Falta de apetite?
Moderador: mcerqueira
Nestas questões do "enjoos" caninos pela ração há, pode haver, muita coisa a desencadeá-los. Num animal bem tratado e bem cuidado, geralmente, há uma causa interna, algo que está funcionar menos bem ou a passar por alguma má fase. E como essas coisas nem sempre se revelam de imediato, surgem as interrogações e as dúvidas, é normal.
Outra coisa que pode também influenciar a consistência das fezes e sobretudo a recusa de comer certos alimentos ou uma excessiva apetência por coisas que não devem (como fezes, por exemplo) é o fígado, que nos cães é um órgão de certo modo frágil. Sugiro-lhe que fale com a vet e vejam se podem, ou se valerá a pena fazer alguma análise às funções hepáticas, não vá haver por aí algum ligeiro desarranjo.
E enquanto tudo isto não se resolver ou esclarecer, não lhe mudaria de ração. Fazê-lo agora só vai deturpar os resultados dos despistes e desparasitações. Ou seja: se a falta de apetite em relação à ração for causada por parasitas e se estes forem eliminados, fazendo desaparecer a causa do mal-estar que levava o cão a recusar a ração, mudando-lhe a marca ou a variedade não se virá a ter a confirmação dessa presença nem de eficácia do tratamento.
Outra coisa que pode também influenciar a consistência das fezes e sobretudo a recusa de comer certos alimentos ou uma excessiva apetência por coisas que não devem (como fezes, por exemplo) é o fígado, que nos cães é um órgão de certo modo frágil. Sugiro-lhe que fale com a vet e vejam se podem, ou se valerá a pena fazer alguma análise às funções hepáticas, não vá haver por aí algum ligeiro desarranjo.
E enquanto tudo isto não se resolver ou esclarecer, não lhe mudaria de ração. Fazê-lo agora só vai deturpar os resultados dos despistes e desparasitações. Ou seja: se a falta de apetite em relação à ração for causada por parasitas e se estes forem eliminados, fazendo desaparecer a causa do mal-estar que levava o cão a recusar a ração, mudando-lhe a marca ou a variedade não se virá a ter a confirmação dessa presença nem de eficácia do tratamento.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Gostava de saber onde é que foi buscar essa de que o fígado dos cães é frágil (volta e meia lá vem com essa). A mim parece-me é que estão a querer dar uma quantidade brutal de ração (para um cão com 10 meses a quantidade indicada nos sacos é de 550 g, mais coisa menos coisa), já para não dizer que as quantidades indicadas pelo fabricantes são sempre indicativas. Se o cão está activo e não está magro é porque não tem nada de especial e que as 400 g de ração chegam.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Segundo o site deles: http://www.hillspet.com.au/en-au/produc ... y-dry.html
Para o peso do seu cachorro (35kg) e idade (10 meses) a quantidade diária são cerca de 550g e não as 680g que refere no post inicial. É natural que eles à medida que chegam à idade adulta e se o cão não faz nenhum trabalho fora das brincadeiras normais comecem a comer menos da ração puppy, que é muito rica. Tem pesado o animal desde que começou com as "teimas"?
Para o peso do seu cachorro (35kg) e idade (10 meses) a quantidade diária são cerca de 550g e não as 680g que refere no post inicial. É natural que eles à medida que chegam à idade adulta e se o cão não faz nenhum trabalho fora das brincadeiras normais comecem a comer menos da ração puppy, que é muito rica. Tem pesado o animal desde que começou com as "teimas"?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Pegando na mesma gama mas para adultos, que ele poderá começar a comer daqui a dois meses verifica-se que para um cão de 35kg a quantidade diária recomendada varia entre 360g e 500g, o que não deverá andar muito longe daquilo que o seu cão come. É certo que as formulações são diferentes, mas lembre-se que a tendência do animal, ao chegar à idade adulta é comer menos quantidade, proporcionalmente, pois já não está a crescer.
http://www.hillspet.com.au/en-au/produc ... y-dry.html
http://www.hillspet.com.au/en-au/produc ... y-dry.html
Boa tarde Floripes3,
Obrigada pelo seu comentário. Falei com a veterinária acerca desta questão e ela acha que será só mesmo questão de desparasitar. Dei-lhe hoje de manhã um comprimido de Endogard XL. Agora vamos aguardar e ver se o apetite muda e se a situação das fezes normaliza. Caso tal não se verifique pensaremos então na possibilidade de haver algo de errado.
JoanaBoris, boa tarde, pois realmente meti a pata na poça com a quantidade que queria que ele comesse
. Estava a interpretar mal o quadro que aparece na ração. O problema é que em alguns dias ele nem 400 gr come, o domingo passado foi um desses dias em que comeu mesmo muito pouco
.
O que acho estranho é que a única coisa que ele "enjoou" foi a ração. Por que para o resto tem até apetite a mais. Se lhe apresento um dentastix ou um biscoito fica logo maluco.
Vamos ver se agora com a desparasitação normaliza...
Obrigada pelo seu comentário. Falei com a veterinária acerca desta questão e ela acha que será só mesmo questão de desparasitar. Dei-lhe hoje de manhã um comprimido de Endogard XL. Agora vamos aguardar e ver se o apetite muda e se a situação das fezes normaliza. Caso tal não se verifique pensaremos então na possibilidade de haver algo de errado.
JoanaBoris, boa tarde, pois realmente meti a pata na poça com a quantidade que queria que ele comesse

O que acho estranho é que a única coisa que ele "enjoou" foi a ração. Por que para o resto tem até apetite a mais. Se lhe apresento um dentastix ou um biscoito fica logo maluco.
Vamos ver se agora com a desparasitação normaliza...
Muito obrigado por me ter agradecido 

-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 30, 2014 5:33 pm
Já aconteceu com um de meus cães a falta de apetite, e já teve caso de não comer a quantidade diária certa de ração, a forma mais fácil foi misturar com a ração seca, aquelas raçoes enlatadas, ou até mesmo frango desfiado, ou peixe.(até legumes ao vapor, os meus adoram) O que acontece é que geralmente compramos sacos grandes de ração, duram mais tempo e acabam perdendo o cheiro, tenha também horários fixos, e não deixe ração disponível durante todo o dia. Espero ter ajudado!!!
Olá StopAF, Boa tarde,
Peço desculpa pelo lapso
, o problema é que quando faço publicar resposta fico sem acesso á parte dos v/ comentários e depois alguns comentários ou users ficam esquecidos
, obrigada também pela sua ajuda.
RosanaAlves, Olá, Obrigada pela sua intervenção. Pois... já percebi que o meu se tiver qualquer coisita a acompanhar a ração também marcha
. No outro dia juntei-lhe um iogurte (sem lactose )e foi vê-lo comer. Mas gostava que ele comesse sem estas manhas...
Peço desculpa pelo lapso

RosanaAlves, Olá, Obrigada pela sua intervenção. Pois... já percebi que o meu se tiver qualquer coisita a acompanhar a ração também marcha

-
- Membro Júnior
- Registado: sexta mai 30, 2014 5:33 pm
Eh realmente é manha misturar algo na ração
. Mas no meu caso ajudou, Sei como é ficar preocupado com a alimentação dos nossos filhos de 4 patas.... Tomara que ele melhore o apetite 

Obrigada Rosanalves, Eu também espero que a situação melhore. Não está magro mas já se nota diferençaRosanalves Escreveu:Eh realmente é manha misturar algo na ração. Mas no meu caso ajudou, Sei como é ficar preocupado com a alimentação dos nossos filhos de 4 patas.... Tomara que ele melhore o apetite

-
- Membro Júnior
- Registado: quinta out 10, 2013 8:00 am
Boa tarde, não percebo muito mas.. espero conseguir ajudar com o pouco que percebo..
1º É preciso ver que o quadro, tal como já foi referido, é um mero indicativo. O meu come à volta de 300gr por dia.. Em dias com mais exercício que o habitual come mais umas 100gr (e todas as semanas ouço que o meu menino está gordo :p ).. Imaginemos 2 pessoas, com a mesma altura, mesma idade e o mesmo peso. Uma trabalha num escritório sentada a outra trabalha de pé constantemente a andar de um lado para o outro, a segunda pessoa precisa de mais calorias diárias visto que consome mais também. O mesmo se aplica aos cães..
Outra coisa que devemos ter em conta é que nos dias de calor os cães ingerem mais líquidos o que faz também com que comam menos, é como nos humanos também.. Se bebermos 1l de água antes do almoço o nosso estomago vai encher com bem menos comida do que se tivessemos bebido apenas 1 copo
O meu pequenino também andou com essas manias de ser esquisito.. Inicialmente também lhe tentava meter uns petiscos pelo meio para o fazer comer e nem assim ele ligava. A sugestão do treinador e da veterinária foi fazer o que lhe disseram, mete a comida e dá-lhe 15min. Come muito bem, não come perde uma refeição. O meu chegou a estar 1 dia inteiro sem comer.. Nunca mais se repetiu, agora meto a ração são 15/20min até limpar o prato
As manhas são ideias originais e acalmam-nos a inquietação o problema é que eles são espertos e.. se derem conta q a greve de fome lhes dá guloseimas vão repeti-la as vezes necessárias para conseguirem as ditas..
Nenhum cão passa fome com ração no prato.
Em relação a lhe deixar a comida à disposição, eu com o meu não deixo até porque ele tem a mania de jogar futebol com as taças.. e isso significaria ração no chão para eu limpar.. :p Mas com outros que tive anteriormente sempre deixei e nunca tive casos de falta de apetite..
O post já tem alguns dias, por isso espero que a minha ajuda seja inútil e o seu patudinho já esteja a comer bem novamente
1º É preciso ver que o quadro, tal como já foi referido, é um mero indicativo. O meu come à volta de 300gr por dia.. Em dias com mais exercício que o habitual come mais umas 100gr (e todas as semanas ouço que o meu menino está gordo :p ).. Imaginemos 2 pessoas, com a mesma altura, mesma idade e o mesmo peso. Uma trabalha num escritório sentada a outra trabalha de pé constantemente a andar de um lado para o outro, a segunda pessoa precisa de mais calorias diárias visto que consome mais também. O mesmo se aplica aos cães..
Outra coisa que devemos ter em conta é que nos dias de calor os cães ingerem mais líquidos o que faz também com que comam menos, é como nos humanos também.. Se bebermos 1l de água antes do almoço o nosso estomago vai encher com bem menos comida do que se tivessemos bebido apenas 1 copo

O meu pequenino também andou com essas manias de ser esquisito.. Inicialmente também lhe tentava meter uns petiscos pelo meio para o fazer comer e nem assim ele ligava. A sugestão do treinador e da veterinária foi fazer o que lhe disseram, mete a comida e dá-lhe 15min. Come muito bem, não come perde uma refeição. O meu chegou a estar 1 dia inteiro sem comer.. Nunca mais se repetiu, agora meto a ração são 15/20min até limpar o prato

As manhas são ideias originais e acalmam-nos a inquietação o problema é que eles são espertos e.. se derem conta q a greve de fome lhes dá guloseimas vão repeti-la as vezes necessárias para conseguirem as ditas..
Nenhum cão passa fome com ração no prato.

Em relação a lhe deixar a comida à disposição, eu com o meu não deixo até porque ele tem a mania de jogar futebol com as taças.. e isso significaria ração no chão para eu limpar.. :p Mas com outros que tive anteriormente sempre deixei e nunca tive casos de falta de apetite..
O post já tem alguns dias, por isso espero que a minha ajuda seja inútil e o seu patudinho já esteja a comer bem novamente

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
E então? O cão estava parasitado ou não?
Os cachorros comem muito. Mesmo muito porque estão a crescer. E ao entrar na idade adulta há essa quebra, mais cedo ou mais tarde, para a quantidade normal. Ajuste a quantidade conforme a actividade do cão. A minha miúda sempre comeu abaixo do indicado em qualquer pacote, de qualquer marca.
Os cachorros comem muito. Mesmo muito porque estão a crescer. E ao entrar na idade adulta há essa quebra, mais cedo ou mais tarde, para a quantidade normal. Ajuste a quantidade conforme a actividade do cão. A minha miúda sempre comeu abaixo do indicado em qualquer pacote, de qualquer marca.
Olá, boa noite,
Obrigada pelos v/ comentários e pela ajuda.
Peço desculpa, já há alguns dias que não visitava o tópico
. A quantidade de exercício físico tem sido a mesma de sempre, não houve nenhuma alteração nesse sentido. Fizemos a desparasitação com um comprimido de Endogard XL e de há uns 2 dias para cá começou a comer um pouco melhor. Continuamos a retirar a taça da comida antes de sair de casa e apresentamo-la de novo á hora de almoço e aí então come tudo. Ao jantar é que noto que não tem tanto apetite. Também reduzimos a quantidade daquilo que eu pensava que deveria ser o indicado para ele comer para as 550 gramas diárias (2 X 275gr).
Não consegui identificar parasitas nas fezes , portanto fico sem saber se era mesmo este o problema
. Uns vizinhos que têm cães há anos disseram-me que eram as cadelas com o cio que o deixavam assim
Pelo que me explicaram isto vai afectá-lo durante umas 2 semanas e depois volta ao normal
(não faço a mais pequena ideia se será esse o problema).
Obrigada pelos v/ comentários e pela ajuda.
Peço desculpa, já há alguns dias que não visitava o tópico

Não consegui identificar parasitas nas fezes , portanto fico sem saber se era mesmo este o problema

Bom dia,
Passei por aqui para deixar novidades do meu patudo. Felizmente nestes ultimos dias tem tido mais apetite
. Provavelmente seriam parasitas pois as fezes agora já estão normais e o apetite está a voltar.
Obrigada a todos por partilharem comigo a vossa experiencia. Surgiram-me entretanto mais umas questões mas para não baralhar vou colocar noutro tópico. Mais uma vez obrigada.
Passei por aqui para deixar novidades do meu patudo. Felizmente nestes ultimos dias tem tido mais apetite

Obrigada a todos por partilharem comigo a vossa experiencia. Surgiram-me entretanto mais umas questões mas para não baralhar vou colocar noutro tópico. Mais uma vez obrigada.
Este tópico faz-me lembrar a minha cadela. Voltou de férias com a minha sogra, onde comeu salsichas, entrecosto, frango... Agora está em greve de fome, claro. Já voltou há mais de 1 semana e ainda nao a consegui por na ordem. Experimentei deixá-la passar fome com o prato cheio e ela nada. Claro que acabei por desistir antes dela, e cheguei à conclusao que a tipa agora já nao gosta de iogurte nem queijo, está mesmo esquisita. Entretanto cozinhei para ela (nos "bons velhos tempos" comia racao de manha e os meus cozinhados à noite e marchava tudo) e só come a carne mas deixa ficar a massa. Vai comendo o mínimo possível e continua à espera do entrecosto. :s Ainda por cima como ela é magrinha nao queria que emagrecesse mais. E nao querer iogurte, queijo ou massa já me parece esquisitisse a mais. Mas para outras coisas está sempre pronta, nao me parece que esteja doente. Raio do cao, que é persistente!
Entretanto aproveito a sugestao de cima e como tenho de ir ao veterinários às vacinas e checkup, aproveito e faco a desparasitacao e vejo se está tudo bem.
Entretanto aproveito a sugestao de cima e como tenho de ir ao veterinários às vacinas e checkup, aproveito e faco a desparasitacao e vejo se está tudo bem.