conselhos.coelho rói um pouco de tudo por toda a casa.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
carlaved
Membro
Registado: terça jul 19, 2011 11:32 am

quarta jun 11, 2014 8:18 pm

Boas,
sou novata em termos dos conhecimento que tenho acerca do meu novo animal de estimação.
Há uns meses atrás resgatei um coelho, e desde então tem sido uma experiencia unica e revigorante. Tenho muta paciência e mesmo que eles façam asneira, não sou precipitada com resoluções nem castigos mas o coelho não parece estar a progredir em tempos de bom comportamento.
Roeu e ainda rói cabos de computadores, cabos de telefone, tapetes, sapatos, come revistas, urina nos cantos da casa e mas o mais inaceitável é o facto de ficar tão agressivo que chega a morder pessoas.
Não acho que seja solução fecha-lo na gaiola mas também não quero um coelhinho a causar danos desnecessários á minha casa. Dou-lhe objetos próprios para ele roer, deixo-o sair da gaiola de vez em quando para não ficar aborrecido
Conhecem algum truque para que ele só faça as necessidades no lugar correto/ não roa as coisas da casa/ não seja agressivo com pessoas?

P.s é um lionhead adolescente.
A grandeza de uma nação e o seu progresso moral podem ser avaliados
pelo modo como os seus animais são tratados. Mahatma Gandhi
Gwinevere
Membro Júnior
Registado: sábado fev 08, 2014 10:02 pm

sexta jun 13, 2014 4:34 pm

A primeira coisa que é preciso perceber com a maioria dos exóticos é que foram domesticados para animais de companhia recentemente e não respondem ao treino como por exemplo um cão, são fortemente regidos por instintos.

O comportamento de roer é natural e saudável em todos os roedores e dificilmente será controlado, deve preocupar-se é se o seu coelho não quiser roer nada, que pode significar problemas dentários.
A solução é mesmo ter uma gaiola espaçosa e só o soltar para brincar sob supervisão para que ele não danifique nada.

Quanto às necessidades penso que é possível treiná-lo para apenas urinar na gaiola recompensando-o com "guloseimas". Pesquise um pouco na net e de certeza que vai encontrar algumas dicas para o treino.

No que diz respeito à agressividade, os mais provável é que isso aconteça quando o coelho se sente stressado ou ameaçado, como disse acima eles são bichos de instintos. Deixe-o à vontade e não insista muito com ele. Repreender também não serve de nada e só cria mais stress
carlaved
Membro

sexta jun 13, 2014 7:17 pm

Antes de mais, muito obrigada pelos conselhos Gwinever,
vou ter mais paciência e supervisioná-lo melhor para evitar disparates.
Pensava que havia um produto que se punha nos moveis para impedi-los de roer, como acontece com alguns produtos para o mesmo fim mas destinados para cães. Já que não existe, parece que vai ter que ficar mais tempo na gaiola e já comprei outros produtos de roer diferentes, para ele não ficar aborrecido.
Vamos ver se resulta.
Gwinevere
Membro Júnior
Registado: sábado fev 08, 2014 10:02 pm

sexta jun 13, 2014 10:33 pm

É possível que exista esse tal spray, mas não sei até que ponto funcionará ou até se poderá ter efeitos indesejados e inibir o comportamento de roer e explorar.

O melhor será talvez aconselhar-se com um bom veterinário de exóticos que pode esclarecer as suas dúvidas sobre o seu coelhinho e até indicar-lhe os "petiscos" frescos mais indicados para o treino ou só por mimo :)

Uma coisa que me esqueci de referir e que é fundamental é o feno. Tenha sempre um bom feno à disposição do seu coelho na gaiola, é muito importante para o seu sistema digestivo e para o desgaste dos dentes.

E caso a sua gaiola seja pequena tente arranjar uma maior assim que puder, infelizmente vejo muita gente com coelhos enormes em gaiolas minúsculas. Uma gaiola grande vai dar mais espaço ao seu coelho para que possa separar as zonas de comer, dormir e fazer as necessidades, tem mais espaço para colocar uma casinha em que o coelho se possa esconder quando quiser estar sossegado, tem mais espaço para se movimentar e mais espaço para enriquecimento ambiental como madeiras para roer, kongs, rampas, etc. O resultado é um coelho mais feliz, menos aborrecido e menos stressado. Também é essencial que a gaiola NÃO tenha fundo de grade, não só porque magoa as patas mas também porque os coelhos em específico por vezes precisam de comer uma parte da fezes.

Um exemplo de uma gaiola PÉSSIMA:
Imagem

Uma BOA gaiola:
Imagem

Boa sorte para si e para o seu bichinho :wink:
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jun 15, 2014 8:38 pm

Um coelho não é um roedor!!!

Se o coelho que é um lagomorfo, rói só tem duas coisas a fazer ou lhe arranja uma gaiola semelhante às que foram aí colocadas, ou deixa o local onde habitualmente solta o coelho à prova de coelho, ou seja retira tudo o que ele possa eventualmente roer.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
carlaved
Membro

domingo jun 15, 2014 10:16 pm

Boa noite,
obrigada pela contribuição. O mais provável que compre uma gaiola maior e que compre mais brinquedos.
E vou informar-me nessa questão do lagomorfo, afinal estou aqui para partilhar e apreender conhecimento.
Skylo
Membro Júnior
Registado: domingo fev 16, 2014 1:07 am

domingo jun 15, 2014 10:56 pm

secalhar tem falta de "brinquedos", e mete-se a roer o que encontra para se distrair e divertir :x
Responder

Voltar para “Exóticos”