Serra da Estrela, cachorro - tamanho da casota

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MarisaE
Registado: sexta dez 03, 2010 3:10 pm

terça jun 03, 2014 11:53 am

Olá!

Há muito tempo que queriamos um cão grande para a nossa casa (vivenda com mto espaço à volta), e finalmente ofereceram-nos um serra da estrela :)
Vai chegar no domingo, com 1 mês e meio e estamos agora a pesquisar a casota para ele.

As que tenho visto têm entre 1,14m e 1,25m. É suficiente certo? Será deste género http://www.tiendanimal.pt/casota-robust ... -8383.html

Se alguém com um cão destes tiver dicas a dar a principiantes, tb agradeço mto! Eu estou mais acostumada com gatos, apesar de já ter tido cães há alguns anos atrás.

Muito obrigada!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça jun 03, 2014 11:59 am

Vai chegar no domingo, com 1 mês e meio e estamos agora a pesquisar a casota para ele.
O cachorro não devia sair da mãe com menos de 8 semanas, o criador não sabe essa regra básica? 8)
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
MarisaE

terça jun 03, 2014 12:08 pm

Não percebo estas respostas..
Enfim já percebi que aqui no fórum há mta gente que só quer ser maldosa e nada trás de bom aos novos utilizadores.

Disse um mês e meio como poderia ter dito 2, ainda nem sequer fiz as contas ao certo... Se eu dissesse 2 já ficava contete e achava que eu ia ser uma excelente dona? Então pronto eu digo que são 2.

Continuo a pedir opiniões sobre a casota e alguns conselhos principais.
Mto obrigada :)

Nota: Já agora para esclarecer, o cãozinho vai chegar com 7 semanas e 2 dias. Se os último 5 forem essenciais para a felicidade dele também posso esperar mais uma semana...não seja por isso.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça jun 03, 2014 12:16 pm

MarisaE Escreveu:Não percebo estas respostas..
Enfim já percebi que aqui no fórum há mta gente que só quer ser maldosa e nada trás de bom aos novos utilizadores.

Disse um mês e meio como poderia ter dito 2, ainda nem sequer fiz as contas ao certo... Se eu dissesse 2 já ficava contete e achava que eu ia ser uma excelente dona? Então pronto eu digo que são 2.

Não é questão de ser "maldosa"! A idade com que o cachorro sai de perto da mãe e da ninhada tem alguma importância, daí o "aviso".
Um mês e meio ou dois meses é diferente!
Há quem ache que logo que os cachorros estejam a comer sozinhos não há problema nenhum em entregá-los aos novos donos, mas nhoje em dia reconhece-se a importância do tempo que ficam com a mãe.
Até aos 2 meses os cachorros aprendem bastante lidando com a mãe e com os irmãos, aprendizagens que farão diferença no futuro (aprendem as expressões dos cães, alguns limites, a inibição da mordida etc, tudo isto irá torná-lo num cachorro mais equilibrado e irá tornar mais fácil os vossos primeiros meses) :wink:
Se é o seu primeiro cachorro pesquise bastante. Temas como a sociabilização, inibição de mordida e por aí fora são importantes. Estão disponiveis online dois livros do DR. Ian Dunbar que o podem ajudar.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 03, 2014 1:02 pm

MarisaE Escreveu:Não percebo estas respostas..

Nota: Já agora para esclarecer, o cãozinho vai chegar com 7 semanas e 2 dias. Se os último 5 forem essenciais para a felicidade dele também posso esperar mais uma semana...não seja por isso.

Também não se percebe a sua resposta, na medida em que não há relação entre aquilo que foi dito sobre a idade mínima do cachorro deixar a mãe com o facto de ser boa ou má dona. :roll: E isto é um "conselho principal" a ter em conta antes de ir buscar o cachorro, um dos mais importantes para ter um animal equilibrado e de bom temperamento.

Se acha que o que foi dito foi "maldoso" e não lhe trouxe nada de útil, não se admire se não receber mais opiniões.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MarisaE

terça jun 03, 2014 1:27 pm

Okay, obrigadíssima!
Com estes comentários estou bastante mais esclarecida em relação à casota :)

Há maneiras e maneiras de se dizer as mesmas coisas.. De certeza que há fóruns com comentadores mais agradáveis e bem dispostos..e com verdadeira vontade de ajudar e não críticar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 03, 2014 1:57 pm

Certamente. Aqui é só gente maldosa, desagradável e mal disposta.
Boa sorte com o animal.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

xzx68
Membro Júnior
Registado: sábado jul 29, 2006 10:55 am

terça jun 03, 2014 3:19 pm

MarisaE, infelizmente aqui no fórum está a tornar-se usual. Faz lembrar aquelas situações em que uma criança cai, magoa-se e ainda levam uns tabefes por cima. Se tem um problema, não é mais fácil ajudar ou tentar atenuar do que massacrar mais a pessoa!? Não é melhor educar do que dar um raspanete!? Reforço positivo meus caros, lembram-se? eheh :D
E depois claro, ha formas e formas de se dizerem as coisas.
Isto é só um desabafo próprio, vale o que vale...

Quanto ao que realmente interessa, a casota. A que mostrou parece boa, mas veja também umas que possuem uma divisão onde os patudos se podem colocar nas noites mais frescas. Conheço alguns casos desta raça que o sitio preferido deles para dormir é mesmo ao ar livre, tendo a casa e a casota à disposição.
Deixe ver se pessoas mais habituadas a esta raça se manisfestam.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

terça jun 03, 2014 3:35 pm

Não se esqueça que, enquanto pequeno, o cachorro vai roer... Portanto, acho que deveria comprar uma casota a um preço mais acessível e mais tarde comprar outra mais "sofisticada". :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
lesleyanne
Membro
Registado: terça jul 01, 2014 11:00 am

terça jul 15, 2014 11:52 pm

Boas noites,
Eu tenho atualmente um só cachorro Serra da Estrela.

E construi uma verdadeira casota. Com meia dúzia de blocos, um saco de cimento, isolamento térmico de todos os lados, e ainda isolamento contra possíveis infiltrações de aguas. Para acabar, umas telhas com um certo desnível.

Fica ligeiramente mais caro, mas o cachorro vai crescer, e aí terá que comprar nova casota.

Assim, com umas pequenas alterações tem casota para todos os cães, independentemente do tamanho.

Cumps,
gendosplace
Registado: quinta ago 02, 2012 9:01 pm

quarta jul 16, 2014 11:31 am

Eu tenho o Baco, um Serra da Estrela com 5 anos, que adotei quando mudei para a minha casa atual, ele era residente lá (quinta com mais de 20 hectares) e não sei como ele era em cachorro mas agora mesmo com a casota enorme que ele tem e no pico do inverno com um frio de rachar e a chover a cantaros ele prefere estar no meio da estrada de terra batida a dormir a sua soneca do que ir para a casota.

Estou só a relatar o comportamento do Baco, não quer dizer que o seu cachorro vá ser igual.
Responder

Voltar para “Cães”