Sera a eutanasia a opção?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

saracl
Membro Júnior
Registado: sábado mai 26, 2012 10:16 pm

segunda jun 02, 2014 11:58 am

Boa tarde, estou a tratar de um cãozinho que resgatei de um buraco de saneamento e que esta paralitico, não mexe as patinhas de trás, penso que tera a coluna partida. Ele consegue fazer as suas necessidades mas como não se consegue por de pé, fica um bucado sujo sempre que faz (eu depois limpo-o logo para não ganhar infeções), hoje vou tentar fazer uma cadeira de rodas para ele e tambem estou a procura de donos que possam tratar dele. Um veterinario disse que a melhor opção para ele se tiver a coluna partida é a eutanasia, gostava de saber a vossa opnião acerca disso.
Não o levei ao veterinario porque sou menor e não tenho possibilidades.
Aguardo a vossa opnião.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jun 02, 2014 12:14 pm

Se não tem dinheiro, como vai pagar a eutanásia do cão? Para já não falar da consulta necessária para que isso seja determinado como a última opção.

Por outro lado, é perfeitamente compreensível que sendo dependente dos seus pais não tenha dinheiro para as despesas a que o tratamento do animal obrigarão. Mas será que não consegue arranjar dinheiro por quaisquer meios ao seu alcance? Por exemplo, um trabalho temporário e em part time, fazer rifas de coisas que tenha e de que já não precise, fazendo um peditório entre amigos, conhecidos e familiares, etc?

É que enquanto andar nessa do "sou menor e não tenho possibilidades", sem nada fazer para ultrapassar as dificuldades, o cão fica por tratar e o problema avoluma-se...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jun 02, 2014 12:50 pm

Na sua idade aparece 18 anos, partindo desse principio não é menor.
No entanto, se o cão já foi avaliado, se a despesa se avizinha grande sem garantias de melhoria na qualidade de vida do animal, eu penso que deverá ponderar a eutanásia.
Os veterinários são sensíveis a estas questões e penso que encontrará um que lhe faça um preço em conta ou que não leve dinheiro nenhum, como já me aconteceu.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

segunda jun 02, 2014 2:01 pm

Hum...
Eu desde os meus 14anos que levo a minha cadela à veterinária, menor portanto...
Claro que o dinheiro tinha de vir da minha mãe, mas cheguei a ter de pagar coisas aos bocados, e muito do meu dinheiro de aniversários e natais foram para as coisinhas da minha cadela, assim como donativos que fui fazendo desde ração a dinheiro e vinha das minhas poupaças, e nos dias de hoje que vou ganhando algum por dar explicações vai igualmente para a minha pequena ou para os que precisam.

Se realmente o animal não conseguir ter boa qualidade de vida, infelizmente concordo com a opinião do veterinário.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda jun 02, 2014 2:37 pm

Já falaste com alguma associação?
Os que conheço têm veterinários a apoiá-los.

Como foi sugerido, podes sempre tentar alguns veterinários para ver se te podem ajudar.
O mais difícil é a 1ª abordagem quando não se tem experiência nestas coisas mas, ao menos ficas a saber quais as possibilidades e decidir por uma ou mesmo nenhuma.

Já fizeste o que muitos não fariam, sejas menor ou não. Por isso, irás de certeza encontrar a melhor solução para o caso.

Continua a informar-nos do que andaste a fazer e quais os resultados. Pode ser que te consigamos orientar.
sarinhasc
Membro
Registado: sexta dez 06, 2013 10:09 pm

segunda jun 02, 2014 3:46 pm

Imagino que o veterinário saiba que uma coluna "partida" não significa que seja irreversível. Muitas vezes o problema é resolvido com medicação e fisioterapia, por isso não entendo bem o porquê do mesmo achar que a eutanásia é a melhor solução para o cão. Certamente nem o viu. E mesmo que se confirme uma paralisia irreversível há outras soluções.

Já tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.

Muitos parabéns pela a sua atitude e não desista do cão
Charlie2
Membro Veterano

segunda jun 02, 2014 5:14 pm

á tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
A ABRA só tem protocolo com esterilizações e vacinas. Fora isso os cuidados veterinários específicos são dados a animais que dão entrada no canil, que não é o caso.
Mais uma vez repito que se o animal não vai ter qualidade de vida, o dano é irreversível, e a bem feitora não tem meios, mais vale ponderar a eutanasia. cada dia que passa é mais um dia que o animal sofre.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
sarinhasc
Membro

segunda jun 02, 2014 5:53 pm

Charlie2 Escreveu:
á tentou entrar em contacto com a ABRA? Acredito que sejam as pessoas certas para a ajudarem neste momento. Não é que seja uma grande ajuda mas se tiver dificuldades em relação á comida posso lhe mandar um saco de ração. Pago os portes.
A ABRA só tem protocolo com esterilizações e vacinas. Fora isso os cuidados veterinários específicos são dados a animais que dão entrada no canil, que não é o caso.
Mais uma vez repito que se o animal não vai ter qualidade de vida, o dano é irreversível, e a bem feitora não tem meios, mais vale ponderar a eutanasia. cada dia que passa é mais um dia que o animal sofre.
Sendo uma associação certamente têm conhecimento de outras associações na zona de Braga que possam ajudar o cão.
Como disse anteriormente, o facto do mesmo não ter locomoção na zona inferior (neste momento), não significa que seja uma lesão irreversível. É preciso entender qual é o tipo de lesão, as consequências da mesma e só depois tomar uma decisão. Na minha opinião a vida de um animal não deve ser condenada só porque não mexe as patas traseiras. E a qualidade de vida pode ser proporcionada caso o patudo encontre donos dispostos a tal. Há vários exemplos disso. Mas como disse é apenas a minha opinião.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jun 02, 2014 6:26 pm

Até pode ter só a bacia partida, o que tem cura. Mas precisa de facto de ser visto por um veterinário, e não de diagnósticos dados por bitaites em fóruns.

E por muito louvável que seja a acção da sua protectora ao recolhê-lo, não se pode recomendar mais do que um MEXA-SE.

Vá à Net procurar associações da sua zona, fale com um veterinário em carne e osso e veja se ao menos ele pode observar o animal sem lhe levar dinheiro. Pode também pedir um orçamento e começar a imaginar e pôr em prática maneiras de angariar o dinheiro necessário. Já tem boa idade para se desenvincilhar.

Ainda há pouco apareceu aqui uma forista com um problema semelhante e em dois dias arranjou ajudas, mas mexeu-se, pôs os neurónios a trabalhar e até acabou por ter surpresas bem agradáveis entre a vizinhança, um dono de um restaurante, etc.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda jun 02, 2014 6:32 pm

Charlie2 Escreveu: Mais uma vez repito que se o animal não vai ter qualidade de vida, o dano é irreversível, e a bem feitora não tem meios, mais vale ponderar a eutanasia. cada dia que passa é mais um dia que o animal sofre.
Concordo, a saracl já deu o primeiro passo, agora quem se ache capaz e com condições para dar uma vida melhor a este cão, então que dê um passo em frente.
Caso contrário, a saracl não tem a obrigação de ficar com ele, a não ser que o queira. E por isso, e tendo em conta que o cão não tem a melhor qualidade de vida e se possivelmente estiver com dores, o melhor será a eutanásia.

No entanto, estas questões são morais e concordo que se deva lutar e procurar uma solução mas, devemos ter atenção se não estamos a exigir demasiado dele. O principal é ele e não se ficamos com a consciência tranquila no final do processo.
sarinhasc
Membro

segunda jun 02, 2014 6:47 pm

Entretanto acabei por me lembrar da SOS animal e pedi ajuda por via email, não consegui encontrar um contacto telefónico, expliquei que você tinha salvo um patudo de um buraco de saneamento, referi o suposto problema do cão e que você não tinha maneira de o levar a um veterinário. Perguntei se havia a hipótese da SÓS animal ajudar o patudo ou se conhecia associações e veterinários na zona de Braga que conseguissem ajudar. Espero que não leve a mal, mandei eu o mail para ser mais rápido e assim que obter uma resposta faço com que entrem em contacto consigo e você com a SOS animal.
Charlie2
Membro Veterano

segunda jun 02, 2014 9:40 pm

sarinhasc Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Sendo uma associação certamente têm conhecimento de outras associações na zona de Braga que possam ajudar o cão.
Como disse anteriormente, o facto do mesmo não ter locomoção na zona inferior (neste momento), não significa que seja uma lesão irreversível. É preciso entender qual é o tipo de lesão, as consequências da mesma e só depois tomar uma decisão. Na minha opinião a vida de um animal não deve ser condenada só porque não mexe as patas traseiras. E a qualidade de vida pode ser proporcionada caso o patudo encontre donos dispostos a tal. Há vários exemplos disso. Mas como disse é apenas a minha opinião.
Este mito de que as associações podem fazer acontecer....
Eu quando vejo um animal na rua, não o recolho a pensar em quem me poderá ajudar, ou bem que assumo a coisa até ao fim, ou deixo o animal na rua. Não me ponho a pensar em quem me vai poder ajudar. Pode parecer frio e cruel, mas é mesmo assim. É por causa disso que andam aí meia dúzia de tolas a recolher cães a torto e a direito e a insultar quem não as ajuda, porque acham que basta recolher o canito e o resto cairá do céu ou de uma associação.
Cada vez mais animais são literalmente desepejados porque toda a gente acha que vão ser salvos, ou que o canil municipal é um hotel de cinco estrelas. Haja racionalidade.
Neste caso louvo a atitude da benfeitora, mas volto a dizer: procure um diagnóstico e se vir que o animal tem a qualidade de vida reduzida, mais vale ponderar a eutanásia.
sarinhasc
Membro

segunda jun 02, 2014 10:23 pm

Charlie2 Escreveu:
sarinhasc Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Este mito de que as associações podem fazer acontecer....
Eu quando vejo um animal na rua, não o recolho a pensar em quem me poderá ajudar, ou bem que assumo a coisa até ao fim, ou deixo o animal na rua. Não me ponho a pensar em quem me vai poder ajudar. Pode parecer frio e cruel, mas é mesmo assim. É por causa disso que andam aí meia dúzia de tolas a recolher cães a torto e a direito e a insultar quem não as ajuda, porque acham que basta recolher o canito e o resto cairá do céu ou de uma associação.
Cada vez mais animais são literalmente desepejados porque toda a gente acha que vão ser salvos, ou que o canil municipal é um hotel de cinco estrelas. Haja racionalidade.
Neste caso louvo a atitude da benfeitora, mas volto a dizer: procure um diagnóstico e se vir que o animal tem a qualidade de vida reduzida, mais vale ponderar a eutanásia.
Acho que estamos a levar o assunto para outro patamar. Bom seria que todas as associações tivessem meios para ajudar/salvar todos os animais. Nesta situação um cão foi "recolhido", não está bem, então mais vale explorar todas as hipóteses para que o patudo receba apoio veterinário. Talvez a maioria das associações não tenham meios para prestar auxílio veterinário a um animal, mas talvez conheçam algum veterinário que esteja disposto ajudar. Mas eu concordo consigo num aspeto, se realmente a lesão tiver consequências graves para a saúde do animal e se estas reduzirem significamente a qualidade de vida do mesmo, então a decisão deverá ser uma. Mas para isso é preciso que um veterinário veja o cão, que faça os respetivos exames/tratamentos e que não faça uma recomendação com base numa conversa. Foi isto que eu "critiquei". O mais importante é realmente haver um diagnóstico.
Charlie2
Membro Veterano

terça jun 03, 2014 11:35 am

Mas para isso é preciso que um veterinário veja o cão, que faça os respetivos exames/tratamentos e que não faça uma recomendação com base numa conversa. Foi isto que eu "critiquei". O mais importante é realmente haver um diagnóstico.
Mas para isso basta ir á net, ver que vets existem na zona de residência, expor o caso e ver qual deles estará disposto a ajudar ou a permitir pagamentos faseados ou descontos. O contacto de uma associação não é uma mão divina nem vai alterar em nada a decisão do veterinário.
Quem vai ter de decidir o que fazer foi a pessoa que recolheu o animal. Nós temos de ser responsáveis pelas nossas acções, e por muito boas intenções que tenhamos, temos de manter a racionalidade, sobretudo tendo em conta o nosso poder económico (ou falta dele), e o panorama sócio-económico do país.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

terça jun 03, 2014 6:02 pm

Contacte a Ordem dos Médicos Vets www.omv.pt, pode ser que se enquadre no âmbito do projeto "Vet Solidário - Veterinários para a Sociedade"
Responder

Voltar para “Cães”