Cavalier King Charles - Bebés e primeiras etapas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

sexta jun 13, 2014 12:46 pm

Tão lindos :D
Adorei toda a logística montada :) agora quando eles começarem a andar é que vão ser "elas" :P Tenho cá uma ninhada de apenas dois terroristas (felizmente!!) e passo o tempo de esfregona e toalhitas em punho!! Imagino como seria com mais :lol:
Boa sorte e obrigada pela partilha :wink:
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sábado jun 14, 2014 11:55 am

srYuki Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
kitttten Escreveu:Ressonâncias magnéticas? Numa gravidez?
epah elas durante a gravidez ficam possuídas e mais vale prevenir... :lol:

agora a sério, deve ser por causa do despiste da Seringomielia.

«Está geralmente relacionada a compressões medulares por trauma, hérnias discais, e congênitas. A raça King Cavalier Charles Spaniel está predisposta a ter está doença.

O diagnóstico pode ser confirmado pela Ressonância Magnética, onde pode se visualizar o alargamento do canal medular, com extravazamento do líquido cefalorraquidiano».

http://www.provet.com.br/artigo/veterin ... mielia/38/

Atenção que foi dos primeiros sites que me apareceu...
Correcto. Para o despiste da SM. (e seria antes da gravidez como aliás foi a eco)
Não temos clube (oficial) de raça cá mas a incidência é inexpressiva (informação informal). Pessoalmente não conheço nenhum caso. Por outro lado, a doença cardíaca já começa a ser mais comum e é das principais causas de mortalidade, embora em muitos casos em idade já avançada (+10 anos), mas também há registos em idade precoce (± 5 anos). E relativamente ao despiste de doenças cardíacas, têm os 2, ela e pai.

Ainda ponderei o despiste mais completo de doenças oculares, mas implicaria anestesia geral. Passo. Sem que seja absolutamente necessária, passo.
Quando a prevalência de malformação de tipo Chiari na raça está estimada em 95%, e se estima que destes 50% tenham siringomielia, não me parece que a incidência possa ser inexpressiva, cá ou em qualquer outro lugar do mundo. Não conhecer casos de siringomielia sintomática não torna o problema inexpressivo. Quantos cães conhece que tenham feito os despistes e que sejam CM 0 aos 5 anos? Se ler mais sobre a patologia vai perceber que neste momento parece um problema impossível de eliminar, e criar cães sem despistes não ajuda.

A mãe e o pai terem despiste de patologia cardíaca, com 2 ou 3 anos de idade... é bom, mas o que seria interessante era ter os despistes dos avós com mais de 5 anos, e estes não apresentarem patologia cardíaca.

Quanto à anestesia geral para despiste de taras oculares, eu faço todos os anos na exposição de Lisboa, com certificação ECVO. Até a velha mal disposta e meio surda, mas ainda sem cataratas, vai. Não implica anestesia geral. O que implica anestesia geral é a electroretinografia para despiste da atrofia progressiva da retina, que pelos vistos nem tem grande incidência na raça.

Esqueceu-se de falar no Curly Coat Dry Eye/Episodic Falling, portanto suponho que estejam testados, ou sejam Clear hereditário; e de despistes de luxação da rótula...

Isto não é um ataque, é um esclarecimento. Quando decidimos ser criadores, a nossa obrigação não é só para com os nossos cães, mas para com a raça. É importante não arranjar atalhos nem desculpas, e estar consciente do que se faz (ou não se faz), e das implicações disto. Desejo-lhe sinceramente toda a sorte para si e para os cachorros que estão muito bonitos.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 14, 2014 3:04 pm

Tumbleweed Escreveu: (...)
Quando a prevalência de malformação de tipo Chiari na raça está estimada em 95%, e se estima que destes 50% tenham siringomielia, não me parece que a incidência possa ser inexpressiva, cá ou em qualquer outro lugar do mundo.
(...)
Penso que terá retirado a sua informação daqui:
http://cavalierhealth.org/syringomyelia.htm#IN_DEPTH:

Em que diz, com asterisco incluído,
"SM is rare in most breeds but has become very widespread in cavalier King Charles spaniels. Some researchers estimate that as many as 95% of CKCSs may have Chiari-like malformation (CM or CLM), the skull bone malformation believed to be a part of the cause of syringomyelia, and that more than 50% of cavaliers may have SM.* It is worldwide in scope and not limited to any country, breeding line, or kennel, and experts report that it is believed to be inherited in the cavalier King Charles spaniel. CM is so widespread in the cavalier that it may be an inherent part of the CKCS's breed standard.

*A 2011 study of 555 UK cavaliers, reported by their owners to be symptom-less, found 25% of one year olds and 70% of 6+ year olds had SM."

Podemos abrir outro tópico para retomar essa questão, mas o que eu gostaria dizer é que o meu problema é com os números. O forma como são feitas as amostras (ou como não são explicadas!), que não são baseadas numa representação da população geral. São reportings feitos pelos seus donos, em estudos voluntários. Possivelmente em alguns casos, já com algumas desconfianças. Como sabe, um estudo credível, não são os donos que determinam o tamanho e expressividade da amostragem.

Isto faz-me lembrar aqueles estudos feitos pelas farmacêuticas para lançar um medicamento e em que mais tarde se descobre que foram subtraídos os elementos da amostragem que não interessavam!!

Eu não leio só "coisas". Activo o meu espírito crítico em relação ao que leio. Penso sobre o assunto. Na internet há muita informação, justamente para nos meter a pensar e a investigar. Não quer dizer que seja correcta ou científica e não o devemos assumir como tal.

Gostaria no entanto de acrescentar que não é só esta raça que tem predisposição para SM. Muitas raças toy (o estudo dizia mesmo "miniaturizadas") e/ou braquicefálicas têm esta predisposição como é o caso dos chihuahuas, Pinscher miniatura, Pequenois, Boston Terrier, Schnauzer miniatura, Bouledogue Francês e mesmo o inglês (no estudo que consultei, aparecia agregado). Entre outros.

Gostaria de concluir concordando consigo, em que existe uma predisposição genética nesta raça. Discordando consigo na história dos 95% e outros %.
Última edição por srYuki em sábado jun 14, 2014 3:08 pm, editado 1 vez no total.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 14, 2014 3:08 pm

E agradeço os elogios á DoggyLover e Tumbleweed.
Tumbleweed
Membro Veterano

sábado jun 14, 2014 3:51 pm

Acho que não percebeu... A amostra são 555 cães cujos donos reportam não ter sintomas de siringomielia. Acho que 555 cães é um número bastante bom para uma amostra de um estudo. Em lado algum se pode inferir que sejam os donos a determinar o tamanho da amostra. Nem que haja desconfianças (aliás, a amostra são cães cujos donos dizem não ter sintomas).

A prevalência de 95% de CM é o que está estimado para a população geral pelos resultados das ressonâncias magnéticas conhecidos. Todos os estudos parecem apontar para uma percentagem muito elevada de cães com CM e com SM.

Eu já crio cães há anos suficientes para ter visto muitas vezes, em muitas raças, inclusive na minha, este tipo de Omerta. Sabe quando é que nós resolvemos vários problemas? Quando alguém decidiu parar de varrer o lixo para debaixo do tapete e por tudo às claras. E muitos criadores pelo mundo inteiro seguiram o exemplo, e trocaram-se pedigrees e criaram-se testes, e agora podemos todos dormir um bocadinho mais descansados até aparecer o próximo problema. Mas quando aparecer, já ninguém tem medo de o anunciar aos sete ventos, porque sabemos que não vai haver pressões nem ameaças, e porque já percebemos que juntos é muito mais fácil.

A SrYuki chegou agora, e pelos vistos já foi bem intruída neste sentido... Olhe que não há fumo sem fogo, e mais vale optar por abrir bem os olhos.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado jun 14, 2014 6:17 pm

Tumbleweed Escreveu:Acho que não percebeu... A amostra são 555 cães cujos donos reportam não ter sintomas de siringomielia. Acho que 555 cães...
De que idades? De que sexos? Como foram escolhidos? Onde estão os dados da amostra? Tento chegar ao estudo, não consigo! Onde encontro outro estudo que me indique os mesmos resultados?

Sabe que é uma das raças mais populares de companhia, no Reino Unido, não sabe? 555 pode ou não ser suficiente. Depende do resto! Diz-que-disse-dos-estudos só, per si, não me chega. Feito por quem? Mas porque é que eu não consigo consultar um estudo!? Porque é que não encontro mais indicar os mesmos resultados? Uma referência objectiva e bibliográfica é o mínimo!

Para concluir, deixo-lhe o discloser do site, em que eles se auto referem como "informativos" e como disse antes, são uma optima maneira de nos meter a pensar: "CavalierHEALTH.org provides the information on this website for your education only. No information on this website should be used for veterinary medical purposes, diagnostically, therapeutically, or otherwise."

É bastante consensual que esse problema existe, mas em mais lado nenhum se referem essas percentagens. É importante que se tomem medidas nesse sentido, claro que sim e ninguém está a desvalorizar o problema. Mas as coisas têm que ser vistas á luz da dimensão que têm. Cavalier não é sinónimo de SM.
StopAF
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2014 10:58 am

sábado jun 14, 2014 7:38 pm

O pior cego é o que não quer ver

Se realmente ler a página que indicou descobre muito facilmente a referência:

Prevalence of asymptomatic syringomyelia in Cavalier King Charles spaniels. J. E. Parker, S. P. Knowler, C. Rusbridge, E. Noorman, N. D. Jeffery. Vet.J. June 2011.
Tumbleweed
Membro Veterano

sábado jun 14, 2014 10:09 pm

Eu, de facto, não tinha ido buscar os números a este site. Tinha-os lido noutro artigo. Mas o site tem uma coisa bem interessante:

http://cavalierhealth.org/breedersexcuses.htm
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo jun 15, 2014 10:19 am

depois de ler o link da Thumbleweed fiquei um bocado triste. tinha ideia que esta era das piores raças para criar no momento, mas não tinha ideia da gravidade da siuação. Os cachorros sãomuito lindos, mas estou com a Tumbleweed.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo jun 15, 2014 2:59 pm

Bem, estes bebés são uma delícia! Então aquele todo às bolinhas, ...

Estou morta para que poste uns vídeos de quando eles, já com os olhos abertos, começarem a andar ainda aos tropeções. É a fase dos gatinhos que eu acho mais engraçada e de que tenho saudades.
Maria João
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo jun 15, 2014 8:31 pm

Tudo de hoje.
Portanto os bebés com 14 dias.
Tudo sem edição, que o sonzinho dos bebés é mais engraçado!

Aqui a baby-girl a fazer uma birrinha
https://www.youtube.com/watch?v=9pd-WngrOsI

Aqui o mano n.4 a fazer birra só porque sim:
https://www.youtube.com/watch?v=S1H5n6EC02Y
Neste, a baby-girl (no fim) está em cima do "sonecas" (aka n.3), que está a fazer o que ele de melhor sabe fazer nesta vida!!! :D

Alguns também já fazem tentativas de se meterem nas 4 patas. Cheguei até a segurar as mega-barrigas, mas pronto, não deu! :D A dona ajudou!
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça jun 17, 2014 11:29 am

Siesta time. 15 dias.

https://www.youtube.com/watch?v=RMDpY5L ... e=youtu.be

Também já dão uns passinhos trémulos (ontem) mas ainda não apanhei em video.
ricoco
Registado: terça jun 17, 2014 11:37 am

terça jun 17, 2014 11:47 am

Parabéns. Apesar de não gostar demasiado desta raça, os cachorros são lindos. Parecem todos iguais. Esperemos que o genótipo não seja demasiado apurado.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça jun 17, 2014 12:15 pm

Ahahahahaha a choradeira faz parte. Não sei onde a Sr. Yuki os tem, mas acordei noites a fio com esses choros. As mães na maior e eu a pensar que estavam ali a morrer. São uns chatos! :lol: :lol: :lol:
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça jun 17, 2014 4:08 pm

chatos mas giroooos! :D
An ye harm none, do what ye will
Bloqueado

Voltar para “Cães”