termoestato e luzes para o terrario
Moderador: mcerqueira
Boas pessoal, tenho uma duvida... Estou a pensar adquirir um camaleão, mas primeiro quero recolher toda mas toda a informação possível á cerca dele, e então depois começar a desenvolver o terrario com as coisinha todas e por fim o camaleão... Pelo que tenho pesquisado nao é nada fácil e económico por isso ando a estudar tudo da melhor forma..
As minhas duvidas sao:
Luzes- estou a pensar em usar 3 luzes, portanto usaria uma UvB 0.5, uma lâmpada cerâmica para aquecimento e a outra luz noturna sera que estes 3 tipos de luz sao os essenciais para o terrario ou mais alguma??
Termostato- ainda nao compreendi bem a função do termostato, portanto este aparelho transmite calor ou simplesmente regista a temperatura??
aguardo respostas
Comprimentos
As minhas duvidas sao:
Luzes- estou a pensar em usar 3 luzes, portanto usaria uma UvB 0.5, uma lâmpada cerâmica para aquecimento e a outra luz noturna sera que estes 3 tipos de luz sao os essenciais para o terrario ou mais alguma??
Termostato- ainda nao compreendi bem a função do termostato, portanto este aparelho transmite calor ou simplesmente regista a temperatura??
aguardo respostas
Comprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
luzes nocturnas--- desnecessarias... ( esqueçe )
Termostato --- aparelho que regista temperaturas e faz com que ligue e desligue a lampada de ceramica na temperatura selecionada. Faz so uma temperatura
O termostato serve para estar ligado as fontes de aquecimento.
Cronotermostato -- faz a mesma coisa so que , faz 2 temperaturas diferentes ( por exemplo durante o dia 32º e durante a noite 25º )
Termostato --- aparelho que regista temperaturas e faz com que ligue e desligue a lampada de ceramica na temperatura selecionada. Faz so uma temperatura
Cronotermostato -- faz a mesma coisa so que , faz 2 temperaturas diferentes ( por exemplo durante o dia 32º e durante a noite 25º )
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Hum portanto o mais conveniente será adquirir um cronotermostato, tendo esse o termostato já não é preciso certo?? Mas como é que o cornotermostato consegue estar ligado as luzes de aquecimento e faze-las desligar quando ultrapassa a temperatura desejada??psylizart Escreveu:luzes nocturnas--- desnecessarias... ( esqueçe )
em relação as luzes uma luz Uvb 0.5 e uma de cerâmica será suficiente para aquecer todo o terrário e dar os nutrientes suficientes ao camaleão?
Obrigado pela resposta amigo

-
- Membro Veterano
No cronotermostato nao tens que ir todos os dias alterar a temperatura que queres de dia e ao chegar a noite teres que ir la colocar a temperatura para a noite, evita te a preocupaçao de teres que ir alterar a temperatura.
Se ja tens o termostato, tens que ir alterar a temperatura todos os dias.
http://www.redbug.it/lucky_reptile_ther ... l_pro.html --- exemplo de um cronotermostato
A lampada nao pode estar a mais de 25 cm do sitio aonde camaleao vai passar mais tempo ( hot spot)
http://www.redbug.it/lucky_reptile_ther ... l_pro.html --- exemplo de um cronotermostato
A lampada nao pode estar a mais de 25 cm do sitio aonde camaleao vai passar mais tempo ( hot spot)
<p> </p>
<p> </p>
ok ja precebi!psylizart Escreveu:No cronotermostato nao tens que ir todos os dias alterar a temperatura que queres de dia e ao chegar a noite teres que ir la colocar a temperatura para a noite, evita te a preocupaçao de teres que ir alterar a temperatura.
Ja agora nao sabes de nenhum medidor de humidade barato?
Ya ja me tive a informar que a humidade não precisa de ser controla á risca, mas isso também vai um bocado de espécie para espécie.
Para o controlo a temperatura e luzes vou comprar uma lâmpada basking spot mas controlar bem a temperatura, uma lâmpada de cerâmica e uma uvb 0.5 mais o cornomostato e 2 termómetros para medir a zona media e zona fria... depois vou precisar de umas informações sobre os wts das lâmpadas, mas isso so mais para a frente...
Lizard a tua iguana esta demais!! Muito obrigado pelas inf. and kepp drop micros x)))
Para o controlo a temperatura e luzes vou comprar uma lâmpada basking spot mas controlar bem a temperatura, uma lâmpada de cerâmica e uma uvb 0.5 mais o cornomostato e 2 termómetros para medir a zona media e zona fria... depois vou precisar de umas informações sobre os wts das lâmpadas, mas isso so mais para a frente...
Lizard a tua iguana esta demais!! Muito obrigado pelas inf. and kepp drop micros x)))
-
- Membro Veterano
Para lampada basking spot, basta comprares uma das mais baratas tipo esta :
http://www.yamamura.com.br/LAMPADA-CONC ... 997.aspx/p
Em relaçao a humidade tinha me esquecido que vais comprar é um camaleao, como é uma especie mais sensivel, aconselho a comprar um fogger :
http://www.americanas.com.br/produto/11 ... azul-elgin
existem a venda por exemplo no leroy merlin. ligas uma mangueira para dentro do terrario e pronto , ta feito. Outra coisa importante em camaleoes , é a existencia de agua corrente para ele beber agua, visto que eles nao bebem em aguas paradas.
Qual o tamanho do terrario ?
micros all the way...

http://www.yamamura.com.br/LAMPADA-CONC ... 997.aspx/p
Em relaçao a humidade tinha me esquecido que vais comprar é um camaleao, como é uma especie mais sensivel, aconselho a comprar um fogger :
http://www.americanas.com.br/produto/11 ... azul-elgin
existem a venda por exemplo no leroy merlin. ligas uma mangueira para dentro do terrario e pronto , ta feito. Outra coisa importante em camaleoes , é a existencia de agua corrente para ele beber agua, visto que eles nao bebem em aguas paradas.
Qual o tamanho do terrario ?
micros all the way...

<p> </p>
<p> </p>
eiis esse humidificador era excelente mas ta muito caro :/ o terrario é pequeno mas foi o que encontrei mais economico, as dimensoes sao de 60cmx90 altura, em metal forrado a madeira background e metade das laterais, frente e tecto em rede... Ja tenho tambem uma fonte cascata da exoterra para ele beber agua...
para a lampada de basking spot mandei vir uma lâmpada "SUN GLO" HALOGENIO EXO TERRA 75W
lâmpada de Uvb como nao aquece será que a posso colocar dentro do terrario dentro das medidas fora do alcance do camaleão?
para a lampada de basking spot mandei vir uma lâmpada "SUN GLO" HALOGENIO EXO TERRA 75W
lâmpada de Uvb como nao aquece será que a posso colocar dentro do terrario dentro das medidas fora do alcance do camaleão?
-
- Membro Veterano
podes !! qual é a percentagem de uvb que compras te ??Sideral Escreveu:eiis esse humidificador era excelente mas ta muito caro :/ o terrario é pequeno mas foi o que encontrei mais economico, as dimensoes sao de 60cmx90 altura, em metal forrado a madeira background e metade das laterais, frente e tecto em rede... Ja tenho tambem uma fonte cascata da exoterra para ele beber agua... Este foi so um exemplo ( foi o 1º que me apareceu no goggle) é uma questao de procurares mais atentamente
para a lampada de basking spot mandei vir uma lâmpada "SUN GLO" HALOGENIO EXO TERRA 75W --- l les te o que eu escrevi acerca da lampada de spot ? que existem muito mais baratas e fazem o mesmo efeito !! nao é preciso ser propria para repteis.
<p> </p>
<p> </p>
é de 5% UvB e 30% UVA o ideal para camaleões
ja me informei... em relação ao alimento vivo no caso dos tenebrios por exemplo, se comprar uma certa quantidade e os colocar nas caixas com sub extrato pra eles e uns esconderijos eles depois reproduzem e nao necessito de comprar outra vez?

-
- Membro Veterano
barata ??? imagino....Sideral Escreveu:A lâmpada de basking spot nao ha problema porque é barata ja as de Uvb upa upa 30 paus de 6 em 6 meses é puxado mas pronto da-se um geito
nao deve ter custado uns 2 ou 3 € de certeza....
<p> </p>
<p> </p>
pois tens razao mas como a comprei em 2 mao e ja vem com o terrario para ja uso essa depois compro dessas mais baratas... obrigado pela dica pelo menos ja baskingspot ja se poupa uns eurospsylizart Escreveu:barata ??? imagino....Sideral Escreveu:A lâmpada de basking spot nao ha problema porque é barata ja as de Uvb upa upa 30 paus de 6 em 6 meses é puxado mas pronto da-se um geito
nao deve ter custado uns 2 ou 3 € de certeza....
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
lampada spot e uvb ligada a temporizador e apenas a de ceramica/cabo/tapete ligado a termostato