Como saber se um cão é de raça pura?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Susana94
Membro Veterano
Registado: terça fev 05, 2013 4:02 pm
Bart(Bichon Maltês)
Tarte(Trachemys scripta script)

terça jun 17, 2014 11:00 pm

JBranquinho Escreveu:O bla bla bla do costume,

Nem toda a gente quer os cachorros para ir a concursos, algumas pessoas querem e têm o direito de querer um cão com determinada aparencia e/ou temperamento, se vão pagar por isso o LOP é o minimo aceitavel (embora não haja grande controlo) e isso sim consegue-se por 200/300 euros. Ainda assim não deve comprar com base no preço, tenho um labrador descendente de campeões com exames de saude e tudo o que se tem direito, que comprei por um valor que nem me arrisco a mencionar aqui para não ser ofendido também, e dito por um conhecido meu que costuma ser juri, trata-se de um belo exemplar.
Se querem garantir, dentro do possivel, que o cão tem saude, tem o temperamento ideal e as caracteristicas perfeitinhas aí pois claro terão que pagar bem mais.

As vezes quer-se um carro desportivo, o Porsche é mais bonito mas nem sempre ha dinheiro para isso, opta-se por um honda...Mas já que se paga que seja mesmo um honda, se é que me faço entender nesta analogia, pela lógica da maior parte das pessoas, quem não tem dinheiro para o melhor mais vale não ter...
E apesar de cada um ter o direito de fazer com o seu dinheiro o que quer, ainda acham que devem ofender as pessoas por quererem ter na mesma.

Não é que eu concorde em alimentar criadeiros, mas concordo ainda menos com as pessoas que se ofendem umas as outras desta maneira, porque pior do que pessoas que tiram proveito dos animais, são pessoas que se maltratam umas as outras e nem proveito tiram disso, cumulo da burrice e má educação.

Vá visitar, peça o LOP que é o que lhe poderá minimamente garantir que os cachorros sao puros, veja em que condições são criados, veja os pais se aparentam ou não estar saudaveis, se os pais tiverem exames de saude peça para ver...depois com base nisso e com alguma investigação acerca do assunto que deverá fazer tome uma decisão. E faça com o seu dinheiro o que muito bem entender, mas faça-o em consciencia que é um animal que ira adquirir, seguindo a analogia dos carros, o barato pode sair caro, mas apesar disso é um ser vivo, não pode ir para a sucata se avariar. Garanta apenas que será bem tratado e alimentado e que terá todos os cuidados médicos que merece, caso necessite deles.

Boa sorte
X2
<p><strong>Susana Santos</strong></p>
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
JackTheRott
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

terça jun 17, 2014 11:12 pm

Graças aos defensores dessas vossas conversas é que os criadeiros se safam á grande. Continuem assim
JBranquinho
Membro Veterano
Registado: quarta dez 14, 2011 6:42 pm

terça jun 17, 2014 11:29 pm

Os criadeiros safam-se porque os ditos grandes criadores exageram de uma forma brutal no preço para poderem ter lucros brutais e alimentarem as suas viagens ao estrageiro para ir a exposições.
E como o português tem pouco dinheiro, e nem todos têm dinheiro para um Porsche...vai tendo o melhor que pode com o que tem. Se os Srs. Drs. Criadores não fossem alimentados por pessoas que vão nessas conversas, iriam continuar a criar caes de qualidade na mesma, simplesmente não o fariam se não quisessem, ganhariam era menos dinheiro, já não dava pra ir ao Dubai duas vezes por ano...que pena.
Se calhar se os vendessem a 500/600 as pessoas acabavam por preferir dar um pouco mais por algo de qualidade, e aí sim os criadeiros teriam menos saída.
Mas era dar um pouco mais dentro de uma realizade aceitavel para o país em que vivemos e os tempos em que vivemos.

Na vossa opinião ou se tem 1500€ para dar por um cão, ou então não se tem cão...ou então vai-se ao canil buscar um cão, que irá estar em contacto com os nossos familiares, crianças e idosos, sem termos qualquer conhecimento do seu temperamento doenças e etc? Isso para não falar que já por varias vezes tentei adoptar cães bebes de canis e nem ve-los desaparecem logo...

Ha pessoas a criar com condições bastante boas, pessoas honestas, que vao de encontro aquilo que muitas pessoas procuram, um cão de determinada raça ou o mais parecido possivel seja em aparencia ou temperamento, que possa ser ensinado desde bebe, com exames de saude, e que não seja extremamente caro. Isso encontra-se por aí, e não considero isso um criadeiro, isso para mim é apenas uma pessoa que vende honda em vez de porsche...
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
<p align="right"> Leonardo Da Vinci </p>
</strong></strong></strong></strong></strong>
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

terça jun 17, 2014 11:34 pm

JackTheRott Escreveu:Graças aos defensores dessas vossas conversas é que os criadeiros se safam á grande. Continuem assim
eu concordo com o que foi dito mas repare que eu comprei um cão pela primeira vez e não dei 200 ou 300 ou 400 por ele, dei bem mais, eu pretendia qualidade, e fiz muitas viagens para visitar criadores. Só que também conheço muito boa gente que comprou um cão no olx por 150 euros e o cão é muito amado e bem tratado, não vive acorrentado, vive dentro de casa junto dos donos como se fizesse parte da família e não vão criar obviamente, opah, gostaram do cão e compraram, é bem tratado não tenho nada contra. Mas se se falar em criação a coisa já é diferente obviamente! Não é com cães de 150 euros que se fará criação de excelente qualidade. Obviamentente....
<p><strong>Informe-se e questione muito antes de adquirir um animal, &eacute; fundamental! </strong></p>
<p><strong>"A dog is the only thing on earth that loves you more than he loves himself." Josh Billings </strong></p>
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

terça jun 17, 2014 11:40 pm

JBranquinho Escreveu:Os criadeiros safam-se porque os ditos grandes criadores exageram de uma forma brutal no preço para poderem ter lucros brutais e alimentarem as suas viagens ao estrageiro para ir a exposições.
E como o português tem pouco dinheiro, e nem todos têm dinheiro para um Porsche...vai tendo o melhor que pode com o que tem. Se os Srs. Drs. Criadores não fossem alimentados por pessoas que vão nessas conversas, iriam continuar a criar caes de qualidade na mesma, simplesmente não o fariam se não quisessem, ganhariam era menos dinheiro, já não dava pra ir ao Dubai duas vezes por ano...que pena.
Se calhar se os vendessem a 500/600 as pessoas acabavam por preferir dar um pouco mais por algo de qualidade, e aí sim os criadeiros teriam menos saída.
Mas era dar um pouco mais dentro de uma realizade aceitavel para o país em que vivemos e os tempos em que vivemos.

Na vossa opinião ou se tem 1500€ para dar por um cão, ou então não se tem cão...ou então vai-se ao canil buscar um cão, que irá estar em contacto com os nossos familiares, crianças e idosos, sem termos qualquer conhecimento do seu temperamento doenças e etc? Isso para não falar que já por varias vezes tentei adoptar cães bebes de canis e nem ve-los desaparecem logo...

Ha pessoas a criar com condições bastante boas, pessoas honestas, que vao de encontro aquilo que muitas pessoas procuram, um cão de determinada raça ou o mais parecido possivel seja em aparencia ou temperamento, que possa ser ensinado desde bebe, com exames de saude, e que não seja extremamente caro. Isso encontra-se por aí, e não considero isso um criadeiro, isso para mim é apenas uma pessoa que vende honda em vez de porsche...
Aliás, há uma realidade subentendida no seu post, pois muitos criadores portugueses que vendem cães a 1500 1600 euros afirmam que "não costumo vender muito por cá (Portugal), vendo mais para o estrangeiro' falo de criadores muito bem conceituados atenção. Isto para dizer que o poder económico de um Alemão (infeliz exemplo devido ao 4-0) dá muito bem para comprar um cachorro de 1600 3000 euros, agora um português COMUM já é diferente.
JBranquinho
Membro Veterano

terça jun 17, 2014 11:41 pm

Isso é logico um cão de 200/300e poderá não ter tantos exames de saude e despistes de doenças, poderá não ter as caracteristicas da raça todas apuradas e ser um exemplar capa de revista, como um de 1500e. Mas existem alguns que têm o suficiente para proporcionar a algumas pessoas o amigo ideal, com as caracteristicas que procuram.

Obviamente não incluo neste lote aquelas pessoas que fazem cães como quem faz pipocas...isso sim são criadeiros.
<strong><strong><strong><strong>"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade."<strong>
JackTheRott
Membro Veterano

terça jun 17, 2014 11:44 pm

Susana94 Escreveu:
JackTheRott Escreveu:Graças aos defensores dessas vossas conversas é que os criadeiros se safam á grande. Continuem assim
eu concordo com o que foi dito mas repare que eu comprei um cão pela primeira vez e não dei 200 ou 300 ou 400 por ele, dei bem mais, eu pretendia qualidade, e fiz muitas viagens para visitar criadores. Só que também conheço muito boa gente que comprou um cão no olx por 150 euros e o cão é muito amado e bem tratado, não vive acorrentado, vive dentro de casa junto dos donos como se fizesse parte da família e não vão criar obviamente, opah, gostaram do cão e compraram, é bem tratado não tenho nada contra. Mas se se falar em criação a coisa já é diferente obviamente! Não é com cães de 150 euros que se fará criação de excelente qualidade. Obviamentente....
mas são os que são abandonados.
JBranquinho
Membro Veterano

terça jun 17, 2014 11:48 pm

Só abandona um cão quem nunca teve nenhum antes, e se o tiver que fazer tanto o fará com um que veio do canil, como com um de 100, 500 ou 1500e. Se o abandona é porque não sabe cuidar dele e seja qual for o valor que tenha pago pelo cão, não o merecia ter de qualquer das formas.
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

terça jun 17, 2014 11:49 pm

JackTheRott Escreveu:
Susana94 Escreveu:
mas são os que são abandonados.
também, infelizmente também é uma realidade, e por essa razão é que eu se um dia fosse criadora venderia os meus cães a mais de 600 700 euros para as pessoas pensarem bem nas suas escolhas! Eu estive 3 anos para comprar o meu por ser tão caro, mas como o queria tanto nem me importei de esperar nem de dar aquele valor por ele. Mas no caso de haver muitos abandonos é precisamente por haver tanta oferta e procura fácil e falta de responsabilidade humana
JackTheRott
Membro Veterano

terça jun 17, 2014 11:50 pm

JBranquinho Escreveu:Só abandona um cão quem nunca teve nenhum antes
Ihhh..tanta gente que teve cães e os abandonou para ter outros..até há quem abandone o rafeiro para ter um de raça low cost...
Susana94
Membro Veterano
Bart(Bichon Maltês)

quarta jun 18, 2014 12:00 am

JBranquinho Escreveu:Só abandona um cão quem nunca teve nenhum antes, e se o tiver que fazer tanto o fará com um que veio do canil, como com um de 100, 500 ou 1500e. Se o abandona é porque não sabe cuidar dele e seja qual for o valor que tenha pago pelo cão, não o merecia ter de qualquer das formas.
sim. Mas é mais "fácil" deitar um cachorro fora de 100 euros do que um que custou 1500. Vejamos um exemplo, (não gosto de fazer esta comparação mas infelizmente muitos humanos vêm as seus cães como objectos), um individuo compra um carro por 500 euros não se importa de o riscar ou de ter mais uma amolgadela, mas se ao invés de um carro de 500 euros comprar um de 20 mil, ou 100 mil ou, para os mais excêntricos, um de 1 milhão vai fazer de tudo para que nem uma mosca lhe toque, precisamente por ter sido caro e veio do stand a brilhar (tem qualidade). Ou seja, por mais que queiramos nunca chegaremos a ver um bugatti de 2014 abandonado à frente da nossa casa com a chave na ingnição e cheio de combustível e com rodas. Quem abandona também um cão seja por que valor for não tem amor ao seu dinheiro nem ao animal, nem sequer são pessoas merecedoras de terem amigos tão fiéis!
JBranquinho
Membro Veterano

quarta jun 18, 2014 12:12 am

Isso a culpa é da pessoa que compra não de quem vende.

Não julgo que o abandono tenha a ver com o preço dos cães, acho que tem a ver mais com atitudes impensadas, porque acharam que era giro ter um cão mas esqueceram-se que precisa comer, ir ao vet, que vai comer paredes, rodapés, sofás etc que vai ter os xixis e cocos que vai precisar acordar mais cedo para os ir levar a rua entre outras coisas e quando isso tudo acontece acho que o valor que se pagou pelo cão pouco importa, ha que aguente e há quem achou que aguentava...

Eu como digo o meu ultimo cão pode-se considerar low cost, se comparar-mos com esses de 1500e e no entanto o sr. fazia tinha cerca de 9 cães com ele, fazia apenas duas ninhadas no maximo por ano, com cadelas diferentes logicamente. Os cachorros vinham com exames de saude, não todos logicamente, os pais também os tinham, e tudo tinha umas condições maravilhosas, e o meu cachorro vinha de linhagens premiadas, e no entanto aquela pessoa estava a considerar parar de criar pois não se queria juntar aos Lambões que pediam balurdios nem queria criar sem ser como deve ser...isto tudo para dizer, existem cães que o comum portugues pode comprar, com o minimo de condições. É preciso é estar informado e saber escolher, talvez consiga o que procura por um preço que possa pagar.

No meu caso, como é sabido os labradores são raça da moda e são das raças mais estragadas que por aí andam, no entanto eu quando decidi procurar o meu sempre tive a posição de não alimentar nem os lambões das quintas, valleys e tudo mais nem aquela gentinha que cria 10 raças diferentes, tipo maquina de pipocas como disse há pouco. Não sei se tive sorte, mas consegui o que procurava, para ser sincero pelo preço consegui até bem mais do que esperava e deixo aqui o meu testemunho para que as pessoas que procuram um amigo não desistam de tentar encontrar só porque não podem dar 1500€ por ele.
JBranquinho
Membro Veterano

quarta jun 18, 2014 12:23 am

Susana94 Escreveu:
JBranquinho Escreveu:Só abandona um cão quem nunca teve nenhum antes, e se o tiver que fazer tanto o fará com um que veio do canil, como com um de 100, 500 ou 1500e. Se o abandona é porque não sabe cuidar dele e seja qual for o valor que tenha pago pelo cão, não o merecia ter de qualquer das formas.
sim. Mas é mais "fácil" deitar um cachorro fora de 100 euros do que um que custou 1500. Vejamos um exemplo, (não gosto de fazer esta comparação mas infelizmente muitos humanos vêm as seus cães como objectos), um individuo compra um carro por 500 euros não se importa de o riscar ou de ter mais uma amolgadela, mas se ao invés de um carro de 500 euros comprar um de 20 mil, ou 100 mil ou, para os mais excêntricos, um de 1 milhão vai fazer de tudo para que nem uma mosca lhe toque, precisamente por ter sido caro e veio do stand a brilhar (tem qualidade). Ou seja, por mais que queiramos nunca chegaremos a ver um bugatti de 2014 abandonado à frente da nossa casa com a chave na ingnição e cheio de combustível e com rodas. Quem abandona também um cão seja por que valor for não tem amor ao seu dinheiro nem ao animal, nem sequer são pessoas merecedoras de terem amigos tão fiéis!
Não concordo com isso, porque quem comprou um por 100e so o fez porque era isso que podia dar.

E as coisas têm o valor que nós lhe queremos atribuir, 500e pode ser pouco para muita gente mas para quem os deu se calhar é bastante. Enquanto que se calhar quem compra um carro de 20 mil, 100 mil ou 1M pode com facilidade comprar outro. Se eu tiver um carro que me custou 8mil que pago com muito custo, irei trata-lo o melhor que posso e dar-lhe imenso valor....se eu tiver 1M para dar por um carro de certeza posso comprar outro no dia seguinte.

Com os cães não deve ser muito diferente, e acredito que não podemos generalizar. Pois eu acredito que haja quem se esforça por juntar 250e para comprar o amigo que sempre quis e se esforce para lhe dar o melhor e por o tratar bem e acredito que haja gente finoria que compra o primeiro de 1500 ou 2000 que aparece na novela ou na revista, so porque é fino ter um cão daqueles para andar dentro da mala da channel ou o que seja e depois quando a moda muda vão buscar outro.
Há de tudo, generalizar é imprudente...Na minha opinião até ha criadeiros a vender a 1500€ que aquilo é pouco mais que negocio e desculpa para passear e ha criadores a vender a 500€ que o fazem por motivos mais nobres.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta jun 18, 2014 7:06 am

Tanto disparate, valha-nos Nossa Senhora da Agrela que não há santa como ela... :roll:

Todos os Criadores que conheço NÃO vivem DA criação, todos têm os seus empregos e vivem PARA a criação, com sacrifício próprio, quer financeiro quer físico quer psicológico, mas isto são "pormenores" que só alguns é que atingem...... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
StopAF
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2014 10:58 am

quarta jun 18, 2014 8:03 am

Também gosto muito das conclusões do costume dos economistas de pacotilha de que se o preço de venda é maior então o lucro também é maior. Acho que ainda ninguém me respondeu: quem é que tem mais lucro, o Belmiro a vender produtos baratos no Continente ou o merceeiro da esquina? Tenho que perguntar aqui ao merceeiro da esquina quantas vezes ele vai ao Dubai por ano, que o Belmiro, coitadinho, pela lógica da batata aqui do pedaço, não vai certamente a lado nenhum ...

Os criadeiros existem não porque os criadores vendam caro mas porque há gente que quer cães de raça "puros" (sabem lá eles o que é isso ...) a low cost, e que se divertem imenso a regatear o preço e a ficar todos contentes com 20 ou 50 €, quando uma operação a cataratas - a um olho - custa 1000 ...
Responder

Voltar para “Cães”