duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda jun 16, 2014 12:00 pm

Olá, Bom dia a todos,

Venho mais uma vez aqui expor as minhas dúvidas esperando que alguém daqui me possa ajudar.

Tenho duas questões neste momento, a primeira é relativa á quantidade de exercício físico recomendada para o meu patudo. Até aqui temos feito um passeio matutino de 45 minutos a passo de caminhada, algum treino em casa antes da saída para o trabalho (senta, fica, dá), na hora de almoço como agora está muito calor para sair á rua temos feito mais um pouco de treino e por volta das 20:00 temos feito 3,5 km intercalando corrida com caminhada. Pensei que isto era suficiente até que ontem durante um jantar com amigos um deles se saíu com a acusação que eu tinha o cão em casa mas que ele não fazia exercicio suficiente :| , que ele precisava era de correr em liberdade. Será que ele tem razão? Deveria fazer mais exercício?

A outra questão refere-se a uma mania que o meu Spark tem desde os 2-3 meses. Com esta idade pegava na manta dele, enrolava-a no meio das patas e começava a mamar na manta até que adormecia. Fazia isto muito raramente. Acontece que esta mania tem-se agravado e aquilo que dantes acontecia muito raramente e que nós achávamos piada agora acontece todos os dias. Anda com a manta atrás de nós e onde se deita começa a mamar na manta e começa a ganir baixinho. Falámos acerca disto com a treinadora e ela disse que nunca tinha visto este comportamento num cão (apenas em gatos). Que este comportamento seria o resultado de ter saído muito cedo de junto da mãe (Ele veio para nossa casa com 15 dias porque a mãe rejeitou todos os cachorrinhos e o dono queria-os matar). Este comportamento repete-se várias vezes ao dia e por incrível que pareça anda com a manta toda babada de um lado para o outro. Não nos prejudica de alguma forma nem ele se mostra agressivo connosco quando o interrompemos mas a verdade é que me dá imensa pena vê-lo assim e começo a achar este comportamento estranho. O meu marido acha que a solução passa por tirar-lhe a manta mas eu tenho receio que esta atitude lhe cause mais frustração.
Alguem me pode ajudar? O que devo fazer? Peço desculpa pelo testamento.
Obrigada.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jun 16, 2014 2:08 pm

Em relação à primeira dúvida, a do exercício, parece-me que dá o suficiente ao seu cão. Mas não sou especialista, outros lhe dissiparão as dúvidas com base na experiência e em conhecimentos sobre esse aspecto.

Quanto à segunda pergunta: tive um cão que fazia exactamente o mesmo, chegava a fazer os movimentos de massagem com as patas da frente que os cachorros fazem ao mamar. E esse meu cão sofria em alto grau de ansiedade de separação. Eu não podia sair que ele não entrasse em extrema ansiedade. Ficava de queixo encostado à porta da rua, a babar-se, acabando por abrir um buraco à força de raspar nela quando sentia alguém na escada; com os lagos de baba que lhe escorriam, amoleceu e levantou toda a alcatifa do hall de entrada. Substituí a porta da rua e voltou a abrir novo buraco nela. Tive de lhe meter uma chapa de metal por dentro para não andar a pagar portas de mês a mês. E a alcatifa foi à vida, claro, em benefício de mosaico cerâmico.

Por fim, aflita por ver que aquilo não abrandava nem passava, fizesse o que fizesse, e temendo vir a encontrar o cão morto com ataque cardíaco, "ataquei" eu o veterinário que tinha na altura e segui o conselho dele: adoptei outro cão no mesmo canil de onde tinha trazido aquele. Resultou bastante bem, deixou de entrar naquelas angústias sempre que ficava sozinho, mas nunca deixou de mamar no cobertor. Não sei se será questão de ter sido separado da mãe, mas não me parece, pois ele nasceu no canil e manteve-se sempre junto da mãe e dos irmãos até à idade em que o adoptei, os nove meses.

Parece-me, pois, que o seu cão sofre de ansiedade de separação, e talvez seja melhor consultar um veterinário especializado em comportamento. A falta de apetite de que se tem queixado também pode ser resultado desse estado de ansiedade.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

segunda jun 16, 2014 3:08 pm

Olá :D

Quanto ao exercicio penso que está muito bom. Também pode ver pelo cão se lhe parece que ele necessita de mais ou não, mas penso que está no caminho certo :wink:

Quanto ao mamar na manta, e se não for um caso de ansiedade de separação como o da Floripes não se preocupe. A minha cadela Dobermann sempre fez isso. A moça tem algumas almofadas só para ela, que têm que ir intercalando enquanto uma vai para lavar, pois sempre teve o vicio de mamar na almofada quando está para dormir, fazendo o mesmo movimento com as patas que a Floripes referiu. A minha cadela não tem minimamente ansiedade de separação e é calma e serena em casa quando estamos presentes ou ausentes. Simplesmente brinca em casa até se cansar e quando quer dormir vai buscar a almofada ao cesto e deita-se no chão da sala a mamar até adormecer :wink: Só acho estranho o ganir no caso do seu mas pode ser "tique" também...

Já o pai, segundo o criador, um matulão de meter respeito faz exactamente o mesmo :lol: :lol:

Pedro
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

segunda jun 16, 2014 5:58 pm

Olá Floripes3 e Pedro Boa tarde,

Obrigada pela v/ ajuda

Em relação ao exercício também me parece ser suficiente pois noto que ele fica cansado com o que fazemos pois chega a casa bebe água e deita-se a fazer uma soneca :).
Em relação é outra questão o engraçado é que ele mama na manta mesmo quando nós estamos aqui em casa. Ás vezes ao serão estamos a ver um filme e ele esta deitado na cama ou aos nossos pés com a manta ás voltas, até que ás tantas se aborrece. Aconchega uma parte da manta entre as patas e vai chuchando nela até que esta está toda molhada da saliva. Não associei este comportamento a ansiedade da separação pois ele faz isto connosco em casa.
Há uns tempos atrás quando saíamos de casa arranhava a porta (enquanto nos ouvia la fora depois parava) , nessa altura questionei a treinadora sobre se este comportamento seria ansiedade e ela disse-me que não que a ansiedade da separação é um problema bastante complicado e que não lhe parecia que o Spark sofresse desse problema. Na altura ela até me disse que se ele sofresse de ansiedade nem brincava com o kong para tirar os biscoitos.
Quando saímos deixamos-lhe muita coisa para andar ocupado, o kong com biscoitos atravancados uns nos outros para dificultar a tarefa, brinquedos, cordas penduradas no quintal para ele puxar, garrafões de água com orifícios e biscoitos pequenos lá dentro, caixas de cartão vazias para ele destruir, brinquedos, televisão ligada etc. e a verdade é que quando chegamos a casa nota-se que ele brincou com tudo. Não fica detrás da porta á nossa espera pois quando ligo para a minha vizinha a perguntar se tudo está ok ela diz-me que o viu no quintal ou a brincar com a bola ou com os garrafões da água.
Na semana passada quando fui buscar o desparasitante por acaso mostrei uma gravação á veterinária em que está ele com a "cena" da manta e ela disse-me que é um comportamento normal pois ele saíu muito cedo do pé da mãe, para eu não me preocupar com isso. A verdade é que fico preocupada e agora então acho que ainda estou mais. A ansiedade pode provocar ataque cardíaco? O que posso fazer para ter a certeza de que ele sofre disto?
Por muito que gostasse de ter outro cãozinho neste momento não posso. Já tive 3 ao mesmo tempo em minha casa, mas nessa altura não tinha filhos pequenos logo tudo era mais fácil. Agora tenho noção que ter outro cão aqui em casa seria o caos completo e se por vezes já tenho a sensação que não o exercito tanto quanto devia ou que não treinamos tanto quanto devia, ao ter mais um acho que tudo isso iria agravar (além disto há que juntar á receita os miúdos e toda a atenção que necessitam). Já para não falar em despesas que também seriam a duplicar :( . Gostava sim, mas não para já, talvez mais para a frente quando os meus duas patas não precisarem tanto de mim :wink: . Obrigada.
Floripes3
Membro Veterano
Mensagens: 3119
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jun 16, 2014 6:47 pm

Acho que não se deve preocupar demais. No caso do meu cão, esse comportamento de chuchar na manta foi por todos atribuído à ansiedade de separação de que ele sofria. Mas a verdade é que ele também o fazia quando eu estava am casa: de vez em quando parecia que algo fazia um clic dentro daquela cabecinha e lá ia ele meter-se na sua cesta abraçado ao cobertor. Ao fim de algum tempo, adormecia.

Mas, tal como diz o Pedro, se o seu cão tem um comportamento normal durante a vossa ausência e se só lhe dá para mamar na manta em qualquer altura, no que parece ser um regredir aos tempos da primeira infância dele, deixe-o fazê-lo. O mais provável é que isso seja necessário ao seu equilíbrio psicológico. Tentar corrigir isso, que na verdade não faz mal nenhum, pode trazer mais problemas do que permitir-lho.

E sim, quando extrema, como era no caso do meu cão, a ansiedade de separação pode causar uma síncope. Mas não é frequente, e pelo que conta sobre o comportamento do seu não parece realmente que ele sofra disso. Tenha calma e não se preocupe demasiado, que não lhe faz bem a si nem ao patudo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
clourinho
Membro
Mensagens: 153
Registado: sexta ago 02, 2013 6:28 pm
Localização: Spark

terça jun 17, 2014 3:06 pm

Olá Floripes, Boa tarde,

Percebo o que quer dizer com o clic, aqui passa-se a mesma coisa. Está muito bem a brincar e de repente lá vai ele procurar a manta para mamar :lol: , é mesmo como diz... um clic.
Bem pelo menos tomei conhecimento de que existem mais cães com este comportamento e que são cães com comportamento normal. Fiquei preocupada quando uma pessoa que lida com tantos cães me diz que não tem conhecimento deste comportamento em cães, apenas em gatos :| .
Vou fazer como me aconselha e deixá-lo ficar com a manta, já chega a frustração dele quando lhe a tiro para lavar, chega a ir ao estendal da roupa tirá-la :evil: .
Responder

Voltar para “Cães”