Cão abandonado com paralisia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
saracl
Membro Júnior
Registado: sábado mai 26, 2012 10:16 pm

sábado mai 31, 2014 2:08 pm

Na terça feira passada encontrei um cão com paralisia num buraco de saneamento de uma estrada nacional (não o podia deixar lá porque certamente seria atropelado) , ele não se queixou quando peguei nele por isso penso que não terá nada partido, trouxe o para um local seguro perto da minha casa onde construí uma casota para ele e onde o alimento, infelizmente não posso ficar com ele e não tenho dinheiro para o levar ao veterinário ( sou menor e o meu pai não me deixa ter mais cães; já tenho 4 e alguns recolhidos da rua).
O que posso fazer ? qual é a melhor opção para o ajudar?
Sou de Braga e o canil daqui é de abate, por isso tenho medo de lá o deixar.
[/b]
rpoeiras
Membro
Registado: segunda fev 24, 2014 3:03 pm

sábado mai 31, 2014 3:22 pm

saracl Escreveu:Na terça feira passada encontrei um cão com paralisia num buraco de saneamento de uma estrada nacional (não o podia deixar lá porque certamente seria atropelado) , ele não se queixou quando peguei nele por isso penso que não terá nada partido, trouxe o para um local seguro perto da minha casa onde construí uma casota para ele e onde o alimento, infelizmente não posso ficar com ele e não tenho dinheiro para o levar ao veterinário ( sou menor e o meu pai não me deixa ter mais cães; já tenho 4 e alguns recolhidos da rua).
O que posso fazer ? qual é a melhor opção para o ajudar?
Sou de Braga e o canil daqui é de abate, por isso tenho medo de lá o deixar.
[/b]
Boa tarde Saracl,
É de louvar o que tu fizeste! :wink:
Já procuraste por associações que ajudam animais abandonados na tua área? Se não souberes de nenhuma, vai ao Canil e pergunta pelas associações que lá costumam passar, na maioria das vezes as associações vão ajudar ou resgatar animais aos Canis de Abate, e acabam por deixar o contacto.
Boa sorte!
Cumprimentos,

Ricardo
Jeca20
Membro
Registado: terça mai 06, 2014 1:25 am

sábado mai 31, 2014 6:54 pm

Realmente é mesmo de louvar o que fizeste, só uma pessoa com um coração gigante teria uma atitude dessas!

Sobre a tua dúvida, não tenho muito conhecimento, pois nessas situações vou ao canil da minha área (que não é de abate). Mas aconselho-te a esperar por outras respostas, decerto outros membros terão conhecimento sobre instituições que te possam ajudar. Entretanto acho que deves de seguir do membro rpoeiras.

Tenta pesquisar sobre as famílias de acolhimento temporário, as famílias candidatas costumam ter bastante experiências com animais de rua e principalmente costumam ter possibilidade financeira para levar o bichinho a ser observado por um veterinário, o que seria excelente.

Boa sorte!
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
Dogzilla
Membro Veterano
Registado: sábado jul 20, 2013 9:11 pm

sábado mai 31, 2014 7:08 pm

Algo que pode ser útil:

Código: Selecionar todos

http://www.abra.org.pt/site/
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado mai 31, 2014 8:56 pm

Jeca20 Escreveu:...

Tenta pesquisar sobre as famílias de acolhimento temporário, as famílias candidatas costumam ter bastante experiências com animais de rua e principalmente costumam ter possibilidade financeira para levar o bichinho a ser observado por um veterinário, o que seria excelente.

Boa sorte!
Nada de menos verdadeiro do que isto. Nem sequer quem os acolhe a troco de pagamento de uma mensalidade, as chamadas FAR, gasta dinheiro a levar animais que não são seus ao veterinário. O máximo que se pode dizer é que detectam mais rapidamente quando algo está mal com o animal e alertam de imediato os responsáveis por ele. Mas as despesas de veterinário, alimentação e outras correm sempre a cargo de quem lhes entrega o animal.

Isto na teoria, porque na maior parte das vezes os animais são entregues à FAT e depois ela que se amanhe. O que resulta em perda para todos, pois as FAT depressa se fartam e viram costas.

Saracl, tente contactar os grupos de ajuda com página no Facebook, por lá deve arranjar mais facilmente quem a ajude do que por aqui.

Boa sorte.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Tyger5
Membro Júnior
Registado: domingo fev 16, 2014 11:37 am

domingo jun 01, 2014 8:31 am

Muitos parabéns pela sua atitude, muitos não a teriam.
A minha sugestão é colocar o apelo no grupo do Facebook que é próprio para tal:
Deixo-lhe o link: https://www.facebook.com/groups/122760484499569/

Boa sorte!!!
:)
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

domingo jun 01, 2014 9:06 am

Primeiro de tudo, parabéns pela atitude.

Acho que é preciso ter coragem e sentido de responsabilidade para ter uma atitude como a que tu tiveste. Quantos de nós conseguiria ter a mesma atitude?

Foi graças a pessoas como tu que eu neste momento tenho o meu Sparky e sem dúvidas que estou muito agradecido por isso.

Deixo-te 2 links que te podem ajudar:
http://www.encontra-me.org/lista_associacoes

http://www.abra.org.pt/site/

Uma questão, o cão tem paralisia? Não se consegue mexer?

Boa sorte.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quarta jun 04, 2014 5:38 pm

A ABRA ajuda quase de certeza. Só os abatem quando se esgotam todas as possibilidades.

boa sorte para o bichinho.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jun 04, 2014 9:27 pm

Netherwing Escreveu:A ABRA ajuda quase de certeza. Só os abatem quando se esgotam todas as possibilidades.

boa sorte para o bichinho.
Netherwing não é assim. Um cão que entre com poucas ou nenhumas hipóteses de recuperação, num altura em que o canil está lotado é adormecido quase de certeza.
Já agora, a ABRA não possui instalações próprias nem tem qualquer poder de decisão sobre o destino dos animais do canil. No máximo o cão seria levado ao veterinário, e decidindo o veterinário que o animal ia ter pouca ou nenhuma qualidade de vida seria adormecido. Agora pergunto, qual é a diferença entre a Sara mexer-se que já tem idade para isso, e ir procurar nos vets da área de residência um que seja sensível á sua história?
Mais, quando se resgata um animal, não podemos pensar que o passo seguinte é correr para uma associação, o passo seguinte é nos mexermos a bundinha e ir procurar ajudas, de preferência em clínicas veterinárias, quando se trata de um animal em sofrimento visível. Este cachorro já devia ter sido visto e ter um diagnóstico feito.
Se a Sara com 18 anos não consegue isso estamos mal.
Este assunto já foi largamente discutido no tópico que deixo no segundo comentário: A sua atitude incial Sara, foi de louvar, mas agora não sei porque espera. Sei que tem um animal em sofrimento há dias nas mãos.
Última edição por Charlie2 em quarta jun 04, 2014 9:38 pm, editado 4 vezes no total.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta jun 04, 2014 9:29 pm

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=109391

Sara já tínhamos falado aqui, qual é a sua dúvida ainda? Tem prazer em ver o animal sofrer?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Jeca20
Membro

quarta jun 04, 2014 9:58 pm

Concordo com o Charlie... Acho que a prioridade agora é o animal ser visto por um veterinário.. O mais depressa possível!
"Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais" - Immanuel Kant
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jun 05, 2014 6:58 am

tens razão Charlie, tu conheces melhor a realidade deles do que eu.

sei que não têm instalações, é o próprio canil.
mas tentam de tudo antes do abate.

há uns anos valente atrás quando adoptei a minha Maggie , estava para abater, não podia ir busca-la, vieram trazer-ma a casa.
foram incansáveis.

tenho a memória de serem boa gente.

mas voces tem razão, espero que o bichinho já tenho sido visto pelo vet, isso é prioritário mesmo. muitas vezes os cães estão em agonia e não se queixam.... vamos esperar que sim, que já tenha ido!
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jun 05, 2014 8:52 am

O facto de o animal estar paralisado não implica necessariamente que a situação não se reverta e que não volte à normalidade, com um custo até nem muito elevado. O bicho deveria ser mesmo visto pelo vet. Talvez consiga reunir os € necessários para a consulta num apelo junto de pessoas que lhe são próximas. Até lá convém que ele esteja confortável e sossegado.
Maria Jo&atilde;o
Jeca20
Membro

quinta jun 05, 2014 10:33 am

Netherwing Escreveu:tens razão Charlie, tu conheces melhor a realidade deles do que eu.

sei que não têm instalações, é o próprio canil.
mas tentam de tudo antes do abate.

há uns anos valente atrás quando adoptei a minha Maggie , estava para abater, não podia ir busca-la, vieram trazer-ma a casa.
foram incansáveis.

tenho a memória de serem boa gente.

mas voces tem razão, espero que o bichinho já tenho sido visto pelo vet, isso é prioritário mesmo. muitas vezes os cães estão em agonia e não se queixam.... vamos esperar que sim, que já tenha ido!
X2
Responder

Voltar para “Cães”