Falta de apetite?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jun 03, 2014 5:11 pm

Nestas questões do "enjoos" caninos pela ração há, pode haver, muita coisa a desencadeá-los. Num animal bem tratado e bem cuidado, geralmente, há uma causa interna, algo que está funcionar menos bem ou a passar por alguma má fase. E como essas coisas nem sempre se revelam de imediato, surgem as interrogações e as dúvidas, é normal.

Outra coisa que pode também influenciar a consistência das fezes e sobretudo a recusa de comer certos alimentos ou uma excessiva apetência por coisas que não devem (como fezes, por exemplo) é o fígado, que nos cães é um órgão de certo modo frágil. Sugiro-lhe que fale com a vet e vejam se podem, ou se valerá a pena fazer alguma análise às funções hepáticas, não vá haver por aí algum ligeiro desarranjo.

E enquanto tudo isto não se resolver ou esclarecer, não lhe mudaria de ração. Fazê-lo agora só vai deturpar os resultados dos despistes e desparasitações. Ou seja: se a falta de apetite em relação à ração for causada por parasitas e se estes forem eliminados, fazendo desaparecer a causa do mal-estar que levava o cão a recusar a ração, mudando-lhe a marca ou a variedade não se virá a ter a confirmação dessa presença nem de eficácia do tratamento.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
StopAF
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2014 10:58 am

terça jun 03, 2014 6:12 pm

Gostava de saber onde é que foi buscar essa de que o fígado dos cães é frágil (volta e meia lá vem com essa). A mim parece-me é que estão a querer dar uma quantidade brutal de ração (para um cão com 10 meses a quantidade indicada nos sacos é de 550 g, mais coisa menos coisa), já para não dizer que as quantidades indicadas pelo fabricantes são sempre indicativas. Se o cão está activo e não está magro é porque não tem nada de especial e que as 400 g de ração chegam.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça jun 03, 2014 7:24 pm

Segundo o site deles: http://www.hillspet.com.au/en-au/produc ... y-dry.html

Para o peso do seu cachorro (35kg) e idade (10 meses) a quantidade diária são cerca de 550g e não as 680g que refere no post inicial. É natural que eles à medida que chegam à idade adulta e se o cão não faz nenhum trabalho fora das brincadeiras normais comecem a comer menos da ração puppy, que é muito rica. Tem pesado o animal desde que começou com as "teimas"?
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

terça jun 03, 2014 7:36 pm

Pegando na mesma gama mas para adultos, que ele poderá começar a comer daqui a dois meses verifica-se que para um cão de 35kg a quantidade diária recomendada varia entre 360g e 500g, o que não deverá andar muito longe daquilo que o seu cão come. É certo que as formulações são diferentes, mas lembre-se que a tendência do animal, ao chegar à idade adulta é comer menos quantidade, proporcionalmente, pois já não está a crescer.

http://www.hillspet.com.au/en-au/produc ... y-dry.html
clourinho
Membro
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm

quarta jun 04, 2014 4:31 pm

Boa tarde Floripes3,

Obrigada pelo seu comentário. Falei com a veterinária acerca desta questão e ela acha que será só mesmo questão de desparasitar. Dei-lhe hoje de manhã um comprimido de Endogard XL. Agora vamos aguardar e ver se o apetite muda e se a situação das fezes normaliza. Caso tal não se verifique pensaremos então na possibilidade de haver algo de errado.

JoanaBoris, boa tarde, pois realmente meti a pata na poça com a quantidade que queria que ele comesse :oops: . Estava a interpretar mal o quadro que aparece na ração. O problema é que em alguns dias ele nem 400 gr come, o domingo passado foi um desses dias em que comeu mesmo muito pouco :| .

O que acho estranho é que a única coisa que ele "enjoou" foi a ração. Por que para o resto tem até apetite a mais. Se lhe apresento um dentastix ou um biscoito fica logo maluco.

Vamos ver se agora com a desparasitação normaliza...
StopAF
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2014 10:58 am

quarta jun 04, 2014 4:46 pm

Muito obrigado por me ter agradecido 8)
Rosanalves
Membro Júnior
Registado: sexta mai 30, 2014 5:33 pm

quarta jun 04, 2014 5:27 pm

Já aconteceu com um de meus cães a falta de apetite, e já teve caso de não comer a quantidade diária certa de ração, a forma mais fácil foi misturar com a ração seca, aquelas raçoes enlatadas, ou até mesmo frango desfiado, ou peixe.(até legumes ao vapor, os meus adoram) O que acontece é que geralmente compramos sacos grandes de ração, duram mais tempo e acabam perdendo o cheiro, tenha também horários fixos, e não deixe ração disponível durante todo o dia. Espero ter ajudado!!!
clourinho
Membro

quarta jun 04, 2014 5:50 pm

Olá StopAF, Boa tarde,

Peço desculpa pelo lapso :oops: , o problema é que quando faço publicar resposta fico sem acesso á parte dos v/ comentários e depois alguns comentários ou users ficam esquecidos :? , obrigada também pela sua ajuda.

RosanaAlves, Olá, Obrigada pela sua intervenção. Pois... já percebi que o meu se tiver qualquer coisita a acompanhar a ração também marcha :lol: . No outro dia juntei-lhe um iogurte (sem lactose )e foi vê-lo comer. Mas gostava que ele comesse sem estas manhas...
Rosanalves
Membro Júnior
Registado: sexta mai 30, 2014 5:33 pm

quarta jun 04, 2014 6:06 pm

Eh realmente é manha misturar algo na ração :lol:. Mas no meu caso ajudou, Sei como é ficar preocupado com a alimentação dos nossos filhos de 4 patas.... Tomara que ele melhore o apetite :wink:
clourinho
Membro

quarta jun 04, 2014 6:11 pm

Rosanalves Escreveu:Eh realmente é manha misturar algo na ração :lol:. Mas no meu caso ajudou, Sei como é ficar preocupado com a alimentação dos nossos filhos de 4 patas.... Tomara que ele melhore o apetite :wink:
Obrigada Rosanalves, Eu também espero que a situação melhore. Não está magro mas já se nota diferença :roll:
LaraRibeiro
Membro Júnior
Registado: quinta out 10, 2013 8:00 am

quarta jun 11, 2014 2:25 pm

Boa tarde, não percebo muito mas.. espero conseguir ajudar com o pouco que percebo..

1º É preciso ver que o quadro, tal como já foi referido, é um mero indicativo. O meu come à volta de 300gr por dia.. Em dias com mais exercício que o habitual come mais umas 100gr (e todas as semanas ouço que o meu menino está gordo :p ).. Imaginemos 2 pessoas, com a mesma altura, mesma idade e o mesmo peso. Uma trabalha num escritório sentada a outra trabalha de pé constantemente a andar de um lado para o outro, a segunda pessoa precisa de mais calorias diárias visto que consome mais também. O mesmo se aplica aos cães..

Outra coisa que devemos ter em conta é que nos dias de calor os cães ingerem mais líquidos o que faz também com que comam menos, é como nos humanos também.. Se bebermos 1l de água antes do almoço o nosso estomago vai encher com bem menos comida do que se tivessemos bebido apenas 1 copo :)

O meu pequenino também andou com essas manias de ser esquisito.. Inicialmente também lhe tentava meter uns petiscos pelo meio para o fazer comer e nem assim ele ligava. A sugestão do treinador e da veterinária foi fazer o que lhe disseram, mete a comida e dá-lhe 15min. Come muito bem, não come perde uma refeição. O meu chegou a estar 1 dia inteiro sem comer.. Nunca mais se repetiu, agora meto a ração são 15/20min até limpar o prato :)

As manhas são ideias originais e acalmam-nos a inquietação o problema é que eles são espertos e.. se derem conta q a greve de fome lhes dá guloseimas vão repeti-la as vezes necessárias para conseguirem as ditas..
Nenhum cão passa fome com ração no prato. :)

Em relação a lhe deixar a comida à disposição, eu com o meu não deixo até porque ele tem a mania de jogar futebol com as taças.. e isso significaria ração no chão para eu limpar.. :p Mas com outros que tive anteriormente sempre deixei e nunca tive casos de falta de apetite..

O post já tem alguns dias, por isso espero que a minha ajuda seja inútil e o seu patudinho já esteja a comer bem novamente ;)
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jun 11, 2014 3:02 pm

E então? O cão estava parasitado ou não?

Os cachorros comem muito. Mesmo muito porque estão a crescer. E ao entrar na idade adulta há essa quebra, mais cedo ou mais tarde, para a quantidade normal. Ajuste a quantidade conforme a actividade do cão. A minha miúda sempre comeu abaixo do indicado em qualquer pacote, de qualquer marca.
clourinho
Membro

quinta jun 12, 2014 12:27 am

Olá, boa noite,

Obrigada pelos v/ comentários e pela ajuda.

Peço desculpa, já há alguns dias que não visitava o tópico :oops: . A quantidade de exercício físico tem sido a mesma de sempre, não houve nenhuma alteração nesse sentido. Fizemos a desparasitação com um comprimido de Endogard XL e de há uns 2 dias para cá começou a comer um pouco melhor. Continuamos a retirar a taça da comida antes de sair de casa e apresentamo-la de novo á hora de almoço e aí então come tudo. Ao jantar é que noto que não tem tanto apetite. Também reduzimos a quantidade daquilo que eu pensava que deveria ser o indicado para ele comer para as 550 gramas diárias (2 X 275gr).
Não consegui identificar parasitas nas fezes , portanto fico sem saber se era mesmo este o problema :roll: . Uns vizinhos que têm cães há anos disseram-me que eram as cadelas com o cio que o deixavam assim :? Pelo que me explicaram isto vai afectá-lo durante umas 2 semanas e depois volta ao normal :| (não faço a mais pequena ideia se será esse o problema).
clourinho
Membro

segunda jun 16, 2014 10:55 am

Bom dia,

Passei por aqui para deixar novidades do meu patudo. Felizmente nestes ultimos dias tem tido mais apetite :) . Provavelmente seriam parasitas pois as fezes agora já estão normais e o apetite está a voltar.

Obrigada a todos por partilharem comigo a vossa experiencia. Surgiram-me entretanto mais umas questões mas para não baralhar vou colocar noutro tópico. Mais uma vez obrigada.
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

segunda jun 16, 2014 11:28 am

Este tópico faz-me lembrar a minha cadela. Voltou de férias com a minha sogra, onde comeu salsichas, entrecosto, frango... Agora está em greve de fome, claro. Já voltou há mais de 1 semana e ainda nao a consegui por na ordem. Experimentei deixá-la passar fome com o prato cheio e ela nada. Claro que acabei por desistir antes dela, e cheguei à conclusao que a tipa agora já nao gosta de iogurte nem queijo, está mesmo esquisita. Entretanto cozinhei para ela (nos "bons velhos tempos" comia racao de manha e os meus cozinhados à noite e marchava tudo) e só come a carne mas deixa ficar a massa. Vai comendo o mínimo possível e continua à espera do entrecosto. :s Ainda por cima como ela é magrinha nao queria que emagrecesse mais. E nao querer iogurte, queijo ou massa já me parece esquisitisse a mais. Mas para outras coisas está sempre pronta, nao me parece que esteja doente. Raio do cao, que é persistente!
Entretanto aproveito a sugestao de cima e como tenho de ir ao veterinários às vacinas e checkup, aproveito e faco a desparasitacao e vejo se está tudo bem.
Responder

Voltar para “Cães”