Displasia Cotovelo - contactos para outras opiniões

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quarta jul 02, 2014 9:43 am

Bom dia,

a minha cadela (cão lobo checoslovaco) de um dia para o outro começou a coxear da pata direita dianteira, e a ganir imenso quando corria (às vezes ainda gane) ou quando pousava a pata no chão. Na 1ª ida ao vet ela tinha uma ferida no corpo (do mesmo lado da pata), que a vet pensou ser de uma picada/planta, foi limpa, tomou antibiótico e anti-inflamatório e que poderia estar relacionado com o coxear (eu não sou vet, mas não achei grande ligação)....dei-lhe os medicamentos, a ferida passou. O problema da pata continuava.

Novamente ao vet, a recomendação era ortopedia. Foi sedada e fizeram rx.

Agora coloco estas dúvidas:

O Rx ficou no vet (no computador), aliás foi-me só assim mostrado.

- Não seria correto, ou não será costume darem aos donos? Eu paguei-o, certo?

Disseram-me que tinha displasia do cotovelo. Questionei a gravidade do mesmo e o grau. Pareceu-me que me deram uma resposta vaga.

As soluções que me apresentaram foram:

- cirurgia, que seria cerca de 450,00€, mais a medicação pós cirúrgica, que melhoraria em cerca de 90% o estado da cadela.

- medicação - anti inflamatório e condoprotetores, além de um alimentação específica: hill´s J/D - baixas calorias, a vet disse-me inclusivamente que a que lhes dou tem muitas proteínas (acana wild prairie - 31% e dingo energy - 30%), e muitas vezes dou carne crua/ovo/iogurte/sardinha/cavala....etc).

Sempre pensei que para um cachorro (ela tem agora 15 meses - cerca de 29 kgs), uma boa ração não deve ter menos de 28%. Essa da hill´s tem 20%!! Podem ajudar-me neste aspecto sobre estes constituintes?

Obviamente, vou pedir outras opiniões acerca da displasia. Uma será no vet da mãe da minha cadela.

Queria perguntar-vos se me podem indicar um bom vet/ortopedista para que possa ir ouvir outra opinião.

Obrigada.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quarta jul 02, 2014 9:49 am

Com 15 meses já não é cachorro ...

Pode pedir para lhe entregarem o rX em CD e contactar a Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa, para uma 2ª opinião.
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quarta jul 02, 2014 10:19 am

Sim....não é bem cachorro....mas como é de raça grande..... :D

Obrigada.

Vou contactar a FMV.
MaYxAs
Membro
Mensagens: 56
Registado: sábado nov 15, 2003 1:57 pm

quarta jul 02, 2014 9:05 pm

Boa noite Ziva,

Para mim, um dos melhores médicos ortopedistas é o Dr. Luis Morais. Um médico já com uns bons anos de experiência e uma pessoa bastante sensata. Os meus cães são acompanhados por ele há uma série de anos.

É sócio fundador do Grupo de Interesse Especial em Traumatologia e Ortopedia Veterinária:

http://www.apmveac.pt/pt/gie-grupos-act ... terinaria/

A sua clinica chama-se CDVet.
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quinta jul 03, 2014 11:52 am

Obrigada.

Mais alguém pode ajudar relativamente ás outras questões? Tipo de ração e a tal história da proteína, e o rx ficar no vet?

Agradeço.
meandmedog
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: quinta jul 03, 2014 11:35 am

quinta jul 03, 2014 12:01 pm

Se pedir o Rx de certeza que dão. Pode é ser sem relatório.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta jul 03, 2014 12:11 pm

E que tal arranjar a tal de 2ª opinião para saber se o cão tem mesmo displasia do cotovelo? Se o cão precisar mesmo de operação não é com rações que lá vai :roll: (e já lhe disse que o cão não é cachorro, com 15 meses o cão já parou de crescer, a não ser para os lados ...)
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quinta jul 03, 2014 1:18 pm

St0pAF Escreveu:E que tal arranjar a tal de 2ª opinião para saber se o cão tem mesmo displasia do cotovelo? Se o cão precisar mesmo de operação não é com rações que lá vai :roll: (e já lhe disse que o cão não é cachorro, com 15 meses o cão já parou de crescer, a não ser para os lados ...)
Já tenho duas consultas marcadas para a 2ª opinião.

Eu sei que se tiver mesmo displasia não é com rações que vai lá.....(nem disse tal coisa, pois não??) simplesmente a vet aconselhou aquela ração específica (que alivia a dor das articulações e melhora a mobilidade) e referiu a questão da proteína....eu nunca disse aqui que "com a ração vai lá", apenas perguntei se me ajudam a perceber esse fundamento sobre a proteína.....

Quanto ao ser cachorro....não precisa de me dizer dessa forma "e já lhe disse.....", eu não insisti. Apenas referi o facto da raça ser grande.
St0pAF
Membro Veterano
Mensagens: 601
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

quinta jul 03, 2014 2:16 pm

Se não é cachorro então não precisa desses 28% de proteína, não percebo qual é a sua dúvida a esse respeito ...
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

quinta jul 03, 2014 3:05 pm

Pois...é verdade.


Mas ainda assim, pensava que a proteína deveria ser, para cão adulto, deveria ser superior a 25%.

Esta que ela sugere tem 20%. Acho pouco. E pelo que percebi, seria ainda baixa caloria. Calculo que tenha a ver com o peso da cadela e o posterior "peso" nas articulações....

mas não é a gordura que influencia o peso? Posso estar enganada.

Bem.....isto das rações..... :o

Obg a todos.
JackTheRott
Membro Veterano
Mensagens: 491
Registado: sexta mai 10, 2013 11:12 pm

quinta jul 03, 2014 9:46 pm

peça o rx por mail
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

sexta jul 04, 2014 10:15 am

JackTheRott Escreveu:peça o rx por mail
e como pagou o RX e o diagnóstico, são ambos seus, logo tem direito a tê-los consigo.

Votos de que corra tudo bem
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jul 04, 2014 5:06 pm

MaYxAs Escreveu:Boa noite Ziva,

Para mim, um dos melhores médicos ortopedistas é o Dr. Luis Morais. Um médico já com uns bons anos de experiência e uma pessoa bastante sensata. Os meus cães são acompanhados por ele há uma série de anos.

É sócio fundador do Grupo de Interesse Especial em Traumatologia e Ortopedia Veterinária:

http://www.apmveac.pt/pt/gie-grupos-act ... terinaria/

A sua clinica chama-se CDVet.
Também recomendo. Operou os meus cães.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Joie2
Membro Veterano
Mensagens: 1365
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta jul 04, 2014 9:49 pm

Dr. Alfredo Fachada (Alapraia- Estoril). Recomendo.
Ziva2011
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta set 28, 2011 12:59 pm

sábado jul 05, 2014 10:02 am

Bom dia,

agradeço-vos a todos as indicações que me deram. Ontem já fui à "2ª opinião" na FMV, e fizeram novos rx (entretanto do vet enviaram por mail os outros), mas como não tinha em CD, fez novamente.

Na FMV, na observação do rx disseram que havia um osso que não era completamente claro, mas que para ser displasia do cotovelo teria que apresentar outros sinais no rx, que ali não se evidenciavam.

Tinha sim uma mancha, género inflamação (que agora não me recordo do nome, tenho em casa junto do CD), que pode "anunciar-se" de vez em quando e nessas alturas deveria tomar o previcox - anti inflamatório. Deveria evitar os saltos e grandes correrias....o que não é fácil!

Falei-lhe da questão da ração e ele disse que não valeria a pena, porque de gorda a cadela não tem nada.

Irei ao Dr. Luís Morais para uma última opinião.

No entanto irei pedir CD do rx ao 1º vet....é meu e paguei-o.

Mas agora imaginem que decidimos operar a cadela no 1º vet?! E comprávamos lá a ração e os comprimidos todos?! Foi sedada para rx e na FMV não foi necessário....ficamos na incerteza...teria sido necessário da 1ª vez??!!

Enfim...


agradeço mais uma vez. Ela é a minha "bebé" e damos as voltas que forem precisas.

S.
Responder

Voltar para “Cães”