Adorei toda a logística montada

Boa sorte e obrigada pela partilha

Moderador: mcerqueira
Quando a prevalência de malformação de tipo Chiari na raça está estimada em 95%, e se estima que destes 50% tenham siringomielia, não me parece que a incidência possa ser inexpressiva, cá ou em qualquer outro lugar do mundo. Não conhecer casos de siringomielia sintomática não torna o problema inexpressivo. Quantos cães conhece que tenham feito os despistes e que sejam CM 0 aos 5 anos? Se ler mais sobre a patologia vai perceber que neste momento parece um problema impossível de eliminar, e criar cães sem despistes não ajuda.srYuki Escreveu:Correcto. Para o despiste da SM. (e seria antes da gravidez como aliás foi a eco)Charlie2 Escreveu:epah elas durante a gravidez ficam possuídas e mais vale prevenir...kitttten Escreveu:Ressonâncias magnéticas? Numa gravidez?![]()
agora a sério, deve ser por causa do despiste da Seringomielia.
«Está geralmente relacionada a compressões medulares por trauma, hérnias discais, e congênitas. A raça King Cavalier Charles Spaniel está predisposta a ter está doença.
O diagnóstico pode ser confirmado pela Ressonância Magnética, onde pode se visualizar o alargamento do canal medular, com extravazamento do líquido cefalorraquidiano».
http://www.provet.com.br/artigo/veterin ... mielia/38/
Atenção que foi dos primeiros sites que me apareceu...
Não temos clube (oficial) de raça cá mas a incidência é inexpressiva (informação informal). Pessoalmente não conheço nenhum caso. Por outro lado, a doença cardíaca já começa a ser mais comum e é das principais causas de mortalidade, embora em muitos casos em idade já avançada (+10 anos), mas também há registos em idade precoce (± 5 anos). E relativamente ao despiste de doenças cardíacas, têm os 2, ela e pai.
Ainda ponderei o despiste mais completo de doenças oculares, mas implicaria anestesia geral. Passo. Sem que seja absolutamente necessária, passo.
Penso que terá retirado a sua informação daqui:Tumbleweed Escreveu: (...)
Quando a prevalência de malformação de tipo Chiari na raça está estimada em 95%, e se estima que destes 50% tenham siringomielia, não me parece que a incidência possa ser inexpressiva, cá ou em qualquer outro lugar do mundo.
(...)
De que idades? De que sexos? Como foram escolhidos? Onde estão os dados da amostra? Tento chegar ao estudo, não consigo! Onde encontro outro estudo que me indique os mesmos resultados?Tumbleweed Escreveu:Acho que não percebeu... A amostra são 555 cães cujos donos reportam não ter sintomas de siringomielia. Acho que 555 cães...