Pet Shop - Erros Graves

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
sphiren
Membro Júnior
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sexta jun 20, 2014 6:35 pm

Hallo. Não sabia se devia comentar ou não visto que é algo que passa pelo conhecimento de todos e não acho que deva divulgar aqui nomes... (...).
Apenas estou um bocado :o com determinadas atitudes e coisas que vejo numa pet shop onde adquiri os meus bichinhos.
Acabo de ver um video que meteram no facebook da loja em que se vê uma taça de água no 'habitat' dos hamsters :o deduzo que seja um perigo enorme. A taça é das dimensões das rodas que usam lá.. cheia de água.
Uma das vezes que lá fui e queixei-me que o hamster estava meio mole, começaram a impingir-me produtos de tudo e mais alguma coisa, inclusive guloseimas (depois de referir que tava com receio que fosse por estar a engordar).
Fui comprar uma tartaruguinha e recomendaram uma tartarugueira. Depois de comrar a tartarugueira passei na loja e disseram que era melhor comprar uma tartarugueira maior porque ela ia crescer muito. Não comprei porque achei que se fosse só esse o problema, iria comprar um pouco mais tarde (não precisava de ir a correr comprar). Houve uns dias que a temperatura desceu e eu queixei-me na loja que a tartaruga estava a ficar muito quieta. Eles disseram pra comprar uma resistencia de aquecimento (uma barra que se afunda na água) mas que pra isso eu precisava de uma especie de aquário tanque. A sério, eu fiquei fula com a situação. :evil: realmente estes gajos só querem vender!
Além de tudo isto, quando e o proprietário da loja a atender, está sempre casmurro caso não queira comprar imensas coisas. E ainda responde como se quisesse nos dar sensação que estamos a ser negligentes com os nossos bichinhos. Do tipo ''ah você é que sabe... nós aqui damos isto aos nossos animais... mas fica á sua conta, você é que sabe'' com uma cara de ''responsabilidade é sua'' :?
Tinham um coelhinho preto com uma especie de ''caspa'' no pêlo... uma amiga foi lá um dia e disse que o coelhinho tava com uma irritação qualquer, alergia talvez... Isto em Coimbra. É a unica loja pet shop que sou cliente, e irrita-me porque certas coisas sei que vendem lá (comida versele) mas se não for ali não sei onde ir.

Senão nem voltava lá :roll:
gon112
Membro Júnior
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sexta jun 20, 2014 7:59 pm

Infelizmente a maior parte das lojas de animais não têm a preocupação necessária com os animais e muitas das vezes os vendedores não têm uma boa formação, apesar disso tenho uma loja aqui perto onde o homem sabe muito sobre os animais e portanto fico descansado com os seus conselhos. Mas sim é triste em como tratam os animais em determinadas lojas e depois aquilo mais parece um toys r us onde metem para lá brinquedos. Animais são para se cuidar devidamente, como seres racionais temos essa obrigação.

PS: Sobre a taça de água tens razão um hamster não pode se molhar pois pode apanhar uma constipação ou pode entrar em hipotermia (acho que é mais ou menos isto). Só as ratazanas é que se podem divertir com a água pelo que sei.
CristinaFrr
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sexta jun 20, 2014 8:48 pm

Isto é extremamente comum, acredito que hajam uma ou duas lojas boas por aí, mas é uma coisa rara, rara, rara.

A verdade é que não é necessário qualquer tipo de estudo para se ser empregado numa loja de animais, sei de pessoas a trabalhar em lojas de animais que nem sequer gostam de animais, imagine-se.

Eles são pagos para vender, logo é isso que vão tentar fazer, não devemos esperar mais de uma loja de animais, afinal a responsabilidade é nossa mesmo, temos de fazer o trabalho de casa antes de adquirir seja o que for para os nossos animais, não se pode confiar nas lojas, por isso devemos pesquisar muito, falar com pessoas experientes, etc, antes de fazermos as nossas compras.

Tente ir sempre informada para as lojas, para que não seja enganada.

Eu deixei de ir a lojas de animais por esse motivo, geralmente encomendo tudo online, mas de vez em quando não dá para evitar e lá entro eu, mas tento não manter qualquer contacto com os empregados, até porque já passei uma bela tortura com um, o senhor tinha a loja vazia e não me largava nem um segundo!
"Olhe este bebedouro automático para o seu gato", "Olhe esta linda coleira", o pior de tudo é que eu só ia lá comprar um comedouro de cerâmica, ao qual fui directa buscar, só fiquei lá a ver mais umas coisas por curiosidade, nada mais.
Nessa mesma loja, há uns meses atrás, fui lá buscar uma ração que só nessa loja consigo encontrar (para meu azar) e estava lá precisamente o oposto dessa figura, um empregado extremamente mal humorado que até mesmo na altura da compra foi de uma simpatia nível 0. :roll:
Não nos deu o recibo, tive de pedir eu, assim que cheguei a casa, percebi o porquê, a ração passou de validade há dois meses atrás! Tendo em conta que normalmente esta ração tem uma validade de cerca de 2 anos, imaginemos há quanto tempo ela ali estava, se eu não pedisse o recibo já me tinha lixado.

Evito ao máximo lojas de animais que vendam animais, deixam-me tristes, deprimidas, por esse motivo tento ir sempre às que só vendem acessórios e rações.

O meu conselho é fazer queixa no livro de reclamações, infelizmente não dá para mais, eu já tentei telefonar para as autoridades uma vez, numa loja em que hamsters estavam a matar-se a sangue frio como lhes é natural e as autoridades não tomaram qualquer acção e os seres não os separaram, eu sou uma pessoa extremamente calma, mas naquele dia calhou eu passar-me do juízo.
gon112
Membro Júnior
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sexta jun 20, 2014 9:53 pm

Cristina acha mesmo que as autoridades se iriam importar? Foi no entanto uma boa atitude. Mas tem razão numa coisa, só serve mesmo para comprar a ração ou brinquedos de resto é para esquecer, é triste ver pessoas que não gostam de animais ou que os encaram como objetos sem cuidado nenhum a tratar deles...
CH2O2
Membro Veterano
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sábado jun 21, 2014 1:28 pm

sphiren Escreveu:Uma das vezes que lá fui e queixei-me que o hamster estava meio mole...
Realmente a loja não é o sítio mais indicado para se queixar dos problemas de saúde do hamster. É um facto que as lojas têm muitas falhas mas não deve esperar que os lojistas também sejam veterinários.
sphiren Escreveu:...começaram a impingir-me produtos de tudo e mais alguma coisa...
É essa a realidade que temos. Nas lojas vendem-se produtos. Não vamos ao talho para curar uma constipação. Porquê que haveriamos de ir à loja se o animal está doente?
Não pense que não entendo a sua frustração. No que diz respeito às lojas de animais a legislação é insuficiente, a fiscalização nem sempre funciona e muitos lojistas não têm a formação necessária ou nem querem saber. Mas não devemos pedir milagres. A responsabilidade do dono é mais importante que a da loja. Se comprou um hamster saudável na loja e ele adoeceu ao seu cuidado, porquê que exige responsabilidades à loja em vez de tomar a responsabilidade de consultar um veterinário?
sphiren Escreveu:Fui comprar uma tartaruguinha e recomendaram uma tartarugueira...
Espero que não tenha sido daquelas com a palmeira. Isso não é uma tartarugueira, é um cemitério de tartarugas. Devia ser proibido vender tal coisa e quem compra é porque não se informou primeiro que essa porcaria só serve para matar tartarugas.
sphiren Escreveu:Houve uns dias que a temperatura desceu e eu queixei-me na loja...
A temperatura desceu? Isso não deveria acontecer pois uma tartarugueira deve estar equipada com uma resistência e termostato. Primeiro compra-se e monta-se todo o equipamento necessário. Só depois é que se leva o animal para casa. Se tem uma tartarugueira sem aquecimento vai queixar-se à loja porquê?
sphiren Escreveu:...realmente estes gajos só querem vender!
Pois, é a triste realidade. Por esse motivo o dono do animal tem que se precaver e estudar quais as verdadeiras necessidades do animal antes de o levar para casa.
sphiren Escreveu:Do tipo ''ah você é que sabe... nós aqui damos isto aos nossos animais... mas fica á sua conta, você é que sabe'' com uma cara de ''responsabilidade é sua'' :?
Pois, a responsabilidade final é mesmo do dono do animal. Lá porque as lojas nem sempre são honestas não retira a responsabilidade aos donos.
Última edição por CH2O2 em sábado jun 21, 2014 10:48 pm, editado 4 vezes no total.
Charlie2
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sábado jun 21, 2014 1:36 pm

comprar animais numa petshop raramente é boa política.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
CH2O2
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sábado jun 21, 2014 10:45 pm

Charlie2 Escreveu:comprar animais numa petshop raramente é boa política.
As pet shops têm imensos problemas. Por cada animal exótico que chega vivo a uma loja há outro que morreu antes de lá chegar. E quem compra um animal numa pet shop está a contribuir para deixar um espaço vazio na prateleira que será substituído por outro animal vivo e o equivalente morto. Não quero de forma nenhuma defender as atrocidades de muitas lojas. Mas quem compra um animal numa loja não tem razão nehuma para se queixar. Se o animal adoece e o dono não trata a culpa é da loja? Se a loja quer vender o material que necessário ao animal é porque quer intrujar o cliente? Se o dono não se informa previamente e deixa-se enganar pela loja, não deve também ser chamado à resposabilidade?
sofiaysabell
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Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

terça jun 24, 2014 3:23 pm

Há pouco tempo abriu cá no Algarve uma petshop diferente de todas as outras que conheço pela variedade de exóticos que vende. Doninhas, morcegos, enfim... Um leque de animais que eu nem pensei que pudessem ser comercializados assim. Chocou-me ainda mais quando, certo dia, lá fui para comprar uma peça de gaiola e tive a oportunidade de assistir a esta cena: um senhor que também tinha ido comprar material para o terrário da sua cobra, perguntou à vendedora da loja se poderia levar a ninhada inteira de hamsters anões russos recém-nascidos que lá havia para alimentar a sua cobra. A vendedora não hesitou e disse-lhe logo que sim, enfim, lá lhe vendeu a ninhada que ele numa caixa de cartão. Deu-me a ideia que seria quase como uma "experiência", uma diversão para ver a reação da cobra. Não sei, pois mantive alguma distância e não ouvi a conversa toda. Não sei se isto é uma prática habitual para quem tem cobras, mas a mim chocou-me.
gon112
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terça jun 24, 2014 6:01 pm

Sofia tem a certeza que foram hamsters? Normalmente são dados ratos para as cobras alimentarem-se, mas acho que a alimentação é feita a cada semana ou duas semanas não sei muito bem por isso uma ninhada é de estranhar e ainda para mais hamsters...

PS: Não estou a desvalorizar o valor das ratazanas/ratos apesar de ter um hamster reconheço que as ratazanas são mais sociáveis e brincalhonas que os hamsters e portanto melhores animais para companhia.
cecilia1987
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terça jun 24, 2014 9:04 pm

Infelizmente haverá sempre lojas boas e más.
Cabe a nós identifica-las e não recorrer a elas, ou então, ir lá e "salvar" o bixo...

Mas antes de adquirir mos um animal doméstico, temos que fazer uma breve pesquisa.
CristinaFrr
Membro Veterano
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terça jun 24, 2014 9:41 pm

Infelizmente já esperava que as autoridades não se importassem, mas pronto, não custou nada tentar, fiquei extremamente revoltada nesse dia, uma vergonha, até mesmo para a reputação da loja, na minha opinião deveria ser do interesse deles manter a boa reputação e separar os hamsters, o que é que os clientes pensam ao ver animais a matarem-se ali em público? Eu não voltaria mais ali, e assim o fiz.

E infelizmente há sim, várias pessoas que dão hamsters às cobras e outros animais que se alimentam de ratos, eu não entendo muito de cobras, mas já ouvi dizer por aqui que não são muito bons para elas...se assim for, o homem está também a colocar em risco a sua cobra.

Mas de facto, uma ninhada inteira...só se os for congelar, a não ser que tenha mais cobras.
xtina_xm
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quarta jul 09, 2014 10:19 pm

Eu tinha um amigo que trabalhava numa loja e passava-se com varias situaçoes.... desde tirarem os animais (canarios, etc) da montra pq estavam com mau aspecto e os deixavam morrer la parte traseira da loja.. até terem lá uma enguia num tuperware com agua.... e nao os deixavam alimenta-la (ele alimentava a mesma) e nao o deixavam traze-la para casa... nem a por a venda... Ele acabou por se despedir pq ja n suportava...

Conselho: É uma loja, escreva tudo no livre de reclamaçoes!
kitttten
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Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quinta set 04, 2014 10:00 am

Pois, eu trabalho numa petshop e tenho o CUIDADO, de informar os clientes de tudo o que os animais necessitam!
Deram o exemplo duma tartaruga, eu aconselho sempre ou tartarugueiras grandes ou aquas, digo sempre que os animais necessitam ou de exposição directa ao sol ou de lâmpada, aviso que no inverno deixam de comer e entram em dormência se não tiverem aquecimento e serve de quê?
A maior parte das pessoas quer é o animal e quando se avisa do que é necessário para o animal ter uma boa qualidade de vida começam a fazer contas e lá acham que gastar 150€ em material para um animal que custa 8€ é um desperdicio de dinheiro ...

Logo, não sejam tão rápidos a culpar as lojas, metam a mão na consciência e vejam se só as lojas são as culpadas da incúria!

É certo que muita gente que está a trabalhar numa loja de animais não faz a menor ideia do que está a fazer nem que informações deve dar, mas é nossa a liberdade de não comprar se não estamos satisfeitos com as informações que recebemos!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Vitruvia
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Registado: domingo abr 06, 2014 3:41 pm

domingo set 07, 2014 2:56 am

Acho que sei que petshop é essa, porque já ouvi amigos de Coimbra falar de uma que, se não é a mesma, é pelo menos muito parecida.

Nestes caso, há um "quê" de responsabilidade por parte do consumidor e outro (enorme) por parte da loja.

Nem todas as lojas de animais se preocupam com o bem-estar dos animais nem com a honestidade. Muitas até vão buscar os animais a criadores que não se importam com o bem-estar e saúde dos animais e que só os encaram como uma fonte de dinheiro.

Por isso mesmo, é importante saber que lojas são melhores quando se trata de lojas que vendem animais. Mesmo que não se saiba, existe sempre muita informação disponível online, como aqui na Arca.

Existe sempre a opção de ir a uma loja que não vende animais. Alguns veterinários têm uma loja ou um catálogo no consultório, também pode ser opção para quem procura rações mais específicas.

Quanto a tentarem vender "ao acaso", acho que isso também é mais frequente nas lojas que não se preocupam muito com os animais que vendem. É por isso que devemos saber o que queremos comprar. Se for a uma loja de roupa em que estejam mais interessados no dinheiro, vão-me tentar vender todas as t-shirts e casacos que tiverem. Se eu souber que quero um modelo de calças específico, é mais difícil convencerem-me a comprar coisas que não quero.

Acho que fazer queixa às autoridades, infelizmente, não é muito eficaz. Para além do livro de reclamações, há sempre coisas que podemos fazer, desde espalhar a palavra e denunciar a situação ou simplesmente não fazer compras nessas lojas. Se elas existem, é porque as pessoas lhes continuam a dar dinheiro.

A história do hamster parece-me estranha mas não vou julgar aquilo que não sei. Se foi a um vet com o hamster e lhe foi dito que o animal já vinha assim da loja, acho que é razoável ir lá reclamar. Se o problema surgiu depois aí não há mesmo motivo para ir à loja. Nem toda a gente que trabalha nas lojas de animais tem qualificações para poder recomendar tratamentos.
sofiaysabell Escreveu:Há pouco tempo abriu cá no Algarve uma petshop diferente de todas as outras que conheço pela variedade de exóticos que vende. Doninhas, morcegos, enfim... Um leque de animais que eu nem pensei que pudessem ser comercializados assim. Chocou-me ainda mais quando, certo dia, lá fui para comprar uma peça de gaiola e tive a oportunidade de assistir a esta cena: um senhor que também tinha ido comprar material para o terrário da sua cobra, perguntou à vendedora da loja se poderia levar a ninhada inteira de hamsters anões russos recém-nascidos que lá havia para alimentar a sua cobra. A vendedora não hesitou e disse-lhe logo que sim, enfim, lá lhe vendeu a ninhada que ele numa caixa de cartão. Deu-me a ideia que seria quase como uma "experiência", uma diversão para ver a reação da cobra. Não sei, pois mantive alguma distância e não ouvi a conversa toda. Não sei se isto é uma prática habitual para quem tem cobras, mas a mim chocou-me.
Essa história é estranha, pelo que conta não me parece que tenham sido hamsters e o mais provável é que tenham sido pinkies criados mesmo para o efeito. Não que não possa ser verdade mas tem a certeza que não entendeu mal? :o
JPN761
Membro
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Registado: segunda jun 02, 2014 9:44 am

segunda set 08, 2014 5:20 pm

Já apanhei de tudo um pouco, desde gente (empregados ou donos) mal educados, ser atendido com o empregado a falar ao telemovel sem parar um segundo e indicar o valor a pagar apontando ao visor da maquina, empregados sem perceberem de nada do que estao a fazer a empregados que entendem mto bem do que falam.

Sou consumidor e cada prefiro mais as lojas online, embora isso tenha um efeito contra produtivo, as lojas fisicas vendendo menos este tipo de atitudes vai sempre piorar, nao havendo lucros nao há formação nem ordenados que sejam compativeis (hoje em dia em todo o lado é assim :( ) .


Descobri uma loja em Benfica há pouco tempo que é excelente e fiquei deveras admirado com o profissionalismo, e "vivem" para o cliente, coisa rara.

Cabe-nos a nós divulgar seja num forum, no facebook, através de conversas com amigos, se a loja for num centro comercial enviar um email ao centro até focando na possivel má publicidade que pode trazer... reclamando no livro , etc... podemos contribuir para que as lojas fechem mais e se mantenham as boas abertas. Cuidado com denuncias diretas. por vezes esbarram na difamação....
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