liberdade condicional.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sandondo
Membro
Mensagens: 132
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

segunda jul 07, 2014 5:05 pm

boas, venho aqui nao com uma duvida mas como desabafo e com uma realidade que cada vez me choca mais.

prende-se com o tema dos salvadores de animais, ou seja aquela gente que passa a vida a salvar animais todos os dias, vivendo e trabalhando sabe-se la do que (dos donativos dos outros) até a parte de ajudar animais nada contra, mas quando chega á parte de se tornar obssessão..enfim.

o que me tem chocado hoje em dia, é o facto de cada vez mais exigirem direitos, na adoçao de um animal, ao ponto de pedirem irs, comprovativos de morada, etc etc. mas pior! temos que dar updates periodicos do animal, e sujeitar-nos a "visitas de controlo" perdendo para sempre a nossa liberdade.

ora se muitos de nos forem como eu, em que dar a morada, visitarem a minha casa, dar dados de irs, ou outro dado que nao o nome e o numero de telefone, ja se torna invasivo para mim, não por ter algo a esconder, mas simplesmente porque tenho direito á minha privacidade, as adoçoes neste pais, vao de mal a pior, como eu há muitos, porque simplesmente é um abuso de direitos pedir seja o que for na adoçao de um animal, seja com que intençoes forem, alias, este tipo de controlo muitas vezes vai é acabar com que a pessoa, desesperada por se livrar "dos amigos dos animais" acabe por se livrar do proprio animal (devolvendo, ou outro).

pior do que isso é ver os facebooks destes amigos dos animais, partilharem impunemente fotografias, dados e moradas dos adotantes, sempre que algo corre menos bem, criando uma especie de "multidão enfurecida" contra o adotante, levando a que o mesmo fique difamado e talvez ate perseguido por alguem com a cabeça quente, isto é um crime, e fica impune.

por estas e por outras, desisti de adotar um animal, ja estou como alguem aqui do forum diz e bem "nao adopte, compre!" por causa destes e doutros é que cada vez mais é dificil achar quem queira ficar com caes abandonados, mesmo os que tem boas intençoes facilmente sao afastados no meio de tanta burocracia e exigencia, pior ainda se virem o que acontece áqueles que por estarem fartos das mesmas devolvem os animais, e são perseguidos e difamados.

nem tudo ao mar nem tudo á terra meus amigos..

e voces o que acham?
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda jul 07, 2014 5:13 pm

se alguem me pedisse declaração de irs para adoptar um cão, eu ia a correr procurar a casa de banho mais proxima antes que fizesse chichi nas cuecas!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


há gente extremista e maluca em todo o lado. quando a pessoa percebe que a conversa é de doidos nada como dizer: "Olhe boa noite e obrigado sou eu!!"

O problema das pessoas é que nada é facil, é tudo muito protocolar.
Quando ambas as partes estao de boa fé não passa nada.

Nada é fácil!
An ye harm none, do what ye will
sandondo
Membro
Mensagens: 132
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

segunda jul 07, 2014 5:18 pm

o problema é que pedem, ja nao é a primeira pessoa que me conta isso, mas acho tudo o resto, completamente ridiculo, ilegal, e de gente doida, com isto depois queixam-se que nao arranjam ninguem..e pedem donativos..i wonder..

as vezes penso se nao será de proposito para viverem eles proprios a custa dos animais (nao falo de associaçoes mas sim de privados)
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda jul 07, 2014 5:31 pm

há muita gente com esquemas obscuros sim.

mas as pessoas não andam a nanar... quando a conversa descamba para a idiotice, a pessoa vira costas e acabou.

sei bem que custa, porque a gente ja pode gostar do animal e querer muito traze-lo, mas.... é melhor assim.

porque muita gentinha que anda por aí a apregoar: "ah e tal que os criadores sãouns bandalhos que querem é ficar ricos à pala dos bichos e tal e coisa pardais ao ninho...." e depois " não compre a esses bandidos, venha cá e deixe não sei quanto para isto, mais sete e quinhentos para aquilo, e vamos a sua casa ver se os sofás da sala têm as molas partidas, que se tiverem já não pode adoptar nada. e se o cão for de raça, vai castrado e coisa senão não pode ser nada, você paga e tal... e de vez em quando passamos aí para verificar o estado do animal"

Opah... vão -se encher de moscas!!

Se me metessem entraves desses para adoptar um cão abandonado, mandava-os fazer uma arrozada com o cão.

Com tanto bichinho a precisar de casa, infelizmente a vaguear pelas ruas.
Pegava numa trela e no fim do dia tinha o cão que quisesse sem dar satisfaçao da minha vida a ninguém.


Esta gente delira...
An ye harm none, do what ye will
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

segunda jul 07, 2014 5:37 pm

O mundo dos salvadores compulsivos de animais sempre me fez muita confusão.

Por tudo e mais alguma coisa, mas muito especialmente por saber que em 99,9% dos casos os desgraçados "salvos" vão ser amontoados com dezenas (por vezes centenas) de outros e viverão uma pena de prisão perpétua para o resto da vida.

Dito isto, acrescento que nesto momento estou um bocadinho (mesmo muito pequeno) na pele desse pessoal. Tenho a meu cargo um cão de uma raça muito apetecível, com dezenas de candidatos a ficarem com ele, e vejo-me a não acreditar que nenhum seja o dono que este otário precisa.

Não vou pedir o IRS, porque nem sei preencher o meu quanto mais analisar o dos outros. Mas vou querer morada, contactos, e muito provavelmente vou exigir a castração antes de o entregar. Por outro lado tenho medo que ele engorde loucamente e estou para aqui numa crise existencial do caroço!
bhess
Membro Veterano
Mensagens: 2089
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
Localização: O meu anjo da guarda: Bia

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda jul 07, 2014 5:42 pm

Eu adotei um animal através de uma dessas pessoas, "salvadoras de animais" como diz... Não fui obrigada a nada, dei-me a conhecer porque acho que é assim que deve ser e sou eu que dou notícias do animal porque tenho muito gosto em fazê-lo e a outra pessoa gosta de saber dos animais que ajudou no passado.
Na altura de entregar um animal, é claro que têm de ser feitas questões, não se pode dar um cão à primeira pessoa que aparece. Pedir declaração de IRS parece-me exagerado.

Não devemos generalizar. Existem más associações, assim como existem maus criadores.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda jul 07, 2014 5:42 pm

------
Última edição por Netherwing em segunda jul 07, 2014 5:44 pm, editado 1 vez no total.
An ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda jul 07, 2014 5:43 pm

WaterMonitor Escreveu:O mundo dos salvadores compulsivos de animais sempre me fez muita confusão.

Por tudo e mais alguma coisa, mas muito especialmente por saber que em 99,9% dos casos os desgraçados "salvos" vão ser amontoados com dezenas (por vezes centenas) de outros e viverão uma pena de prisão perpétua para o resto da vida.

Dito isto, acrescento que nesto momento estou um bocadinho (mesmo muito pequeno) na pele desse pessoal. Tenho a meu cargo um cão de uma raça muito apetecível, com dezenas de candidatos a ficarem com ele, e vejo-me a não acreditar que nenhum seja o dono que este otário precisa.

Não vou pedir o IRS, porque nem sei preencher o meu quanto mais analisar o dos outros. Mas vou querer morada, contactos, e muito provavelmente vou exigir a castração antes de o entregar. Por outro lado tenho medo que ele engorde loucamente e estou para aqui numa crise existencial do caroço!


fica com ele e resolve-se a coisa :D
An ye harm none, do what ye will
sandondo
Membro
Mensagens: 132
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

segunda jul 07, 2014 5:56 pm

o problema é que isto esta a tornar porpoçoes que roçam o ridiculo e nao falo de 1 ou 2 pessoas, mas falo de muitas mesmo, e cada dia vejo mais casos de pessoas que andam difamadas na net, porque a coisa entre eles e os salvadores de animais nao correram bem, pessoalmente desgrada-me ter que dar noticias, ou a pessoa confia e da o cao ou nao, simples, ter que mostrar a casa ou receber visitas nunca na vida, como disse, nao tenho nada a esconder, dou-me a conhecer, apenas nao gosto de invasoes de privacidade nem liberdades condicionadas..e como digo, penso que é devido a isto que cada vez mais as pessoas recorrem a compra de um animal, menos borucracia, menos satisfaçoes a dar.

sou da opiniao que sim, é bem mais facil pegar numa trela e ir a procura de 1 cao de rua, do que recorrer a estas pessoas.

quanto aos caes de raça, a coisa muda de figura, ha mais procura, faz sentido irem castrados, e serem entregues a pelo menos alguem que tenha conhecimento da raça em questao para evitar acidentes e problemas.

quanto aos rafeiros devia ser a mesma coisa, mas com menos invasao na vida de quem com boa fé pretende adotar um animal.
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda jul 07, 2014 6:20 pm

Se algum dia quiser adoptar um cão, das duas uma, ou vou a um qualquer canil municipal, ou adopto a alguém conhecido que eu tenha a certeza que não me vão pedir este mundo e o outro para adoptar....

Pior que isso tudo é correr o risco de ver o meu nome e a minha foto espalhadas nas redes sociais só porque uma qualquer maluquinha se lembrou de dizer que como eu não dou notícias nem atendo o telefone, que abandonei o animal, oferecendo por vezes recompensas monetárias para quem der o meu paradeiro... é tudo maluco é o que é...


Não adopte, COMPRE! :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Netherwing
Membro Veterano
Mensagens: 1695
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda jul 07, 2014 6:27 pm

discordo consigo no seguinte:

cão de raça não tem que ir castrado coisa alguma.
sou terminantemente contra isso.

nunca esterilizaria uma femea a menos que fosse por motivo de saúde (tumores etc )

logo jamais traria um animal com essa imposição.
é aquilo da boa fé de que falei ao incio. ou se tem ou se não tem.

quem é desconfiado não é de confiança!

se não me entregassem o animal azarito. podem sempre continuar com ele enjaulado num hotel manhoso e continuar a mendigar no FB ajudas para hoteis, e a desviar os dinheiros e os bicho como calha.


muito amarrados, ao tempo, sem esperanças de encontar dono.

é muito complexo tem muitos contornos.

na minha opinião, ja disse isto há uns anos, deveria haver uma rapida, triste, dolorosa mas muito necessária limpeza de animais sem dono.
aconteceu em muitos outros paises e é necessária por muito que custe encaixar.

há animais que simplesmente ninguem quer, outros que não sao adoptaveis por desequilibrios que ninguem consegue/quer corrigir. prolongar a vida miseravel desses bichos num cativeiro é desumano.

Sim falo de eutanásia para todos os nao adoptaveis. E que me chamem nazi que é para o lado que eu me deito melhor.

Um dia isto tem de acabar, esta miseria horrivel.

E as pessoas se aproveitarem do sofrimento deste bichanos para tentar tirar proveito... isso enoja-me as tripas.

Acabava-se esta pouca vergonha.

não falo de eutanasiar cachorros, ninhadas nada disso. animais jovens e saudaveis nem pensar. Esses arranjam familias eventualmente, para esses temos canis pagos por todos nós, esses temos obrigação de resguardar até terem dono.

enfim... quem gosta de animais não pode gostar desta miséria nem das pessoas que se aproveitam dela.
An ye harm none, do what ye will
sandondo
Membro
Mensagens: 132
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

segunda jul 07, 2014 6:34 pm

Pior que isso tudo é correr o risco de ver o meu nome e a minha foto espalhadas nas redes sociais só porque uma qualquer maluquinha se lembrou de dizer que como eu não dou notícias nem atendo o telefone, que abandonei o animal, oferecendo por vezes recompensas monetárias para quem der o meu paradeiro... é tudo maluco é o que é...


- > the one é exactamente disto que falo, e que ninguem se parece preocupar muito, eu trabalho longas horas, muitas vezes nem levo o telemovel comigo, e quando saio nao estou para tar a ser chateado, isto preocupa-me, ou seja, ja nem dormir descansado se pode, porque esta gente nao tendo nada melhor para fazer, se dedica á caça ás bruxas, so gostava de saber como arranjam tempo e dinheiro para se dedicarem a elas, porque eu sinceramente, trabalho e o dinheiro ganho nunca é muito..dai a questao..i wonder..

quando fui confrontado com varios pedidos extravangates, e depois confrontados com posts de caça ás bruxas no facebook, sinceramente a vontade que tenho é mesmo de ou comprar um cão, ou ir a caça dele na rua, ou ir ao canil, ao inves de recorrer a essas malucas(os).
Última edição por sandondo em segunda jul 07, 2014 6:38 pm, editado 1 vez no total.
sandondo
Membro
Mensagens: 132
Registado: terça out 15, 2013 11:46 am

segunda jul 07, 2014 6:36 pm

quanto a esterilizaçao das femeas, concordo apenas por causa de retirar ideias ao futuro adotante de poder fazer negocio com ninhadas e agravar o problema dos caes abandonados, apenas por isto, e claro está porque algumas de canil podem ja vir com presentes..

quanto ao abate, concordo, porque um cao preso toda a vida, nao é vida. mas isto claro, ia variar pela idade, saude, comportamento, etc etc.
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda jul 07, 2014 6:45 pm

Bem, há casos e casos e o importante é não entrarmos em extremismos quer de um lado quer do outro.

Existem associações que fazem imensas exigências e outras quase nenhumas.
Agora, cabe a cada um optar por adotar um animal ou não e em qual a associação. E até onde é que se está disposto a abrir as suas portas.

O mesmo deve acontecer da parte das associações. Não devem entregar um cão à primeira pessoa que aparece.

Tem havido muitas situações em que adotam os animais para depois serem devolvidos à rua ou novamente deixadas à porta da associação. Em outros casos, são utilizados para lutas de cães ou sujeitos a maus tratos.

Por haver essas situações, muitas associações têm procurado saber das condições (financeiras, alimentares, saúde, educação, etc) a que os cães entregues ficam sujeitos. E tendo em conta que a maioria tem algum tipo de trauma, procuram auxiliar o novo dono.

Pessoalmente, há coisas que eu não faria por não considerar um fator fundamental, como mostrar o IRS. Mas, parece-me aceitável abrir as portas de casa para mostrar que o cão não está a ser maltratado e está a ser bem alimentado. E se houver a atitude por parte da associação em ajudar-me a compreender melhor determinados comportamentos e a superá-los, melhor ainda.

Quantos cães não são devolvidos, por os novos donos não terem aquilo que esperavam ou por terem que enfrentar um desafio a que não estavam preparados?

Quanto a difamação, isso já são questões legais.
Ressa
Membro Veterano
Mensagens: 286
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

segunda jul 07, 2014 6:49 pm

Porque é que praticamente não se vê cães abandonados em países como a Alemanha, Holanda, Noruega ou o Reino Unido?
Responder

Voltar para “Cães”