Izzy, gatinha que ataca

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SaraCM
Registado: terça nov 13, 2012 5:01 pm

segunda jun 16, 2014 5:20 pm

Olá :D
Preciso de alguns conselhos!
Na semana passada soube de uma gatinha que teria sido abandonada pela dona na própria casa. A "dona" foi para a suiça e deixou a gatinha, juntamente com os seus 3 irmãos fechados em casa. A sobrinha ia de vez em quando dar comida aos animais. Os machos conseguiram donos. A menina ia ser enviada para o canil. Ora, o canil não promove adoções mas sim a eutanásia... Sem conhecer o historial da gata disse logo que eu ficaria com ela...
A gata em questão, tem cerca de ano e meio e chegou hoje a minha casa.
No inicio tudo bem, super mimosa, só queria mimos e ronrons... Numa tentativa de brincadeira com ela ela mordeu-me a mão com tal força que fiquei com buracos nas mão. Deixei as brincadeiras e limitei-me a fazer festas consoante ela queria... Nisto, viro-me de costas para me levantar e ela ataca o meu braço com tal força que apenas consegui que ela solta-se dando-lhe um empurrão na barriga (não me orgulho nadinha disso :( ). No entanto fiquei com o braço inchado tal foi a força que ela fez!!!
Não vou desistir dela, continuo a dar mimos. No entanto confesso que ela me assusta um pouco. Não entendo este comportamento! Ela só quer mimos e anda sempre à minha procura mas quando me afasto tenho que olhar para trás pois tenho receio que ela faça novamente o mesmo!!!
O que poderá desencadear este comportamento?!
Tfvs
Membro
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

terça jun 17, 2014 8:21 am

Olá!
Desde já os meus parabéns por optar por adoptar a gatinha :)
Não estará ela ainda a estranhar a casa, os cheiros, as pessoas e etc? Foi uma grande mudança, principalmente se ela estava habituada a estar com os manos.
Além disso, ela é castrada? Também pode ser disso.
Se depois de se ambientar, e se estiver castrada, continuar agressiva talvez devesse perguntar ao seu vet.
Não sei o que poderá desencadear esse comportamento, mas a minha mãe já teve um gato assim. A vet disse que não havia nada de mal com ele, nem motivo para ele ser agressivo e propôs uma espécie de terapia da brincadeira (que agora até é relativamente famosa por causa do Jackson Galaxy, aqui está o artigo: http://www.littlebigcat.com/behavior/play-therapy/). Esta "terapia" consistia em brincar com ele com a seguinte rotina: brincar com ele durante 20 minutos, mais ou menos até ele estar cansado (usou-se o flying frenzy - gostamos muito deste brinquedo e na altura fez maravilhas), deixa-lo morder aquilo um pouco e depois alimenta-lo. Ele começou a ficar mais calmo e menos agressivo, até deixar de atacar.
Boa sorte com a gatinha!
SaraCM
Registado: terça nov 13, 2012 5:01 pm

terça jun 17, 2014 9:50 am

Obrigada pela ajuda :D
Ela ainda não está esterilizada! Tomava a pilula :x
Estive a procurar sobre o assunto e parece-me que ela está no cio! Não sabia pois nunca deixei a minha única menina passar por isso :D
Quinta feira vem cá o veterinário para as "primeiras" vacinas e depois vai ser esterilizada!
Agradeço imenso as dicas! Vou colocar em prática visto que ela esteve pelo menos 1 mês fechada numa casa sozinha :(
Tfvs
Membro
Registado: sexta mai 16, 2014 8:05 am

terça jun 17, 2014 10:03 am

SaraCM Escreveu:Obrigada pela ajuda :D
Ela ainda não está esterilizada! Tomava a pilula :x
Estive a procurar sobre o assunto e parece-me que ela está no cio! Não sabia pois nunca deixei a minha única menina passar por isso :D
Quinta feira vem cá o veterinário para as "primeiras" vacinas e depois vai ser esterilizada!
Agradeço imenso as dicas! Vou colocar em prática visto que ela esteve pelo menos 1 mês fechada numa casa sozinha :(
Ainda bem que já está tudo encaminhado :) Boa sorte com a gatinha!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo jun 22, 2014 2:02 pm

Normalmente com o cio estão mais dengosas... mas... já nem digo nada. Quanto mais sei sobre gatos, mais me questiono sobre alguns comportamentos... :? Os gatos são duma espécie intrigante... e aprende-se sempre coisas novas através deles. Algumas vezes consegue-se devendar o que lhes vai na cabecita, outras vezes nem por isso :P :lol:

Acho que faz bem castrar a "menina" e se depois a atitude dela não melhorar, não lhe ligue nenhuma. Não brinque com ela sequer. Verá que ela própria lhe pedirá atenção, mas de melhor forma... :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”