quarta abr 30, 2014 6:32 pm
O meu macho aconteceu exatamente o mesmo nestes dias, ia tirar fotos e postar para perguntar o mesmo!! (agora ja não preciso!)
Por aquilo que encontro na net diz que a doença é "Queda ou perda do pêlo".
Em baixo, deixo o que encontrei. Porém não tou 100% esclarecida e queria mais informaçoes :S
Queda ou perda do pêlo
Tivemos ocasião de observá-la alguns casos. Caracteriza-se pela perda progressiva do pêlo em zonas circunscritas que se estendem especialmente pela parte posterior sem que se observem na pele alterações manifestas. São zonas mais ou menos grandes, desprovidas ou quase de pêlo. Este fica sem brilho e se arranca com facilidade.
Autores estrangeiros dizem que esta afecção vai crescendo em importância, a partir do ano de 1951. Os fatores etiológicos mais importantes, no nosso entender, no aparecimento desta doença são: deficiências em vitamina A, ácido pantotênico e ácidos gordu- rosos não saturados.
Também exerce um importante papel a existência de injeções intestinais crônicas. Alguns autores julgam que esta afecção é devida a transtornos da mudança natural que sofrem todos os animais, estando diante de um caso de mudança prolongada podendo ter uma provável origem endócrina.
Existe um problema cada vez mais difundido na incipiente Patologia das chinchilas que consiste no vício de morder ou mastigar o próprio pêlo, chamado tricofagia.
Ê uma síndrome complexa de origem não perfeitamente estabelecida. Observa-se que os animais "mascadores" de pêlo são nervosos e excitáveis, o que parece indicar um hipertiroidismo.
A alimentação de pouco sabor estimula a aparição desta afecção. Às vezes se observam bons resultados na diminuição desta doença, aumentando o sabor e a qualidade da alimentação.
Favorecem o aparecimento desta doença excitações repetidas, doenças crônicas de tipo intestinal como a giardíase. É invocada como possível origem desta afecção uma disfunção endócrina de origem supra-renal. Seria interessante comprovar os efeitos da administração de ACTH. Há autores que afirmam que este transtorno é um problema psicológico de caráter hereditário.