o assunto para outro patamar. Bom seria que todas as associações tivessem meios para ajudar/salvar todos os animais. Nesta situação um cão foi "recolhido", não está bem, então mais vale explorar todas as hipóteses para que o patudo receba apoio veterinário. Talvez a maioria das associações não tenham meios para prestar auxílio veterinário a um animal, mas talvez conheçam algum veterinário que esteja disposto ajudar. Mas eu concordo consigo num aspeto, se realmente a lesão tiver consequências graves para a saúde do animal e se estas reduzirem significamente a qualidade de vida do mesmo, então a decisão deverá ser uma. Mas para isso é preciso que um veterinário veja o cão, que faça os respetivos exames/tratamentos e que não faça uma recomendação com base numa conversa. Foi isto que eu "critiquei". O mais importante é realmente haver um diagnóstico.Charlie2 Escreveu:Este mito de que as associações podem fazer acontecer....sarinhasc Escreveu:Sendo uma associação certamente têm conhecimento de outras associações na zona de Braga que possam ajudar o cão.Charlie2 Escreveu:A ABRA só tem protocolo com esterilizações e vacinas. Fora isso os cuidados veterinários específicos são dados a animais que dão entrada no canil, que não é o caso.á tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
Eu quando vejo um animal na rua, não o recolho a pensar em quem me poderá ajudar, ou bem que assumo a coisa até ao fim, ou deixo o animal na rua. Não me ponho a pensar em quem me vai poder ajudar. Pode parecer frio e cruel, mas é mesmo assim. É por causa disso que andam aí meia dúzia de tolas a recolher cães a torto e a direito e a insultar quem não as ajuda, porque acham que basta recolher o canito e o resto cairá do céu ou de uma associação.
Cada vez mais animais são literalmente desepejados porque toda a gente acha que vão ser salvos, ou que o canil municipal é um hotel de cinco estrelas. Haja racionalidade.
Neste caso louvo a atitude da benfeitora, mas volto a dizer: procure um diagnóstico e se vir que o animal tem a qualidade de vida reduzida, mais vale ponderar a eutanásia.
Mas para isso basta ir á net, ver que vets existem na zona de residência, expor o caso e ver qual deles estará disposto a ajudar ou a permitir pagamentos faseados ou descontos. O contacto de uma associação não é uma mão divina nem vai alterar em nada a decisão do veterinário.Mas para isso é preciso que um veterinário veja o cão, que faça os respetivos exames/tratamentos e que não faça uma recomendação com base numa conversa. Foi isto que eu "critiquei". O mais importante é realmente haver um diagnóstico.
Quem vai ter de decidir o que fazer foi a pessoa que recolheu o animal. Nós temos de ser responsáveis pelas nossas acções, e por muito boas intenções que tenhamos, temos de manter a racionalidade, sobretudo tendo em conta o nosso poder económico (ou falta dele), e o panorama sócio-económico do país.
Contacte a Ordem dos Médicos Vets www.omv.pt, pode ser que se enquadre no âmbito do projeto "Vet Solidário - Veterinários para a Sociedade"